Autor Tópico: Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país  (Lida 2004 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Gre-Nal é eleito clássico mais disputado do país
« Resposta #25 Online: 16 de Outubro de 2008, 08:57:40 »
acredite, é por você ser gremista e gaúcho. Para mim, gre-nal é tão relevante quanto ba-vi.
Relevante em que sentido? Por que em termos de rivalidade e disputa, os jornalistas concordam comigo. Se tu tá dizendo o quanto o Brasil olha o Gre-Nal e vê relevância nele, com certeza estou de acordo contigo.

E o Gre-Nal perpassa regiões, tem muito colorado e gremista em SC, PR e MS. Talvez não quanto outro clássico.

Que jornalistas concordam com vocês que o GreNal é o mais relevante do território nacional e do ... mundo? :olheira:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:18:14 »
Não sei como um tópico @#%#¨% desse rende...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 16 de Outubro de 2008, 09:56:50 »
não rende, claro...  mas antes que me acusem

Não acho que seja possível determinar a maior rivalidade. Acho que gre-nal, fla-lu, sp e curintia, etc... são clássicos super disputados, principalmente em sua respectiva região

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2008, 14:03:51 »
acredite, é por você ser gremista e gaúcho. Para mim, gre-nal é tão relevante quanto ba-vi.
Relevante em que sentido? Por que em termos de rivalidade e disputa, os jornalistas concordam comigo. Se tu tá dizendo o quanto o Brasil olha o Gre-Nal e vê relevância nele, com certeza estou de acordo contigo.

E o Gre-Nal perpassa regiões, tem muito colorado e gremista em SC, PR e MS. Talvez não quanto outro clássico.

Que jornalistas concordam com vocês que o GreNal é o mais relevante do território nacional e do ... mundo? :olheira:
Hã? Os jornalistas da revista Trivela e da Placar desse mês fizeram a matéria com o mesmo tema, elegendo o clássico Gre-Nal como o mais disputrado do Brasil. Não falo em relevância nacional.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Outubro de 2008, 14:47:28 »

O fato de os jornalistas concordarem contigo é só mais uma evidência de que você está errado. Jornalista só fala bobagem, jornalista esportivo então... :hihi:

Hã? Cara, uma pessoa que gosta de futebol consegue ver a beleza e sentir a emoção do negócio, não é só porque é o teu time. O que eu tenho pelo Grêmio já é um negócio irracional fora de série, mas o futebol em si é outra coisa. Eu mesmo acompanho e vou a jogos sempre que posso de dois times que eu gosto bastante aqui da região e que não possuem visibilidade nacional. E dá para se juntar ao pessoal de coração dali e ver como eles encaram o futebol do time deles. Dá sim para ver a graça, não com os olhos deles, é claro.

O Agnóstico já respondeu. Gre-Nal, para mim, é Ba-Vi de gaúcho. E veja que com essa comparação eu não estou diminuindo em nada nem o Gre-Nal e muito menos o Ba-Vi, ambos são clássicos importantíssimos, cheios de história, rivalidade tradição - como todo bom clássico tem que ser. Mas tanto um quanto outro são clássicos locais. Do ponto de vista nacional mesmo, o clássico mais importante (acho bobagem falar clássico mais disputados, todo clássico é disputado, não existe um que os jogadores tenham mais vontade de ganhar do que outro) será Flamengo e mais alguém ou Corinthians e mais alguém mesmo, pois são times de massa e com torcedores espalhados por todo o país. Vasco, São Paulo e Palmeiras, apesar de erem torcidas menores, também têm a característica de contar com trocedores no Brasil inteiro. Um Vasco e Flamengo ou um Corinthians e Palmeiras conseguem mexer com os nervos de um sergipano ou de um tocantinense bem mais do que um Gre-Nal, cujas torcidas estão limitadas à região Sul.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Outubro de 2008, 15:12:15 »
concordo, acho que seria Flamengo/Corintinas com SP, Vasco, Palmeiras, Gremio, ou Cruzeiro.

