A linha de comando do MS-DOS era muitíssimo melhor que a do Windows - talvez porque era a única coisa que existia. Ele era eficiente para o que foi programado, embora o sistema de segurança fosse inexistente. Em compensação, era monotarefa 
A linha de comando do Linux é mais eficiente que a do MS-DOS. E é multitarefa.
Foi pensando na linha de comando do GNU/Linux que eu comentei "pena ser monotarefa".
Linha de comando é uma coisa que se você não aprende por motivação, aprende por preguiça...
Tudo bem que sou exceção, mas no meu caso aprendi essas coisas quando o Collor fazia e desfazia por aqui (a chamada 'Era de Ouro do ILoveFoxes', liberalismo na cabeça, poucas boas idéias, muita corrupção e um começo de comércio educado).
Existiam dois shells no Unix, o 'sh' e o 'csh' (que era de 'nerds', hahahah!). Então eu aprendi para instalar produtos, dar suporte e tudo o mais.
Lembro que uma vez, mais ou menos nessa época (ainda não existia IP!) foi impossível 'portar' um shell para '.bat' e acabei fazendo um instalador. Os comandos do MS-DOS são de chorar, o IF é lastimável, o único loop é por arquivo, é como te dar uma chave de fenda para consertos gerais num transatlântico...
Hoje estamos 2 metros acima, tudo isso é passado e estamos na quinta fundação da informática, esses comandos não passam de coisa de arqueólogo

Mas são úteis para descifrar algum idioma esquisito numa ânfora ou investigar por que o Firefox trava, ou por que vem tão mal instalado no Suse, por exemplo...
Mas eu dou suporte até hoje em máquina remotas por shell, que é como ter um mini-submarino que chega a qualquer lugar