Autor Tópico: Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'  (Lida 7894 vezes)

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'
« Online: 02 de Outubro de 2008, 15:07:58 »
Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'

Mudanças na visão de peixinho africano alteram preferência de fêmeas.
As que vivem em água funda querem vermelhos; as de água rasa, os azuis.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

É a prova definitiva de que a beleza está nos olhos de quem vê, ao menos se você é um peixinho africano. Uma equipe internacional de pesquisadores mostrou que a diferenciação entre duas espécies que vivem num lago provavelmente aconteceu porque uma delas precisa enxergar melhor a cor vermelha, enquanto outra tem de otimizar a visão do azul. Com isso, machos vermelhos ou azuis se tornaram os preferidos, dependendo do ambiente, o que teria iniciado o processo de especiação, ou seja, de formação de espécies.

A simpática pesquisa, coordenada por Ole Seehausen, da Universidade de Berna (Suíça), está na edição desta semana da revista científica britânica “Nature”. Seehausen e seus colegas de três continentes resolveram meter a mão numa cumbuca antiga: será que duas populações de animais podem se transformar em espécies distintas sem barreiras geográficas (como um rio ou uma montanha) entre elas? Segundo os pesquisadores, a resposta para os peixinhos do lago Victoria (que fica entre o Quênia, a Tanzânia e Uganda, na África Oriental) é sim.

A chave está nas diferenças de profundidade das águas onde vivem os ciclídeos Pundamilia pundamilia e Pundamilia nyererei. Os ciclídeos do lago Victoria são famosos por suas cores deslumbrantes, o que os levou a freqüentar aquários de água doce do mundo inteiro, e pelo aparecimento de centenas de espécies no lago em poucas centenas de milhares de anos, fenômeno único no planeta. Acontece que as duas espécies mencionadas acima são diferentes na cor nupcial de seus machos: a P. pundamilia tem machos azuis-acinzentados, enquanto os rapazes P. nyererei são amarelos, com dorso vermelho-escarlate. Os machos vermelhos vivem em águas mais fundas, onde é mais fácil perceber a cor vermelha, enquanto os azuis ficam no raso, onde a coloração azulada aparece mais.

A sugestão óbvia era a seguinte: será que a diferenciação justamente por causa da profundidade da água, levando as fêmeas a preferirem os machos de cor mais marcante em cada ambiente para acasalar conforme o tempo passava? Para isso, os pesquisadores precisavam testar a capacidade dos peixes de perceber essas cores. E eles acharam um jeito esperto de fazer isso: avaliando genes dos bichos que contêm a receita para uma proteína essencial dos receptores de luz nos olhos.

O que acontece é que certas variantes dessas proteínas são otimizadas para captar a faixa do azul, enquanto outras captam melhor a do vermelho. E, ao examinar o DNA de centenas de peixes, os pesquisadores acharam justamente a correlação esperada: bichos que vivem no fundo e cuja população tinha machos avermelhados tinha visão adaptada para enxergar mais o vermelho, e a mesmo acontecia para águas rasas e a visão do azul. O mais provável é que as necessidades visuais tenham enviesado a noção do belo entre as fêmeas. Ao longo do tempo, as de águas fundas só se acasalavam com os machos vermelhos, e as de águas rasas só tinham bebês com os azuis, sacramentando a separação.

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL781186-5603,00-CIENTISTAS+FLAGRAM+FORMACAO+DE+NOVAS+ESPECIES+DE+PEIXE+AO+VIVO.html

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 10:11:17 »
http://files.nireblog.com/blogs3/etosbrasil/files/173_sereia_pedras.jpg
http://sempatria.zip.net/images/Peixe-cachorro.JPG
Isto aqui para mim seria uma espécie se transformando em outra.(ESPECIAÇÃO) :umm:
EXISTE ASSIM ALGO NA NATUREZA?
Sempre ouvir dizer que a especiação é lenta e leva milhões de anos. Se for assim é claro que uma espécie não iria virar outra de um dia para a noite, mas seria bem observável uma espécie deixando de uma uma estrutura física a sua espécie anterior. Não!  :umm:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 10:13:18 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 10:38:36 »
EXISTE ASSIM ALGO NA NATUREZA?
Ó Odin, dai-nos paciência !!!! :nao3:

