Autor Tópico: Psicografia de João Hélio  (Lida 21744 vezes)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Psicografia de João Hélio
« Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2008, 21:19:29 »
Interessante é que o espírito se redime das falhas passadas ao ser arrastado na vida atual , mas os assassinos ( que efetivamente foram o instrumento de sua redenção) por sua vez serão punidos em uma próxima vida pois  , pela DE , fizeram o mal por livre-arbítrio. A espiral de culpa - punição é incessante e progressiva...

E os espíritas ainda acham que sua concepção é racionalmente superior às penas e punições eternas do cristianismo católico ou protestante.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2008, 21:20:19 »
 :hmph: Fico a me perguntar como seria a expiação de Hitler ou de outros carniceiros do tipo Mao, Stalim, Pol Pot, que mataram milhares. Ou seriam eles o Diabo em pessoa?

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:21:53 »
Essa ´´psicografia´´ do menino João Hélio tem todos os ingredientes das picaretagens pseudo-históricas da DE: trama passada nos primeiros anos da era cristã, crimes coletivos a serem expiados com grande preparação prévia, verbosidade e pieguice a dar com o pau... Isso confirma a minha tese de que essas coisas refletem o universo sócio-cultural dos médiuns que dizem ´´receber´´ essas bobagens. Provavelmente a criatura que perpetrou essa psicografia tinha assistido seu quinhão de filmes históricos tipo Benhur e Gladiador, da mesma forma que o CX certamente se inspirou em ´´A vida como ela é´´ (do grande Nelson Rodrigues) para escrever os novelões piegas, misógenos e carolas da série infame `´ Nosso lar´´.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:47:34 »
Os espíritas tem uma obsessão por explicações ad hoc pós ocorrência do fato.

Eu pagaria para ver um cara falando que eu fiz algo e portanto eu vou ter tal problema. Mas claro, eles não sabem o que vai acontecer, mas quando acontece sabem fazer exatamente o racional entre a ocorrência passada e o fato presente.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:51:17 »
Quando tem problemas, espíritas geralmente os atribuem a "más vibrações" vindas de alguém.

Não, isso não faz sentido diante da crença deles em "carma pessoal".  Mas eu nunca disse que era uma doutrina coerente, disse?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:01:31 »
Ia achar estranho se você falasse que a doutrina era coerente...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:02:31 »
Eu não faço a doutrina, só a denuncio :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:33:04 »
O que eu acho impressionante é a bizarrice da crença. Então cara arrastou pessoas milhares de anos atrás, "reencarna" e quando criança é arrastado por um carro. Pronto, fez-se justiça. Cara, que coisa ultrapassada, é o antiquissimo "dente por dente, olho por olho". E acham que isso é justiça e fica tudo bem... é tão ridiculo que seria cômico se não fosse trágico.

Agora os caras que arrastaram o menino vão sofrer o mesmo milhares de anos depois. É um ciclo sem fim, que justiça ou lógica há nisso? É muito ad hoc pro meu gosto, tudo o que acontece eles dão um jeito de encaixar na doutrina deles. E depois vem com explicações videomakianas como se fossem pérolas de sabedoria...
"Deus prefere os ateus"

Offline Vermelhor

• Nível 00
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:22:07 »
Ai meu sais, como diziz uma professora minha!

Esses caras colocam qualquer besteira no papel e tem os bobos que acreditam nessas tontices!

Tudo pra justificar uma barbaridade de arrastar uma criança até a morte!

Se isso é justiça divina, prefiro ficar como agnóstico, pois um deus assim jamais seria um deus bondoso o qual as religiões citam!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:50:39 »
Bem-vindo, Vermelhor.

Há um tópico de apresentação na área de bate-papo.  Dê um pulo por lá depois.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #35 Online: 09 de Setembro de 2008, 07:23:13 »
:x Revoltante. Quer dizer que o menino foi arrastado até morrer porque supostamente fez isso com outros em uma
vida passada?! Isso é um insulto a sua família.

E o sacana do médium nem se deu ao trabalho de pesquisar.

Citação de: picareta
'Nasci na Gália no ano de 22 AC e desencarnei na Líbia no ano 20 da era
cristã.
Fui oficial da legião dos leões que estava na Líbia, Núbia.
Como governador de Al Katrim, me comprazia atrelar na minha biga,
puxada por dois cavalos velozes, crianças, homens, mulheres, novos e
velhos, que eram puxados através da estrada seca e pedregosa daquela
região da África.

