Autor Tópico: Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país  (Lida 2003 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país
« Online: 12 de Outubro de 2008, 14:13:40 »
Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país, segundo revista
Jornalistas do país e do mundo participaram de votação

O Gre-Nal foi eleito o clássico mais disputado do Brasil, de acordo com a opinião de jornalistas nacionais e internacionais. O resultado será divulgado edição de outubro da revista brasileira especializada em futebol Trivela.

Segundo o editor da revista, Caio Maia, 30 profissionais da imprensa participaram da votação. Os critérios para determinar a escolha foram a rivalidade local e a relevância futebolística de cada clássico.

— Venceu o Gre-Nal porque Grêmio e Inter são os dois únicos times grandes de uma cidade grande.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele lembrou que em São Paulo e no Rio, os torcedores não se dividem só entre dois times.

— Também o Cruzeiro e Atlético é forte, mas o Atlético vive uma má fase no momento — afirmou Caio.

A Trivela elegeu os 25 maiores clássicos do Brasil e os 25 mais importantes do mundo. A reportagem trará a história e curiosidades de cada um desses duelos, segundo o site da revista.
http://www.trivela.com/Blog.aspx#843
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2008, 14:34:02 »
Discordo :P

A alegação de que o Gre-Nal é melhor porque envolve os dois únicos times grandes de uma grande cidade não se sustenta, pois temos também o clássico mineiro já citado e o Ba-Vi em Salvador. O Caio mencionou que o Atlético Mineiro não está bem, e tampouco está o Bahia, mas isso é irrelevante, afinal clássico não é um só jogo, clássico não é coisa para se dizer, "ah, este ano o maior clássico é esse", não clássico envolve tradição, história... Claro que o Gre-Nal tem tudo isso, mas não tem mais e nem menos do que o Fla-Flu ou o San-São ou o Atle-Tiba.

Minha opinião: os maiores clássicos são Vasco e Flamengo e Corinthians e São Paulo. Vão me acusar de dizer isso por ser vascaíno, mas explico a razão: os clássicos gaúcho, mineiro, paranaense, baiano, etc. são clássicos locais. Eles só mexem com os torcedores de seus próprios estados, pois envolvem times locais. O Grêmio, o Internacional, o Cruzeiro, o Atlético, o Santos, o Fluminese e o Botafogo são times locais, o grosse de suas torcidas está concentrado em seus próprios estados. Mas existem cinco times brasileiros que são realmente times nacionais, que têm torcedores espalhados por vários estados, principalmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, são eles Flamengo, Vasco, São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

Eu cresci em Vitória da Conquista, interior da Bahia. Vocês acham que alguém lá torcia por Bahia ou Vitória? Só como segundo time, porque as pessoas torcem mesmo é por um dos cinco mencionados, principalmente os dois primeiros. Esse fenômeno acontece em todas as regiões que não têm seus próprios times entre os grandes do futebol brasileiro, é a mesma coisa em Manaus ou em Cuiabá.

Quando tem Gre-Nal o Rio Grande do Sul pára. Quando tem Vasco e Flamengo, Corinthians e São Paulo, e em menor grau os clássicos envolvendo o Palmeiras, quem pára é o Brasil. Uma porção considerável dele, pelo menos. Não podia ser diferente, são as maiores torcidas e as mais espalhadas.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2008, 16:23:16 »
A questão não é ser o maior....mas o mais disputado....e pelos critérios estabelecidos....
Quanto a serem regionais...discordo....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2008, 16:45:15 »
Não sei como grenal pode ser mais relevante que SP e CUrintia por exemplo, com 9 titulos brasileiros, 4 mundiais em campo.

