São três lados. O terceiro lado ao qual eu me refiro é aquele que ninguem percebe. Mas se você juntar várias moedas, o perceberá porque se tornará evidente. É a evidência o que impera, meu caro! Nesse exemplo, o mal seria a cara, o bem seria a corôa e a justiça seria o meio. Entendo perfeitamente o mal, assim como o bem. Acredita se eu te disser que seria capaz de apertar o botão vermelho, caso me fosse possível, se é que esteja me entendendo bem? Não levaria em conta nem mesmo o que tenho de mais valioso - meu filho. Por outro lado, eu seria capz de por minha vida em risco para salvar, mesmo a tua. O bem e o mal são irmãos gêmios univitelinos caminhando sempre de mão dadas. Se olhar para um, verá o outro. A justiça é a auxência de ambos ou a fusão de ambos. Vai depender do ponto de vista.
Concordo. Durante a maior parte do tempo bem e mal andam juntos e nossa postura em escolher um ou outro dependerá das circunstâncias. Entre ambos está o mais justo, uma vez que o que pode parecer ruim em determinada situação pode não significar o mesmo em outro momento. É essa zona cinzenta entre os conceitos de bom e mau que situo a legítima defesa, quando agimos em prol de nossa integridade física em detrimento da vida ou integridade física de outrem que nos ameaça. Sabemos que matar ou lesionar é crime, que, por sua natureza, é uma conduta condenável. No entanto, buscando aquilo que consideramos uma 'melhor conduta', não nos poupamos de preservar nossa vida e integridade física.
Bem...
Quis dizer que existem os que cultuam o mal e sua imágem emblemática e os que cultuam o bem com a sua imágem igualmente emblemática. São emblemas, tais como os escudos dos times de futebol. Hoje você odeia o obina por ele ser do Flamengo. Amanhã estará gritando seu nome, por ele estar com a camisa de seu time. São conceitos, meu amigo. Não precisamos de nada disso. Podemos buscar o caminho da justiça - não ser nem bom nem mal, mas justo. Religião???
Para mim, não passa de um´poderoso instrumento de manipulação.
Existe mesmo quem cultue o mal, conscientemente? Rebeldia, sim, sei que há quem cultue. Mas cultuar o mal é algo que nunca ouvi falar, e seria em qualquer hipótese uma idéia curiosa.
O que você entende por bem e mal? Especificamente, em que a justiça que você defende não seria ligada ao bem nem ao mal?
Pessoas cultuam interesses. Mesmo pressupondo a existência de ideais universais de conduta, é inegável que existam indivíduos que divergem dessa 'universalidade de valores' e adotam posturas consideradas ruins pela maior parte da sociedade. Conscientemente, é possível que existam aqueles que cultuem o que há de mais pútrido nos seres humanos e isso não significa que tal pessoa pense que tais atos são desprezíveis - para ela, podem significar uma vida plenamente normal.