Autor Tópico: Pergunta para os físicos de plantão  (Lida 5511 vezes)

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Pergunta para os físicos de plantão
« Resposta #75 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:19:50 »
Sobre a anti-matéria Senhor Morte, acho que falta constatar a simetria CPT, por enquanto, se não estou enganado, não são exatamente como imagem invertida num espelho! Acho que é isso!  :P
Um antipróton não seria por si só, um átomo de anti-hidrogênio? Antiprótons aliados a nêutrons e pósitrons substituindo os elétrons, não constituiriam anti-átomos? Creio que as forças elementares não discriminariam a inversão. Da mesma maneira que atuam no positivo, atuariam no negativo. Ou não?
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:26:36 »
Antimatéria não seria a mesma matéria como a conhecemos só que de constituição atômica inversa? Não poderia haver um universo inteiro constituído de antimatéria? Ambos, no caso de um contato direto, não se anulariam mutuamente em uma explosão tão fantástica quanto o bigbang? Não entendo como poderiam coexistirem.

Não é exatamente constituição atômica inversa, porque não é atômica nem inversa. Só trocam alguns números quânticos, como a carga e (salvo engano) a paridade. E não é atômica porque quando falamos de antimatéria, normalmente falamos de partículas sub-atômicas, como elétrons, prótons e quarks.

Não há nenhuma razão conhecida para existir tanta matéria em excesso em relação a antimatéria. Essa quebra de simetria (o caso simétrico seria existir tanta antimatéria quanto matéria e ela toda se aniquilar em fótons) é um dos grandes mistérios da cosmologia.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:30:17 »
Sobre a anti-matéria Senhor Morte, acho que falta constatar a simetria CPT, por enquanto, se não estou enganado, não são exatamente como imagem invertida num espelho! Acho que é isso!  :P
Um antipróton não seria por si só, um átomo de anti-hidrogênio? Antiprótons aliados a nêutrons e pósitrons substituindo os elétrons, não constituiriam anti-átomos? Creio que as forças elementares não discriminariam a inversão. Da mesma maneira que atuam no positivo, atuariam no negativo. Ou não?

Sim. No CERN eles [produzem anti-hidrogênio com alguma freqüência, ams ele se aniquila com os detectores :D

A simetria CPT que o Correio mencionou é a simetria de Carga, Paridade e Tempo, que são as propriedades que são inversas na antimatéria (a carga tem sinal oposto, o estado de spin passa de simétrico a antissimétrico e se vc fizer o diagrama de Feynman de uma antipartícula, a conta que você faz para ela é a mesma que vc faria para uma partícula "normal" "voltando no tempo", uma coincidência matemática interessante). E não, isso não é igual a colocar as coisas do outro lado do espelho.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:33:19 »

E não, isso não é igual a colocar as coisas do outro lado do espelho.
[/quote]).

Certamente que não. Mas eu creio que como o universo se constituiu de matéria de núcleo atômico positivo, poderia igualmente ter se constiuído de modo inverso.

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:35:50 »
O que me dizem quanto aos "tápions"? Qual a possibilidade de tal proposta vir a se confirmar com o tempo?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:36:55 »
Certamente que não. Mas eu creio que como o universo se constituiu de matéria de núcleo atômico positivo, poderia igualmente ter se constiuído de modo inverso.

Sim, poderia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!