Autor Tópico: Proposta  (Lida 1056 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Proposta
« Online: 12 de Setembro de 2008, 09:53:53 »
Caros colegas,

A exemplo do Eremita e do pessoal da Fisica do CC,
proponho compartilhar o pouco que conheço àqueles que
se interessarem pela astronomia.

Seria uma espécie de
Mini-curso Informal de Astronomia/Astrofisica,
com pouco conteúdo de Física e Matemática, e por isto,
acessível ao pessoal leigo.

Como quero aprender a escrever, a ter didatica, clareza
e eloquencia, considerem que conceder esta oportunidade
seria o seu justo retorno ao esforco que proponho fazer
em criar e manter este material.

Mas nao aprendi sobre didática, pedagogia ou ensino,
então tentarei passar o conhecimento de uma forma um
tanto informal, sem uma ementa e planejamento bem
definidos (o que nao significa nenhum planejamento!)
e tentando ser didatico e correto meio que por intuicao
ou instinto e contando com o seu feedback.

Para ajudar na tarefa de expor e fazer compreender as
idéias, usaria de analogias (gosto delas), exemplos e
sugestões de material para pesquisar.
Tambem pediria aos colegas Físicos e Matemáticos que
apontem os erros onde houverem.

Eis duas ideias sobre como fazer o start-up da coisa:

1
Criar dois topicos em separado: um para o mini-curso,
outro para perguntas/debates/etc sobre o mesmo,
visando deixar o material mais bem organizado.

2
Inicia-lo explanando sobre aquilo que nos é mais conhecido,
quotidiano: O Sol, as estrelas, a Lua e os planetas, que
todos nós podemos ver ao olhar o céu, seja a noite, seja
de dia. Gostaria de iniciar discorrendo sobre o Sol e as
estrelas.

Não comecaria, portanto, explanando sobre o que é astronomia,
sobre a etimologia da palavra e as subdivisões do assunto.
Sobre o que é e sobre de que se trata a astronomia, acho que
quase todos tem alguma noção, mesmo que muito vaga
(como tambem alguns preconceitos: astro é coisa de nerd, maluco,
desperdicio de dinheiro. Se isto servir de algum incentivo,
acreditem, eu nao represento a media do pessoal da astro em
termos de comportamento e personalidade. Eles tendem a ser
pessoas bem mais normais e bem menos nerd do que eu!).

Poderia tratar destas coisas "mais enfadonhas" mais adiante
após ter cultivado o interesse pelo assunto com temas mais
interessantes (espero).

Mais para frente tambem, discorreria sobre galáxias, buracos
negros e outros bichos.

Estando num forum cetico, nada mais natural que perguntar:
Bom, e o "professor"? Quem é? Tem alguma credencial que
o possibilite a discorrer sobre o assunto de forma minimamente
decente?

Quem e?

Apenas "Fenrir".
Gostaria de preservar meu anonimato, por enquanto.

Quais credenciais?

Nao tenho formacao em Fisica, Matematica ou Astronomia.
Fiz apenas um semestre de fisica na UFMG, um ano de Fisica
na USP e formei-me em ciencia da computacao pela PUC-MG.
Todos os cursos como bacharelado.

Meu conhecimento, infelizmente, tem muitas lacunas e as tem
am grande tamanho, principalmente no que diz respeito à
matemática e física da coisa.

Não obstante, em minhas deambulacoes por estas universidades
e pela net, acabei conhecendo algumas pessoas e tive a
sorte e a felicidade de participar de trabalhos profissionais
em astronomia/astrofisica que renderam uma meia duzia de
artigos em publicacoes tecnicas com peer-review.

Mais a frente, poderia postar links ou enviar copias do
artigos para quem se interessar.

Soma-se isto a conhecimentos adquiridos em uns 20 anos de
hobby. E só.

Entao, o que pensam da ideia?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Proposta
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:04:19 »
Fenrir,

Me interesso por astronomia mas sou completamente leigo no assunto...Eu to dentro!!!
Esse curso seria muito bacana neste formato de forum, pois eu poderia acompanhá-lo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:05:33 »
Se tivermos alguem com conhecimentos em arqueologia e/ou paleontologia....um cursinho nesses moldes tambem ia bem... ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:15:04 »
Beleza, contini!

