Não sei não... Acho que isso vai virar caramelo.
Vidro de açúcar é caramelo, rsrsrs.
Mas eu adicionaria um pouco, só um pouquinho, de água. Pro caso da temperatura acabar ficando maior do que devia - daí a água evapora antes do açúcar começar a escurecer.
Ah, sacarose se funde a 170ºC; acho que tacar o forno no médio (180º) seria o ideal, mais que isso você faz vidro fumê

E aproveitando a deixa... experiências que eu já fiz, e deram certo:
Como fazer hidrogênio em casaMateriais:Alumínio. Pode ser de qualquer origem: latinha velha, pedaço de antena podre, papel alumínio... só não sugiro o último por ficar meio caro.
Hidróxido de sódio (TCC "soda cáustica"). O que eu uso é aquele de fazer sabão, em lentilhas; mas Diabo Verde serve. Tem gente que substitui por bicarbonato, mas demora muito e você tem que gastar bicarbonato demais.
Água. Qualidade torneiral, mesmo.
Garrafa. Tem que ser de vidro, garrafa PET tem o risco de derreter se esquenta demais.
Balões. É, bexiguinha cretina de aniversário. Opcional, mas se você quiser guardar o hidrogênio, é o modo mais legal
Procedimento:Dissolva 2 colheres de sopa de soda cáustica em 1 xícara de água e taque na garrafa. Daí, pique/corte/moa o alumínio em pedaços que passem na boca da garrafa, espere reagir, vai começar a formar bolhas neles. Se você for guardar o hidrogênio num balão, é só encaixar o balão na garrafa e esperar encher, mas antes veja se a boca não tá suja de soda.
Cuidados necessários:Soda queima e eu tô falando sério. Quente, queima mais ainda. Se você por acaso encostar a soda na mão, sólida ou já dissolvida, lave em água corrente. Sem desespero. Se quiser se garantir que não há soda na sua mão, esfregue as mãos com duas ou três gotas de vinagre/suco de limão que dá cabo.
Colocar pouca soda faz a reação ficar lenta. Colocar soda demais faz a garrafa esquentar demais, o que além de ser perigoso "contamina" o hidrogênio com vapor d'água. Caso você veja que a reação tá indo lenta demais ou rápida demais, é só tacar mais água/soda.
Coisas legais pra se fazer com hidrogênioA mais óbvia e mais retardada é você encher o balão e ficar "ooooh ele flutua!".
Outra é usar pra limpar prata, dá um pouco de trabalho mas vale a pena (não agride a prata e ela fica limpinha).
Outra é, seguindo os moldes dos sábios Beavis e Butt-Head: "burn, burn burn!!! Fire!!!!". Hidrogênio dá uma explosão barulhenta e razoavelmente segura, desde que não fique sob pressão.
[Em off, certa vez eu coloquei um balão de H2 na janela do quarto da minha irmã, pelo lado de fora, enquanto ela tava estudando. Coloquei um "pavio" de jornal, acendi e corri pra ela não me ver. Nunca ouvi um grito de susto maior do que aquele...

]
Moderadores, posso tacar receita de pólvora caseira aqui? rs
Cristais artificiaisMateriais:Sais. Quase qualquer sal serve, mas alguns são mais fáceis e interessantes que outros. Sal de cozinha quase nunca dá certo (pena, porque fica bonito). Permanganato, idem. Dicromato é tóxico, nem tentem. Sugiro sulfato de cobre, sulfato de zinco e alúmen: fáceis de arrumar, bonitos e sem complicações. Não precisa ser puro, aliás, cristalização é ótimo modo de purificação.
Fio de nylon. Daqueles de pesca. É o ideal porque não "incentiva" mais cristais a nascerem pelo fio.
Água. Torneiral.
Copo. Idealmente, um copo baixo e largo, mas qualquer copo serve.
Tampa de plástico. Só para o caso de você precisar fazer as "sementes", explico abaixo.
Lápis. Ou caneta velha. Ou graveto. Ou qualquer coisa com formato parecido.
Procedimento:Primeiro, você vai precisar de um cristalzinho qualquer do sal que você quer fazer o cristalzão. Esse cristalzinho é chamado de semente. Se tiver mais ou menos 1/2cm tá ótimo, mas pode ser menor. Dê uma olhada no reagente se você não acha alguns. Se achar, pule a etapa abaixo.
Se precisar fazer, dissolva o máximo de sal que você conseguir em ~5mL de água, taque a solução numa tampa de plástico e deixe secando. Depois de algumas horas (a ~20°C), vão começar a aparecer cristaisinhos minúsculos na tampinha. Se formarem muitos, tire alguns e deixe só meia dúzia. Depois de dois dias, separe os maiores para usar como sementes.
Pegue o fio de nylon, corte uns 25cm, amarre com cuidado uma das pontas na semente, e outra no lápis/caneta/graveto/etc.. Separe.
Agora, pegue uns 150mL de água e dissolva o máximo possível do sal que você deseja nela. Se você não tá a fim de esperar muito, esquente LEVEMENTE a água, e fique mexendo. Você vai notar que a partir de certo ponto, você não consegue mais dissolver o sal nela.
Separe só o líquido saturado de sal, sem o corpo de fundo (sal não dissolvido) e taque num copo. Cuidadosamente, deixe a semente suspensa no meio do líquido, sem encostar no fundo, na borda ou na lateral. Deixe isso tudo num lugar aonde não pegue sol direto, muito pó, ou que não sofra muita vibração. Depois de umas duas semanas, o cristal já vai estar grande, dependendo da temperatura ambiente; mas se quiser deixar mais, ou menos tempo, é a sua escolha.
Coloco mais experiências aqui com o tempo.