Nunca ouvi falar de tal legiao e, segundo a lista em: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Roman_legions
ela nunca existiu. Segundo a wikipédia também (lembrando que ela nao é tao confiável assim) nao haviam
legioes na Núbia, mas no Egito. E o egito na época era uma província romana, por isso dificilmente houve combates
com "exércitos egípcios". E, droga, os romanos tinham leis. As pessoas nao podiam simplesmente sair por aí matando
escravos (sem falar de cidadaos romanos) indiscriminadamente.

Tambem ha que se conferir se houve alguma Al-Katrim nesta epoca e se existiu algum Titus governador dela. Eu ja li um pouco da historia de Roma e nao me lembro de nenhuma provincia ou cidade com este nome.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:04:41 »
Dei uma busca no Google por Al-Katrim e só encontrei links para essa psicografia. Note também que se trata de um nome árabe e,
até onde sei, os árabes ainda nao tinham se espalhado pelo Egito nessa época.

Ah, e um erro meu: na época citada um romano ainda podia maltratar seus escravos impunemente, mas isso nao quer dizer que
crueldade excessiva nao ficasse impune.[1]

[1] O bom da internet é que mesmo quando discutimos um texto vil e ridículo como o deste tópico, podemos aprender algo útil.
Nesse caso aprendi que ao longo dos séculos os escravos em Roma foram aos poucos ganhando mais direitos, numa transiçao
contínua para o servo feudal.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:07:38 »
Eu fico pensando se isso é deliberado. Quer dizer, se o cara intencionalmente inventa essas histórias ou se ele realmente acredita que está psicografando...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #38 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:11:05 »
Dei uma busca no Google por Al-Katrim e só encontrei links para essa psicografia. Note também que se trata de um nome árabe e,
até onde sei, os árabes ainda nao tinham se espalhado pelo Egito nessa época.

Ah, e um erro meu: na época citada um romano ainda podia maltratar seus escravos impunemente, mas isso nao quer dizer que
crueldade excessiva nao ficasse impune.[1]

[1] O bom da internet é que mesmo quando discutimos um texto vil e ridículo como o deste tópico, podemos aprender algo útil.
Nesse caso aprendi que ao longo dos séculos os escravos em Roma foram aos poucos ganhando mais direitos, numa transiçao
contínua para o servo feudal.

Pois é, embora tenhamos à disposição listas intermináveis de imperadores, governadores, tribunos, senadores e tudo quanto é autoridade
romana, mapas antigos com as províncias antigas e suas respectivas capitais e governadores, onde estão Al-Katrim e seu Titus?

Espíritas, se duvidam do que eu disse, favor usar o Google, ler Edward Gibbon, Theodor Mommsen, Suetônio ou outros historiadores.
Se tiver alguma Al-Katrim romanizada por lá, favor me avisar.

Confio 1.000.000 vezes mais na história de um Suetônio que na história do médium que psicografou esta coisa.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:14:45 »
Eu fico pensando se isso é deliberado. Quer dizer, se o cara intencionalmente inventa essas histórias ou se ele realmente acredita que está psicografando...

No caso típico, as duas coisas.  A partir do momento em que se convencem de que são "espíritos mais evoluídos" eles caminham naturalmente para a convicção de que tem "intuição superior" e a "responsabilidade" de "guiar" os menos evoluídos.

René Guenón observa em "O Erro Espírita" que círculos de prática espírita são tão fundamentados no auto-engano que quando se expandem não é pela inclusão de novos membros em grupos consolidados, e sim pela formação de grupos novos.

Até mesmo os próprios espíritas reconhecem que grupos mais novos tendem a ser mais arejados.  Verdade seja dita, isso é verdade em qualquer crença, não é uma particularidade espírita.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #40 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:15:52 »

Não necessariamente ele está inventando, consciente de seu invento como tal.
Talvez, por livre associacão inconsciente, o médium junte pedaços pequenos e escassos de informação que adquiriu em vida.

Titus - nome romano, comum
Roma - Bigas, escravos, crueldade (os Nazis e Hitlers da antiguidade - Nero, Calígula, Cômodo... )
Líbia - parte norte da África, islam, árabes
Roma + parte norte da Africa - Egito, Numídia, Líbia
Al-Katrim - nome árabe, parte norte da áfrica
Bigas - carro
Biga arrastando um escravo - João Hélio sendo arrastado por um carro

Junte isto com DE, re-encarnação e lei do carma e voilá
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 11:31:52 por Fenrir »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:16:39 »
Imaginei que fosse algo assim, mesmo:

Eles inventam as coisas, ams acham que a "invenção" é inspirada pelas tais entidades ou algo assim...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #42 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:20:51 »
Imaginei que fosse algo assim, mesmo:

Eles inventam as coisas, ams acham que a "invenção" é inspirada pelas tais entidades ou algo assim...

