Autor Tópico: AJUDA - Ensinando crianças a gostarem de ciência.  (Lida 2828 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
AJUDA - Ensinando crianças a gostarem de ciência.
« Online: 17 de Setembro de 2008, 04:36:31 »
Tenho duas filhas, uma de 12 e outra de 7 (a serem completados em novembro) que estão cursando, respectivamente, a 6º série do ensino fundamental e o 1º ano do primeiro ciclo (antigo primário). Bom, como toda criança elas tem interesse e curiosidade por diversos assuntos, principalmente a menor. Como eu não conseguia a atençao delas ao explicar de uma maneira didática algumas coisas, apelei para o pitoresco.

Assim contei algumas curiosidades sobre a vida de alguns dos grandes gênios da humanidade, como exemplo citei os fatos de que Einstein foi reprovado e um professor o considerou inapto para o estudo e Thomas Edison explodiu um vagão de trem ao fazer algumas experiências de química. Os olhos de minha filha mais velha brilharam ao saber que todas as luzes dos EUA foram apagadas três dias depois da morte de Edison, como uma homenagem póstuma a sua genialidade.

Também comentei um dia com elas sobre "bichos bom de briga" (usei este termo mesmo), animais extremamente adaptados para sobreviverem em seus habitats, inclusive caçando, ou enfrentando, animais muito maiores que eles. Citei o carcaju e expliquei que é por causa dele que o x-man Wolwerine tem esse nome.

Outro dia passamos algum tempo procurando informações sobre sistemas binários, porque minha filha mais velha queria saber se existiam sistemas com mais de duas estrelas e eu não sabia responder. Para nossa surpresa existem sistemas assim. A mais nova lembrou de um desenho do Futurama, cuja história se passava em um planeta que tinha no seu firmamento três sóis. Daí ela perguntou porque cada um tinha uma cor.

Como vocês podem ver, eu faço o que está a meu alcance para mantê-las interessadas em ciência. Bem diferente da escola onde elas estudam. Inclusive elas me pediram até para comprar um microscópio.

Só que este tópico não é para eu me vangloriar sobre estes fatos, mas sim para pedir ajuda.

Eu gostaria de muito de adquirir este microscópio e também uma luneta.

O problema é que na minha cidade, além de ser muito caro, não sei dizer se o equipamento é bom ou não. Eu já pesquisei e encontrei alguns equipamentos a venda no mercadolivre, mas esbarrei na minha falta de conhecimento sobre eles.

Detalhe que esqueci de citar, ambos os equipamentos são indcados para fins didáticos ou hobbie, e não uso profissional.

O microscópio é este aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80543533-microscopio-hunter-ate-900x-acessorios-iluminador-_JM

Aqui esta a luneta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79096150-microscopio-900x-hunter-_JM

Valores:
Microscópio: R$109,90
Luneta: R$ 249,90

Bom, alguém conhece estes equipamentos para me dizer algo sobre eles? É um bom investimento ou vou jogar dinheiro fora?

Também gostaria de saber se existe a possibilidade de adaptar uma filmadora VHS que tenho aqui em casa, para com isso jogar todas as imagens obtidas no computador. Existe algum adaptador para usar ela no microscópio e na luneta?

Aguardo sugestões.

Desculpem o tópico meio longo.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 04:56:19 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: AJUDA - Ensinando crianças a gostarem de ciência.
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2008, 11:45:30 »

Excelente seu método, parabéns.

Você já mostrou para elas o Google Earth, Google Moon e Google Sky?

É uma saída gratuita e que possivelmente despertará bastante fascinação.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:09:31 »

Você já mostrou para elas o Google Earth, Google Moon e Google Sky?

O google earth sim, até fiz elas descobrirem alguns lugares.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:11:07 »
E o Wikimapia?

http://www.wikimapia.org

O Buckaroo postou este link outro dia, vale a pena ler:

http://www.garlikov.com/Soc_Meth.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:11:47 »

Conhece o Google Sky? Ele simula o universo de forma parecida com o Google Earth.

É quase como uma luneta.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:20:14 »
Isso me lembra eu tentando ensinar meu irmão menor a gostar de capitalismo e ensinar o valor do trabalho e da responsabilidade.

Mas os professores do colégio dele são bons. Esses dias ele soltou um "O comunismo é a maior coisa que já criaram". Eu fiquei apavorado...

::)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:20:45 »
Eu sei que isso não te ajuda com relação ao microscópio e à luneta, mas existe um software chamado Celestia que é interessante também.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:48:58 »
como exemplo citei os fatos de que Einstein foi reprovado e um professor o considerou inapto para o estudo
Hum... pelo o que eu me recordo ele só reprovou em um teste para entrar em uma escola de tecnologia, agora sobre ele ser inapto eu acho que só era ruim para matérias de idiomas.[/quote]

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:58:46 »
Dodo, já pensou em fazer perguntas pra elas e encorajá-las a tentar dar respostas? Depois você corrige o que precisar, claro que levando em conta o quanto elas sabem e tal.
Outra coisa que você pode tentar é encorajá-las a testar algumas das idéias que elas têm ou que sugerirem como resposta pras suas perguntas, em vez de só corrigí-las e explicar "como é de verdade". Funciona!

