Autor Tópico: Mickey Mouse é do Diabo !!  (Lida 10381 vezes)

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Mickey Mouse é do Diabo !!
« Resposta #25 Online: 02 de Dezembro de 2008, 14:08:30 »
Conceitos motivacionais não são algo a se ignorar, Icognitux.

Quanto a essa história de "mão esquerda e mão direita": nunca me senti muito confortável com essa linguagem, que me parece um tanto desonesta.  Mas suponho que não posso me dar ao luxo de ignorar a história de associação da religião com o poder político e a manipulação das massas.

Mas isso de "um não existe sem o outro", bom, eu não vejo qualquer sentido nessa afirmação.  Me lembra da alegação cristã de que o ser humano "tem livre arbítrio", pois em ambos os casos não se está de fato dizendo nada, por mais convicção que se use.

O que eu vejo, isso sim, é que a história das religiões no ocidente evoluiu a partir de sentimentos de xenofobia e união da tribo mal assumidos e mal resolvidos; é por isso que as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islã) alegam ser monoteístas mas se portam frequentemente como dualistas, sem uma explicação para a evidente contradição entre o dogma do Deus onipotente e supremamente bom e a existência (enfaticamente afirmada) de um Adversário que sabota suas obras.

Essa contradição é bastante séria, mas apenas porque as culturas humanas já alcançaram um grau considerável de sofisticação e maturidade antropológica - o suficiente para compreender e aceitar que há uma diferença entre amar a própria comunidade e desprezar e antagonizar as demais.  Infelizmente, poucas doutrinas abraâmicas foram revistas e atualizadas desde então, e por isso as religiões abraâmicas, pelo menos desde o final do século XIX, são não raro uma força atuante para o atraso cultural e não para o avanço.

De fato, o Cristianismo se tornou tão contraditório e alienado que criou a necessidade de uma mitologia antagônica, na forma de movimentos como o Satanismo e a Thelema, que tentam completá-lo e responder às perguntas de que ele tem fugido nos últimos séculos.  Movimentos esses que erram, ironicamente, por confundir o medo com a repressão e portanto oferecem como resposta a audácia em vez da maturidade responsável.

Infelizmente, tamanho é o grau de confusão e alienação do Cristianismo (e do Islã, e de muito do Judaísmo) que até mesmo esses movimentos imaturos e confusos acabam não raro por ser um avanço necessário em contraste às desnorteadas crenças abraâmicas de hoje... :(
Bem...
Quis dizer que existem os que cultuam o mal e sua imágem emblemática e os que cultuam o bem com a sua imágem igualmente emblemática. São emblemas, tais como os escudos dos times de futebol. Hoje você odeia o obina por ele ser do Flamengo. Amanhã estará gritando seu nome, por ele estar com a camisa de seu time. São conceitos, meu amigo. Não precisamos de nada disso. Podemos buscar o caminho da justiça - não ser nem bom nem mal, mas justo. Religião???
Para mim, não passa de um´poderoso instrumento de manipulação.
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #26 Online: 02 de Dezembro de 2008, 14:22:13 »

Bem...
Quis dizer que existem os que cultuam o mal e sua imágem emblemática e os que cultuam o bem com a sua imágem igualmente emblemática. São emblemas, tais como os escudos dos times de futebol. Hoje você odeia o obina por ele ser do Flamengo. Amanhã estará gritando seu nome, por ele estar com a camisa de seu time. São conceitos, meu amigo. Não precisamos de nada disso. Podemos buscar o caminho da justiça - não ser nem bom nem mal, mas justo. Religião???

... e de imbecilização e impregnação de culpa e  alienação etc.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 02 de Dezembro de 2008, 18:58:40 »
Bem...

Existe mesmo quem cultue o mal, conscientemente?  Rebeldia, sim, sei que há quem cultue.  Mas cultuar o mal é algo que nunca ouvi falar, e seria em qualquer hipótese uma idéia curiosa.

O que você entende por bem e mal?  Especificamente, em que a justiça que você defende não seria ligada ao bem nem ao mal?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Dezembro de 2008, 13:28:16 »
Bem...

Existe mesmo quem cultue o mal, conscientemente?  Rebeldia, sim, sei que há quem cultue.  Mas cultuar o mal é algo que nunca ouvi falar, e seria em qualquer hipótese uma idéia curiosa.

O que você entende por bem e mal?  Especificamente, em que a justiça que você defende não seria ligada ao bem nem ao mal?
Vou definir pra você isso. Pegue agora mesmo uma moeda...Quantos lados ela tem?

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Dezembro de 2008, 13:38:14 »
Bem...