A participação de Flamengo e CUrintia é meio que fundamental para um clássico assim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 16 de Outubro de 2008, 15:48:57 »
não rende, claro...  mas antes que me acusem

Não acho que seja possível determinar a maior rivalidade. Acho que gre-nal, fla-lu, sp e curintia, etc... são clássicos super disputados, principalmente em sua respectiva região

Devia ir para os tópicos de perguntas inúteis.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Outubro de 2008, 17:54:24 »
Quando nós gaúchos vamos fazer um espécie de revolução farroupilha futebolística, amarrar os cavalos no obelisco novamente e tirar a chibatadas esta máfia  que comanda o futebol brasileiro?

STJD suspende 3 gremistas na reta final do Brasileiro

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou os gremistas Léo, Réver e Morales, na tarde desta quarta-feira, e os jogadores da equipe gaúcha acabaram punidos. O mais prejudicado foi Léo, que pegou 120 dias de suspensão e está fora do restante do Campeonato Brasileiro.

Morales foi punido com oito jogos e voltará apenas no último confronto da competição, diante do Atlético-MG. Réver recebeu um gancho de três partidas e fica de fora dos duelos contra Portuguesa, Sport e Cruzeiro.

Léo estava incluso no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo. O defensor tricolor foi expulso por ter chutado o atacante Jorge Henrique.

Morales respondeu pelo artigo 254 (praticar jogada violenta), porém foi enquadrado no artigo 254 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva), em que a pena é maior, ao ter atingido a perna e a genitália do lateral direito Alessandro. (notem que o atleta só recebeu cartão amarelo no jogo)

Já Réver foi incluso no artigo 255 (praticar ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe) por ter participado de um empurra-empurra com o meia Carlos Alberto.(se isto fosse motivo para suspensão todos jogadores que estão dentro da grande área num escanteio deveriam ser suspensos)

vejam a coluna do santana

16 de outubro de 2008 | N° 15760AlertaVoltar para a edição de hoje
PAULO SANT’ANA

*
      Grêmio roubado!

Deus nos dê serenidade suficiente para suportar o cutelo frio da injustiça que foi cometida ontem contra o Grêmio na CBF.

Deus dê serenidade a todos os gremistas, a todos os esportistas, a todos os gaúchos para suportar a iniqüidade da decisão que mutilou o time do Grêmio na reta final do campeonato brasileiro.

Só é respeitável um tribunal que se faz respeitar. Este tribunal de justiça desportiva fez cair ontem sobre o peito do Grêmio o aço frio do punhal da prepotência, da astúcia misturada com a ma fé, não pode ser respeitado. Porque não se dá ao respeito.

Os imundos escolheram a dedo os melhores jogadores do Grêmio e os afastaram não de um jogo, não os absolveram como estes dias aquela pocilga absolveu o jogador Diego Souza do Palmeiras, sério rival do Grêmio para o título.

Não. Condenaram o Léo, um dos mais expressivos valores do time líder do Brasileirão a 120 dias de suspensão. Isto é, não contentes em tirar o Léo dos próximos jogos, baniram-no do restante do campeonato.

Depois sentenciaram o Réver a três jogos. Mais adiante, como que sabedores do que aconteceu com o Grêmio nas duas últimas partidas, baniram também do campeonato o jogador Morales, o símbolo da reação gremista que devolveu a liderança para o tricolor gaúcho, conheciam que faltavam apenas nove jogos para o Grêmio. Nem sequer tinha sido expulso no jogo que originou a drástica punição o Morales.

Miseráveis! Malditos sejam por todos os tempos, seus assaltantes da esperança. E da liderança. Olhem-se nos espelhos e se envergonhem para sempre do fizeram ontem.

Os suínos penalizaram Morales com oito jogos de suspensão. E mataram no útero a esperança gremista no seu novo centroavante.

Aborteiros.