EDIT: consertei um erro de português medonho... :oops:

« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 14:19:44 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2008, 14:10:56 »
Thufir, veja o link que postei mais acima, em que um professor usa o método socrático para ensinar aritmética binária, creio que a uma turma de 3a série.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2008, 14:17:01 »
Lembrei até de um exemplo de uma aulinha que dei pra criançada em Prática de Ensino. Era uma turma de terceira série (não sei como é que fica no tal do novo ciclo...) e a gente tava apresentando a velha história de que não importa o peso dos objetos, eles caem ao mesmo tempo se derrubados de uma mesma altura e tal.

Aí eu fui fazer aquele truque de deixar cair o apagador e uma folha de papel. É claro que a folha demorou mais pra cair, eu expliquei que era por causa da resistência do ar. Amassei a folha, fiz uma bolinha de papel, deixei cair a bolinha e o apagador de novo e agora eles caíram juntos, voilá, expliquei, achei que tinha esgotado o assunto... e aí uma baixinha levanta a mão:

"Mas moço, quando o senhor amassou a folha entrou ar nela... tem ar nas dobrinhas, dentro da bolinha, aí ela ficou mais pesada, por isso caiu mais rápido."[1]

Nessa hora, não adianta dizer pra criança que ela está errada, o melhor jeito é usar a ciência! Eu desamassei a folha, dei pra ela e pedi pra ela dobrar a folha o máximo que ela conseguisse. Quando o papel já estava bem dobrado, compacto, pedi pra ela sentar em cima, pra tirar todo o ar de dentro. Aí peguei o papel dobrado, o apagador, deixei cair os dois de novo e deu certo!

EDIT
[1]Detalhe que na semana anterior uns colegas meus tinham ido falar sobre pressão atmosférica, mostraram que o ar tem peso, então imagino que ela tenha prestado atenção e transportado conceitos de uma aula pra outra. Essa tem futuro!
/EDIT

Thufir, veja o link que postei mais acima, em que um professor usa o método socrático para ensinar aritmética binária, creio que a uma turma de 3a série.
Vou ver sim, valeu Dantas. :)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 14:25:46 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2008, 15:32:26 »
Dava para ter mostrado também a experiência realizada pelo astronauta David Scott da Apollo XV na Lua:

"How about that?"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2008, 15:49:20 »
Eu gostaria de muito de adquirir este microscópio e também uma luneta.

O problema é que na minha cidade, além de ser muito caro, não sei dizer se o equipamento é bom ou não. Eu já pesquisei e encontrei alguns equipamentos a venda no mercadolivre, mas esbarrei na minha falta de conhecimento sobre eles.

Detalhe que esqueci de citar, ambos os equipamentos são indcados para fins didáticos ou hobbie, e não uso profissional.

O microscópio é este aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80543533-microscopio-hunter-ate-900x-acessorios-iluminador-_JM

Aqui esta a luneta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79096150-microscopio-900x-hunter-_JM

Valores:
Microscópio: R$109,90
Luneta: R$ 249,90

Bom, alguém conhece estes equipamentos para me dizer algo sobre eles? É um bom investimento ou vou jogar dinheiro fora?
Você colocou o link errado da luneta...

Quanto ao microscópio, eu não recomendo, você não vai conseguir ver muita coisa com ele e provavelmente vai se decepcionar, principalmente por dois fatores. Um é a baixa qualidade das lentes, que provoca um efeito chamado "aberração cromática", que é basicamente um "arco-iris" em volta dos objetos observados, atrapalhando a visão.

Outro é que aumento não é tudo para um bom microscópio. A resolução é mais importante, e como essas lentes são de diâmetro muito pequeno, a resolução fica muito comprometida. Então, não adianta aumentar 900 vezes, se você não consegue distingüir as estruturas que quer observar.

Sem contar que, mesmo que seja possível observar algo, a rusticidade do equipamento faz com que seja preciso certa prática e muuuita paciência para posicionar a lâmina corretamente e conseguir o foco adequado.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:10:21 »
Hum... pelo o que eu me recordo ele só reprovou em um teste para entrar em uma escola de tecnologia, agora sobre ele ser inapto eu acho que só era ruim para matérias de idiomas.

Quando ao reprovado, parece que é isso mesmo. Quanto a ser ruim nas matérias, foi uma biografia dele que li algum tempo atrás que cita esse parecer de um professor.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:11:54 »
Eu sei que isso não te ajuda com relação ao microscópio e à luneta, mas existe um software chamado Celestia que é interessante também.

Esse eu tenho instalado, usei para mostrar algumas constelações para elas.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:14:52 »
Tem o stellarium tbm, bastante bonitinho. E livre.
http://www.stellarium.org/

E ele tem uma coisa interessante que são os nomes de conselações em mais de 10 culturas diferentes. Já dá pra ensinar pluralidade cultural à mais velha :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:16:28 »
Quanto ao microscópio, eu não recomendo, você não vai conseguir ver muita coisa com ele e provavelmente vai se decepcionar, principalmente por dois fatores. Um é a baixa qualidade das lentes, que provoca um efeito chamado "aberração cromática", que é basicamente um "arco-iris" em volta dos objetos observados, atrapalhando a visão.

