Mando o comunicado que o IFSC (Instituto de Física de São Carlos) escreveu em resposta a palestra da "origem do universo", pois estava no folder que o IFSC apoiava a palestra.
Comunicado do IFSC
Utilização do Auditório do IFSC para palestra sobre criacionismo
A DIRETORIA DO IFSC COMUNICA que a palestra “O Universo – Teoria sobre a Origem - Criacionismo Científico“ a ser proferida por Adauto Lourenço, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em 16/10/2008, não foi organizada pelo IFSC e não tem o apoio dessa Unidade ou da sua Diretoria, que veementemente repudia idéias obscurantistas ou anti-científicas, como a teoria criacionista ou afins, especialmente quando discutidas no ambiente nominado a emérito professor do IFSC que tanto tem se dedicado a erradicar essas idéias.
O Auditório foi cedido pelo IFSC de acordo com as normas específicas para sua utilização, que incluem a solicitação por escrito por docente responsável, nesse caso um professor do departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, que ao fazê-lo explicitamente assume a responsabilidade pelo conteúdo do evento realizado.
A Diretoria do IFSC defende intransigentemente o multiculturalismo, a liberdade de pensamento e expressão, e o direito à voz e à livre manifestação de opiniões, e considera o debate amplo e aberto de idéias, teorias e modelos, o caminho científico correto para sua validação ou desqualificação. Nesse sentido, desde já, o IFSC se compromete a organizar no mesmo local, em data não superior a 30 dias, uma outra palestra a ser proferida por eminente biólogo, para a exposição clara sobre todas as centenárias evidências cientificas que demonstram a prevalência da Teoria da Evolução e dos modelos físicos da origem do Universo, de forma a contrapor com fatos as idéias e teorias obscurantistas.
São Carlos, 16 de outubro de 2008.
Prof. Dr. Glaucius Oliva
Diretor do Instituto de Física de São Carlos
Universidade de São Paulo