Autor Tópico: Quando "deus" deve ser grafado corretamente com D maiúsculo?  (Lida 4586 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Quando "deus" deve ser grafado corretamente com D maiúsculo?
« Online: 31 de Agosto de 2008, 21:34:18 »
Algumas mensagens extraídas de outro tópico:

A propósito da questão 'Deus' x 'deus', acabo de lembrar de um caso interessante:

"Saturno tem dezenas de luas."

Nesta frase lua é um substantivo comum, pois se refere à classe geral dos satélites naturais. Porém, ao nos referirmos ao nosso próprio companheiro de órbita a coisa é diferente:

"A lua da Terra é a Lua."

Ou seja, a Terra (e não terra :P ) tem um satélite natural e o nome dele é Lua - nome próprio. Notem a similaridade que essa frase tem com:

"O deus dos cristãos é Deus."

O primeiro 'deus' diz respeito ao conceito genérico de divindade, o segundo, capitalizado, porém, diz respeito a uma divindade específica e o nome dela é Deus. E aí vem alguém dizer que Deus não é nome próprio, é condição, mas ora bolas, se as pessoas chamam seu deus de Deus e se referem a ele em específico e particular por esse mesmo nome e isso não é um nome próprio, então eu não sei que o que é nome próprio. No mínimo Deus é um apelido para Javé, mas não importa, apelido também é nome próprio, leva maiúscula. Eu tenho um amigo cujo apelido é Gordo. Com maiúscula. Chamamos ele de Gordo porque ele é meio gordo.

Citação de: Uilinili
"Saturno tem dezenas de luas."

Nesta frase lua é um substantivo comum, pois se refere à classe geral dos satélites naturais. Porém, ao nos referirmos ao nosso próprio companheiro de órbita a coisa é diferente:

"A lua da Terra é a Lua."

Ou seja, a Terra (e não terra  ) tem um satélite natural e o nome dele é Lua - nome próprio. Notem a similaridade
Ih, para ô! :P

Pois você inverteu tudo. No caso que você apresentou, a justificativa para o uso de L na nossa linda Lua é o fato de que "Lua" é o nome próprio e exclusivo dela. O uso do nome lua para as outras é metafórico... só se as chama de luas por causa da nossa toda poderosa satélita que já tinha sido batizada e crismada com este nome.

No caso de deus é o inverso.

A analogia mais próxima seria ver se a frase "A m(M)ulher tá echendo a porra do meu saco só porque eu cheguei com marca de batom na cueca" é grafada com caixa alta ou baixa. Mulher é específico... estou me referindo à Renata: então é substantivo próprio ou comum?

Mas vamos deixar esta conversa boba pra lá e tomar um chopp :cerveja: pra relaxar? Daqui a pouco vamos debater sobre a idade da Mônica da Turma da Mônica na primeira histórinha do último gibi publicado em 1998 :mrgreen:

Mas você está errado: qualquer deus é com minúscula  :hihi:

Não importa se quem nasceu primeiro foi o ovo ou a galinha. As luas de Saturno é que herdaram seu nome da Lua, tudo bem, mas para efeito de determinar quando um substantivo é próprio ou comum isso é irrelevante - quem leva letra maiúscula, afinal de contas, não é a palavra que chega primeiro, é a palavra que nomeia um ente, que especifica. O uso de lua para os satélites naturais pode ser metafórico, mas ainda assim é substantivo e comum; dizer que o lago Paranoá é o mar dos brasilienses não altera a morfologia de 'mar'. Deus é o nome próprio do deus dos cristãos e Lua é o nome próprio da lua da Terra.

Quanto à frase "A mulher está enchendo a..." o que ocorre é uma elipse, você está omitindo o pronome possessivo 'minha';  "A (minha) mulher está enchendo a..." A não ser, é claro, que o nome ou o apelido da sua mulher seja Mulher.

E eu, pelo menos não considero essa conversa boba, o conhecimento da língua é importante e necessario.

