Autor Tópico: Crença, pensamento mágico e pensamento religioso  (Lida 4723 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Crença, pensamento mágico e pensamento religioso
« Online: 04 de Setembro de 2008, 21:48:03 »
Tópicos recentes me lembram de que não há consenso quanto a qual seja a relação entre a crença e a religião.  Por isso pergunto, o que vocês entendem por crença, por pensamento mágico e por pensamento religioso?  Qual é a diferença, e qual o papel de cada um?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Crença, pensamento mágico e pensamento religioso
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:11:31 »
Pelo que entendo crença se refere a acreditar em algo sem evidências ou provas. Pode ser em uma religião, em um ente mágico, em um sistema político como solucionador de todos os nossos problemas.

A religião tem uma doutrina, uma prática, uma liturgia mais ou menos formalizada... e as pessoas tem crença na religião.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:14:03 »
Tambem entendo como algo assim... nesse aspecto, a crença sem provas em uma teoria sem consistencia, em uma religião ou lider carismatico ou em uma ideologia se parecem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:37:58 »
Qual a diferença de pensamento magico de pensamento religioso???

Sou de concordancia com o Agnostico.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:42:38 »
Perguntei primeiro, Tupac :)

Eu tenho minha resposta, claro, mas vou guardá-la por enquanto.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:47:15 »
Perguntei primeiro, Tupac :)

Eu tenho minha resposta, claro, mas vou guardá-la por enquanto.

Luis, acho que a linha que separa as duas coisas é muito tenue...

Pensamento magico não necessariamente envolve a crença em algum deus ou deuses, mas em "forças", "energias" e o escambau que eles tem fé que existe porque sentem em seus intimos.
Religião já envolve algum deus ou deuses, que seria uma criatura superior que influencia suas vidas... É isso... Mas gostaria de saber a sua definição...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:52:18 »
Minha definição não é a que você descreveu, Contini.

Uma dica: eu não defino nada em função de deuses, muito menos em função da crença em deuses, porque pesquisei várias religiões e estou convicto de que o próprio conceito de divindade é vago demais para fundamentar qualquer coisa significativa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2008, 07:34:38 »
A magia, se existir, é apenas uma forma de controle da mente sobre a energia e a matéria.
Ou o controle através de métodos ainda não explicados pela ciência.
Não envolve necessariamente a ação de divindades.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:03:18 »
A magia, se existir, é apenas uma forma de controle da mente sobre a energia e a matéria.

Isso só leva a um  novo problema , que é  o de definir  o que é mente .   :|

O que é mente ?   O que os filósofos da mente dizem  que seja mente ?   :?: 

Outro problema relacionado  é o que é consciência ?  Do pouco de informação  que eu tenho sobre filosofia da mente , eu  já li que  não existe uma definição consensual para o que seja consciência.    :P

O que é consciência ?   :?:    :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:32:04 »

Correto.  Note porém que para a magia, como para as divindades, pouco importa na prática se são reais ou não.

Importa, isso sim, se há quem acredite.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:59:23 »
Tópicos recentes me lembram de que não há consenso quanto a qual seja a relação entre a crença e a religião.  Por isso pergunto, o que vocês entendem por crença, por pensamento mágico e por pensamento religioso?  Qual é a diferença, e qual o papel de cada um?   

Por crença eu entendo que no sentido mais geral é o ato ou efeito de crer, sendo que crer é  acreditar, ter algo como verdadeiro.

Neste primeiro e  mais geral sentido,  fica  claro que todas as pessoas tem crenças.  Pois o contrário  seria não acreditar em nada.  Seria um ceticismo  radical .    :no:

Neste sentido podemos falar em crenças baseadas em evidências (de variados graus) e crenças não baseadas em evidências, a qual o melhor exemplo  é a fé religiosa.

Segue a definição encontrada no  Michaelis  disponível no portal do UOL .

http://michaelis.uol.com.br/

crença

cren.ça
sf (lat credentia) 1 Ato ou efeito de crer. 2 Fé religiosa. 3 Opiniões que se adotam com fé e convicção. 4 Crédito diplomático. Antôn (acepções 1, 2 e 3): descrença.

crer
(lat credere) vtd 1 Acreditar, ter como verdadeiro: Não podia crer o que ouvira. vint 2 Ter crença, ter fé: O homem de bom senso tem necessidade de crer. vti e vint 3 Ter confiança, ter fé: Rui Barbosa cria na ordem divina das coisas. Estou com o coração propenso a crer. vtd 4 Aceitar como verdadeiras as palavras de, ter confiança em: E querem que as creia eu, depois de me haverem ludibriado? vtd e vpr 5 Julgar(-se), presumir(-se): Creio que o resultado será satisfatório. "Manuel crê acertada a tua escolha" (Mário Barreto). Arma-se como quem se crê rodeado de inimigos. Antôn (acepções 1 a 4): descrer.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/lingua=portugues-portugues&palavra=crença&CP=45944&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 

Quanto a pensamento mágico, seriam ao meu ver  crenças em associações (erráticas) entre fenômenos , feitas sem que houvesse uma aplicação  mínima  de método  científico e não baseadas em boas evidências.

Exemplo: Acreditar que o puro  pensamento de uma pessoa  possa  causar alguma coisa no mundo externo ao corpo da  pessoa que pensa  (o puro pensamento pode causar alguma coisa no corpo da  própria pessoa que pensa , mas certamente não no mundo externo).

.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 12:36:51 por Helder »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:18:20 »
Minha definição não é a que você descreveu, Contini.