Na sua sanha esportivo-homicida, que já tinha mostrado suas garras quando os irrespeitáveis juízes do TJD carioca, ou melhor, retiro essa expressão, não posso usar a expressão juízes para quem não se porta como juiz. Juízes são aqueles magistrados da Justiça Federal e da Justiça Comum, não se pode compará-los a este tribunal inferior de sujas decisões, a este conjunto solerte de flibusteiros que cometeu ontem a mais atroz injustiça e mais torpe violência contra o líder do campeonato, proibindo-o com uma série de sentenças desproporcionais e absurdas, de alcançar o título.

Mas eu dizia que o valhacouto de pérfidos julgadores que não se dão ao respeito já tinha mostrado suas garras quando condenou por dois jogos o jogador Tcheco, fazendo-o cumprir três jogos, junto com a suspensão, em face de uma simples expulsão no Gre-Nal, em que o jogador Edinho, que foi expulso no mesmo lance, foi absolvido.

Ou seja, Edinho foi absolvido, creiam, porque o Internacional não era mais candidato ao título. Se o fosse, Edinho seria condenado a vários jogos de suspensão, da mesma forma que o Internacional foi roubado de um título em 2005, na injusta expulsão de Tinga e não marcação de um pênalti escandaloso contra o Corínthians.

Este monstruoso atentado à paixão clubística, ao esporte, esta sem-vergonhice aparatosa de poder discricionário não pode ficar assim.

Estes bunodontes de focinhos cartilaginosos têm de receber o repúdio da sociedade civil do nosso Estado, que por suas autoridades tem de tomar providência contra esta sujeira, contra este atentado ao bom senso e à justiça.

Chega de sermos roubados nos nossos maiores sonhos aqui no RS. Chega! Um basta a esta trama escarrada, a um rigor jamais visto em julgamentos esportivos.Vergonha! Sujeira!

Basta de imundície. Basta desta cáfila de salteadores.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Outubro de 2008, 18:34:05 »
Uílinili, eu não nego em termos de relevância (gente mais distribuída no país que torce), o que eu discuto é rivalidade e o quanto vale o clássico. O fato de o Corinthians e o Flamengo possuírem maiores torcidas para mim não vale muita coisa quanto a isso. Muitos dos torcedores (senão a maioria) são de regiões onde o futebol possui pouca representatividade e as pessoas são facilmente condicionadas pelos meios de comunicação (odiei falar isso, mas...).

Sei lá, é diferente do Gre-Nal onde tu já cresce vivendo nesse meio de guerra em que precisa escolher uma agremiação, e isso ocorre muito em outros estados onde existem muitos descendentes de gaúchos ou que pelo menos a cultura se assemelhe muito. Há mais identidade ao meu ver.

De novo, é claro que um Flamengo x Corinthians será um jogo muito mais assistido no país do que um Gre-Nal. Mas, o quanto há de história nesse clássico? Qual o embate? O quanto de contato esses clubes possuem? O quanto se assemelham? O quanto um precisa do outro? O quanto um torce para o outro se ferrar? O quanto o resultado de um clássico desses pode "arrumar a casa"?

Futebol é muito mais do que números.
______

"Mas Flamengo x Corinthians não é clássico mesmo, falo de Palmeiras x Corinthians ou Flamengo x Vasco". Ok, mas apesar de existirem essas rivalidades, esses times dividem a rivalidade com outros clubes ainda, como São Paulo e no RIO com o Fluminense (Fla-Flu, o clássico do glamour). No RS isso não ocorre, é Gre-Nal e pronto. Só em Pelotas e em Caxias existem outros times por quem as pessoas torcem, mas mesmo assim o Gre-Nal é predominante. Em São Paulo e no Rio em dia de clássico, as pessoas que não são dos times que estão jogando estão seguindo suas vidas, isso porque há outros clubes em pé de igualdade, aqui não: o estado pára.
______