Então deixemos este tópico para os comentários. discussões, dúvidas, etc sobre o "mini-curso".

Criarei um tópico separado para o "mini-curso". Por favor, postem suas colocações aqui.
Algo mais ou menos parecido com o que fez o Acauan do RV, sobre alguns assuntos ligados a religião.

Só me deem um tempinho para preparar o material da 1a parte: o sol e as estrelas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline compack118

• Nível 07
  • *
    • olha so os 2 primeiros (o 3 eu nao vi ainda)
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:15:12 »
pode contar comigo :ok:                                   (como aluno) :oops: :hihi:

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 11:58:39 »
Fenrir,
Basicamente as tecnicas de detecção desses´planetas é indireta? Não temos possibilidade de uma detecção optica? Pelo que eu sei a analise do espectro de um planeta dá pistas de sua constituição.

Via astrometria e espectroscopia (velocidades radiais) é de forma Indireta.
Mas existe sim a possibilidade de detecção direta e uns poucos planetas candidatos já foram descobertos.

Digo candidatos, porque os objetos tem massas, que embora estejam no domínio das massas planetárias, são um tanto elevadas e fazem parte de sistemas muito jovens. Nada parecido com o que temos no sistema solar, portanto.

Eis a lista deles: http://exoplanet.eu/catalog-imaging.php

Já planetas pequenos e próximos de seus primários, como a terra, são muito difíceis de se detectarem por via direta devido a diferença muito grande em termos de luminosidade. Visto por hipotéticos astronomos alienigenas, a terra brilharia com uma luminosidade bilhões de vezes mais fraca que o sol e estaria muito proxima dele. Seria algo como tentar enxergar uma partícula de poeira afastada uns poucos mm de uma lâmpada, observando-a de uma grande distância... (vou procurar a comparacao mais exata e posto ela aqui).

Pelo que tenho visto, acredito que teremos tecnologia para detectar outras terras em no maximo uns 20 anos.

Em tempo A NASA homenageando o nome de um grande divugador cientifico, e aqui uma revistinha obscura de ufologia deturpando a imagem dele pra vender fantasias...

Brasil, mostra a sua cara!

P.S. tentarei explicar no mini-curso como interpretar estas listas e dados.

Tenho uma pergunta, mas vou aguardar o topico do "curso de Astronomia para leigos", ok? é sobre a massa do planeta 4 (-1+6) MJ ??

Isto.
A massa do planeta em questao é 4 x a massa de Júpiter, que por sua vez é 317.9 x a da Terra.
Para termos de comparacao, a massa do Sol é 1047 x a de Júpiter.

Quanto ao "-1+6" é a margem pelo qual se espera que a massa varie, dados os erros de mensuracao.
Estatisticamente seria o mesmo que dizer que há x% de probabilidades de que a massa do planeta esteja no intervalo 3 - 10 MJ e y% de probabilidades que esteja fora deste intervalo
( < 3MJ ou  > 10 MJ ).

Quanto aos valores da probabilidades teria de pedir ajuda aos colegas do CC, pois nao sei qual é a estatistica, qual distribuicao usada. E os percentuais dependem disso;

Se fosse uma distribuicao normal (a famosa curva de sino), seriam 68% para x e 32% para y (intervalo de confianca de um desvio-padrao).

Exclarecendo mais sobre o que sao intervalos de confianca.

Se a estatura media do brasileiro do sexo masculino fosse 1.70 +- 0.07 m, distribuicao normal,
entao se esperaria que 68% deles tenham estaturas entre 1.70 - 0.07 e 1.70 + 0.07, ou seja,
1.63 e 1.77 m

e 95% entre 1.70 - 2x0.07 e 1.70 + 2*0.07m ou entre 1.56 e 1.84m num intervalo de confianca de dois desvios padrao a partir da media.
Logo, quanto maior o intervalo, menos provavel se encontrar um valor fora dele.