Outro é que aumento não é tudo para um bom microscópio. A resolução é mais importante, e como essas lentes são de diâmetro muito pequeno, a resolução fica muito comprometida. Então, não adianta aumentar 900 vezes, se você não consegue distingüir as estruturas que quer observar.

Sem contar que, mesmo que seja possível observar algo, a rusticidade do equipamento faz com que seja preciso certa prática e muuuita paciência para posicionar a lâmina corretamente e conseguir o foco adequado.

O link correto para o telescópio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79993941-telescopio-luneta-675x-kit-limpeza-cd-astrgarantianf-_JM

Encontrei estes dois outros microscópios:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80898278-microscopio-zeiss-germany-_JM R$525,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81027536-microscopio-nikon-binocular-se-_JM R$1.050,00
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:17:13 »
Tem o stellarium tbm, bastante bonitinho. E livre.
http://www.stellarium.org/

E ele tem uma coisa interessante que são os nomes de conselações em mais de 10 culturas diferentes. Já dá pra ensinar pluralidade cultural à mais velha :)

Esse eu já tenho também.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:24:04 »
E o Wikimapia?

http://www.wikimapia.org

O Buckaroo postou este link outro dia, vale a pena ler:

http://www.garlikov.com/Soc_Meth.html

Conhece o Google Sky? Ele simula o universo de forma parecida com o Google Earth.

É quase como uma luneta.

Ja estão nos favoritos.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:30:51 »
Dodo, já pensou em fazer perguntas pra elas e encorajá-las a tentar dar respostas? Depois você corrige o que precisar, claro que levando em conta o quanto elas sabem e tal.

Na medida do possível tento estimular a curiosidade sobre alguns assuntos desta maneira.
Alfred E. Newman

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2008, 17:49:36 »
Hum... pelo o que eu me recordo ele só reprovou em um teste para entrar em uma escola de tecnologia, agora sobre ele ser inapto eu acho que só era ruim para matérias de idiomas.

Quando ao reprovado, parece que é isso mesmo. Quanto a ser ruim nas matérias, foi uma biografia dele que li algum tempo atrás que cita esse parecer de um professor.
Ele falhou na primeira tentativa de ingressar na ETH, que foi onde ele se formou. Aliás, se eu não me engano, nessa primeira vez ele nem tinha terminado o equivalente ao ensino médio na época, precisou da carta de recomendação de um professor de matemática dele só pra autorizarem ele a fazer a prova, mas não passou.

Quanto ao parecer do tal professor, imagino que tenha sido algo que ocorreu já depois de formado em Física, quando ele tentou conseguir um emprego como professor assistente, alguma coisa semelhante, na própria ETH, mas a universidade recusou o pedido, baseado na opnião de alguns professores de que ele era muito relaxado ou algo assim.

Mas posso estar errado, isso é o que eu lembro de bate-pronto.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:00:03 »
É, eu lembro de uma história assim. Aprece que um professor da ETH mandou uma carta de recomendação não muito boa dele. Desde então, pra todos que pediam carta de comendação ele fazia profusos elogios :lol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:21:01 »
Só uma pergunta Dodô: você já ensinou suas filhas a gostarem de ler?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:29:24 »

A mais velha é alfabetizada, ela sempre lê revistas ou livros. Agora tenho de insistir bastante, caso contrário fica apenas no orkut. Espero que, com o tempo, ela adquira o hábito e eu não precise mais insistir na importância da leitura.
A menor ainda não lê, mas tem uns livrinhos com histórinhas infantis e ela tenta descobrir as palavras, fazendo coisas como: C+A=CA... M+A=MA, CA+MA=CAMA.
Alfred E. Newman

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:01:33 »

A mais velha é alfabetizada, ela sempre lê revistas ou livros. Agora tenho de insistir bastante, caso contrário fica apenas no orkut. Espero que, com o tempo, ela adquira o hábito e eu não precise mais insistir na importância da leitura.
A menor ainda não lê, mas tem uns livrinhos com histórinhas infantis e ela tenta descobrir as palavras, fazendo coisas como: C+A=CA... M+A=MA, CA+MA=CAMA.

Bom, pelo menos já estão bem encaminhadas. Perguntei isso porque meu gosto por ciência, e conhecimento de forma geral, veio como consequência do hábito da leitura que minha mãe incutiu em mim. Depois que li "As aventuras do príncipe Saberêta" (eu queria ser como ele) cujo autor agora me foge o nome, "Aritmética da Emília", "Viagem ao céu" e "O poço de Visconde" do Monteiro Lobato, o caminho era irreversível. E em casa sempre houve aquelas pequenas enciclopédias e livros sobre diversos assuntos, então eu sempre estava folheando e aprendendo algumas curiosidades.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!