O tamanho das torcidas não são comparáveis, os valores envolvidos idem... não entendi o critério.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2008, 08:52:52 »
Analisaram principalmente a rivalidade dos confrontos, não é por ser grande, por ter mais gente assistindo, por envolver mais dinheiro ou títulos. Rivalidade é uma coisa que independe isso, é uma mobilização das duas torcidas que é diferente de qualquer outro duelo do Brasil.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2008, 08:53:51 »
Mais que Corinthians e Palmeiras?Tem até filme sobre isso.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2008, 09:10:17 »
Analisaram principalmente a rivalidade dos confrontos, não é por ser grande, por ter mais gente assistindo, por envolver mais dinheiro ou títulos. Rivalidade é uma coisa que independe isso, é uma mobilização das duas torcidas que é diferente de qualquer outro duelo do Brasil.

então quais seriam os critérios objetivos? Alguém falou: Eu vejo que grenal as torcidas são mais rivais?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2008, 11:34:00 »
Critérios, pelo que entendi, rivalidade e relevância dos clubes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:38:33 »
E como poderíamos medir a rivalidade se não por público, impacto das notícias na mídia, interesse dos patrocinadores, etc..  A revista é do RS?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2008, 15:58:40 »
Não era para este tópico estar na seção de Piadas e Brincadeiras?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2008, 18:38:52 »
Mais que Corinthians e Palmeiras?Tem até filme sobre isso.......

Corinthians e Palmeiras tem tradição. Igual ao Fla-Flu. Mas as maiores torcidas são as de Corinthians e São Paulo e pela hegemonia que o São Paulo vem exercendo nas últimas décadas, acho que a rivalidade entre as outras equipes e ele aumentou muito.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2008, 08:05:00 »
E como poderíamos medir a rivalidade se não por público, impacto das notícias na mídia, interesse dos patrocinadores, etc..  A revista é do RS?
Rivalidade se medindo por público? Notícias? Interesse?

Ah cara, vai aprender a torcer.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2008, 08:44:04 »
Rivalidade se medindo por público? Notícias? Interesse?

Ah cara, vai aprender a torcer.

E como se mede?Numero de pessoas presas pela PM nas redondezas do estádio por briga?Um aloprômetro pra ver em que estado se alopra mais o torcedor do time perdedor?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2008, 22:31:45 »
Não Barata, você não conhece o torcedômeto. Espeta no cara que ele dá a taxa de rivalidade...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2008, 23:01:20 »
O que mede a rivalidade entre dois times é o quanto o clássico é importante para os torcedores e o quanto isso repercute. No Rio Grande do Sul há muito da pessoa ter uma posição bem definida sobre as coisas, e isso vale para o futebol: Grêmio ou Internacional? Também aqui o futebol se criou muito tendo como protagonista a instituição em si, e a maneira como os clubes foram crescendo foram moldando muito o aspecto de cada time, chegando ao ponto de hoje em dia elas serem bem imperceptíveis, sendo os dois clubes uma coisa difícil de diferenciar e ficando bem evidente o quanto um precisa do outro e o quanto a rivalidade Gre-Nal está enraizada como fator cultural do estado.

No Brasil não há outro igual em termos de cobertura de mídia, repercussão, polêmica, jogo tenso e truncado, gols toscos. Um estado inteiro pára e o resultado muda muito no espírito das equipes. É uma rivalidade muito grande e, como tudo aqui, precisa dar em guerra.

Não dá para analisar uma rivalidade somente pelo público. Não é questão de o quanto o mundo acha do derby, e sim do que os torcedores envolvidos consideram. Por isso o Bra-Pel de Pelotas é repeitado como uma grande rivalidade aqui do Brasil também.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2008, 23:02:36 »
Não Barata, você não conhece o torcedômeto. Espeta no cara que ele dá a taxa de rivalidade...
Hehe... realmente assuntos como esses são muito difíceis de entender o outro lado, há muito clubismo e são só visões subjetivas em jogo.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2008, 18:07:00 »
O que mede a rivalidade entre dois times é o quanto o clássico é importante para os torcedores e o quanto isso repercute. No Rio Grande do Sul há muito da pessoa ter uma posição bem definida sobre as coisas, e isso vale para o futebol: Grêmio ou Internacional? Também aqui o futebol se criou muito tendo como protagonista a instituição em si, e a maneira como os clubes foram crescendo foram moldando muito o aspecto de cada time, chegando ao ponto de hoje em dia elas serem bem imperceptíveis, sendo os dois clubes uma coisa difícil de diferenciar e ficando bem evidente o quanto um precisa do outro e o quanto a rivalidade Gre-Nal está enraizada como fator cultural do estado.

