Autor Tópico: O Ponto de Transformação...  (Lida 2301 vezes)

Offline Rina

• Nível 23
  • *
O Ponto de Transformação...
« Online: 29 de Junho de 2005, 23:17:22 »
O Ponto de Transformação

Isabel Romanello

O universo humano é permeado de agonias e sofrimentos causados por incontáveis questões. Essas questões que nos trazem sofrimentos são as que podemos chamar de “pedras no caminho”. As “pedras” dos nossos caminhos podem ser grandes, pequenas, minúsculas talvez. Não importa. Sempre serão empecilhos, obstáculos, algo que nos irá atrapalhar, bloquear, impedir nossa livre caminhada.
Quando decidimos buscar ajuda em terapias ou medicamentos, convencionais ou não, queremos, na realidade, alguém ou algo que nos ajude a remover essas “pedras”. Alguns procuram removê-las, mesmo que de forma abrupta, rolando-as barranco abaixo, ou explodindo-as em centenas de pedaços. Muitos até se desviam delas, preferem não encará-las. Outros não conseguem removê-las por medos ou dúvidas e, por isso, passam vidas e vidas atrás delas, aprisionados, sofrendo e sem conseguir trilhar seus próprios caminhos.

Certo dia, alguns anos atrás, conversando com um mestre, apresentei a narrativa acima, avaliando a razão das coisas acontecerem dessa forma ao que, em resposta, ele me questionou:
- E você?... Faz “o que” com as suas “pedras”?
Eu as removo – respondi com sensação de esperteza...
Após alguns segundos, seus olhos me olharam firmemente e ele disse:
- Certamente, você as explode ou joga montanha abaixo, não é? Pois bem, já lhe passou pela cabeça, entretanto, que essas pedras ou que seus problemas não estão em sua vida por acaso? Que existe uma razão para o fato de você ter se deparado com cada um deles ou com cada uma em seu caminho? Será que empurrar seus problemas montanha abaixo em inegável fuga vai, realmente, te libertar, te deixar livre deles? Será que esta atitude não irá ocasionar mais um daqueles casos em que empurramos os nossos problemas para os outros? Talvez, pulverizá-lo em mil não seria multiplicá-lo? Ou desviar-se dele? Não seria sair do próprio caminho e correr o risco de perder-se?

Respirando fundo, prendi o ar nos pulmões sem dizer uma palavra.
Pois bem, continuou o mestre, as “pedras” em nossos caminhos são as chaves dos nossos portais. Para conseguir que essas chaves abram cada um deles, para que possamos continuar andando por nós mesmos, devemos, antes, não tentar destruir instintivamente os nossos problemas. É uma ilusão acreditar que isso os resolve. É preciso, sim, enfrentá-los, lapidá-los, discernir sobre eles. Na realidade, a única maneira de vencê-los é transformar cada um, pois, em princípio, são eles as sementes das nossas virtudes e conquistas.

Cada dificuldade “pedra” ou cada um de nossos problemas, enquanto lapidado se torna evidente e apresenta com clareza seu ponto de transformação, aquele que deverá ser encontrado, observado e estimulado para transformar. Somente assim, aquela “pedra bruta” que antes obscurecia o seu caminho, agora, lapidada, preenche-se de brilho e se transforma na luz que norteará seus passos para as novas conquistas de vidas mais felizes. Tudo no universo, inclusive e mesmo que sejam problemas, tem que ser transformado. Nada deve ser destruído. Aliás, isso é mesmo impossível. Tudo sempre se transforma no universo. E, por isso, pode ser transmutado, qualificado cada vez mais com as novas sutilezas dos valores mais essenciais.
De alguma forma, ouvir aquilo me enlevou a alma.

Sempre é enriquecedor ouvir um mestre e escutar seus ensinamentos com os ouvidos de nossos corações. Pois bem... Eu ainda não havia pensado assim, daquele modo que ali ouvia. Então, enquanto me mantinha na inevitável e silenciosa alternância dos pensamentos e sentimentos que buscavam pressentir o mais essencial significado daquilo e absorver todo o conteúdo com a compreensão do meu mais profundo EU, ainda ouvi:
- Basta sentir antes de pensar e pensar antes de agir. Sem, necessariamente, se ater à dor ou ao sofrimento de cada um desses processos em que buscamos dominar as “pedras” de nossas vidas. Esta é uma fórmula que, se compreendida, lhe trará um meio de exercitar a evolução primordial ao alcance da felicidade. Descubra os meios e serás feliz.