Da Wikipedia
68% dos valores encontram-se a uma distância da média inferior a um desvio padrão.
95% dos valores encontram-se a uma distância da média inferior a duas vezes o desvio padrão.
99,7% dos valores encontram-se a uma distância da média inferior a três vezes o desvio padrão.

Em ciencia é imprescindivel indicar estes erros, pois nao ha mensuracao 100% exata.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 12:11:35 »
Obrigado,

O -1+6 eu tinha imaginado que se tratava de uma referencia a margem de erro...Não tinha me tocado que o "j" se referia a jupiter. Imagino que talves seja usado como comparação para planetas "gasosos"...

Estarei acompanhando esse curso ansiosamente...mas de daqui a pouco até terça estarei sem acesso. Continuo com voces semana que vem...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2008, 13:46:17 »
OK.

Ja estou preparando a 1a parte do material.

Offline Savino

• Nível 03
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:40:06 »
Opa, saudaçoes povo!

Sou astronomo amador ha mais de 10 anos e posso ajudar voces no que quiserem sobre astronomia e observaçao astronomica!!!!
Vamos levar estes topicos pra frente pq acho que pode ser bem enriquecedor para todos nos!
"O pequeno universo deles é muito jovem e seu deus ainda é criança. É cedo demais para julgá-los; quando Nós voltarmos nos Dias Finais, consideraremos o que deve ser salvo."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:44:45 »
Otimo. Ja tenho algum material (ainda bem pouco - o tempo esta curto) e algumas ideias.
Mas gostaria de melhorar a coisa antes de postar.

Posso mandar por mp para voce, se for o caso (e mais quem quiser contribuir ou estiver interessado)

Offline Savino

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:47:28 »
Otimo. Ja tenho algum material (ainda bem pouco - o tempo esta curto) e algumas ideias.
Mas gostaria de melhorar a coisa antes de postar.

Posso mandar por mp para voce, se for o caso (e mais quem quiser contribuir ou estiver interessado)

Claro que pode Fenrir... se achar conveniente, podemos discutir o material via msn!!!
"O pequeno universo deles é muito jovem e seu deus ainda é criança. É cedo demais para julgá-los; quando Nós voltarmos nos Dias Finais, consideraremos o que deve ser salvo."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2008, 21:07:12 »
Contem comigo. Na minha adolescência recebí noções de astronomia e cheguei a receber orientações para estudo e acompanhamento de estrelas variáveis num clube de astronomia. Tenho interesse em voltar o assunto a estudar como hobby.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline rcms

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2008, 09:01:13 »
Gostarei de acompanhar na medida do possivel.
Abraços.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2008, 09:38:48 »
Joia!! Vamos lá então!!!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:13:20 »
Pessoal, conversei um pouco com o Savino via msn e enviei o material a ele.

Me desculpem pela demora em apresentar alguma coisa.

Ultimamente tenho estado trabalhando num regime quase 24x7, chegando cedo e saindo de madrugada, trabalhando sabados e domingos. De vez em quando, posto daqui do servico.
Vespera de entrega de sistema, com prazo ultra-mega agressivo e cliente pressionando é assim mesmo.

Se voces quiserem, mando o pouco que tenho via MP. Sou aberto a sugestoes e contribuicoes de todos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:52:36 »
Pessoal, conversei um pouco com o Savino via msn e enviei o material a ele.

Me desculpem pela demora em apresentar alguma coisa.

Ultimamente tenho estado trabalhando num regime quase 24x7, chegando cedo e saindo de madrugada, trabalhando sabados e domingos. De vez em quando, posto daqui do servico.
Vespera de entrega de sistema, com prazo ultra-mega agressivo e cliente pressionando é assim mesmo.

Se voces quiserem, mando o pouco que tenho via MP. Sou aberto a sugestoes e contribuicoes de todos.
Fenrir, fica tranquilo....todos aqui tambem temos nossos "complicantes"!!
Agradecemos voce e o Savino por essa oportunidade e vão postando a medida que voces puderem....No Stress!!!

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2008, 00:53:28 »
Fenrir, quando postar este tópico avise-me para eu deixá-lo fixo na área de ciência. Achei interessante sua iniciativa, desejo sucesso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x