Autor Tópico: Cientificismo Ateísta  (Lida 3579 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Cientificismo Ateísta
« Resposta #25 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:26:16 »
Tupac,

Não acho que o ateísmo seja uma posição a ser sustentada, para mim é apenas uma posição a ser falseada e para isso é necessário que uma prova de que exista um deus.

Me diga. Quais convicções têm um ateu? Quais são as minhas convicções como ateu e as suas?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #26 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:33:09 »
Fernando,

Sobre o quanto mais científica uma pessoa maior a tendência ao ateísmo, concordo. É devido principalmente a isso o crescente aumento do ateísmo no Brasil. Mas o caminho mais fácil de ser ateu é não deixar o meme pegar você antes de formar sua opinião, geralmente na pré-adolescência, mas nesta idade a grande deixam-se levar pela opinião dos pais ou dos que estão ao seu redor.

Estou pendendo seriamente a mudar de opinião sobre validade da divulgação do conhecimento científico no país ao invés da liberdade de pensamento.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #27 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:36:16 »
Sempre me chamou muito atenção a propaganda da revista cética Skeptical Inquerier, da Csicop que estampa adesivos e camisetas com a frase "I doubt It!"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 30 de Setembro de 2008, 17:54:05 »
Intrometendo-me...

Fernando,

Sobre o quanto mais científica uma pessoa maior a tendência ao ateísmo, concordo. É devido principalmente a isso o crescente aumento do ateísmo no Brasil. Mas o caminho mais fácil de ser ateu é não deixar o meme pegar você antes de formar sua opinião, geralmente na pré-adolescência, mas nesta idade a grande deixam-se levar pela opinião dos pais ou dos que estão ao seu redor.

Estou pendendo seriamente a mudar de opinião sobre validade da divulgação do conhecimento científico no país ao invés da liberdade de pensamento.

Eu diria que nao é tanto o conhecimento científico (dos frutos da ciência, ou sua fachada, por assim dizer), mas do método
científico, juntamente (e isso é crítico) a uma atitude curiosa que podem levar alguem a chegar espontaneamtente ao ateísmo.
O que muita gente nao percebe é  que a essência do método científico contradiz frontalmente a essência do pensamento religioso:
uma diz "duvide, teste, e aceite". A outra diz: "aceite, e ignore a evidência em contrária."

A atitude curiosa consiste em se perguntar quais sao os fundamentos de sua religiao. O pedigree da fé. E o que se vê é que por
trás de todo o discurso polido e sofisticado de pastores e teólogos existem as superstiçoes de sociedades pré-industriais.

As pessoas podem perfeitamente entender a fachada da ciência sem se preocupar com o seu mecanismo, e ao mesmo tempo
aceitar as "verdades" religiosas e ignorar a origem dos seus dogmas. Da mesma forma que muita gente sabe dirigir mas nao tem
a menor idéia de como funciona uma embreagem.

Resumindo: nao é preciso ser um cientista para chegar a descrer. Mas ajuda se você entra em contato com o método científico,
da mesma forma que é sempre bom ter um amigo que entenda de mecânica!

Pessoalmente, ficarei muito feliz se pelo menos as pessoas passarem a considerar uma falta de educaçao tentar empurrar suas
crenças metafísicas na goela alheia, e se a falta de fé religiosa parar de ser confundida com falta de caráter.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Setembro de 2008, 18:02:15 »
O certo é se chegar ao ateísmo sem planejar, apenas seguindo o caminho de seus questionamentos.
É um dia descobrir que virou ateu, sem nunca ter desejado isto.
Quem "decide" que vai se tornar ateu deve ter um problema qualquer.
Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo, um abandono da crença gradual, a medida que surgiam mais duvidas e eu procurava responde-las...

Tupac,

Não acho que o ateísmo seja uma posição a ser sustentada, para mim é apenas uma posição a ser falseada e para isso é necessário que uma prova de que exista um deus.

Me diga. Quais convicções têm um ateu? Quais são as minhas convicções como ateu e as suas?
Eu imaginei alguem que se dissesse ateu e que desconhecesse sobre ciencia, pra esse, qualquer pseudo-prova que os religiosos inventassem já seria válida. Quando disse "sustentar essa posição" me referia a tal pessoa. Sem um conhecimento cientifico tal posição seria falseada no primeiro deus da lacunas que ele encontrasse, ou no "inteligentissimo" Paley, e etc. Seria facil falsear tal postura devido a ignorancia em ciencia.

Quanto a quais são as suas convicções eu não tenho muita coisa a dizer, alias, eu não tenho quase nada.
A unica coisa que sei é que você tem sim motivos que o levaram a se tornar ateu, e que possue motivos para sustentar essa postura, e posso arriscar uma aposta de que a ciencia esta metida nisso...

Não entendi os motivos das perguntas... Por um acaso você é ateu sem motivo algum? sem convição nenhuma???
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 18:06:11 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Outubro de 2008, 19:03:46 »
É que os teístam vêm usando muito a ciência (o que ela descobriu e o que ainda não sabe) para defender a idéia de que seu deus particular existe. Alguns ateus pensam que respondendo as invençôes deles vão matar a questão, mas estão enganados. O interesse dos teístas na ciência tem outras motivações.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Outubro de 2008, 22:01:57 »
É que os teístam vêm usando muito a ciência (o que ela descobriu e o que ainda não sabe) para defender a idéia de que seu deus particular existe. Alguns ateus pensam que respondendo as invençôes deles vão matar a questão, mas estão enganados. O interesse dos teístas na ciência tem outras motivações.