Acho que descobri, ou melhor, descobrimos. Talvez ainda não sejamos peritos no exercício contínuo de cada ferramenta... Um dia, quem sabe... Mas, certamente, nosso maior prazer a cada dia em que nos é possível, por agora, é ensinar a quem busca, em cada conteúdo que transmitimos, esse delicioso Caminho ... Aquele que nos leva ao “Ponto de Transformação”. Eterno e infinitamente em toda sua transcendência! Relativo, cíclico e oscilatório, mas, ainda e também Divino em toda sua imanência. É simples. Simplesmente É! Basta encontrá-lo, reconhecê-lo e aprender a transformar...
É tranqüilizador e muito bom...

Quando é o momento exato do nosso ponto de trasformaçaõ?como saber a hora certa ? :cry:  :chorando:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: O Ponto de Transformação...
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2005, 23:46:47 »
Citação de: Rina
Quando é o momento exato do nosso ponto de trasformaçaõ?como saber a hora certa ? :cry:  :chorando:

Depende do material. A água pura geralmente é 100ºC (ebulição) e 0ºC (fusão).
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re.: O Ponto de Transformação...
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2005, 01:57:04 »
Conversando com um mestre, ele me disse que esse texto é uma porcaria!

Sempre é enriquecedor ouvir um mestre!

:D  :P  :mrgreen:

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2005, 05:55:19 »
:twisted: É por isso que existe "critica construtiva"

:) Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Re: Re.: O Ponto de Transformação...
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2005, 23:52:46 »
Citação de: Luis Brudna
Conversando com um mestre, ele me disse que esse texto é uma porcaria!

Sempre é enriquecedor ouvir um mestre!

:D  :P  :mrgreen:

Porque naõ troca de Mestre? :roll:  :forca:  :diabo:  :beee:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2005, 00:19:19 »
Nao troco pq concordo. O texto eh um LIXO.

Nao... olha soh a frase do texto "as “pedras” em nossos caminhos são as chaves dos nossos portais. "  :enjoo:

Terrivel!

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2005, 00:33:39 »

Nao... olha soh a frase do texto "as “pedras” em nossos caminhos são as chaves dos nossos portais. "  :enjoo:

Terrivel!

Pode ser até um lixo como vc diz mais se é assim tão ruim porque vc se dá ao desgosto em lê ?Tem tantos topicos aí no forum... e muito melhores naõ é mesmo? Mas ainda bem que nem todos pensam igual a vc... :roll:  ainda bem  né!!!O mundo estaria   Ferrado!!! :lol:  :naao:  :grito:  :beee:

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2005, 00:38:34 »
Para poder criticar, tenho que ler.

Ainda bem que sao poucos texto assim no forum.  :D

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2005, 00:52:39 »
Para poder criticar, tenho que ler.

Ainda bem que sao poucos texto assim no forum.  :D

É concordo com vc são poucos mesmo.... Ainda bem que tem poucas pessoas que nem vc nesse forum né?  :roll:    que bom!!!  :risada:  :crianca:
Ninguem merece!!! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :twisted:

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2005, 01:00:15 »
Realmente acha que um texto desses 'faz o mundo melhor'?
 :o  :o

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
O Ponto de Transformação...
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2005, 01:01:23 »
Rina, alto lá, pode estar havendo um pouco de mal-entendimento aqui...

O Brudna não é um chato da vida, que só vai ficar te enchendo, ele só postou a opinião dele que foi alimentado por réplicas,tréplicas,quádruplas...

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2005, 01:04:50 »
Fui agressivo em meu primeiro comenario. O que desencadeou a indignacao dela.

Mas nao tive paciencia em ser delicado e desconstruir o fru-frusismo-pseudo-iluminante desse texto.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2005, 01:11:19 »
Ei, Rina:

Na verdade, o Brudna é um cara cheio de humor. Acho que é o único editorque postava no fórumda STR, e ainda para fazer piadas.

Tem até um site de humor: http://www.humornaciencia.hpg.ig.com/

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2005, 01:20:01 »
Fernando, nao fala pra ela que o humor as vezes eh uma forma de esconder a 'ranzinhice'. (um humorista jah disse algo parecido)

Mas... humor eh a melhor coisa que tem. Eh divertido!  :D  [pra quem nao entendeu, foi proposital]

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2005, 01:25:59 »
Citação de: Fernando
Ei, Rina:

Na verdade, o Brudna é um cara cheio de humor. Acho que é o único editorque postava no fórumda STR, e ainda para fazer piadas.