Citação de: Willy Nilly
Lembra do meu amigo Gordo, que é gordo? Gordo não é o nome de batismo dele, é só a forma pela qual nos dirigimos a ele. Os nomes YHWH, Javé, Jeová e sejam lá quais mais também são nomes próprios, mas o fato de ele ter outros nomes não invalida o nome usual, que é de fato o que é usado: Deus. Os pronomes em iniciais maiúsculas, esses sim é que são formas respeitosas e são facultativos.

Quanto à sua comparação com os pronomes de tratamento, ela é inválida. Deus é substantivo, pois deriva de um substantivo. Pronomes de tratamento se caracterizam por invocar um certo distanciamento daquilo que eles substituem referindo-se não diretamente à pessoa, mas a uma qualidade da mesma, por exemplo, Vossa Excelência (ou Sua Excelência quando se emprega na terceira pessoa), como o nome já diz, diz respeito à excelência da pessoa, e não à pessoa diretamente. Eu poderia chamar Albert Einstein de "Sua Inteligência" ou Gisele Bündchen de "Sua Beleza", mas essas não são formas consagradas pelo uso.

Citação de: Buckaroo Banzai
Hummm.... mas ainda assim, não é errado usar "deus" para YHVH, da mesma forma que se eu não sou bem chegado do seu amigo que é gordo, a ponto de usar esse apelido da sua turma, e estou narrando qualquer coisa sobre ele, ao mesmo tempo em que não quero usar o nome de verdade dele, ou não lembro, posso me referir a ele simplesmente como "gordo", da mesma forma que poderia narrar sobre uma "morena" anônima.

Citação de: ulinili
Depende da frase. Gordo ou morena poderiam ser adjetivos, substantivos comuns ou substantivos próprios dependendo do contexto. No caso de Deus, é comum usar a palavra como nome próprio.

Meio que extendendo a minha última mensagem, e comentando a resposta do ulinili, começando pelo ponto sobre o qual imagino estar mais certo. O meu ponto era que, desde que uma palavra qualquer não esteja sendo usada como nome próprio (como "morena" quando se fala de uma morena genérica e não de uma mulher que seja morena), é correto grafar a inicial em minúscula (e errado em maiúscula, ao menos que estejamos apelidando a pessoa naquele momento, talvez). De forma similar, "deus" pode ser sempre usado em minúscula, mesmo que o contexto implicar que esse deus em questão é Jeová, mesmo que seja correto grafar "Deus" ao se usar esse apelido. Não é? Ou somos gramaticalmente "obrigados" a usar o apelido em vez do substantivo se o apelido for esse substantivo?

Agora, especulaçãoes baseadas apenas em "gut feeling". Fambém imagino que fosse correto, talvez até mais correto, se grafar por exemplo "não há evidências de que o Deus exista", dentro dessa acepção de que seria um tipo de apelido para Jeová, em vez de não usar artigo antes de "Deus". Sem artigo, não sei se há um embasamento gramatical por trás disso, mas parece algo mais implicitamente real do que algo mais sujeito à dúvida, mas talvez seja só impressão minha. Mas no mínimo como comumente se diz "o Carlos", "o João", "o Fulano", etc. Ao mesmo tempo tenho essa impressão de que isso estaria errado sob a perspectiva teísta, de que o artigo não deveria ser usado mesmo se for usado a inicial em maiúsculo, mas não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Quando "deus" deve ser grafado corretamente com D maiúsculo?
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:47:20 »
Apelidos são coisas mais ou menos permanentes, são nomes alternativos para as pessoas ou para as coisas. Geralmente há um consenso em algum grupo de se referir a uma certa pessoa daquele jeito - é quando dizemos que o apelido "pega". Geralmente esse não é o caso para uma morena que você encontra na praia por acaso. É difícil convencer alguém de que nessa situação "Morena" viraria nome próprio, não é algo como "Xuxa" ou "Pelé".

