Autor Tópico: Gente IGNORANTE de ciência e ORGULHOSA disso.  (Lida 2091 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Gente IGNORANTE de ciência e ORGULHOSA disso.
« Online: 24 de Setembro de 2008, 22:25:03 »
Eu vou ao Rio em dezembro ver Madonna, provavelmente de avião, e estava comentando com meu pai que quando voltei de São Paulo pela Gol ano passado mandei um e-mail dizendo que eles precisavam fiscalizar melhor o uso de eletrônicos em pousos e decolagens porque eles são PROIBIDOS durante esses procedimentos mas as pessoas não obedecem!! Basta a aeromoça que passa as instruções virar as costas na hora que ela tem que sentar que todo mundo pega seus malditos Ipod, Mp3, etc., ligam e metem nos ouvidos enquanto o avião ainda pousa ou decola, antes do comandante liberar o uso!! Me dava um ÓDIO DESGRAÇADO de ver isso acontecer mas eu não ia dizer nada por medo de passar por chato e nojento, mas imaginem morrer explodido, queimado e despedaçado porque um CALHORDA não podia ficar sem ouvir uma bosta de musiquinha por alguns minutos????

Aí eu estava falando isso com meu pai, que a Gol inclusive respondeu meu e-mail e que iria analisar minha queixa (não era resposta automática, não...) e ele veio com aquela conversa que COM CERTEZA todas aquelas pessoas que ligam seus eletrônicos nas horas proibidas também viriam, que não vê "pra quê" essas proibições, que não deve ter "nada a ver", que "pelo que ele sabe as frequências dos aparelhos são diferentes das que o avião usa", blé blé, e eu dizendo "mas se existe uma NORMA DE SEGURANÇA dizendo isso, como é que VOCÊ pode dizer que é uma coisa DISPENSÁVEL???" Quer dizer, dezenas de pessoas CAPACITADAS, que CONHECEM o assunto, resolvem determinar uma proibição dessas e aí um monte de gente LEIGA, que NÃO SABE DO QUE ESTÁ FALANDO, vai dizer que isso é uma coisa À TOA??? Que NÃO DEVE TER PERIGO NENHUM???? Eu sei que um avião não vai NECESSARIAMENTE bater e cair porque gente ignorante e burra não obedece essa norma, mas não é ÓBVIO que normas de segurança existem pra DIMINUIR RISCOS e se a gente desobedece uma delas a gente está AUMENTANDO UM RISCO, seja como for, seja qual for??

Quer dizer, vocês já passaram por isso???? De ver gente completamente LEIGA num assunto dispensar as conclusões de gente que ESTUDA aquilo por anos por completa IGNORÂNCIA??? Como é que ELES, que nem conhecem aquele assunto, podem emitir uma opinião dessas, que demanda conhecimento técnico complexo???? Vocês não têm vontade de SOCAR A CARA de uma pessoa vagabunda dessas???? Não vou chegar ao extremo de xingar meu pai nem nada, mas ele foi um exemplo de pessoa IGNORANTE, que APRECIA A IGNORÂNCIA e que ainda é ORGULHOSO NA IGNORÂNCIA, como todo mundo que faz isso!!

Fico irritadíssimo porque acho insuportável viajar de avião, MORRO de medo, e ainda ter de ouvir isso de "essa norma de segurança não deve servir pra nada"!!!! Porque eu SEI que "SERVE" pra alguma coisa, será que não entra na cabeça dessas pessoas que ninguém cria normas de segurança por "NADA"?? E que mesmo que elas se baseiem em dados controversos, é muito melhor prevenir do que ficar com toda essa EMPÁFIA DE IGNORANTE, é uma atitude nojenta!!

Aí depois ele falou sobre celulares em postos de gasolina, que ele não atende mas vê gente atendendo e usando o tempo todo em postos, que nunca "viu acontecer nada", que a norma diz que "pode criar fagulha" mas ele não imagina "COMO isso iria acontecer", quer dizer: pessoas ESTUDARAM o assunto, pessoas que SABIAM do que estavam falando, pessoas que TRABALHAm com questões de ondas eletromagnéticas, com montagens de equipamentos industriais, etc, e ELE vai dizer que essa norma deve ser À TOA???? COMO alguém pode ser assim, gente, "eu não imagino COMO" ser igual a "deve ser MENTIRA"??? Pior que eu pergunto COMO mas a MAIORIA das pessoas tem essa EMPÁFIA E ORGULHO IGNORANTES!!