Tem até um site de humor: http://www.humornaciencia.hpg.ig.com/

Éque bom pra ele... pelo menos as pessoas  vaõ  rir ... he he he
Mais quer saber Fernando naõ achei graça nenhuma nas piadas dele!!! :cry:  :naao:  :passa-mal:

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2005, 01:32:23 »
Pois eh... nao foram piadas. Foram criticas pesadas mesmo.

O que o Fernando quis dizer eh que tenho o meu lado de humor.  :wink:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Julho de 2005, 01:49:49 »
Eu geralmente não deixo comentários em casos de textos como esse mas devido à discussão que está seguindo à apresentação do mesmo, gostaria de dizer que não gosto de textos desse tipo, que mais interessam à fãs do Paulo Coelho e similares. PRincipalmente parei de ler quando cheguei nessa parte "Pois bem, já lhe passou pela cabeça, entretanto, que essas pedras ou que seus problemas não estão em sua vida por acaso? Que existe uma razão para o fato de você ter se deparado com cada um deles ou com cada uma em seu caminho?". Fatalismo, conformismo, pré-destinação. Não gosto de textos que se baseiam nessas motivações...

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Julho de 2005, 01:50:30 »
Pois eh... nao foram piadas. Foram criticas pesadas mesmo.

O que o Fernando quis dizer eh que tenho o meu lado de humor.  :wink:

É legal belo lado de humor que vc tem...imagino que vc acha isso mesmo...
tem pessoas assim, que se acham ...
sabe eu gosto de pessoas simples e tem muitos aqui no forum e  que entendem que uns podem ser mais inteligentes que outros, e que se vc é uma pessoa assim taõ inteligente pode até fazer criticas a uma pessoa mais que essas sejam construtivas e naõ criticas pesadas como vc mesmo disse...
Mais valeu ...cada um é o que é... :roll:  :nojo:  :beee:

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2005, 02:05:23 »
Citação de: Marcelo Terra
Eu geralmente não deixo comentários em casos de textos como esse mas devido à discussão que está seguindo à apresentação do mesmo, gostaria de dizer que não gosto de textos desse tipo, que mais interessam à fãs do Paulo Coelho e similares. PRincipalmente parei de ler quando cheguei nessa parte "Pois bem, já lhe passou pela cabeça, entretanto, que essas pedras ou que seus problemas não estão em sua vida por acaso? Que existe uma razão para o fato de você ter se deparado com cada um deles ou com cada uma em seu caminho?". Fatalismo, conformismo, pré-destinação. Não gosto de textos que se baseiam nessas motivações...

Pois eu parei de ler no mesmo ponto...  8)

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re: O Ponto de Transformação...
« Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2005, 02:09:55 »
Vai lá uma crítica.  Consdesconstrutiva.

O Ponto de Transformação
Isabel Romanello

O universo humano é permeado de agonias e sofrimentos causados por incontáveis questões.

Nada de novidade.

Essas questões que nos trazem sofrimentos são as que podemos chamar de “pedras no caminho”.

Copia de Drummond. (No meio do caminho - http://www.secrel.com.br/jpoesia/drumm2.html )

As “pedras” dos nossos caminhos podem ser grandes, pequenas, minúsculas talvez.

Outra generalizacao vazia. Jah tinha saturado com o uso do 'incontaveis questoes' no inicio do texto. Agora vem com grandes... pequenas... minusculas.  :roll:

Não importa. Sempre serão empecilhos, obstáculos, algo que nos irá atrapalhar, bloquear, impedir nossa livre caminhada.
Quando decidimos buscar ajuda em terapias ou medicamentos, convencionais ou não, queremos, na realidade, alguém ou algo que nos ajude a remover essas “pedras”.

Parece conto de fadas, usando metaforas para explicar etica para criancas.

Alguns procuram removê-las, mesmo que de forma abrupta, rolando-as barranco abaixo, ou explodindo-as em centenas de pedaços. Muitos até se desviam delas, preferem não encará-las. Outros não conseguem removê-las por medos ou dúvidas e, por isso, passam vidas e vidas atrás delas, aprisionados, sofrendo e sem conseguir trilhar seus próprios caminhos.

