Conceitos motivacionais não são algo a se ignorar, Icognitux.
Quanto a essa história de "mão esquerda e mão direita": nunca me senti muito confortável com essa linguagem, que me parece um tanto desonesta. Mas suponho que não posso me dar ao luxo de ignorar a história de associação da religião com o poder político e a manipulação das massas.
Mas isso de "um não existe sem o outro", bom, eu não vejo qualquer sentido nessa afirmação. Me lembra da alegação cristã de que o ser humano "tem livre arbítrio", pois em ambos os casos não se está de fato dizendo nada, por mais convicção que se use.
O que eu
vejo, isso sim, é que a história das religiões no ocidente evoluiu a partir de sentimentos de xenofobia e união da tribo mal assumidos e mal resolvidos; é por isso que as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islã) alegam ser monoteístas mas se portam frequentemente como dualistas, sem uma explicação para a evidente contradição entre o dogma do Deus onipotente e supremamente bom e a existência (enfaticamente afirmada) de um Adversário que sabota suas obras.
Essa contradição é bastante séria, mas apenas porque as culturas humanas já alcançaram um grau considerável de sofisticação e maturidade antropológica - o suficiente para
compreender e aceitar que há uma diferença entre amar a própria comunidade e desprezar e antagonizar as demais. Infelizmente, poucas doutrinas abraâmicas foram revistas e atualizadas desde então, e por isso as religiões abraâmicas, pelo menos desde o final do século XIX, são não raro uma força atuante para o atraso cultural e não para o avanço.
De fato, o Cristianismo se tornou tão contraditório e alienado que criou a necessidade de uma mitologia antagônica, na forma de movimentos como o Satanismo e a Thelema, que tentam completá-lo e responder às perguntas de que ele tem fugido nos últimos séculos. Movimentos esses que erram, ironicamente, por confundir o medo com a repressão e portanto oferecem como resposta a audácia em vez da maturidade responsável.
Infelizmente, tamanho é o grau de confusão e alienação do Cristianismo (e do Islã, e de muito do Judaísmo) que até mesmo esses movimentos imaturos e confusos acabam não raro por ser um avanço necessário em contraste às desnorteadas crenças abraâmicas de hoje...