Pois eu disse que lembrava SIM de uma notícia que vi na TV anos atrás, e que talvez por isso eu odeie tanto essa gente dos eletrônicos nos aviões, de um acidente de avião com dezenas de mortos que dizia que "aparentemente tinha sido causada por um DISCMAN ligado a bordo"!!!! E ele, claro, "não sei COMO, um DISCMAN?" "Não sei COMO", PODE isso???? Daí minha mãe aproveitou pra comentar de uma notícia de um frentista que tinha se inflamado porque o celular dele tocou enquanto ele enchia um tanque e ela viu na TV!

O que vocês acham?? Vocês sentem essa RAIVA, essa vontade de QUEBRAR OS OSSOS de gente IGNORANTE que ainda usa a ignorância como ESTANDARTE, como ORGULHO????

(E, aproveitando, outra coisa: POR QUÊ não se pode ser eletrônicos nos aviões durante os pousos e decolagens? Interfere nos aparelhos de bordo?)
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Gente IGNORANTE de ciência e ORGULHOSA disso.
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:33:22 »
Rapaz, sossega a periquita... Seja um pouco menos agressivo nas mensagens...

Bom, acontece que aparelhos eletrônicos emitem radiação, sim, em várias freqüências, mas mesmo que não haja casamento de freqüência, ous eja, o aparelho emitindo a 1.42GHz (Wi-fi/microondas) e o rádio do avião a 1.42GHz, pode haver interferência nos harmônicos, exemplo: O aparelho emitindo a 521MHz e o avião se comunicando a 1.42GHz. Ora, 1.42GHz é o dobro de 521MHz, o que significa que há um harmônico do sinal do aparelho eletrônico a essa freqüência. Isso acontece com todos os múltiplos inteiros, então, 10x a freqüência fuundamental também é um harmônico. É claro que quanto maior o multiplicador, menor a itnensidade da interferência, ams isso é ruído que pode prejudicar os sensores e os aparelhos de navegação e causar um acidente. Principalmente se tem 150 pessoas usando aparelhos que emitem RF.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:57:07 »
É, isso também me deixa com muita raiva, mas, eu acho que tu é muito estressado, cara.   :o

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:00:27 »
TÁ VENDO????? Tá vendo aí, estão VENDO o que estou dizendo????? Quer dizer, o que É uma frequência, realmente?? Não sei!! O que são mega-Hertz, giga-Hertz, etc?? Não faço a menor idéia!! O que são harmônicos de frequências?? Sei lá!! Mas não é por NÃO SABER que eu chego, com minha cara de IDIOTA, e digo "não vejo COMO isso poderia ter algum problema, deve ser EXAGERO desse pessoal"! Pessoas que SABEM estão dizendo que TEM um risco, então DEVE TER um risco, ué!! Essa atitude de "eu não conheço, não sei e DISCORDO" é absurda, e estúpida DEMAIS, é falta de educação total, talvez seja até falha de caráter!!!

O que me deixa indignado é ter visto fotos dos corpos do acidente da TAM e pensar que centenas de pessoas podem acabar assim, inclusive EU, porque os passageiros são deseducados, levianos, imprudentes e possuem EMPÁFIA E ARROGÂNCIA NA IGNORÂNCIA! Se fosse só os BOSTAS que desebodecem as normas que morressem, tanto pior, mas no avião estamos todos no mesmo barco!! Morre TODO MUNDO, até gente consciente!

Isso é só UM EXEMPLO de uma consequência trágica desse tipo de atitude de ignorância arrogante frente à ciência, que é muito comum!!
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 23:11:42 por BetinhOzinhO »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:03:20 »

Gente ignorante e orgulhosa de seus atos sempre houve, sempre há e sempre haverá.

Cabe a você quando ver tomar alguma atitude a respeito, porque as pessoas (aeromoças no caso) decerto que não têm como adivinhar quando violações acontecem.

A máxima é: "aquele que não defende seu direito não é digno dele".