Uma dica: eu não defino nada em função de deuses, muito menos em função da crença em deuses, porque pesquisei várias religiões e estou convicto de que o próprio conceito de divindade é vago demais para fundamentar qualquer coisa significativa.
Vou acompanhar essa discussão sem muitos palpites de inicio, ok?
Voce, o Fernando, Helder, Tupac e Agnostico no mesmo topico...gosto das maneiras diferentes de voces de avaliar as coisas. Estou de ouvidos abertos para avaliar e aprender com voces...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:33:17 »
Minha opiniao de amador:

Crença, para mim, é uma conclusao provisória. Ou seja, é uma conclusao que tem uma certa probabilidade de estar
correta, mas para a qual nao temos dados o suficiente para afirmar com certeza. Por exemplo: o céu agora está sem nuvens,
entao nao vou levar o guarda-chuva, porque acredito que nao vai chover mais tarde. Mas nao posso afirmar com
certeza. Crenças sao necessárias porque na maioria das situaçoes cotidianas nós simplesmente nao temos acesso a todos
os dados necessários para chegarmos a uma certeza (que nao precisa ser absoluta).

Pensamento mágico é a crença em forças invisíveis dotadas de intencionalidade. Ou seja, nao basta acreditar que uma força
invisível derrubou uma árvore sobre seu carro (essa força invisível pode ser apenas o vento). É preciso acreditar que essa
força queria danificar seu carro, possivelmente por causa de alguma ofensa cometida por você. Penso que essa forma
de pensar é um estágio natural do desenvolvimento do intelecto humano[1]. É uma forma bastante narcisista de pensar o
o mundo.

Religiao é um conjunto de práticas que envolve rituais, um conjunto de crenças e um código de ética que prevê recompensas
e puniçoes. As religioes sao (até onde sei) sempre baseadas em crenças que envolvem o pensamento mágico de alguma forma.
Se você despir as religios do pensamento mágico, das crenças que contradizem os fatos e das sua estrutura física (templos,
igrejas) o que sobre na minha opiniao é uma Ética baseada muitas vezes em premissas suspeitas (note o "E" maiúsculo).

Note que é de se esperar que as teorias científicas (conclusoes provisórias obtidas de forma sistemática e metódica)
frequentemente entrem em conflito com as crenças populares, obtidas de forma menos rigorosa.

[1]Pensando bem, acho que isso foi algo que Piaget descreveu.  :?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:35:10 »
Ah, e sobre definiçoes pessoais de religiao: Isso me lembra uma tirinha do Dilbert. Ele estava na cozinha tentando fazer uma sopa
mas foi substituindo ingredientes, alterando sua quantidade, até que no final... ele fez um bolo! :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:18:03 »
Minha opiniao de amador:

Crença, para mim, é uma conclusao provisória. Ou seja, é uma conclusao que tem uma certa probabilidade de estar correta, mas para a qual nao temos dados o suficiente para afirmar com certeza. 

Neste caso  todo o conhecimento humano é crença (o que está de acordo com o meu post anterior),  pois ser uma conclusão provisória  sujeita a revisões  é  justamente uma das características  destacadas pelos epistemólogos, como aplicável  às ciências, inclusive a Física, que é de longe a mais  sólida e confiável ciência,  quanto mais ao restante do conhecimento humano,  que não tem a eficácia da Física  (e da Química).

Mas é bom frisar que não ser uma certeza eterna e absoluta , não diminui a utilidade e o valor  das  ciências, pois ainda assim o conhecimento  gerado por ciências como a Física, tem um grau de confiança bastante alto e é por isso bastante útil, e tem permitido ao homem  enormes progressos, grande aumento da produção de riqueza material, melhoria da qualidade de vida  e controle sobre  a natureza.     :ok:

« Última modificação: 06 de Setembro de 2008, 15:49:24 por Helder »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:13:08 »
Manhattan, já te recomendei ler algo sobre Dinâmica de Espiral?  Acho que você pode gostar do assunto.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:24:36 »
Crença: Qualquer tipo de pensamento em que um indivíduo ou grup de indivíduos confie.

Pensamento mágico: Crença no sobrenatural de um indivíduo ou grupo de indivíduos.

Pensamento religioso: Crença que dê sentido a vida de um indivíduo ou grupo de indivíduos.

Isso é o que eu acho. Tenho quase certeza que estou errado... ::)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:27:40 »

Na verdade gostei bastante dessa sua definição.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:42:28 »
Eu também.  Mas acho que "sobrenatural" pode ser definido de forma mais clara.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:46:30 »
Uou!!! acho que entendi um pouco...
Crença não necessariamente é baseada em um equívoco!!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:28:06 »
Eu vou mais pela linha de raciocinio do Dr. Manhattan, por isso perguntei o que diferenciava pensamento magico de religioso...

Acredito que religião seja sustentada em grande parte pelo pensamento magico...

Quanto a crença, é meio que consenso a opinião de que todos temos e que nem sempre se baseia em equivoco.

Pensamento mágico: É crer, por exemplo, que um homem pode ressuscitar outros homens, usando palavras; é crer que um homem pode andar sobre as aguas; É crer que um homem com um cajado separou as aguas do mar; entre outros.

Pensamento Religioso: É crer que o pensamento magico (que quem tem considera como verdade) foi causado pela divindade que eu sigo.

Claro, que essa minha crença pode estar equivocada :lol:

porque pesquisei várias religiões e estou convicto de que o próprio conceito de divindade é vago demais para fundamentar qualquer coisa significativa.
Não entendi o que você quis dizer com isso.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:30:54 »
Que Deus não é um conceito bem definido, e portanto não serve muito bem para definir outros conceitos como por exemplo o de religião.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:42:40 »
Isso na sua visão... religiosos tem deus (es) muito bem definido (s)...
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:44:57 »
Isso na sua visão... religiosos tem deus (es) muito bem definido (s)...

Pode me apresentar alguma evidência nesse sentido?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 16:08:14 por Tupac »
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!