Autor Tópico: Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin  (Lida 1913 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin
« Online: 16 de Setembro de 2008, 17:55:44 »
16/09/2008 - 14h47

Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin

Philip Pullella

No Vaticano

O Vaticano disse nesta terça-feira que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos.

O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra "A Origem das Espécies" de Darwin.

Igrejas cristãs são há muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica da criação.

Mais cedo nesta semana, um importante membro da Igreja anglicana, Malcom Brown, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira na qual suas idéias foram recebidas na Inglaterra.

O papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo segundo reiterou o fato em 1996. Mas Ravasi disse que o Vaticano não tinha a intenção de se desculpar por sua visão negativa anterior.

"Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão", disse, acrescentando que as teorias de Darwin "nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido".

O criacionismo é a crença de que Deus teria criado o mundo em seis dias, como é descrito na Bíblia. A Igreja Católica interpreta a acepção do Genesis literalmente, dizendo que ela é uma alegoria para a maneira na qual Deus criou o mundo.

Alguns outros cristãos, na maioria protestantes nos Estados Unidos, lêem o Genesis literalmente e protestam contra o fato de a evolução ser ensinada em aulas de biologia em colégios públicos.

Sarah Palin, a candidata à Vice-presidência pelo Partido Republicano, disse em 2006 que apoiava que o criacionismo e a teoria da evolução fossem ensinados nas escolas, mas afirmou subsequentemente que o criacionismo não deveria necessariamente ser parte do curso.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/09/16/ult729u76238.jhtm

Também acho que o Vaticano não deve desculpas póstumas a Darwin. Aliás, não seria outro comportamento a se esperar da Igreja na época.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2008, 19:11:34 »
Legal eles terem aceito a evolução oficialmente, gostei mesmo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2008, 19:26:05 »
Duvido, Tash:
O Vaticano disse nesta terça-feira que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia
Provavelmente irão distorcer o que diz a teoria de Darwin...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2008, 19:51:51 »
A Bíblia fala sobre criação... a crença que um Deus criou a "evolução", embora sem provas, não invalida nem altera a teoria da evolução. A teoria da evolução simplesmente não fala nada sobre a origem da vida... acho possível e viável eles adotarem a evolução científica, completinha.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:08:20 »
"Possível", "não necessariamente contradiz" e afins não é bem o que espero que o Vatico siga... =/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:47:10 »
Analisando friamente, o que surpreende é que tenha demorado tanto.  Não é como se HOUVESSE alternativa verdadeira.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:49:09 »

O Vaticano também é a autoridade máxima da religião dominante nos EUA?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:49:48 »
Certamente que não.  Por que?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:51:25 »

Porque ao que me consta é por lá que há a maior intransigência em se aceitar o evolucionismo em escolas, no mundo dito ocidental.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2008, 00:14:01 »

Porque ao que me consta é por lá que há a maior intransigência em se aceitar o evolucionismo em escolas, no mundo dito ocidental.

Estados unidos tem uma predominancia evangelica/protestante. So nao estou muito certo da denominacao.
"The patient refused an autopsy."

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2008, 00:16:20 »

De maneira que essa decisão não tem qualquer relevância por lá, certo?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2008, 00:46:49 »
Em geral os católicos sempre são mais abertos à essa questão do que os evangélicos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2008, 00:49:48 »
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.  Os EUA supostamente TEM separação entre Estado e Igreja, e não tem uma única denominação particularmente influente.  Há presbiterianos, batistas, luteranos, metodistas, até mesmo mórmons, para não falar do Judaísmo.  E se é verdade que o Catolicismo não predomina lá, também não é exatamente raro tampouco.  John Kennedy era católico.

No mínimo é um precedente importante.  Como o protestantismo tem tantas linhas ideológicas distintas em seu seio, é provável que haja uma aceitação muito mais gradual do evolucionismo entre eles.  De fato, penso eu que muitos já são para efeitos práticos evolucionistas.  Sei que a Guinevere é.

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2008, 01:24:37 »
[..] A teoria da evolução simplesmente não fala nada sobre a origem da vida... [...]
Nunca consegui compreender isso, porque tendo como base as semelhanças fisiológicas entre espécies, que indicam ancestral comum entre elas, e invertendo a seta do tempo, não teríamos como conclusão que no princípio existia apenas uma "espécie" de vida?

Seria viável (cientificamente) aplicar a Teoria da Evolução ao passado e ter como resultado um começo com "várias espécies" (todas as conhecidas quando a Bíblia foi escrita)?
Ciência da Computação!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2008, 01:30:13 »
Para confirmar literalmente a Bíblia?  Não, simplesmente não é possível.  Há evidência demais contra o relato bíblico, que inclusive é problemático por si só.

Por parâmetros mais livres, a rigor nada impede que tenha havido uma variedade de "primeiros ancestrais".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2008, 07:19:59 »
Analisando friamente, o que surpreende é que tenha demorado tanto.  Não é como se HOUVESSE alternativa verdadeira.
Levaram 400 anos para "perdoar" Galileu, portanto ainda deve demorar muito até admitirem o erro quanto a Darwin.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2008, 08:27:00 »
É de se esperar que não queiram repetir um erro...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2008, 08:51:58 »
Muito estranha essa notícia...
Não tá com a cara do Ratzinger... será que ele sabe dessa declaração do vaticano??? :P

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:38:39 »

Mas pode ter algum efeito lá....tem muito latino radicado nos EUA que estão começando a ter mais participação politica
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2008, 21:07:24 »
Na verdade o que veio agora é apenas a declaração "oficial", mas desde a década de 50 o Vaticano já dava sinais de um discreto apoio a TE, que foi aumentando com o passar do tempo.

Acho que depois de Galileu eles se tornaram bem mais prudentes quanto a opiniões sobre teorias científicas...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2008, 02:14:27 »
Muito estranha essa notícia...
Não tá com a cara do Ratzinger... será que ele sabe dessa declaração do vaticano??? :P

Se nao souber, aquilo ta pior do que pensávamos. :P

O que me intriga é que aceitando a Evoluçao eles automaticamente tem que aceitar que a Terra, e portanto o Universo, tem mais do que apenas alguns milhares de anos.

A ICAR já fez isso?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 12:28:37 por Diєgø »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2008, 13:47:18 »
O que me intriga é que aceitando a Evoluçao eles automaticamente tem que aceitar que a Terra, e portanto o Universo, tem mais do que apenas alguns milhares de anos.

A ICAR já fez isso?
Apenas movimentos fundamentalistas defendem uma Terra de 6000 anos...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:00:14 »
Quer dizer q os Creationists vao finalmente calar a boca?
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2008, 14:11:26 »

Não, eles vão alegar que os seres evoluíram em 6000 anos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2008, 09:03:29 »

Não, eles vão alegar que os seres evoluíram em 6000 anos.

Isso nao é aceitar a teoria da evolucao.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!