Em "Cosmos" o Sagan menciona um que sujeito afirmava poder traduzir os hieroglifos egípcios simplesmente "usando a intuiçao".
Isso foi antes do trabalho de Champolion. Ele certamente acreditava nisso, e naturalmente suas "traduçoes" eram apenas invençoes
da sua imaginaçao.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:37:45 »
Também temos que levar em conta o desejo individual em ser um "popstar" do espiritismo. Já houve uma reportagem no fantástico onde o médium Divaldo P.Franco era acusado de plágio pelo próprio Chico Xavier. Quando o primeiro foi entrevistado, ele saiu com uma declaração sobre a tal "universalidade do conhecimento", o que justificaria o teor parecido das obras psicografadas.

Sei não... to sentindo cheiro de picaretagem da grossa aí, que nem nas cartas psicografadas dos mamonas assassinas, onde o "espírito" do vocalista Dinho assumia a culpa pelo acidente. Segundo o "espírito", ele estava na cabine e, mesmo com a advertência do piloto, virou o avião para o lado errado, indo de encontro a morte.

Outra corrente espírita defendeu na época, que a morte deles era devido ao prejuízo moral que suas músicas trariam as crianças e aos mais jovens, devido a suas músicas repletas de palavrões e duplo sentido. Seria um atraso na evolução espiritual dos brasileiros recém encarnados no Brasil à época.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:43:15 »
E tem gente que acha que pego pesado com o Espiritismo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:47:19 »
Tenho a impressão que há picaretas tanto quanto há gente iludida nesse meio...
Ainda bem que os picaretas e iludidos nem são muito espertos mesmo!! Imagina eles começarem a peaquisar historia antes de inventar suas bobagens!!! Se falando bobagem já tem quem acredita, falando uma bobagem melhor "montada" os defensores da fé espirita vão se agarrar a essas mentiras e ignorar ainda mais as evidencias para justificar sua crença.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:51:36 »
Verdade, não dá pra generalizar.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:55:20 »
E tem gente que acha que pego pesado com o Espiritismo...
Se voces tivessem acompanhado a historia da minha prima...Não considero pegar pesado, o cara tem direito de acreditar até em papai noel, mas que fique como aquele "ser" mistico que não tem existencia na realidade!

O problema é que o espiritismo, assim como utras religiões/crenças mais fanaticas não faz essa separação entre o real e o imaginario, por isso são mais danosas que religiões mais "brandas" (não defendo nem as religiões brandas, apenas estou diferenciando)...

Meus pais são catolicos, apesar disso quando entrei na adolecencia me falaram da importancia de usar preservativo, principios de educação sexual e de não esperar as coisas cairem do céu! Eles separavam o "mundo espiritual" do mundo real...Talves isso tenha sido a base para o nivel de consiencia que estou alcançando.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:09:46 »
Neste caso da para generalizar sim. Mesmo os espíritas que não concordam com o texto psicografado devem ter alguma outra explicação, tão maluca quanto ele, para o ocorrido.

Sejamos sinceros, no que difere dizer que foi o demônio que fez três jovens cometerem um ato tão brutal ou alegar que o menino assassinado desejou esta morte, como punição por algo feito no passado?

Nada.

É a mesma sandice.

Só para lembrá-los: 18 de novembro é o aniversário de 30 anos da tragédia em Joanestown - Guiana, onde o reverendo Jim Jones levou a morte mais de 900 pessoas, convencendo-as a cometerem suicídio.

Religião é isso aí, uma arma pronta a ser engatilhada e usada nas mãos de um maluco com carisma.

Imagine um Jim Jones presidente dos EUA?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:15:24 »
Quanto a generelizar, me referi às pessoas agirem de má fé: "eu vou inventar essas historinhas aqui aí todo mundo vai pagar pau pra mim" ou às pessoas enganarem a si mesmas: "eu estou inventando  essa história, ams estou sendo inspirado pelo espírido de blablabla". Não pra dizer que todo mundo cai na categoria 1 nem que todo mundo cai na categoria 2. Essa foi minha intenção ao falar sobre generalizaçào.

Ainda assim, tanto a versão psicografada, quanto dizer que foi o diabo que fez os bandidos agirem assim, quanto dizer que é falta de deus no coração, quanto dizer que é karma ou que o menino na verdade escorregou numa almôndega do Espaguete Voador são absurdos igualmente impressionantes.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!