Leituras recomendas a Erivélton, além da do artigo :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Especia%C3%A7%C3%A3o
http://en.wikipedia.org/wiki/Speciation

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 10:40:53 por Humberto Francis »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:45:13 »
É Francis, estou cansado de ler este artigo sobre especiação no wilkpédia
Procure me explicar como a estrutura física de uma espécie muda lentamente de uma para outra sem aplicar a teoria científica.
Vamos exemplificar isto na prática.
Tipo assim:
http://www.bijornal.blogger.com.br/cachorro_gente.jpg

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:00:16 »
Procure me explicar como a estrutura física de uma espécie muda lentamente de uma para outra sem aplicar a teoria científica.
Tipo assim:

Vc só exemplifica, neste caso aquilo, que eu torcia para que não fosse verdade : seu caso não é só ignorância, é má-fé mesmo  ...  Muita má-fé ... ;)
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:07:39 »
Entenda: cachorro não vira gente. Cachorro e gente têm ancestral em comum, mas num não vira outro. Pense numa árvore. Os galhos partem do tronco, não nasce um galho ligando um galho a outro.

Mas ninguém disse que não aparecem misturas esquisitas:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 13:44:43 »
Tipo assim:

Olha Erivelton,

Você já recebeu informações suficientes neste fórum para parar com estes "non senses"...

Estou lhe dando uma advertência formal por tratar por sério um "argumento" que só poderia ser piada. Isso caracteriza sim, sua má fé com relação ao assunto.

Se você quer fazer piada, poste na área apropriada.

Estou levando este caso à moderação e solicitando a opinião do colegas sobre lhe aplicar um cartão amarelo. Portanto, esta possibilidade ainda não está descartada.

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 17:43:38 »
Apresentei um seminário sobre esses peixes nos lagos africanos (já falei sobre isso aqui). O artigo que usei é bem bonito, fala sobre a interferência da luminosidade- visão dos peixes e as preferências que levem às especiações!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 18:00:31 »
Hmm... Dando uma de advogado de Jesus: do que li no post nao achei que o resultado deles corresponde a "flagrar a formaçao de
uma nova espécie." Parece mais uma explicaçao de um dado a partir da teoria da evoluçao. Notem que nao duvido da conclusao, só do
título do tópico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 18:03:37 »
Hmm... Dando uma de advogado de Jesus: do que li no post nao achei que o resultado deles corresponde a "flagrar a formaçao de
uma nova espécie." Parece mais uma explicaçao de um dado a partir da teoria da evoluçao. Notem que nao duvido da conclusao, só do
título do tópico.

Concordo...apenas é a explicação! Esses lagos são bem recentes, acho que isso que deveria ser colocado em evidência!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:37:31 »
Olha Erivelton,
Você já recebeu informações suficientes neste fórum para parar com estes "non senses"...
Estou lhe dando uma advertência formal por tratar por sério um "argumento" que só poderia ser piada. Isso caracteriza sim, sua má fé com relação ao assunto.
Se você quer fazer piada, poste na área apropriada.
Estou levando este caso à moderação e solicitando a opinião do colegas sobre lhe aplicar um cartão amarelo. Portanto, esta possibilidade ainda não está descartada.
Mas foi assim mesmo que todas as diferentes espécies que vemos hoje se formaram? A maioria das pessoas concorda que as bactérias evoluem de forma diminuta (microevolução), mas existem controvérsias sobre a idéia da especiação (macroevolução). Vejamos as origens dessa controvérsia.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/evolucao7.htm

Ao responder as questões que ainda permanecem em aberto, a teoria da evolução se tornará completa ou será substituída por outra que explique melhor os fenômenos que vemos na natureza. É assim que funciona o processo científico.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/evolucao8.htm

