Autor Tópico: AJUDA - Ensinando crianças a gostarem de ciência.  (Lida 2829 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: AJUDA - Ensinando crianças a gostarem de ciência.
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:07:32 »
Comigo foi assim, tbm. Mas eu lia a enciclopédia ilustrada do estudante, a coleção Olho Vivo e a Superinteressante nos tempos áureos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:13:02 »
Em casa só tinha a bíblia  :'( . Eu ia até a biblioteca, porém, algumas vezes, cheguei até a ter de esconder os livros que lia. Mesmo assim, não consegui me libertar dos fantasmas da infância e adquiri uma personalidade muito complicada.
Hoje vejo que deveria ter sido um pouco mais corajosos e ter mandado todos a merda.

Graças a isso, não consegui me formar..

Esse é meu único receio, o de que minhas filhas estejam sendo levadas a fazerem o que eu gostaria de ter feito.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2008, 19:17:17 »
Olha, vou ser sincero: só o fato de você não permitir que a cultura de que "é bonito ser burro" seja absorvida por elas, já é um progresso considerável!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2008, 21:26:24 »
O link correto para o telescópio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79993941-telescopio-luneta-675x-kit-limpeza-cd-astrgarantianf-_JM
Essa não é muito minha praia, o Apodman que era bom nisso, mas acho que para observações amadoras esse telescópio deva servir, embora devido ao diâmetro da objetiva ele esbarre no mesmo problema que eu já falei, falta de resolução em grandes ampliações. Assim, embora o anúncio diga 675x, nessa ampliação ele vai ser praticamente inútil. Mas em ampliações menores, acho que deva ser suficiente para a maioria das observações.

Encontrei estes dois outros microscópios:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80898278-microscopio-zeiss-germany-_JM R$525,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81027536-microscopio-nikon-binocular-se-_JM R$1.050,00
Esses são bem parecidos com os que são usados no ICB da Usp, nas aulas de histologia. Só não sei se o custo x benefício valeria a pena para uma utilização caseira.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 21:30:03 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2008, 22:31:32 »
Zeiss é uma marca bastante boa de microscópio e esse binocular de R$ 525,00  esta com o preço legal para a qualidade do produto. Mas para observar no microscópio os objetos têm que ser translúcidos e aí ou se tem que preparar cortes dos espécimes ou eles tem que estar em meio líquido ; lembrar que o objeto tem que ser fino o suficiente para ficar entre a lâmina e a lamínula ( uma lâmina menor e mais fina de vidro). Sem contar que algumas estruturas , como cortes de tecido animal ou vegetal , necessitam de coloração própia para serem melhor observados e distinguir os componentes.

Mas já pensou em comprar boa uma lupa com iluminação? É mais facil de manipular que o microscópio e serve para observar bem estruturas e espécimes( insetos , flores , etc..) sem preparo especial , além de que uma de boa qualidade é bem mais barata que um microscópio. Quando era garoto ganhei um microscópio simples ( aumento até 40x) e depois de um tempo cansei de ficar olhando gotas de água ou asas de insetos , mas com lente de aumento as opções de uso eram bem maiores ( tanto que até hoje tenho as lupas).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:03:58 »
Sem contar que algumas estruturas , como cortes de tecido animal ou vegetal , necessitam de coloração própia para serem melhor observados e distinguir os componentes.
Sim, preparar cortes de tecido é uma coisa incrivelmente chata e demorada, além de não dar para fazer em casa.

Quando era garoto ganhei um microscópio simples ( aumento até 40x) e depois de um tempo cansei de ficar olhando gotas de água ou asas de insetos , mas com lente de aumento as opções de uso eram bem maiores ( tanto que até hoje tenho as lupas).
Era exatamente isso que eu me referi quando falei do custo x benefício. Após uma semana de excitação observando alguns microorganismos em gotas de água e partes de insetos, acho que não sobram muitas opções caseiras para o microscópio. Depois de um tempo, ele acabaria encostado em um canto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #31 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:42:59 »
[...]Eu ia até a biblioteca,[...]

Quando eu adquiri esse hábito, todo final de semana estava batendo ponto na biblioteca da cidade vizinha para retirar livos. Hoje vejo que a era pré-internet, pré-videogame e pré-mais-de-um-canal-na-televisão foi um tempo feliz. Eu mal podia esperar até o sábado para ir buscar o próximo livro. :'(

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2008, 10:18:55 »
...Putz...meu pai sempre foi uma pessoa de posses modestas, mas um autodidata.
O patrão dele era alemão e incentivava, quando comprava livros comprava 2 e dava um pro meu pai. Ele ganhou até enciclopédia (Mirador). Eu morava numa chacara isolada e não tinha muitos amigos, os livros eram meus companheiros!!
Hoje eu incentivo meus sobrinhos a ler, todos os presentes de natal e aniversário são livros "divertidos" e apropriados a idade...Acho que tá funcionando com a maioria deles...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!