Alguns... muitos... outros.  :o

Certo dia, alguns anos atrás, conversando com um mestre, apresentei a narrativa acima, avaliando a razão das coisas acontecerem dessa forma ao que, em resposta, ele me questionou:

'Conversando com um mestre'. Tipico!
 :roll:

- E você?... Faz “o que” com as suas “pedras”?
Eu as removo – respondi com sensação de esperteza...
Após alguns segundos, seus olhos me olharam firmemente e ele disse:
- Certamente, você as explode ou joga montanha abaixo, não é? Pois bem, já lhe passou pela cabeça, entretanto, que essas pedras ou que seus problemas não estão em sua vida por acaso?

Ohh... nao estao por acaso... ooh (dramatico).

Que existe uma razão para o fato de você ter se deparado com cada um deles ou com cada uma em seu caminho? Será que empurrar seus problemas montanha abaixo em inegável fuga vai, realmente, te libertar, te deixar livre deles? Será que esta atitude não irá ocasionar mais um daqueles casos em que empurramos os nossos problemas para os outros? Talvez, pulverizá-lo em mil não seria multiplicá-lo? Ou desviar-se dele? Não seria sair do próprio caminho e correr o risco de perder-se?

Respirando fundo, prendi o ar nos pulmões sem dizer uma palavra.
Pois bem, continuou o mestre, as “pedras” em nossos caminhos são as chaves dos nossos portais.

Chaves para nossos portais. Afff... quanta metafora.  :roll:

Para conseguir que essas chaves abram cada um deles, para que possamos continuar andando por nós mesmos, devemos, antes, não tentar destruir instintivamente os nossos problemas. É uma ilusão acreditar que isso os resolve. É preciso, sim, enfrentá-los, lapidá-los, discernir sobre eles. Na realidade, a única maneira de vencê-los é transformar cada um, pois, em princípio, são eles as sementes das nossas virtudes e conquistas.

Cada dificuldade “pedra” ou cada um de nossos problemas, enquanto lapidado se torna evidente e apresenta com clareza seu ponto de transformação, aquele que deverá ser encontrado, observado e estimulado para transformar. Somente assim, aquela “pedra bruta” que antes obscurecia o seu caminho, agora, lapidada, preenche-se de brilho e se transforma na luz que norteará seus passos para as novas conquistas de vidas mais felizes. Tudo no universo, inclusive e mesmo que sejam problemas, tem que ser transformado. Nada deve ser destruído. Aliás, isso é mesmo impossível. Tudo sempre se transforma no universo. E, por isso, pode ser transmutado, qualificado cada vez mais com as novas sutilezas dos valores mais essenciais.
De alguma forma, ouvir aquilo me enlevou a alma.

Mais metaforas vazias. Arggh chega.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 01 de Julho de 2005, 02:10:05 »
Citação de: Rina

Terrivel!

Pode ser até um lixo como vc diz mais se é assim tão ruim porque vc se dá ao desgosto em lê ?Tem tantos topicos aí no forum... e muito melhores naõ é mesmo? Mas ainda bem que nem todos pensam igual a vc... :roll:  ainda bem  né!!!O mundo estaria   Ferrado!!! :lol:  :naao:  :grito:  :beee:

Por sorte nem todos pensam igual e há diversidade de opiniões.

A princípio pensei em mover este tópico para a área História e Filosofia, mas quando comecei a ler o texto resolvi deixar aqui mesmo...

O fato é que não posso discordar do Brudna. Este texto pode ser excelente para quem precisa de auto-ajuda barata.

E eu não levaria uma crítica "pesada" a mal. Às vezes uma crítica pesada como estas pode ser construtiva, se te fizer pensar melhor no assunto. Além disso, postando um texto é sempre bom esperar comentários prós e contras.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #21 Online: 01 de Julho de 2005, 02:12:53 »
Aproveitando a onda de metaforas... e de humor... passo aqui o ensinamento do Grande Mestre Xi Ne Lage.

Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba. Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte o crânio do filho da puta que lhe atirou a primeira.

(essa nao eh minha, recebi no mail esses dias)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2005, 04:05:27 »
Se eu tiver uma apendicite, irei direto tantar ACABAR com ela, e não ficar "discernindo" sobre a mesma...

Eu costumo gostar dos textos motivacionais da Rina, mas este está místico demais!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2005, 04:07:19 »
Xi Ne Lage.

Acho que foi um gaúcho quem fez esta piada. :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2005, 17:25:27 »
:lol:  :lol:  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!