Eu pesquiso a especiação a mais de 4 anos e voce Nina vem me dizer que estou com piadas?
Segundo eu tenho lido conforme coloquei o site acima a especiação ainda é muito controversa.
Eu só queria que alguém que estuda a evolução a fundo pudesse me esclarecer como uma espécie muda sua estrutura física gradativamente ao longo de milhões de anos.
Isto é fazer piada?
Por isto coloquei fotos de animais mostrando como uma evolução poderia se transformar lentamente.
Eu não estou vendo nenhuma piada nesta questão.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:39:02 »
Vc só exemplifica, neste caso aquilo, que eu torcia para que não fosse verdade : seu caso não é só ignorância, é má-fé mesmo  ...  Muita má-fé ... ;)
Sinceramente eu não entendi nada do que falou.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:41:06 »
Entenda: cachorro não vira gente. Cachorro e gente têm ancestral em comum, mas num não vira outro. Pense numa árvore. Os galhos partem do tronco, não nasce um galho ligando um galho a outro.
Sr. SnowRaptor, eu não disse que um cachorro vira gente. Onde eu disse isto?
Apenas coloquei exemplos de como seria uma mutação lenta de uma estrutura física para outra de uma forma lenta em milhões de anos. Será que não percebes?
Mas ninguém disse que não aparecem misturas esquisitas:
Ué, pode colocar fotos de animais aqui?
Pelo que sei minha postagem foi excluída por eu colocar uma foto. Não entendi. :?:
Quanto a foto que colocou está realmente bem colocado a idéia de um ancestral comum. Uma criatura esquisita no seu estado original. Acontece que este animal que colocou não ficou só nisto e com tempo foi modificando sua forma. Hoje muitas espécies estão aí e não vemos uma ter sua estrutura física estacionada em duas espécies aparentes como bem coloquei nas imagens das fotos.
Exemplo:
http://leaderlock.blogs.sapo.pt/arquivo/archaeopteryx4.jpg
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 22:49:48 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:01:47 »
Focalize bem a cara deste cachorro e veja que ele está biologicamente sofrendo uma mutação.
Os seus lábios, os olhos e a testa estão com aparência de outra espécie. Por aqui vemos uma tranformação lenta. Isto é piada?
O Pedro Ac chegou a me responder uma vez que o cranio do ser humano esta se modificando e ao longo de milhões de anos poderá afetar a nossa mente. Não me lembro mais onde postou esta mensagem.
Se a especiação funcina geneticamente neste modelos teríamos que ver milhões de espécies aparentando ter várias estruturas genéticas modificadas para se tornar outra estrutura física.
Mais ou menos assim:
http://farm2.static.flickr.com/1174/1347628753_432ccaa9d2.jpg?v=0
Este estaria sofrendo uma mutação no rosto. Lentamente então veríamos que aquela espécie foi um ancestral do macaco.
Entenderam meu ponto de vista?
Parece ser infantil, mas antigamente a ciência pensava que dentro de uma célula sexual já vinha uma espécie pronta em miniatura.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:13:01 »
Focalize bem a cara deste cachorro e veja que ele está biologicamente sofrendo uma mutação.
Os seus lábios, os olhos e a testa estão com aparência de outra espécie. Por aqui vemos uma tranformação lenta. Isto é piada?

Até quando você vai ficar postando essa montagem ridícula como se fosse assunto sério?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:25:12 »
Até quando você vai ficar postando essa montagem ridícula como se fosse assunto sério?
Tua crítica resolveu a situação?
Como é que funciona então a especiação lentamente?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 02:04:44 »
Erivelton, você podia fazer o seguinte: peça para deus te iluminar cientificamente, caso nada ocorra, é vontade dele que você não entenda nada de ciência. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:58:41 »
Erivelton, você podia fazer o seguinte: peça para deus te iluminar cientificamente, caso nada ocorra, é vontade dele que você não entenda nada de ciência. :)

O milagre só ocorre se a pessoa quiser ser abençoada.

Obviamente não é o caso.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:04:23 »
Ué, pode colocar fotos de animais aqui?

