Autor Tópico: Nasa cria Bolsa Carl Sagan  (Lida 707 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Nasa cria Bolsa Carl Sagan
« Online: 12 de Setembro de 2008, 01:59:39 »
Nasa cria Bolsa Carl Sagan

Agência FAPESP – A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou a criação do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado Carl Sagan em Exploração de Exoplanetas.

O objetivo é “inspirar a próxima geração de exploradores na busca por conhecer mais sobre os planetas e, possivelmente, sobre a vida em outros sistemas estelares”.

Mais de 300 planetas além do Sistema Solar, chamados exoplanetas, são conhecidos e novos são descobertos em ritmo cada vez maior. Há algumas décadas, antes de se encontrar o primeiro exoplaneta, o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) imaginou tais mundos e foi um dos pioneiros na busca científica pela vida que poderia existir neles.

A idéia da Nasa com o novo programa é seguir os passos de Sagan. Serão concedidas bolsas de pós-doutoramento de cerca de US$ 60 mil por ano, por períodos de até três anos, para pesquisadores selecionados.

Entre os temas que serão cobertos estão “técnicas para detectar o efêmero brilho de planetas ofuscados pela proximidade de estrelas” ou a “busca de ingredientes fundamentais ao suporte da vida em outros sistemas planetários”.

“Queremos investir nas melhores e mais brilhantes mentes em nosso país em um campo emergente que é muito inspirador para o público em geral”, disse Jon Morse, diretor da divisão de astrofísica da Nasa.

A Bolsa Sagan se somará à Bolsa Einstein em Física e à Bolsa Hubble em Origens Cósmicas. As três representam uma nova abordagem temática da agência, na qual bolsistas de pós-doutorado direcionam seus trabalhos para focos considerados desafiadores, como na busca por planetas semelhantes à Terra em órbita de outras estrelas.

“Há uma explosão de interesse nesse campo. Agora, estaremos seguindo uma trilha científica que Sagan foi um dos primeiros a explorar, tocha em mãos, nos guiando pelo escuro”, disse Charles Beichman, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Beichman é diretor do Instituto de Ciência Exoplanetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, que cuidará da administração do programa.

O resultado da primeira chamada do Programa Carl Sagan será anunciado em fevereiro.

Em 2009, a Nasa lançará a missão Kepler, defendida durante anos por Sagan, que tem como objetivo vasculhar centenas de milhares de estrelas em busca por planetas parecidos com a Terra. Ou seja, em busca do primeiro sinal de vida além deste planeta.

Mais informações: http://nexsci.caltech.edu/sagan

http://www.agencia.fapesp.br/materia/9400/noticias/nasa-cria-bolsa-carl-sagan.htm

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re: Nasa cria Bolsa Carl Sagan
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 07:55:22 »
Sobre os planetas extrasolares:

Acompanho este site, desde que descobriram o primeiro deles*, o 51 Pegasi B

http://exoplanet.eu/

Reparem no catalogo que o site mantem: ja sao mais de 300!
Reparem tambem nas caracteristicas fisicas e orbitais dos mesmos e comparem com os do sistema solar...

http://exoplanet.eu/catalog-RV.php

A massa da terra é 1 : 317.89 de massa de jupiter, ou dito de outra forma,
se Mterra = 1, Mjupiter = 317.89

Todas as massas listadas no catalogo sao massas mínimas. Apesar disso é pouco provável que as massas reais sejam muito maiores que as mínimas, pois isto implicaria que a orientação da orbita do planeta em relação a nós teria que se restringir apenas a angulos cujos senos fossem numeros pequenos, tendendo ao zero, ou seja, a um range pequeno de angulos (a nao ser para os planetas mais massivos da lista, em conexao com o que direi no ultimo paragrafo. Note que quanto menor MSini, menos provavel que a massa real esteja acima do limite superior de massa de um planeta).

Para alguns deles se conhece a massa real, porque entram em transito (passam na frente da estrela na qual orbitam causando uma pequena diminuicao de brilho ao encobrir a parcela do disco estelas que se encontra por detras do disco planetario). Nestes, é possível saber o valor de M, pois dos dados do transito extrai-se o i de MSini.

As teorias apontam que a massa maxima para um planeta seria algo em torno de 12-13 vezes a massa de Jupiter. Acima disso, o corpo poderia queimar Deutério, sendo então o que os astrônomos chamam uma Anã Marrom (uma coisa meio-estrela, meio-planeta).

*Via variacoes na Velocidade Radial
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 07:59:39 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:10:37 »
Fenrir,
Basicamente as tecnicas de detecção desses´planetas é indireta? Não temos possibilidade de uma detecção optica? Pelo que eu sei a analise do espectro de um planeta dá pistas de sua constituição.

Em tempo
A NASA homenageando o nome de um grande divugador cientifico, e aqui uma revistinha obscura de ufologia deturpando a imagem dele pra vender fantasias...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:30:50 »
Fenrir,
Basicamente as tecnicas de detecção desses´planetas é indireta? Não temos possibilidade de uma detecção optica? Pelo que eu sei a analise do espectro de um planeta dá pistas de sua constituição.

Via astrometria e espectroscopia (velocidades radiais) é de forma Indireta.
Mas existe sim a possibilidade de detecção direta e uns poucos planetas candidatos já foram descobertos.

Digo candidatos, porque os objetos tem massas, que embora estejam no domínio das massas planetárias, são um tanto elevadas e fazem parte de sistemas muito jovens. Nada parecido com o que temos no sistema solar, portanto.

Eis a lista deles: http://exoplanet.eu/catalog-imaging.php

Já planetas pequenos e próximos de seus primários, como a terra, são muito difíceis de se detectarem por via direta devido a diferença muito grande em termos de luminosidade. Visto por hipotéticos astronomos alienigenas, a terra brilharia com uma luminosidade bilhões de vezes mais fraca que o sol e estaria muito proxima dele. Seria algo como tentar enxergar uma partícula de poeira afastada uns poucos mm de uma lâmpada, observando-a de uma grande distância... (vou procurar a comparacao mais exata e posto ela aqui).

Pelo que tenho visto, acredito que teremos tecnologia para detectar outras terras em no maximo uns 20 anos.

Em tempo A NASA homenageando o nome de um grande divugador cientifico, e aqui uma revistinha obscura de ufologia deturpando a imagem dele pra vender fantasias...

Brasil, mostra a sua cara!

P.S. tentarei explicar no mini-curso como interpretar estas listas e dados.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:38:08 »
Tenho uma pergunta, mas vou aguardar o topico do "curso de Astronomia para leigos", ok? é sobre a massa do planeta 4 (−1+6) MJ ??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:59:56 »
Tenho uma pergunta, mas vou aguardar o topico do "curso de Astronomia para leigos", ok? é sobre a massa do planeta 4 (−1+6) MJ ??

Ei-la
../forum/topic=17544.0.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!