Se te incomoda tanto essas violações, esperneie, só não coloque a culpa ou despeje sua raiva em quem sequer ficou sabendo do ocorrido, ou até mesmo em quem fez vista grossa, por não se achar incomodado pelo que lhe incomodou.

Se é lei, se houve descumprimento, e se tal fato te incomodou, vá atrás e lute por isso. Não dá para esperar que os outros percebam ou se indignem tanto quanto você, porque no mais das vezes, não lhes interessa.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:09:47 »
Oi, JUST EST ARS, tudo bem? Obrigado por participar deste tópico, você como sempre contribuindo muito com qualquer discussão, com suas observações ponderadas, raciocínios coerentes, respostas refletidas e argumentos compreensíveis!

Será que você LEU que eu MANDEI UM E-MAIL pra Gol? Espero que sim, você sempre possuiu uma percepção muito aguda! Te admiro muito por isso!

Espero que você mantenha-se dentro do escopo do tópico que seria a atitude orgulhosa de pessoas ignorantes em relação ao conhecimento científico! Se você quiser aprofundar mais a questão da minha psicologia e quiser compartilhar comigo mais conselhos sobre como melhorar minha atitude e minha vida, poderia abrir um tópico para isso onde dialogaríamos infindavelmente. Estou ansioso para saber quais dicas e insights você poderia me oferecer para me tornar uma pessoa melhor.

Obrigado!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:16:38 »

Ai ai...  :no:

Se você não quer ouvir respostas, não quer opiniões, sem qualquer ofensa pessoal a você, para quê abrir um tópico? Fica aí imaginando que seu e-mail é o melhor modo de resolver o problema e pronto.

Mais um que abre um tópico e não aceita uma posição que seja minimamente diferente de: "legal cara! Você está certo! Concordo com tudo! Parabéns! Nada a acrescentar!"  :no:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:18:28 »
Betinho, respire fundo e conte até dez antes de enviar a próxima resposta.

Jus, vá com calma.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:21:15 »
Eu apenas gostaria de agradecer ao JUST EST ARS, por se importar com meu aprimoramento como ser humano a ponto de destacar um defeito meu que precisa ser trabalhado. Infelizmente gostaria que não se tornasse a minha pessoa o centro do tópico, visto que não eu tinha esse objetivo e detesto holofotes. Obrigado!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2008, 23:23:34 »

Por nada, um grande abraço, e reconheço que de fato você está certo, concordo com tudo, dou parabéns e não tenho nada a acrescentar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:18:46 »
Gente, um celular ou outro aparelho emissor de radio-frequencia por si não derrubarria um avião.

O problema é que há possibilidade de que ele cause desvios de leituras em algum dos instrumentos de navegação. Existem equipamentos com funções mais criticas que são duplicados mas a analise de possiveis desvios dessas indicações pode tomar preciosos segundos de atenção do piloto em momentos criticos como decolagem e pouso...

E um avião cai por causa de certo encadeamento de muitos "pequenos" problemas...

Expliquei isso calmamente pra um toupeira com laptop ligado no pouso...ele deu shut down na hora...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:37:59 »
Um só aparelho, dificilmente.  Mas se cento e cinquenta passageiros resolvem ligar o celular ao mesmo tempo, tripulação alguma consegue convencê-los rapidamente a desligar.  Por isso é necessário ser rígido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:41:36 »
Me dava um ÓDIO DESGRAÇADO de ver isso acontecer mas eu não ia dizer nada por medo de passar por chato e nojento

Pô... você não pode se passar por chato e nojento diante das pessoas que ameaçam sua vida, mas pode subir nas tamancas aqui no fórum?

O Jus está certo. Do que você tem mais medo, se passar por chato ou de perder a vida? Intervenha. Manda o cara desligar.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:49:03 »
Atenção! Pessoas ignorantes se aproximando...

Miolos... Miolos... Miolos...

