Autor Tópico: Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'  (Lida 7895 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Cientistas flagram formação de novas espécies de peixe 'ao vivo'
« Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:35:53 »
Eu pesquiso a especiação a mais de 4 anos e voce Nina vem me dizer que estou com piadas?

Olha só, mais uma piada...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:02:04 »
Eu pesquiso a especiação a mais de 4 anos e voce Nina vem me dizer que estou com piadas?

Deixa eu aproveitar e te fazer uma pergunta Nina. Você é da área de biologia, certo?

Dentro da comunidade acadêmica, incluída aí todas as áreas (humanas, exatas, etc...) ainda existem pessoas que não aceitam a seleção natural tal como ela é apresentada, ou a maioria das críticas vem mesmo de FORA das áreas de pesquisa, ou seja, é feita por leigos?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:18:24 »
Infelizmente vem também da área acadêmica (letras, psicologia, engenharia de materiais/química/civil, física e outras).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:21:51 »

Deixa eu aproveitar e te fazer uma pergunta Nina. Você é da área de biologia, certo?

Dentro da comunidade acadêmica, incluída aí todas as áreas (humanas, exatas, etc...) ainda existem pessoas que não aceitam a seleção natural tal como ela é apresentada, ou a maioria das críticas vem mesmo de FORA das áreas de pesquisa, ou seja, é feita por leigos?

As críticas são de fora mesmo,dos leigos!:D A Teoria evolutiva é uma das poucas Teorias científicas! Dentro da ciência, o que sabemos é que nem sempre o processo evolutivo é dirigido por meio de seleção natural, mas ela é uma importante força evolutiva, independente disso!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:50:47 »

Olha, críticas com relação à seleção natural vem só de quem não entende mesmo... Qualquer um com um mínimo de conhecimento sobre não tem dúvida de que ela operou muito da mudança evolutiva vista na natureza.

Como qualquer teoria científica, a evolução tem vários pontos sob discussão ainda hoje no meio acadêmico, mas eles dizem respeito ao modo de operação de alguns processos evolutivos muito particulares ou à interpretação de alguns padrões. Não há nenhum ponto obscuro como os Eriveltons da vida acham que existe ou nenhuma descoberta bombástica que abalará as bases da teoria tem chance de acontecer.

O problema desse povo é que não gostam de pensar que são macacos, aí ficam chutando espantalho...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:10:00 »
a seleção natural explicada de modo que até crianças de 12 anos conseguem entender, o problema do Erivelton e que ele não quer entender, ignorância auto induzida

<a href="http://www.youtube.com/v/b69IaOsoQ98&amp;hl" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/b69IaOsoQ98&amp;hl</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:11:09 »
O problema desse povo é que não gostam de pensar que são macacos, aí ficam chutando espantalho...
Aproveitando a deixa... um ponto que eu queria perguntar :hihi:
Qual a definição biológica para o termo "macaco"?
Sinônimo de primata?
Primata não-catarrino?
Outra?
Ou simplesmente não é usada no meio científico?
Latebra optima insania est.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:42:12 »
Olha, nem zoóloga eu sou, quanto menos primatologista... mas não vejo muito a expressão macaco em textos especializados não...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 23:41:57 »
Olha, nem zoóloga eu sou, quanto menos primatologista... mas não vejo muito a expressão macaco em textos especializados não...
Nina, obrigado pela resposta :D

Então, entra nos "termos a evitar", por assim dizer? Eu tava tentando achar uma definição de macaco trabalhável...

Primeiro, pensei em "macaco" = "platirrino", mas daí fica o problema de parte dos catarrinos também serem considerados macacos (macacos do Velho Mundo). Depois, pensei em "qualquer primata que tenha rabo", mas não acho que a questão do rabo seja muito relevante. Depois, pensei em "primatas que não sejam símios" (uso "símio" como sinônimo de Hominidae), mas fica o problema de ser parafilético, é igual definir réptil como "sauropsidas que não sejam aves".

De boa, acho que vou jogar a definição fora mesmo O.o

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 08:04:11 »
Olha, não queria ser chato, mas aqui na Universidade Federal de São Carlos tem um movimento anti evolução forte.

Até fizeram uma "palestra"  no anfiteatro do CCBS.

E (como como o RU) volta e meia escuto os estudantes metendo o pau na evolução.

Na USP teve uma palestra iqual e iria ter outra.

Na maioria são alunos (e professores) das engenharias, fisica, pscologia, letras, quimica e física.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #35 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:20:58 »
Vai ver se estes não vão na igreja regularmente... ou suas mães e avós (a desculpa do Marco del Lama, que era seminarista e hoje é o professor de Evolução da UFSCar... detalhe: ele ama o Behe!).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:21:39 »
Nina, obrigado pela resposta :D

Então, entra nos "termos a evitar", por assim dizer? Eu tava tentando achar uma definição de macaco trabalhável...

Primeiro, pensei em "macaco" = "platirrino", mas daí fica o problema de parte dos catarrinos também serem considerados macacos (macacos do Velho Mundo). Depois, pensei em "qualquer primata que tenha rabo", mas não acho que a questão do rabo seja muito relevante. Depois, pensei em "primatas que não sejam símios" (uso "símio" como sinônimo de Hominidae), mas fica o problema de ser parafilético, é igual definir réptil como "sauropsidas que não sejam aves".

