Autor Tópico: Absurdos da filosofia clássica [?]  (Lida 4346 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Absurdos da filosofia clássica [?]
« Resposta #25 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:31:57 »
Todos concordamos com o valor do pensamento filosófico para a formação do conhecimento humano.
Só que a Filosofia termina onde começa a ciência.

:ok:

:no:

"Não há tal coisa como ciência livre de filosofia; há apenas ciência cuja bagagem filosófica é tomada a bordos sem examinação" —Daniel Dennett, Darwin's Dangerous Idea, 1995.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:03:22 »
Todos concordamos com o valor do pensamento filosófico para a formação do conhecimento humano.

"Não há tal coisa como ciência livre de filosofia; há apenas ciência cuja bagagem filosófica é tomada a bordos sem examinação" —Daniel Dennett, Darwin's Dangerous Idea, 1995.

Não! Esse não foi o sentido da minha colocação.

Todos sabemos que a ciência representa apenas mais um passo do homem em sua busca pelo conhecimento. Nesse sentido, temos a sequência evolutiva do pensamento humano: mito/religião -> filosofia -> ciência->...

A ciência é apenas filosofia melhorada (emperismo, falseabilidade, mecanismo de correção de erros, ....) para a aplicação a que se destina (investigação do mundo físico/natural).

A minha colocação foi apenas no sentido de que a filosofia não é boa quando o assunto diz respeito ao mundo natural.  ;-)
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:37:25 »
A minha colocação foi apenas no sentido de que a filosofia não é boa quando o assunto diz respeito ao mundo natural. 
Que, convenhamos, compreende tudo, ou praticamente tudo, no Universo (conhecido)...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #28 Online: 10 de Outubro de 2008, 01:15:31 »
A minha colocação foi apenas no sentido de que a filosofia não é boa quando o assunto diz respeito ao mundo natural. 
Que, convenhamos, compreende tudo, ou praticamente tudo, no Universo (conhecido)...

Onde, no mundo natural, existem figuras planas, matrizes, números ou máquinas de Turing?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2008, 13:06:05 »

Acho , Dante , que estamos interpretando a frase do WstEagle de forma diferente.
A resposta dele foi à minha pergunta:

Mas , qual o problema dos erros factuais dos filósofos antigos?
A importância persistente deles é pelas questões levantadas e pela forma como tentam respondê-las , mais do que pelas respostas que dão.

O tema do tópico é sobre os erros dos filósofos clássicos em áreas que hoje são do âmbito da Ciência. Neste sentido a Filosofia termina sim onde a Ciência começa ( e vice-versa).
Isto não quer dizer que sejam discordantes e muito menos que a Filosofia seja supérflua ou indiferente à prática cientìfica. Tanto um filósofo tem que levar em consideração o estado atual do conhecimento científico em seu filosofar ( ou poderá falar besteiras factuais) quanto o cientista deveria ter uma reflexão sobre a sua prática ( e a Filosofia dá os instrumentos para esta reflexão metódica no âmbito da ética e da epistemologia).
Mas ambas são distintas , com objetivos distintos.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:08:38 »

Onde, no mundo natural, existem figuras planas, matrizes, números ou máquinas de Turing?
Na orbita de Gliese 581 c.  :P
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!