O causo é que os cristãos convencionaram chamar o deus deles de Deus. Eu acho que se você está se referindo especificamente ao deus cristão, e não a outro qualquer, o certo é usar letra maiúscula, assim como, quando você está se referindo à lua da Terra em particular, você deve escrever com 'L'. Pensemos por analogia: há alguma situação admissível em que você possa se referir a nossa lua em específico e particular e não usar a letra maiúscula? Só por referências indiretas, tipo, dizendo "a nossa lua", a "essa lua", "a lua do nosso planeta"... 

Quanto a usar artigo na frente do nome, isso é uma característica do português falado na região Centro-sul do país. No Nordeste não se fala "o Paulo" ou "a Maria", fala-se simplesmente "Paulo" e "Maria" - na verdade, quando cheguei aqui em São Paulo eu estranhava muito esse uso do artigo e demorei para me acostumar. A gramática diz que as duas formas são aceitáveis, mas repare que na maioria das línguas européias ocidentais mais importantes esse artigo é proibido - não existe "el Pablo", "la María", "the John", "l'Elaine"... Como a gramática portuguesa diz que tanto faz usar o artigo ou não, o fato de não se usá-lo diante da palavra "Deus" na verdade não significa nada. A questão é que não existe esse hábito.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 21:49:55 por uiliníli »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:06:35 »
Pensemos por analogia: há alguma situação admissível em que você possa se referir a nossa lua em específico e particular e não usar a letra maiúscula? Só por referências indiretas, tipo, dizendo "a nossa lua", a "essa lua", "a lua do nosso planeta"... 

E isso não poderia ser mais ou menos "elipsado"? Ficar implícito que essa lua é a nossa, e daí por diante, uma vez que estamos falando de uma só, ser perfeitamente aceitável usar só "lua"? O que acho que não pode é usar numa situação onde causasse alguma ambigüidade indesejada. 

Quanto a usar artigo na frente do nome, isso é uma característica do português falado na região Centro-sul do país. No Nordeste não se fala "o Paulo" ou "a Maria", fala-se simplesmente "Paulo" e "Maria" - na verdade, quando cheguei aqui em São Paulo eu estranhava muito esse uso do artigo e demorei para me acostumar. A gramática diz que as duas formas são aceitáveis, mas repare que na maioria das línguas européias ocidentais mais importantes esse artigo é proibido - não existe "el Pablo", "la María", "the John", "l'Elaine"... Como a gramática portuguesa diz que tanto faz usar o artigo ou não, o fato de não se usá-lo diante da palavra "Deus" na verdade não significa nada. A questão é que não existe esse hábito.
humm... não sei se chega a ser proibido... mas é realmente raro..... "the Flash", "the Batman", são bastante comuns, e algum fã do Seinfeld deve se lembrar da frase "gotta love the Seinfeld", mas talvez sejam outras situações aí...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:26:49 »
E isso não poderia ser mais ou menos "elipsado"? Ficar implícito que essa lua é a nossa, e daí por diante, uma vez que estamos falando de uma só, ser perfeitamente aceitável usar só "lua"? O que acho que não pode é usar numa situação onde causasse alguma ambigüidade indesejada. 

Poderia ser um caso de elipse, mas na maioria das vezes não ficaria muito claro. E claro que não é recomendável usar elipse ou outra figura de linguagem em situações onde elas possam gerar ambigüidade. Se você lesse em algum lugar "Em 1969 Neil Armstrong e Edwin Aldrin andaram na lua", bom, que lua? Japeto? Titã? Fobos? Sua opção pela elipse não trouxe nenhuma informação nova, pelo contrário, só prejudicou a compreensão da frase. Sem contar que quem ler vai achar que você cometeu um erro de ortografia.

humm... não sei se chega a ser proibido... mas é realmente raro..... "the Flash", "the Batman", são bastante comuns, e algum fã do Seinfeld deve se lembrar da frase "gotta love the Seinfeld", mas talvez sejam outras situações aí...