:histeria:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2008, 17:32:10 »
Eu não dou bola para essas coisas, não estresso, nem nada... Acho até engraçado as vezes. Fico na minha e se chegam a conversar comigo sobre isso, mesmo sabendo que é errado eu evito emitir minha opinião para não ficar naquela conversa chata; acho muito enjoativo ficar explicando essas coisas. Que nem o rick e renner, estressado não tem graça, faz amor que passa. :)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2008, 18:57:05 »
(E, aproveitando, outra coisa: POR QUÊ não se pode ser eletrônicos nos aviões durante os pousos e decolagens? Interfere nos aparelhos de bordo?)
Pode causar interferência na comunicação. Ao menos é o que dizem as companhias.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2008, 18:57:21 »
O risco de se ter uma fratura de crânio devido ao arremesso de um notebook durante um pouso ou decolagem parece ser maior do que o risco do avião cair. Veja abaixo:

"I've never experienced a navigational problem that could be traced to a cell phone," says one veteran pilot who didn't want his identity revealed. "From everything I've read, cell phones and most avionics shouldn't conflict."

So why do flight attendants make you put away your gear before takeoffs and landings? "That's more for making sure [we] have people's attention and for [individual] safety," he says. "If I have to hit the brakes and abort a takeoff, I don't want a laptop flying across the cabin."

The Federal Aviation Administration, which regulates cell phone use in a plane, has a different view: "The concern is that cell phones would conflict with onboard avionics," says Paul Takemoto, the FAA's electronics guru.

Is there scientific proof that cell phones can make planes go haywire? Some. In 2003 the Civil Aviation Authority--the FAA of the United Kingdom--ran tests using simulated cell phone signals in a chamber (not in an actual aircraft) and found problems. In some cases, the compass froze, some instruments displayed errors, and audio communications were difficult to hear due to interference.

Until additional tests prove otherwise, Takemoto says, the FAA prefers to err on the side of caution.

http://www.pcworld.com/article/116572/busting_the_biggest_pc_myths.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2008, 19:06:21 »
Voce está certo, Gigaview...
É que na aeronautica se trabalha (ou se deveria na maioria dos casos) em tentar minimizar ao maximo fatores de risco, mesmo sendo esses fatores pequenos.
Já foi verificado em testes a influencia de aparelhos eletronicos em avionicos extremamente sensiveis. Mas não foram todas as vezes que houve essa interferencia... mas o seguro morreu de velho
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2008, 19:07:53 »
Não se pode deixar de entender esse critério das autoridades.  Realmente, é um incômodo muito pequeno para os passageiros em comparação com os benefícios para sua segurança.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2008, 22:05:07 »
Pô... você não pode se passar por chato e nojento diante das pessoas que ameaçam sua vida, mas pode subir nas tamancas aqui no fórum?
O Jus está certo. Do que você tem mais medo, se passar por chato ou de perder a vida? Intervenha. Manda o cara desligar.

Oi, Dante, tudo bem?? Você como sempre bem incisivo em seus comentários extremamente pertinentes. Fico muito lisonjeado com seu desprendimento de me aconselhar a respeito do que devo fazer em situações de stress como essa e vou adicionar sua opinião à lista de procedimentos a tomar quando lidar com essas situações. Muito obrigado!

"I've never experienced a navigational problem that could be traced to a cell phone," says one veteran pilot who didn't want his identity revealed. "From everything I've read, cell phones and most avionics shouldn't conflict."
So why do flight attendants make you put away your gear before takeoffs and landings? "That's more for making sure [we] have people's attention and for [individual] safety," he says. "If I have to hit the brakes and abort a takeoff, I don't want a laptop flying across the cabin."
The Federal Aviation Administration, which regulates cell phone use in a plane, has a different view: "The concern is that cell phones would conflict with onboard avionics," says Paul Takemoto, the FAA's electronics guru.

Não se deve levar a ferro e fogo o que esses pilotos dizem, eles várias vezes estão ERRADOS, o Ceticismo Aberto tem um artigo sobre coisas de satélites e reentradas mal interpretados como OVNIS pelos pilotos, que supostamente seriam muito melhores do que qualquer outra pessoa que não trabalhasse com coisas de espaço (gente da NASA, etc.) pra falar sobre isso,  http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/oberg_pilots.htm, eles NÃO SÃO 100% maravilhosos porque são pilotos. Eu citei o acidente da TAM e foram OS PILOTOS que explodiram todo mundo em pedacinhos queimados, eu vi na TV que as manetes do avião foram analisadas e fotografadas exaustivamente e ninguém achou nada errado com elas!

