Autor Tópico: Pergunta para os físicos de plantão  (Lida 5510 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: Pergunta para os físicos de plantão
« Resposta #50 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:13:37 »
Alguem aqui pode me dizer se existe alguma possibilidade da conscienciologia e da projeciologia serem  levadas a sério?
Está longuíssimo ou nula.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:19:02 »
Alguem aqui pode me dizer se existe alguma possibilidade da conscienciologia e da projeciologia serem  levadas a sério?
Não sem evidências científicas sérias.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 27 de Outubro de 2008, 00:25:15 »

Estão sendo levadas muito a sério, do ponto de vista comercial, promovendo cursos e vendendo livros.
Já do ponto de vista da utilidade dessas coisas e da funcionalidade para aprender a sair por aí atravessando paredes numa viagem astral, é claro que não.

Não perca seu tempo e seu dinheiro. Melhor viajar utilizando meios de transporte convencionais.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 27 de Outubro de 2008, 00:28:24 »
Estão sendo levadas muito a sério, do ponto de vista comercial, promovendo cursos e vendendo livros.
Já do ponto de vista da utilidade dessas coisas e da funcionalidade para aprender a sair por aí atravessando paredes numa viagem astral, é claro que não.

Não perca seu tempo e seu dinheiro. Melhor viajar utilizando meios de transporte convencionais.

2
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
« Resposta #54 Online: 29 de Outubro de 2008, 13:29:45 »

Bingo!
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Novembro de 2008, 00:53:54 »
Um tanto recentemente, para surpresa e espanto geral, descobriu-se que o universo não apenas está se expandindo como este ritmo de expansão ocorre de forma acelerada. Ou seja, a velocidade com que as galáxias estão se afastando uma das outras aumenta.

Pergunta: isto não violaria o princípio de conservação de energia?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Novembro de 2008, 01:26:46 »
Testando conhecimentos...

A equação da cinemática nos diz que uma partícula submetida a uma força constante ( portanto aceleração constante ) tem a sua posição em função do tempo descrita por:

S ( t ) = S0 + V0 . t + 1/2 a t².

Se a partícula parte do repouso e consideramos a posição inicial S0 como sendo igual

a zero então a equação se reduz a:

S ( t ) = 1/2 a t²

Portanto a posição da partícula submetida a uma força e acelerações constante em relação ao tempo é uma função quadrática.

E como F = m.a , logo a = F/m , sendo m a massa da partícula.

Então S ( t ) = 1/2 F/m t²

Mas o trabalho realizado pela força F é dado pelo produto de F pelo deslocamento da partícula. Logo o trabalho T em função do tempo é

T ( t ) = F ( 1/2 F/m t²  ) = 1/2 F²/m t²

Que também é uma função quadrática. Ou seja, a taxa de energia cinética que a partícula ganha  a
cada intervalo de tempo Δt é cada vez maior.

Mas como isso é possível se a força F é constante?

Imaginemos um foguete no espaço sideral, onde não há forças dissipativas, impulsionado por um motor que lhe dá uma aceleração constante.

Então a energia cinética desse foguete é dada pela equação:

T(t) = Ec ( t ) = 1/2 F²/m t², sendo essa energia fornecida pelo motor ( as turbinas do foguete ).

Mas como essa é uma função quadrática ( no tempo ) a energia cinética do foguete aumenta quadraticamente com o tempo, sendo que a energia fornecida às turbinas pelo combustível é consumida a uma taxa constante. Em outras palavras, o combustível possui uma quantidade de energia por litro que é liberada em sua queima, e está sendo consumido a uma taxa constante, ( já que o motor está funcionando a uma potência constante )

Portanto está fornecendo energia ao motor numa taxa constante em relação ao tempo. No entanto esse mesmo motor transfere essa energia para o foguete, em forma de energia cinética, E esta aumenta a uma taxa  quadratica em relação ao tempo.

Impossível! Pela lei de conservação, a energia consumida pelo motor ( desprezando-se desperdícios de rendimento ) tem que ser igual ao aumento de energia cinética no foguete.

Então porque uma função é linear e a outra quadrática?

Se o trabalho fosse dado pela força vezes o tempo ao invés de a força multiplicada pelo deslocamento tudo daria certo...