De boa, acho que vou jogar a definição fora mesmo O.o

Eu gosto de usar o termo macaco pra chocar mesmo. Mas tem hora e lugar de chocar quando o assunto é evolução...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 10:34:48 »
A UFSCar está assim, é? E a USP também? Jesus, então a Cidadela está mesmo sitiada...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 10:43:25 »
Olha, não queria ser chato, mas aqui na Universidade Federal de São Carlos tem um movimento anti evolução forte.

Até fizeram uma "palestra"  no anfiteatro do CCBS.

E (como como o RU) volta e meia escuto os estudantes metendo o pau na evolução.

Na USP teve uma palestra iqual e iria ter outra.

Na maioria são alunos (e professores) das engenharias, fisica, pscologia, letras, quimica e física.

Puxa, nao sabia que a coisa estava tao ruim assim... :(
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 10:46:03 »
É nessas horas que eu olho pra Uerj e vejo que ainda não chegamos ao fundo do poço :mrgreen:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #40 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 10:53:44 »
Acho que vou tentar me informar como está o nível de sanidade dos professores aqui da UFC.*

*off-topic: pelo menos fiquei feliz de saber que o atual reitor é contra as cotas raciais.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #41 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 14:58:42 »
É nessas horas que eu olho pra Uerj e vejo que ainda não chegamos ao fundo do poço :mrgreen:

A UERJ corre mais risco de chegar ao fundo do poço literalmente, com os pedaços dos prédios desabando como estão...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:14:03 »
... por isso coloquei o Mr Green lá no final ;-)

Tongue in cheek, e tudo mais.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 16:40:26 »
A USP meio que bateu o martelo contra (também passara a usar o nome do instituto de física nos cartazes da "palestra".
A federal é contra o criacionismo, mas deixa a ABU em paz para fazer propaganda.

Imaginem como me sinto. :chorao:

E o pior que volta e meia no jornal da cidade aparecem editoriais pedindo o ensino de criacionismo nas escolas. :olheira:
Até cancelei a assinatura do jornal.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 16:44:10 »
Ah, é coisa da ABU? Esses caras são insidiosos, mesmo. Não me recordo ser o Movimento Alpha & Ômega é parte deles ou se é outra coisa, mas são igualmente irritantes e criacionistas.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 00:16:24 »
A UFSCar está assim, é? E a USP também? Jesus, então a Cidadela está mesmo sitiada...

Na USP é bem diferente... pode até ter crentalha (não digo que todos os teístas estão nesta categoria), mas eles ficam bem escondidos...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 07:44:33 »
Mando o comunicado que o IFSC (Instituto de Física de São Carlos) escreveu em resposta a palestra da "origem do universo", pois estava no folder que o IFSC apoiava a palestra.

Comunicado do IFSC
Utilização do Auditório do IFSC para palestra sobre criacionismo

A DIRETORIA DO IFSC COMUNICA que a palestra “O Universo – Teoria sobre a Origem - Criacionismo Científico“ a ser proferida por Adauto Lourenço, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em 16/10/2008, não foi organizada pelo IFSC e não tem o apoio dessa Unidade ou da sua Diretoria, que veementemente repudia idéias obscurantistas ou anti-científicas, como a teoria criacionista ou afins, especialmente quando discutidas no ambiente nominado a emérito professor do IFSC que tanto tem se dedicado a erradicar essas idéias.

O Auditório foi cedido pelo IFSC de acordo com as normas específicas para sua utilização, que incluem a solicitação por escrito por docente responsável, nesse caso um professor do departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, que ao fazê-lo explicitamente assume a responsabilidade pelo conteúdo do evento realizado.

A Diretoria do IFSC defende intransigentemente o multiculturalismo, a liberdade de pensamento e expressão, e o direito à voz e à livre manifestação de opiniões, e considera o debate amplo e aberto de idéias, teorias e modelos, o caminho científico correto para sua validação ou desqualificação. Nesse sentido, desde já, o IFSC se compromete a organizar no mesmo local, em data não superior a 30 dias, uma outra palestra a ser proferida por eminente biólogo, para a exposição clara sobre todas as centenárias evidências cientificas que demonstram a prevalência da Teoria da Evolução e dos modelos físicos da origem do Universo, de forma a contrapor com fatos as idéias e teorias obscurantistas.

São Carlos, 16 de outubro de 2008.

Prof. Dr. Glaucius Oliva
Diretor do Instituto de Física de São Carlos
Universidade de São Paulo

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #47 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 22:44:04 »
Matou a pau!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #48 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:11:22 »
Muito bom, mesmo. Virei fã do sr. Diretor!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #49 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:28:32 »
Vai ver se estes não vão na igreja regularmente... ou suas mães e avós (a desculpa do Marco del Lama, que era seminarista e hoje é o professor de Evolução da UFSCar... detalhe: ele ama o Behe!).
Veja, ao menos é um dos cricriacionistas que cita o espantalho do Boeing 747 mas sabe de aonde tirou... não apenas "ouviu falar"...

Sério, pergunte "leu Behe?" para um criacionista. A maior parte queima a cara sozinho e diz "não!", e logo depois cita mais uma balela behesta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!