E eu queria ver um argumento melhor para refutar os jornalistas, também não sou fã deles, mas acho que eles têm mais cacife para dar pitaco nos assuntos que eles convivem.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 18:49:06 por Dr. Merkwürdigliebe »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Outubro de 2008, 18:50:42 »
Esse é o único critério que desempata as coisas, afinal, em todo o resto esses clássicos são iguais: tradição, rivalidade, história... Clássico é clássico e vice-versa :lol: É importate levar a relevância do jogo dentro do futebol nacional em conta na hora de definir qual clássico é mais importante, por isso tamanho e distribuição das torcidas conta como desempate. Já falei: o futebol gaúcho é forte e importantíssimo no Brasil, eu diria que hoje ultrapassou o futebol do Rio de Janeiro e pode ser considerado o segundo mais forte do país, mas a importância do Gre-Nal é local, pois esses times não conseguem grande penetração em outros estados, ao contrário dos times do eixo Rio-São Paulo.

E eu não falava especificamente de Corinthians vs. Flamengo, eu falava dos clássicos entre eles e os times de seus prórpios estados. A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras ou Corinthians e São Paulo Ou Flamengo e Vasco ou outras combinações dentro desses estados não é menor que a de Grêmio e Inter. Nem de Bahia e Vitória ou Náutico e Sprt ou Remo e Paysandu ou Brasil e Argentina. É o mesmo sentimento.

Agora, quanto ao fato de haverem mais times relevantes em Rio e São Paulo para diluir o significado de um jogo, por exemplo, o fato de um botafoguense não estar nem aí para o Fla-Flu, deixa eu te lembrar só de uma coisa: a torcida do Flamengo, sozinha, é mais do que o dobro da população do Rio Grande do Sul inteira. É disso que estou falando... Um clássico envolvendo Corinthians ou Flamengo, duas verdadeiras nações, tem uma dimensão bem maior.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 18:57:05 por uiliníli »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Outubro de 2008, 19:07:31 »
Essa do clássico é clássico e vice-versa se eu não me engano foi o Jardel que disse sobre o Gre-Nal. :D

Cara, eu já disse: eu sei que em termos de números esses outros clássicos são maiores (mais torcedores, maiores coberturas, mais dinheiro, e assim vai...). O que eu falo é sobre rivalidade, uma mescla de critérios que envolvam títulos, torcida, fator local, história, o que está em jogo. Em um Gre-Nal eu acho que há muito mais em jogo do que em qualquer outro clássico do Brasil, por isso que eu acho que é a maior rivalidade. Assim como o Old Firm na Escócia, que é considerado um dos maiores clássicos do mundo justamente porque o negócio virou religioso, étnico, ultrapassou em muito as barreiras do futebol. Assim como o El Clásico na Espanha ou o derby turco. O Gre-Nal passa bem longe disso, mas é um embate com muito significado.

Analisando proporcionalmente os critérios envolvidos em um clássico: tradição, história, público, repercussão e todos os demais, foi a conclusão de que os jornalistas chegaram, e eu não vejo dificuldade em ver isso.
_____

No assunto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Major_football_rivalries
_

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Outubro de 2008, 20:34:49 »
Mais uma vez, isso que você disse me parece exatamente o que ocorre em SP...  mas entrou em Loop

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:03:15 »
Mais uma vez, isso que você disse me parece exatamente o que ocorre em SP...  mas entrou em Loop
Sim, agora concordamos em discordar. Eu só queria mostrar meu ponto de vista, independente dessa de "maior número de torcedores espalhados". :)

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #38 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:03:03 »
Grenal é greNAL !
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:20:30 »
Bom, eu sou suspeito para falar (sou gremistas e moro no RS), mas o Gre-nal pelo tanto que envolve e já foi dito aqui no tópico, é o maior clássico do Brasil.
Agora o maior clássico do mundo, para mim sem sombras de dúvida é Rangers x Celitc. Os clássicos de RJ e SP, perto do que é o jogo da Old Firm é piada de criança.
Lá o esquema transcende futebol. É os Católicos x Protestantes, uma guerra que ocorre desde 1880. Nenhum clássico no mundo é maior que esse.
E digo isso porque já assisti várias vezes, e pode não ser um futebol muito técnico, só que a raça dos caras é algo absurdo nesse jogo. Nesse ano mesmo, um jogador do Celtic começou a sangrar e sequer reparou na ferida, que era grave. Continuo em campo jogando.

