O que invoca nesta situação é que não interessa se o Muslim Buceteiro só tenha direito à devolução do dinheiro, ou ao dobro do valor, ou a uma indenização de 20 salários a título de danos morais ou sei lá mais o quê... a bosta da OI vai sair no lucro porque qualquer quantia que ela tiver de pagar ao MB é irrisória face à totalidade de indivíduos lesados que nem irão perceber a mutreta ou que vão achar que 20 reais a mais por um chip é algo demais pequeno para se levar a juízo ou que não tem condições de fazê-lo ou que acabarão sendo convencidos de que é culpa deles não terem lido as letras minúsculas escondidas no rodapé do panfleto da promoção (esta em letras garrafais).
Enquanto o Estado agir apenas sob demanda, como ocorre nestes casos, as empresas telefônicas vão continuar cobrando tarifas incoerentes com as anunciadas, as tvs por assinatura vão continuar fazendo propaganda enganosa sobre seus planos (Apenas 40 reais por mêsTaxa promocional para novas adesões válida para os dois primeiros meses de contrato; do terceiro mês em diante será cobrada a tarifa básica de 150 reais.), os fabricantes de alimento vão continuar a usar frases proibidas por lei em suas embalagens ("sem colesterol"/"rico em Omega 3"/"proteja seu coração"/etc), as operadoras de crédito popular vão manter o uso de métodos estelionatários na captação de sua clientela...
Afinal, se um em mil reclamar e tiver direito a algum tipo de ressarcimento, que prejuízo eles tem, face ao lucro obtido em cima dos outros 999? O fato é que, mesmo que a OI seja punida com o pagamento de uma indenização, vai morrer nisto. Não há prisão, não há apreensão do material de campanha enganoso, não há uma medida do Estado (acho que deveria ser do MP, neste caso) no sentido de que todos os lesados sejam ressarcidos (mesmo os que não foram reclamar), não há nenhuma punição que torne um mal negócio negociar desonestamente. A OI vai continuar fazendo o mesmo tipo de propaganda enganosa, vai continuar colocando letrinhas minúsculas na vertical esquerda dos seus sites, os clientes vão continuar se... e há muito pouco o que ser feito. É sentar no boteco da esquina, pedir uma dose de limão marvado, e chorar meu amigo... chorar você pode.