São três lados. O terceiro lado ao qual eu me refiro é aquele que ninguem percebe. Mas se você juntar várias moedas, o perceberá porque se tornará evidente. É a evidência o que impera, meu caro! Nesse exemplo, o mal seria a cara, o bem seria a corôa e a justiça seria o meio. Entendo perfeitamente o mal, assim como o bem. Acredita se eu te disser que seria capaz de apertar o botão vermelho, caso me fosse possível, se é que esteja me entendendo bem? Não levaria em conta nem mesmo o que tenho de mais valioso - meu filho. Por outro lado, eu seria capz de por minha vida em risco para salvar, mesmo a tua. O bem e o mal são irmãos gêmios univitelinos caminhando sempre de mão dadas. Se olhar para um, verá o outro. A justiça é a auxência de ambos ou a fusão de ambos. Vai depender do ponto de vista.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 13:40:20 por ICOGNITUX »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2008, 19:35:10 »
São três lados. O terceiro lado ao qual eu me refiro é aquele que ninguem percebe. Mas se você juntar várias moedas, o perceberá porque se tornará evidente. É a evidência o que impera, meu caro! Nesse exemplo, o mal seria a cara, o bem seria a corôa e a justiça seria o meio. Entendo perfeitamente o mal, assim como o bem. Acredita se eu te disser que seria capaz de apertar o botão vermelho, caso me fosse possível, se é que esteja me entendendo bem? Não levaria em conta nem mesmo o que tenho de mais valioso - meu filho. Por outro lado, eu seria capz de por minha vida em risco para salvar, mesmo a tua. O bem e o mal são irmãos gêmios univitelinos caminhando sempre de mão dadas. Se olhar para um, verá o outro. A justiça é a auxência de ambos ou a fusão de ambos. Vai depender do ponto de vista.

Concordo. Durante a maior parte do tempo bem e mal andam juntos e nossa postura em escolher um ou outro dependerá das circunstâncias. Entre ambos está o mais justo, uma vez que o que pode parecer ruim em determinada situação pode não significar o mesmo em outro momento. É essa zona cinzenta entre os conceitos de bom e mau que situo a legítima defesa, quando agimos em prol de nossa integridade física em detrimento da vida ou integridade física de outrem que nos ameaça. Sabemos que matar ou lesionar é crime, que, por sua natureza, é uma conduta condenável. No entanto, buscando aquilo que consideramos uma 'melhor conduta', não nos poupamos de preservar nossa vida e integridade física.

Bem...

Pessoas cultuam interesses. Mesmo pressupondo a existência de ideais universais de conduta, é inegável que existam indivíduos que divergem dessa 'universalidade de valores' e adotam posturas consideradas ruins pela maior parte da sociedade. Conscientemente, é possível que existam aqueles que cultuem o que há de mais pútrido nos seres humanos e isso não significa que tal pessoa pense que tais atos são desprezíveis - para ela, podem significar uma vida plenamente normal.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Dezembro de 2008, 12:24:55 »
Ah, sempre conto, mas é porque é foda... Na casa do meu cunhado o dragon z é proibido, pois tem um personagem chama Satan... (Os moleques não podem assistir esse desenho, e eles têm medo do desenho...!)

Esse:

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Dezembro de 2008, 12:56:29 »
Ah, sempre conto, mas é porque é foda... Na casa do meu cunhado o dragon z é proibido, pois tem um personagem chama Satan... (Os moleques não podem assistir esse desenho, e eles têm medo do desenho...!)

Esse:

Trata-se de uma das mais bem sucedidas séries de todos os tempos ao lado de "A Caverna do  Dragão", "Os Cavaleiros do Zodíaco", "Speed Racer"...
Apesar de alguns nomes, como no caso do Mr Satã, nos sugerirem uma analogia com conceitos nada convencionais, a série nos passa uma verdadeira lição de moral. Imagina que os mais poderosos inimigos de Kacaroto acabaram se tornando seus aliados mais significativos em suas batalhas posteriores. A série nos faz entender que inimigo e amigo não passa de uma simples questão de ponto de vista. Os fanáticos religiosos, vendados, como sempre foi, não conseguem vislumbrar as sutilezas, mas somente aquilo que esteja em pleno acordo com suas convicções religiosas - retrógadas. Respeito as religiões, mas não tolero fanatismo.
Coitado dessas crianças!

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Dezembro de 2008, 12:59:00 »

Concordo. Durante a maior parte do tempo bem e mal andam juntos e nossa postura em escolher um ou outro dependerá das circunstâncias. Entre ambos está o mais justo, uma vez que o que pode parecer ruim em determinada situação pode não significar o mesmo em outro momento. É essa zona cinzenta entre os conceitos de bom e mau que situo a legítima defesa, quando agimos em prol de nossa integridade física em detrimento da vida ou integridade física de outrem que nos ameaça. Sabemos que matar ou lesionar é crime, que, por sua natureza, é uma conduta condenável. No entanto, buscando aquilo que consideramos uma 'melhor conduta', não nos poupamos de preservar nossa vida e integridade física.

Bem...

Pessoas cultuam interesses. Mesmo pressupondo a existência de ideais universais de conduta, é inegável que existam indivíduos que divergem dessa 'universalidade de valores' e adotam posturas consideradas ruins pela maior parte da sociedade. Conscientemente, é possível que existam aqueles que cultuem o que há de mais pútrido nos seres humanos e isso não significa que tal pessoa pense que tais atos são desprezíveis - para ela, podem significar uma vida plenamente normal.
Quem é você? :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!