Foras as guerras entre torcidas e o fanatismo pelo futebol, que repito, é piada de criança perto do nosso futebol.
Lá mais de 80% da população acompanha futebol. Aqui mal passa dos 50%.
O que mais se aproxima desse delírio que ocorre na Escócia é o Gre-nal mesmo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Outubro de 2008, 22:43:52 »
Bom, concordo finalmente com algum sulista neste tópico.

Realmente (bem lembrado) quem conhece Rangers versus Celtic não tem dúvida de qual é o clássico mais disputado do mundo.

E... claro que insisto no ponto que grenal é fantástico... para os de RS

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 23 de Outubro de 2008, 22:57:41 »
Opinião por opinião...

23/10/08 - 14h21 - Atualizado em 23/10/08 - 14h21
CNN coloca clássico Palmeiras x Timão entre os dez maiores do mundo

Rede americana fala sobre a história da rivalidade do duelo paulista

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, a rede americana CNN publicou em seu site a lista das dez maiores rivalidades mundiais, segundo a empresa. O único clássico brasileiro mencionado no texto foi o Palmeiras x Corinthians. O duelo paulista aparece em nono lugar. A matéria destaca como começou a rivalidade entre os dois clubes: ”O Corinthians era o único time da cidade, mas um grupo de italianos fundou o Palmeiras.”

Em primeiro na lista, a CNN destaca a rivalidade escocesa entre o Celtic e o Rangers. O duelo mexe não só com o futebol, mas também com o fanatismo religioso do país. Em segundo aparece o clássico italiano Lazio x Roma.

A rivalidade entre Boca Juniors e River Plate não poderia ter ficado fora da lista. O “duelo hermano” figura na terceira posição da lista da rede, que o classifica como “o mais intenso da América do Sul”.

Confira a lista completa:

1) Celtic e Rangers, Escócia
2) Lazio e Roma, Itália 
3) Boca Juniors e River Plate, Argentina
4) Al Ahly e Zamalek, Egito
5) Galatasaray e Fenerbahce, Turquia
6) Olympiakos x Panathinaikos, Grécia
7) Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Sérvia
8) Wydad x Raja Casablanca, Marrocos
9) Corinthians x Palmeiras, Brasil
10) Peñarol x Nacional, Uruguai

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Outubro de 2008, 23:02:03 »
concordo mais com essa lista, mesmo vendo meu SP de fora

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Outubro de 2008, 23:14:00 »
É opinião, né... Acho que para todo mundo o maior clássico é o clássico que envolve seu próprio time. Essa lista é só para mostrar que opinião é só opinião. A escolha de Celtic x Rangers devido às divisões religiosas da Escócia tem um motivo concreto para ter sido escolhido o maior dos clássicos. Acho que um tão relevante quanto, mas que nem entrou na lista, é Barcelona x Real Madrid, afinal, os dois também representaram por algum momento visões de mundo opostas: o Barça estava ligado aos revolucionários na Guerra Civil Espanhola, enquanto que o Real estava ligado aos franquistas, conservadores... sem contar que o nível técnico de um Barcelona x Real Madrid está anos luz além da maioria dos confrontos listados.

Mas veja que tanto no caso do clássico escocês, quanto do espanhol, é possível dar um motivo concreto para falar de seu significado, com a maioria dos outros clássicos é questão de mera opinião "Bah, eu acho que o Gre-Nal é melhor porque ele é tri-legal, tchê!" e o paulista responde "Orra, meu, Palmeiras e Curintía é muito mais da hora, mano!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!