Isso de "from what I've read" e "VETERAN PILOT" são a mesma coisa daqueles médicos que podem até serem bons médicos mas são completamente ignorantes sobre o que é o método científico, sobre estatísticas, etc, e ficam dizendo coisas como "pela minha experiência", "pelos casos que já atendi em meus consultórios", etc, pra chegarem a conclusões absurdas sobre doenças e curas!! Eles NÃO SÃO perfeitos porque são experientes e atuam na prática daquilo sem antes ESTUDAREM método científico e aplicarem ao que eles fazem, "pela minha experiência" se usa muito pra defender ignorâncias também!!! Então não se pode ficar confiando só em "gente experiente" que conclui coisas ao contrário do que pesquisas e estudos concluem, como esse piloto concluiu ERRADO e o órgão que você citou AFIRMA isso, esses médicos que falei concluem ERRADO e pesquisas e estudos CONFIRMAM isso!

E essa resposta no grupo do Ceticismo Aberto explica bem outros pontos:

http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/message/26803

A maioria das vezes, na maioria das situações, equipamentos aeronauticos resitirão a qualquer interferência. Com cabos novos, em boas condições, em situações padrão, etc, sem problema, até mesmo em caso de raios de tempestade.

Mas, nem toda situação será padrão, nem todo cabo será construído sem defeitos de fabricação (embora a taxa nesse caso seja realmente muito menor que equipamentos normais) e nem toda aeronava terá tudo em perfeitas condições. E nem todas as variáveis podem ser controladas por engenheiros ou técnicos aeronáuticos.

Mas mais importante que isso tudo, avaliações de risco são feitas a partir não apenas das chances de ocorrências daninhas, mas principalmente das consequências dessas ocorrências. Que nível de risco se está disposto a admitir quando as consequencias são drásticas.

Por exemplo, se um sistema de celular interferir com o GPS de um ônibus, as consequências são o motorista se perder e levar mais tempo para chegar no destino. Se um sistema de celular interferir na bússula eletrônica de um avião, as consequencias são a morte de todos os passageiros. Que v~ivel de risco estamos dispostos a admitir nestes casos?

99,99 da vezes em que se ligar o celular em um avião nada vai acontencer, e nenhuma interferência nos equipamentos de bordo. Mas quem aceitaria voar sabendo que pode estar no 0,01% das vezes em que vai interferir?

As regras da aviação são rígidas, exageradamente rígidas, porque as consequências são drásticas, exageradamente drásticas se algo der errado.

Ah, e essa:

http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/message/26794

(...)Jonas Ferreira Santana, gerente de fiscalização e diagnóstico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)(...)

- Quando faz ou recebe ligações, o telefone celular emite ondas eletromagnéticas de alta potência que podem causar interferência, emitir falsos sinais para equipamentos de bordo e até mesmo desligar algo que esteja controlando a aeronave durante o vôo - explica Santana.

(...)

*Com informações de arquivo O Globo, Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) artigos 91:3, 121:306 e 135:144, Lufthansa e Air France.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2008, 22:07:53 por BetinhOzinhO »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2008, 22:24:40 »
Por que as empresas que projetam e fabricam aviões não incluem uma gaiola de Faraday na cabine dos passageiros e dispositivos de fixação de notebooks? Os únicos prejudicados (?) seriam os usuários de celulares.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2008, 23:07:37 »
Porque nessa escala, uma gaiola de faraday dificilmente seria suficiente pra evitar a interferência. Nessa escala é difícil ser um condutor eficiente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2008, 23:12:37 »
Porque nessa escala, uma gaiola de faraday dificilmente seria suficiente pra evitar a interferência. Nessa escala é difícil ser um condutor eficiente.
Na verdade a fuzelagem é uma gaiola de faraday...mas os avionicos e o equipamento interferente estão dentro dela...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2008, 23:15:19 »
Sim, mas para sinais na escala dos sinais enviados pelo celular, não é muito eficiente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2008, 23:19:13 »
Sim, mas para sinais na escala dos sinais enviados pelo celular, não é muito eficiente.
Sim, o comprimento de onda muito pequeno (ordem de centimetros) acha "brechas" mais facilmente na "blindagem", e a gaiola de faraday tambem deveria separar as centenas de fios e cabos do equipamento interferente, como estão os dois do mesmo lado da "blindagem" isso não acontece...Já a gente tá protegido dentro da aeronave de raios, por exemplo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!