Onde está o erro?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #57 Online: 10 de Novembro de 2008, 18:41:02 »
Antiparticulas possuem carga eletrica inversa a de suas respectivas particulas. Esta OK?

As "cores" e "sabores" dos quarks (e outras particulas?) no nucleo estao para a a força nuclear forte como a carga elétrica para a força elétrica. Tambem esta OK?

Entao poderia existir algum tipo de materia, que assim como a antimateria, se caracterizasse por ser constituidas por particulas cujas caracteristicas sao simetricas de alguma caracteristica de particulas correspondentes da materia ordinaria, como e o caso da carga eletrica?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 10 de Novembro de 2008, 18:50:10 »
Que também é uma função quadrática. Ou seja, a taxa de energia cinética que a partícula ganha  a
cada intervalo de tempo Δt é cada vez maior.

Mas como isso é possível se a força F é constante?

Para manter a força constante é necessário aplicar mais energia. A energia introduzida ao sistema é dada pelo trabalho, não pela força.

Este fórum suporta fórmulas em %5CLaTeX. Basta incluir a fórmula devidamente formatada entre tags [tex][/tex]. Assim:
[tex]T (t) = F(\frac{1}{2} \frac{F}{m}t^2) = \frac{1}{2} \frac{F^2}{m} t^2[/tex] = T+%28t%29+%3D+F%5Cleft%28%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D+%5Cfrac%7BF%7D%7Bm%7D+t%5E2%5Cright%29+%3D+%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D+%5Cfrac%7BF%5E2%7D%7Bm%7D+t%5E2+
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Novembro de 2008, 19:28:50 »
Para manter a força constante é necessário aplicar mais energia. A energia introduzida ao sistema é dada pelo trabalho, não pela força.

Então um foguete que consumisse combustível a uma taxa constante ( energia consumida constante ),
iria gradativamente diminuindo a força de propulsão e consequentemente a aceleração enquanto o foguete ganhasse velocidade?

Parece que sim, né?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Novembro de 2008, 19:36:29 »
Por ai.

Só que a equação do foguete é um pouco diferente, pq a massa dele muda. F não é ma. F%3D%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dp%7D%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dt%7D+%3D+ma+%2B+v%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dm%7D%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dt%7D. O que acontece é que na maioria dos problemas que vemos em física de colegial a massa é constante, então %5Cfrac%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dm%7D%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dt%7D%3D0. No caso do foguete, a massa varia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Novembro de 2008, 19:47:14 »
Imaginemos um foguete no espaço sideral, onde não há forças dissipativas, impulsionado por um motor que lhe dá uma aceleração constante.
[...]
Mas como essa é uma função quadrática ( no tempo ) a energia cinética do foguete aumenta quadraticamente com o tempo, sendo que a energia fornecida às turbinas pelo combustível é consumida a uma taxa constante.
Onde está o erro?
Aqui: Ou o motor dá uma aceleração constante ou ele fornece energia a uma taxa constante. Isso independe de como o motor funciona.

Você está misturando os conceitos de força e trabalho (fornecimento de energia cinética)

Além disso tem o fato de que se for um foguete (que não tem turbinas), ele funciona ejetando massa (gás) para trás a uma velocidade alta. Aí entra em jogo a equação qu citei no post anterior.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:28:00 »
É verdade, a massa varia porque ele perde o material combustível. Mas eu usei um foguete no exemplo
para evitar as forças dissipativas. Compreendi a sua resposta.

Mas eu não estava confundindo força com trabalho. O que me deixou confuso foi que, intuitivamente,
eu achava que um motor funcionando com giro constante impulsionasse o automóvel com uma força
também constante, e que apenas a velocidade não aumentasse porque esta força estaria sendo
compensanda pela força dissipativa da resistência do ar. Mais ou menos como um paráquedista que
ainda não abriu o páraquedas alcança uma velocidade limite ( que ele não ultrapassa ) sendo "puxado"
por uma força gravitacional constante.

Enfim, foi a resistência do ar que causou confusão. ( Por isso, pra entender com mais facilidade, fui para
o espaço com meu foguete ).

Obrigado pela resposta.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:28:12 »
Pergunta aos físicos: Qual a probabilidade de inventarmos uma máquina que possa viajar no tempo? E daqui a quanto tempo existe a possibilidade dessa tecnologia ser desenvolvida?

