Tenho duas filhas, uma de 12 e outra de 7 (a serem completados em novembro) que estão cursando, respectivamente, a 6º série do ensino fundamental e o 1º ano do primeiro ciclo (antigo primário). Bom, como toda criança elas tem interesse e curiosidade por diversos assuntos, principalmente a menor. Como eu não conseguia a atençao delas ao explicar de uma maneira didática algumas coisas, apelei para o pitoresco.
Assim contei algumas curiosidades sobre a vida de alguns dos grandes gênios da humanidade, como exemplo citei os fatos de que Einstein foi reprovado e um professor o considerou inapto para o estudo e Thomas Edison explodiu um vagão de trem ao fazer algumas experiências de química. Os olhos de minha filha mais velha brilharam ao saber que todas as luzes dos EUA foram apagadas três dias depois da morte de Edison, como uma homenagem póstuma a sua genialidade.
Também comentei um dia com elas sobre "bichos bom de briga" (usei este termo mesmo), animais extremamente adaptados para sobreviverem em seus habitats, inclusive caçando, ou enfrentando, animais muito maiores que eles. Citei o carcaju e expliquei que é por causa dele que o x-man Wolwerine tem esse nome.
Outro dia passamos algum tempo procurando informações sobre sistemas binários, porque minha filha mais velha queria saber se existiam sistemas com mais de duas estrelas e eu não sabia responder. Para nossa surpresa existem sistemas assim. A mais nova lembrou de um desenho do Futurama, cuja história se passava em um planeta que tinha no seu firmamento três sóis. Daí ela perguntou porque cada um tinha uma cor.
Como vocês podem ver, eu faço o que está a meu alcance para mantê-las interessadas em ciência. Bem diferente da escola onde elas estudam. Inclusive elas me pediram até para comprar um microscópio.
Só que este tópico não é para eu me vangloriar sobre estes fatos, mas sim para pedir ajuda.
Eu gostaria de muito de adquirir este microscópio e também uma luneta.
O problema é que na minha cidade, além de ser muito caro, não sei dizer se o equipamento é bom ou não. Eu já pesquisei e encontrei alguns equipamentos a venda no mercadolivre, mas esbarrei na minha falta de conhecimento sobre eles.
Detalhe que esqueci de citar, ambos os equipamentos são indcados para fins didáticos ou hobbie, e não uso profissional.
O microscópio é este aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80543533-microscopio-hunter-ate-900x-acessorios-iluminador-_JMAqui esta a luneta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79096150-microscopio-900x-hunter-_JMValores:
Microscópio: R$109,90
Luneta: R$ 249,90
Bom, alguém conhece estes equipamentos para me dizer algo sobre eles? É um bom investimento ou vou jogar dinheiro fora?
Também gostaria de saber se existe a possibilidade de adaptar uma filmadora VHS que tenho aqui em casa, para com isso jogar todas as imagens obtidas no computador. Existe algum adaptador para usar ela no microscópio e na luneta?
Aguardo sugestões.
Desculpem o tópico meio longo.