Não sei. Mas certamente não é algo muito comum. De qualquer forma, no português, o uso é facultativo.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2008, 10:21:14 »
Perguntinha idiota

Porque o deus Javeh simplesmente se tornou  " O Deus"?
Ou como dizem o deus-Deus?

Um religioso me contou que Javeh, um deus com fortes características regionais e muito bairrista dificilmente seria aceito enquanto ele nao perdesse tais características, mal sairia da palestina

Regras como " nao falar o seu santo nome em vao" foram o suficiente para transformar o deus de Israel em uma idéia universal?

Em compensação, outro me disse que Javeh é um demônio maluco que vem fazendo a cabeça dos judeus por isso é que eles só se ferram

Ja o deus universal, o verdadeiro nao tem nome nenhum. sempre foi o deus-Deus, e que jesus é o filho deste e nao de Javeh 

:o

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2008, 11:24:08 »
Perguntinha idiota

Um religioso me contou que Javeh, um deus com fortes características regionais e muito bairrista dificilmente seria aceito enquanto ele nao perdesse tais características, mal sairia da palestina

Regras como " nao falar o seu santo nome em vao" foram o suficiente para transformar o deus de Israel em uma idéia universal?

Em compensação, outro me disse que Javeh é um demônio maluco que vem fazendo a cabeça dos judeus por isso é que eles só se ferram

Ja o deus universal, o verdadeiro nao tem nome nenhum. sempre foi o deus-Deus, e que jesus é o filho deste e nao de Javeh 

:o

colega, postei algo parecido em outro tópico desta comunidade. Também gosto deste tema e estou lendo atualmente um livro chamado "Uma história de Deus" da Karem Armstrong. Ao que parece a sra. em questão é uma assumidade em escrituras. O livro é bastante interessante e tenta explicar como deixamos de acreditar em diversos deuses e passamos a acreditar no deus tal como o conhecemos hoje.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2008, 14:50:14 »
Perguntinha idiota

Deus com letra maiúscula não se utiliza só para Javé, mas para as religiões monoteístas abraâmicas: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:42:45 »
Perguntinha idiota

Deus com letra maiúscula não se utiliza só para Javé, mas para as religiões monoteístas abraâmicas: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Outra coisa: judeus e cristãos, ao que parece, preferem não usar o nome da divindade deles por uma espécie de medo misturado com respeito. Algo como um tabu.
Latebra optima insania est.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2008, 08:04:12 »
Ou até mesmo ignorância, a maioria dos cristãos mal sabe pra que lado fica Israel.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:01:34 »
Ou até mesmo ignorância, a maioria dos cristãos mal sabe pra que lado fica Israel.
[cristão médio]
Ué... mas não fica junto dos EUA? Os EUA não são cheios de judeus?
[/cristão médio]

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:23:50 »
Perguntinha idiota

Outra coisa: judeus e cristãos, ao que parece, preferem não usar o nome da divindade deles por uma espécie de medo misturado com respeito. Algo como um tabu.

Sem contar que Javeh é sempre associado por eles ao deus das lacunas ou ao deus dos deistas.

Ou quando for interessante enfiar a idéia de deus no meio

Talvez esta de nao poder falar o nome de Javeh tenha contribuindo com a idéia de torna-lo  "O Deus" , um deus universal, sei la, mesmo ele sendo bairrista

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2008, 15:36:48 »
Perguntinha idiota

Sem contar que Javeh é sempre associado por eles ao deus das lacunas ou ao deus dos deistas.

Ou quando for interessante enfiar a idéia de deus no meio

Talvez esta de nao poder falar o nome de Javeh tenha contribuindo com a idéia de torna-lo  "O Deus" , um deus universal, sei la, mesmo ele sendo bairrista

Não sei. Só sei que o fato dos cristãos chamarem o deus deles de Deus me parece tão confuso quanto ter um gato chamado Gato, ou um cachorro chamado Cachorro.

Se eu pedir pra eles mudarem o nome, será que eles aceitam? :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!