Para começar uma lista de vídeos onde a Trindade é explicada por crentes (excepto a última, que é uma versão humorística):
Trinity - God Is :
What Is The Trinity? Can We Understand The Trinity Of God? :
Using Math to Explain the Trinity: Father, Son, Holy Ghost :
The Math of God :
What Is The Trinity? :
Explaining the Trinity :
Boudreaux explains the Trinity of God :
God is a Trinity :
TRINITY EXPLAINED BIBLICALLY :
One and Triune God :
Trinity Lesson 4 Three Persons - One Unified God :
The Holy Trinity Explained (Nuns on the Run) :
Para quem percebe inglês e teve a paciência de assistir os vídeos, repararam que algumas explicações contradiziam entre si na tentativa de tornar a Trindade compreensível. Por exemplo um diz que o Pai é 1/3 de Deus, o Filho é um 1/3 de Deus e o Espírito Santo é 1/3 de Deus, perfazendo no total a unidade (uau!). Outro diz que isso não faz sentido: Deus não é divisível. Outro diz que as pessoas afinal são títulos, tal como ele próprio é pai, marido e pastor. Mas ainda outro lembra que o Filho orou ao Pai e disse que o Pai sabe o que nem o Filho sabe, acabando como um doutrina absurda.
Penso que o conceito de Trindade pode ser percebido com o "Escudo da Trindade", representado como um triângulo cujos vértices são "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" que ligam a o vértice "Deus" no centro, fazendo mais três pequenos triângulo. A relação entre as três pessoas é "não é". A relação entre cada pessoa a Deus é "é". Exemplos gráficos:
*
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Trinity_knight_shield.jpg*
http://www.biblewheel.com/gr/GR_Unity_Shield.asp*
http://renewingsexualintegrity.files.wordpress.com/2007/12/shield.png*
http://www.gotquestions.org/Trinity-Bible.html (no final)
Acrescente-se que só existe um único Deus. Quer dizer:
1) só há um único Deus
2) O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus
3) O Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo e o Espírito Santo não é Deus
(Para ambiente de fundo enquanto lêem:
We are BORG , Pink Floyd Assimilation , Pink Droid :
)
Parece-me que os trinitários cristãos consideram que, por exemplo, falar do Filho é o mesmo que falar de Deus. A virgem Maria é mãe de Deus:
*
http://www.montfort.org.br/secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20040827093000&lang=bra(pesquisem por «[virgem "mãe de deus"»)
Portanto, presumo que o termo "é" tem sempre o mesmo significado, tal como "Pai", "Filho", "Espírito Santo" e "Deus" têm sempre o mesmo significado. Tendo em conta que cada pessoa é o mesmo que Deus, então pode-se substituir o nome da pessoa por "Deus", tal como os que fazem nos sites como o Montfort;
por favor, confirmem isso com outros trinitários sem que tomem conhecimento deste texto para não os influenciar - excepto aqueles que contradizem a definição indicada, como o Deus divisível e as pessoas afinal são títulos - e assim poder listar casos excepcionais). Então substituímos o ponto 3) da definição de "Trindade", e ficamos com:
* Deus não é Deus, Deus não é Deus e Deus não é Deus.
Não sei se outra pessoa concluiu também que segundo a doutrina da Trindade conclui-se que Deus não é Deus...
Vide:
Laws of Logic 3 Law of Non-contradiction :
( não lembra o tópico iniciado por Jetro Bernardo:
../forum/topic=13646.0.html ? )
Os exemplos para explicar a Trindade apresentados nos primeiros vídeos são falaciosos. Um trevo é uma folha composta por folhas. Por exemplo, um trevo da sorte é uma folha com três folhas. Um triângulo pode ser composto por três triângulos mais pequenos. Quantos triângulos são? Quatro. É preciso saber isso para resolver problemas de geometria. Cada triângulo pequeno não é o triângulo grande. Do mesmo modo uma molécula de água ou uma gota de água não é um oceano, mesmo que também seja água. Mesmo se tiver uma jarra de água e colocar parte da água num copo, a água no copo não é a água que estava ou esteve na jarra. A parte não é o todo. O tempo como a totalidade do passado, presente e futuro não é o tempo como a parte desse tempo. "Tempo" em inglês é "time". Mas "What
time is it?" significa "Que
horas são?". Com isso torna-se óbvio que os termos estão a ser usados com significados diferentes. Argumentos fundados em ambiguidade e no uso de termos com diferentes significados como se tivessem o mesmo significado são falaciosos.
Um membro do conjunto C não pode ser o conjunto C. Um membro de uma banda não pode ser a banda. Aqui nem sequer existem termos iguais para haver a mesma confusão como nos casos anteriores. Existem outros exemplos que são mais claros de analogia falsa, como a água que pode ser sólida, líquida ou gasosa, como Deus pode ser três coisas. E pode estar numa determinado lugar ou noutro lugar, quente, morna ou fria, com determinado nível de impurezas, etc. Nesse caso fala-se de estados. Água não é o mesmo que água sólida (gelo), água líquida e água gasosa (vapor).
Obviamente mesmo quem não concorde com a doutrina da Trindade pode achar que existem erros no meu argumento. Não se acanhem na procura de erros.
[edit]
Nota: o que originalmente escrevi tinha um erro que escondeu porção do texto depois de "pesquisem por"[/edit]