Paz,
Sei que no fundo do seu coração você anseia por Jesus, clame por ele que ele está pronto a ouví-lo. Sei que você tem muitas dúvidas, eu também tenho. Já fui ateu por muitos anos e hoje encontrei a verdadeira paz. Ore e peça orientação à Deus, que você não precisará perguntar isso a ninguém, terá duas ótimas fontes: Deus e a sua palavra, a bíblia.
1. Porque Deus criou o Diabo ou porque permitiu que caisse (ja que podia antever o que aconteceria)?
Típica pergunta de quem não conhece NADA sobre a bíblia. Deus não criou o diabo, criou Lúcifer, um anjo de luz, que por consciência própria e por possuir livre arbítrio quis colocar-se acima do Altíssimo, então foi expulso do reino de Deus.
2. Porque Deus fez a mulher tão bela aos olhos do homem e o ato sexual tão prazeiroso se só podemos faze-lo com o fim de garantir a propagação da espécie? Porque quis que um filho seu fosse concebido de uma virgem? Se o objetivo era que vivesse como homem e sofresse as atribulações de um homem, que nascesse como homem, em primeiro lugar, e não como divindade.
Isto é o que defende a Igreja Católica. Não há base bíblia para afirmar que o sexo é somente para fins reprodutivos, sexo foi para a boa comunhão de um casal fiel à Deus. Sobre Jesus, ele foi concebido de Maria pois Deus a viu como uma pessoa pura em santidade, é um erro pensar que Deus a escolheu por ser virgem. Jesus tinha uma missão na terra, que era nos salvar dos pecados e para isso teria de vir como carne, caso contrário iria causar escândalo e medo, a maioria de suas curas foram diantes de poucas pessoas e ele sempre pedia sigilo, porém chegou um ponto que a notícia vazou e chegou aos ouvidos do imperador. O objetivo não era apenas 'viver como homem'.
3. Porque Deus aplica castigos infinitos a penas finitas?
Porque nós em essência somos seres infinitos, nossa alma não morre e nova vida na terra é passageira. As escolhas que você faz hoje moldam o seu amanhã, para não sofrer nenhum tipo de castigo é só seguir os ensinamentos de Jesus e viver em comunhão com o Senhor.
4. Porque Deus nos dotou de razão e inteligência, se o que ele mais preza é a fé nele mesmo, fé que em sentido devocional e religioso exclui qualquer racionalidade e lógica?
Fé não é algo irracional nem ilógico, é apenas a certeza daquilo que não se vê, como está escrito em Lucas 17, é a confiança que depositamos em Deus que vem pelo ouvir da palavra de Cristo, todos temos fé, os ateus possuem fé fraca que pode se transformar em fé forte, como descrita em Marcos 9:24 “Imediatamente o pai do menino, clamando, disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.”
5. Deus sendo perfeito, não tinha necessidade de coisa alguma, então porque criou similares imperfeitos de si mesmo e os permitiu sofrerem?
Deus nos criou por amor. Só sofremos porquê queremos, se formos retos em espírito e vivermos seguindo da Palavra, não há sofrimento, apenas a alegria eterna de viver ao lado de Deus. Falar sobre sofrimento é complicado, pois envolve também a ação do inimigo, que sempre nos rodeia e nos tenta, em horas defíceis temos sempre que estar firmes na fé. O pecado jaz à porta de nossos corações.
6. Como pode existir livre-arbítrio, se o mesmo supõe sempre a capacidade de alguem decidir entre um e outro rumo de ação, mas
que em última instância será sempre o rumo já antevisto por Deus? Donde segue que alguem jamais poderia escolher o rumo não
previsto por Deus, posto que isto implicaria em erro por parte Dele!
Ou seja o que nos parece livre-arbítrio, do ponto de vista divino não é livre arbítrio algum!
Por mais que queiramos, temos escolhas FINITAS, Deus as conhece todas e sabe o resultado de nossa ação e reação de cada uma delas.
7. Porque Deus se revelou a um unico povo e deixou outros na obscuridade por longos séculos (alguns até hoje)?
Deus se revela ainda hoje, basta voltar seu coração a ele e pedir. SUA palavra ainda está sendo difundida e Jesus não voltará enquanto toda humanidade não ouvi-la. Este é o objetivo. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Tenha certeza que Deus ama você e que está esperando você de braços abertos, basta fechar os olhos e orar.