No Brasil não há outro igual em termos de cobertura de mídia, repercussão, polêmica, jogo tenso e truncado, gols toscos. Um estado inteiro pára e o resultado muda muito no espírito das equipes. É uma rivalidade muito grande e, como tudo aqui, precisa dar em guerra.

Não dá para analisar uma rivalidade somente pelo público. Não é questão de o quanto o mundo acha do derby, e sim do que os torcedores envolvidos consideram. Por isso o Bra-Pel de Pelotas é repeitado como uma grande rivalidade aqui do Brasil também.
Perfeito....
Aliás, se o Pelotas tivesse uma torcida como o Brasil, este seria maior que o grenal.....
Quanto ao numero...se o tamanho da torcida definisse, o maior clássico seria entre os mais populares da China, que devem ter as maiores torcidas do planeta!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2008, 18:12:55 »
continuo esperando um critério que seja real... Isso que foi falado pode ser utilizado para diversos times

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2008, 18:17:50 »
O que mede a rivalidade entre dois times é o quanto o clássico é importante para os torcedores e o quanto isso repercute.

Todo grande clássico é importante para os torcedores dos times envolvidos. Para mim qualquer Vasco e Botafogo é mais importante que o Gre-Nal. Claro que por isso mesmo esse é um critério subjetivo, não vale para definir objetivamente qual é o maior clássico.

No Rio Grande do Sul há muito da pessoa ter uma posição bem definida sobre as coisas, e isso vale para o

futebol: Grêmio ou Internacional? Também aqui o futebol se criou muito tendo como protagonista a instituição em si, e a maneira como os clubes foram crescendo foram moldando muito o aspecto de cada time, chegando ao ponto de hoje em dia elas serem bem imperceptíveis, sendo os dois clubes uma coisa difícil de diferenciar e ficando bem evidente o quanto um precisa do outro e o quanto a rivalidade Gre-Nal está enraizada como fator cultural do estado.

E você acha que é diferente com o Ba-Vi? Ou com o Atletiba?

Meu, todo clássico é assim? Quanto à cobertura da mídia, isso é por você morar no RS. Você acha que em São Paulo alguém dá a mínima para Gre-Nal? E você acha que no Pará a mídia não cobre Remo e Paysandu com o mesmo interesse? Que Minas não pára quando tem Cruzeiro e Atlético?

Pelo critério da importância que as torcidas dão a um clássico, claro que todo clássico é igual, oras! A não ser que haja alguma torcida mais apaixonada do que outra, e olha, apesar de vascaíno, eu diria que é difícil encontrar uma torcida tão apaixonada quanto a do Flamengo. É só ver quem é que coloca mais gente no estádio. Os times do Nordeste também têm públicos estupendos.

Perfeito....
Aliás, se o Pelotas tivesse uma torcida como o Brasil, este seria maior que o grenal.....
Quanto ao numero...se o tamanho da torcida definisse, o maior clássico seria entre os mais populares da China, que devem ter as maiores torcidas do planeta!

