Discordo

A alegação de que o Gre-Nal é melhor porque envolve os dois únicos times grandes de uma grande cidade não se sustenta, pois temos também o clássico mineiro já citado e o Ba-Vi em Salvador. O Caio mencionou que o Atlético Mineiro não está bem, e tampouco está o Bahia, mas isso é irrelevante, afinal clássico não é um só jogo, clássico não é coisa para se dizer, "ah, este ano o maior clássico é esse", não clássico envolve tradição, história... Claro que o Gre-Nal tem tudo isso, mas não tem mais e nem menos do que o Fla-Flu ou o San-São ou o Atle-Tiba.
Minha opinião: os maiores clássicos são Vasco e Flamengo e Corinthians e São Paulo. Vão me acusar de dizer isso por ser vascaíno, mas explico a razão: os clássicos gaúcho, mineiro, paranaense, baiano, etc. são clássicos locais. Eles só mexem com os torcedores de seus próprios estados, pois envolvem times locais. O Grêmio, o Internacional, o Cruzeiro, o Atlético, o Santos, o Fluminese e o Botafogo são times locais, o grosse de suas torcidas está concentrado em seus próprios estados. Mas existem cinco times brasileiros que são realmente times nacionais, que têm torcedores espalhados por vários estados, principalmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, são eles Flamengo, Vasco, São Paulo, Corinthians e Palmeiras.
Eu cresci em Vitória da Conquista, interior da Bahia. Vocês acham que alguém lá torcia por Bahia ou Vitória? Só como segundo time, porque as pessoas torcem mesmo é por um dos cinco mencionados, principalmente os dois primeiros. Esse fenômeno acontece em todas as regiões que não têm seus próprios times entre os grandes do futebol brasileiro, é a mesma coisa em Manaus ou em Cuiabá.
Quando tem Gre-Nal o Rio Grande do Sul pára. Quando tem Vasco e Flamengo, Corinthians e São Paulo, e em menor grau os clássicos envolvendo o Palmeiras, quem pára é o Brasil. Uma porção considerável dele, pelo menos. Não podia ser diferente, são as maiores torcidas e as mais espalhadas.