Tive recentemente uma discussão com um crente que, parcialmente, sustentava sua crença em "provas científicas" (que, diga-se de passagem, foram todas refutadas).
Quando mostrei à ele todas as refutações e provei que estava errado, ele não parou de acreditar. O contrário. Apenas começou a fundamentar mais sua crença na fé. Só.
 Tenho um amigo ateu que não liga para a ciência. Para ele, um deus não faz sentido, só isso.
Eu me tornei atéia e precisei colocar algo no lugar da resposta genérica "deus". As respostas que substituíram a crença num deus, vieram da ciência. Eu não consigo imaginar como alguém pode viver sem resposta alguma para tudo, mas existe gente assim, realmente...

Acrescentando: A ciência tem credibilidade, e obviamente, eles tentarão puxá-la para seu lado para sustentar mais ainda suas crenças...  (um absurdo).
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2008, 07:27:53 »
A religião entra em conflito com a ciência quando rejeita aquilo que nós percebemos com nossos sentidos e instrumentos em favor das lendas em um livro de mitologia.

Quando se agarra à fé até mesmo diante de evidências em contrário.

E comete um crime quando tenta impor essa visão a quem não acredita nela.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 02 de Outubro de 2008, 09:09:37 »
Este tópico do Jus é uma boa leitura:

../forum//topic,17822.0/topicseen.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #34 Online: 02 de Outubro de 2008, 12:01:24 »
A religião entra em conflito com a ciência quando rejeita aquilo que nós percebemos com nossos sentidos e instrumentos em favor das lendas em um livro de mitologia.

Quando se agarra à fé até mesmo diante de evidências em contrário.

E comete um crime quando tenta impor essa visão a quem não acredita nela.

Vou repetir um lance que eu disse ao Agnóstico em outro tópico, pois acho que cabe aqui também:

Agnóstico,

Bom te ver aqui. :tintin:

O que eu venho afirmando pode ser melhor entendido se observarmos o texto abaixo:

Religião Egípcia

"...Um dos maiores exemplos da importância que a imortalidade da alma tinha para o povo e para a religião egípcia e o mito de Osíris. Conta a lenda que Osíris, filho de Geb (a Terra) e com ajuda de sua mulher Ísis, ensinou aos homens a agricultura (principal atividade econômica do Egito antigo). Seu irmão Seth, tomado de ciúmes, afoga Osíris no rio Nilo e depois o esquarteja e espalha seus pedaços pelo Egito. Ísis recolhe todos os pedaços, refaz-lhe o corpo e o ressuscita, tornando ele a viver no céu. Hórus seu filho mata Seth, vingando Osíris, e como prêmio recebe o trono do Egito. Esta lenda além de justificar a divindade dos Faraós, que são descendentes de Osíris, representa, através do retorno de Osíris a vida, a imortalidade da alma e a reencarnação.

Atualmente a antiga crença dos egípcios perdeu-se no tempo
, a população daquele país hoje segue o islamismo, entretanto a contribuição legada por eles permanece. Através da sua grande preocupação com as questões espirituais e da vida além da morte deixaram muitos ensinamentos que, desenvolvidos por outras correntes religiosas, inspiram uma compreensão mais ampla da relação entre o homem e o mundo espiritual..."
http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/religioes/egipcia.html

Vê como as religiões Vem e Vão?
Quem se importa com Zeus Hoje?
Quem se preocupa com o Ragnarok de Odim?
Quem tá ligando pra Baal?

Eles se foram... Não são mais "assunto".... São assunto de notas de pé de página em livros de História pois é justamente o que são.Notas de rodapé.
Eles se foram... E a soma dos angulos internos de um triângulo continuou a mesma.
Deixaram de ser "assunto".... E a lua não saiu de nossa órbita.
O Budismo, o espiritismo etc., como as outras religiões, também se irão.
Porque não se sustentam... São como DINOSSAUROS no Sec. XXI.
Enfeiam a paisagem com seus rancores de lavadeira...
Obstruem a ciência com seu misticismo anacrônico...
E a Ciência, a bendita ciência, Nossa vela na escuridão, Nosso mimo, Nosso Xodó...
Essa não passa, Não passará... Esteve conosco na Pedra Lascada e esta conosco no Acelerador de partículas!
A Ciência, que pretende UNIR o que a religião SEPAROU ( Por que na hora da vacina os budistas tomariam uma vacina contra a Aids que os espíritas houvessem descoberto... E VICE VERSA! ), a ciência é desafiada por este misticismo bobo, essas briguinhas de lavadeira...
Esses dinossauros deveriam buscar um grande poço de piche e afundar com o que lhes resta de dignidade!

Entende meu amigo?

TEM de deixar de ser "ASSUNTO"!
Tem de virar assunto.
Tem de deixar a Humanidade em paz!
Finalmente em PAZ!

Abraço

Abraço :ok:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2008, 12:10:24 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!