Claro que não é só tamanho que interessa, tem que ter história também, tradição. Mas isso todos os clássicos nacionais têm, o Gre-Nal não é mais nem menos tradicional que o Fla-Flu ou o Derby paulista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Outubro de 2008, 00:16:11 »
Enquanto eu escrevia meu post eu já esperava que o o Uílinili iria dizer bem essas coisas. :D

É claro que eu sei que essas coisas valem para os outros clássicos, mas eu vejo que aqui tudo se potencializa mais, não é só pelo fato de ser gremista e gaúcho, é opinião mesmo. E eu concordo que é difícil concordar com o que eu disse, esse tipo de assunto é difícil traçar uma linha para a objetividade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Outubro de 2008, 00:20:44 »
Enquanto eu escrevia meu post eu já esperava que o o Uílinili iria dizer bem essas coisas. :D

Eu sou tão previsível? :(

É claro que eu sei que essas coisas valem para os outros clássicos, mas eu vejo que aqui tudo se potencializa mais, não é só pelo fato de ser gremista e gaúcho, é opinião mesmo. E eu concordo que é difícil concordar com o que eu disse, esse tipo de assunto é difícil traçar uma linha para a objetividade.

Eu já acho que é justamente por você ser gaúcho e gremista. Todo mundo puxa sardinha para o seu lado. Eu mesmo reconheci que puxei um pouco para o lado do Vasco também. Isso só confirma o que eu disse, o valor de um clássico é subjetivo, depende de quem está emocionalmente envolvido com ele. Você não vê a menor graça em Guarani vs. Ponte Preta, mas quem torce para um dos dois times pensa beeeem diferente...

A única forma de tratar objetivamente o assunto é pegando a importância do clássico no espectro nacional, e nesse caso o número de torcedores e o quanto eles estão espalhados pelo país é importante.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2008, 01:23:48 »
Eu já acho que é justamente por você ser gaúcho e gremista.
Eu não acho

Você não vê a menor graça em Guarani vs. Ponte Preta, mas quem torce para um dos dois times pensa beeeem diferente...
Hã? Cara, uma pessoa que gosta de futebol consegue ver a beleza e sentir a emoção do negócio, não é só porque é o teu time. O que eu tenho pelo Grêmio já é um negócio irracional fora de série, mas o futebol em si é outra coisa. Eu mesmo acompanho e vou a jogos sempre que posso de dois times que eu gosto bastante aqui da região e que não possuem visibilidade nacional. E dá para se juntar ao pessoal de coração dali e ver como eles encaram o futebol do time deles. Dá sim para ver a graça, não com os olhos deles, é claro.

A única forma de tratar objetivamente o assunto é pegando a importância do clássico no espectro nacional, e nesse caso o número de torcedores e o quanto eles estão espalhados pelo país é importante.
Por esses critérios que eu não considero relevantes, é Flamengo e mais alguém. Mas tem ter história e ver o quanto o clássico significa aos torcedores. Ao contrário do que acontece no RS onde o derby é indiscutivelmente o Gre-Nal, em SP há discordância sobre quais as equipes formam a melhor rivalidade e o RIO até hoje eu não sei se é Fla-Flu ou Fla-Vas, inclusive nos dois documentários sobre rivalidades que já assisti, cada um citava uma rivalidade diferente.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2008, 01:27:12 »
acredite, é por você ser gremista e gaúcho. Para mim, gre-nal é tão relevante quanto ba-vi.
E ouço todos os CUrintiANUS falando de seu time versus palmeiras, uma paixão impensável, etc...

E concordo que o critério de quanto o clássico perpassa regiões deveria ser levado em consideração.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2008, 02:02:07 »
acredite, é por você ser gremista e gaúcho. Para mim, gre-nal é tão relevante quanto ba-vi.
Relevante em que sentido? Por que em termos de rivalidade e disputa, os jornalistas concordam comigo. Se tu tá dizendo o quanto o Brasil olha o Gre-Nal e vê relevância nele, com certeza estou de acordo contigo.

E o Gre-Nal perpassa regiões, tem muito colorado e gremista em SC, PR e MS. Talvez não quanto outro clássico.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 02:11:16 por Dr. Merkwürdigliebe »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #24 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:50:29 »
Ou seja, estão tentando dizer que os repórteres, por maioria, são ou gremistas ou colorados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!