Uma vez que eu li que uma viagem seria possível só a ida, com uma aceleração à velocidade da luz, onde estaria indo pra frente, nunca conseguiriam voltar no tempo... tem também aquele lance de buraco de minhoca, que eu acho muita ficção científica e coloco pouca credibilidade nessa teoria.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:37:55 »
Creio que viagens no tempo sejam impossíveis. Pelo menos da forma que são descritas na ficção.

Obviamente se fosse possível viajar no tempo nós estaríamos recebendo a visita de viajantes do
futuro.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:39:27 »
A menos que a direita conservadora fundamentalista cristão norte-americana tenha feito uma "caca" tão grande nesse mundo que a humanidade se extinguiu antes de poder inventar a tal máquina.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:39:53 »
fundamentalista CRISTÃ ....

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Novembro de 2008, 20:55:20 »
Obviamente se fosse possível viajar no tempo nós estaríamos recebendo a visita de viajantes do
futuro.

Alguns dizem que pode ser a explicação para ovnis.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Novembro de 2008, 21:07:43 »
Pode ser. Eu tb sou um pouco cético em relação a OVNIs porém é preciso pensar o futuro é muito tempo.

Isso implicaria em pensar que todos os viajantes do futuro que nos visitam, de todos os futuros, de todos os tempos, se comportam da mesma forma. Ou seja, são todos arredios, evitam fazer contato, preferem aparecer no interior de Minas Gerais quando só tem 2 matutos vendo e nunca no Central Park em Nova York... Enfim, eu já acho estranho que uma civilização extraterrestre se comporte assim, é mais difícil ainda imaginar que uma infinidade de viajantes do futuro, de uma infinidade de épocas diferentes, façam sempre a mesma coisa.

Mas... quem sabe.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #69 Online: 10 de Novembro de 2008, 23:36:36 »
Não é bem uma viagem no tempo, mas se você conseguir viajar perto da velocidade da LUZ por alguns dias no espaço, quando voltar para a Terra aqui terão se passado anos :)

Eu não sei a fórmula para medir essa relação de tempo, os físicos daqui devem saber.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Novembro de 2008, 01:51:55 »
Caramba, alguém já notou os anúncios? O merchandising dessa página?

No momento são: Poder da Mente - Aumente o QI, conquiste sucesso e riqueza
                        Curso de Viagem Astral
                        Mestre Del Pe - Desenvolva o seu Terceiro Olho

Quem foi o publicitário que decidiu que um Clube dos Céticos seria o lugar ideal para anunciar estes
produtos?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Novembro de 2008, 09:45:35 »
[...]
Quem foi o publicitário que decidiu que um Clube dos Céticos seria o lugar ideal para anunciar estes
produtos?

O Google AdSense escolhe os anúncios baseados em palavras-chave encontradas na página e as palavras-chave que o anunciante escolheu para seu anúncio. Aposto que a palavra "sideral" tem um papel importante nessa história.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #72 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:00:44 »
Antimatéria não seria a mesma matéria como a conhecemos só que de constituição atômica inversa? Não poderia haver um universo inteiro constituído de antimatéria? Ambos, no caso de um contato direto, não se anulariam mutuamente em uma explosão tão fantástica quanto o bigbang? Não entendo como poderiam coexistirem.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #73 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:06:29 »
Sobre a anti-matéria Senhor Morte, acho que falta constatar a simetria CPT, por enquanto, se não estou enganado, não são exatamente como imagem invertida num espelho! Acho que é isso!  :P
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #74 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:09:13 »
[...]
produtos?

O Google AdSense escolhe os anúncios baseados em palavras-chave encontradas na página e as palavras-chave que o anunciante escolheu para seu anúncio. Aposto que a palavra "sideral" tem um papel importante nessa história.
Considero essa comunidade fantástica. As pessoas que permanecem nela são do tipo bem curiosas e atentas. Portanto, creio que seria um excelente lugar para todo e qualquer tipo de anúncio. Não sei quem é o gênio por trás dessa comunidade, mas sugiro que ele busque extende-la para fora. O CÉU É O LIMITE! Sim. Sou eu mesmo! Nem imaginava né? Pois é...! Quem vê cara não vê coração. O Giga tinha razão. Deveria ter levado a sério a aposta.Mas...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!