O que se orientou foi não fazer foto-postagens, ou seja, respostas com fotos irônicas ou humorísticas para satirizar alguma postagem anterior. O que o Snow fez foi postar uma foto elucidativa.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:56:24 »
Olha eu preciso dar uma pausa esta semana pois carnaval está chegando e tenho muita televisão para consertar.
Durante o carnaval voltarei para continuar minha pesquisa sobre a especiação.
A princípio vou deixar a postagem de uma amiga minha que estuda biologia:
Olá Erivelton, olá Danilo. Desculpem-me pela ausência.
Dei uma olhada na discussão de vocês, é realmente um assunto muito complicado, daqueles que sempre saem brigas...
Mas acho que o melho jeito de enxergar isso é entendendo que Ciência e religião não são ordens da mesma grandeza, são coisas completamente diferentes que não devem ser comparadas (vejam bem, são diferentes, não opostas!).
A Ciência é testada, contestada e aceita, nem que seja por curto período. Pode até ser refutada, mas, em algum momento, ela é uma verdade. É simplesmente feita por paradigmas, mas sempre fundamentada na razão da época. È claro que a Ciência não explica tudo, talvez nunca explique, mas a busca por fatos concretos será sempre feita.
Não sei discutir religião, não é a minha praia. Mas fé não requer comprovação, ninguém que a tem exige explicação em troca. Pode até ser que exista um ou vários deuses, ou que eles "eram astronautas" ou qualquer outra coisa (já que existem muitas religiões diferentes e ninguém pode apontar a certa), mas nenhuma delas é testável. Acho legal e até importante acreditarmos em alguma coisa, uma forma primitiva de explicarmos o que desconhecemos, mas que nos consola e acalenta.
Tem um livro que achei perdido na biblioteca do IB-USP, há muitos anos, que se chama "A religião do cientistas", se vocês acherem, leiam que é interessante. É uma pesquisa sobre a religião de cientistas das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas,
e como eles encaram isso. O que achei mais interessante é que o pessoal de Humanas acredita menos em deus que os de Biológicas, e em geral, a grande maioria dos cientistas acreditam sim em Deus. Não fiquei chocada, pois já entendia que uma coisa não tinha nada a ver com a outra.
Erivelton, gostaria que você entendesse que a Ciência é legal, e ninguém quer brincar de ser Deus. Um cientista é como uma criança curiosa tentando entender como as coisas funcionam. E nem sempre ela vai descobrir. Mas tudo que hoje nos acrescenta, seja, na Biologia, Engenharia, Física, Filosofia, Medicina e em diversas áreas, é graças a eles. Tem gente que até pode achar que foi Deus quem permitiu tudo isso, e pode até ser verdade, mas ainda assim o mérito é deles.
Desculpem qualquer coisa.
Até mais

Um bom carnaval para todos. :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 11:20:16 »
Um ancestral comum se transoformando num porco.
http://louletania.blogs.sapo.pt/arquivo/porco.jpg
Falta mais alguns milhões de anos para ele ficar totalmente assim:
http://breakingsilence.files.wordpress.com/2007/08/porco.jpg

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 11:25:47 »
Um ancestral comum se transoformando num porco.
http://louletania.blogs.sapo.pt/arquivo/porco.jpg
Falta mais alguns milhões de anos para ele ficar totalmente assim:
http://breakingsilence.files.wordpress.com/2007/08/porco.jpg

Erivelton, você levou seu segundo cartão por causa desta mensagem. Se continuar postando esses argumentios falaciosos ignorando as mensagens dos demais usuários, receberá o terceiro e último cartão, i8mplicando em banimento permanente.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 14:20:29 »
Tua crítica resolveu a situação?
Como é que funciona então a especiação lentamente?

Acho que tem lugar e hora para gracinhas. E você está passando do limite postando montagens de photoshop aqui, debochando dos demais usuários. Por mim você já estaria banido.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:10:54 »
O que entendo do link que postei é o fato de em um lago tão recente os cientistas conseguirem companhar o procesos de especiação em uma população, demostrando que não são precisos milhares de anos para ela acontecer.
Esse foi o motivo da abertura desse tópico, uma especiação "instantânea" (a níveis planetários deixando claro).
Aliás a diversidade de peixes clclideos nesses lagos é uma comprovação por sí da especiação.

Mas que a má vontade e a obsseção por distorcer as coisas para acomodar seus dogmas do Erivelton é impressionante, isso é.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:14:45 »
Acho que tem lugar e hora para gracinhas. E você está passando do limite postando montagens de photoshop aqui, debochando dos demais usuários. Por mim você já estaria banido.

Isto está sendo discutido agora.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!