Não há qualquer confirmação de que Lula realmente quer um terceiro mandato. Há quem diga que ele é muito vaidoso e orgulhoso de seu governo, quer entrar para história e teme que um eventual terceiro mandato manche sua reputação.
Agora, vivemos em uma democracia, a maioria vence. Se quiserem criar um terceiro mandato, e isso se der da forma Constitucional, prevaleceu. Cadê o golpe?
Você pode até discordar, assim como eu discordo, mas se você quer uma democracia, então tem que aceitar as mudanças legais e reformas Constitucionais que são feitas dentro das regras. Golpe institucional é o que foi feito na Venezuela, onde se criou um semi-deus político. O que definitivamente não é o escopo de um terceiro mandato.
Para que seja aprova uma emenda Constitucional, há que se ter aprovação por 3/5 de cada Casa do Congresso, de maneira que há que ter apoio da oposição. Acho muito difícil isso acontecer, mas se for o caso, e se for essa a mudança aprovada, e se for dentro das regras, que seja.
Inclusive, foi exatamente isso o que FHC fez, no meio de seu mandato criou um segundo, também alterou as regras no meio de seu mandato. E se quiser minha opinião, achei muito bom. Agora, se valeu para ele, deve valer para qualquer um. Ora, Presidente da República é um cargo, uma função. Ele está no direito dele de tentar modificar a Constituição, mas não depende dele tal Emenda se consolidar, mas sim de ser aprovada pelos Deputados e Senadores. Isso não é o tipo de coisa que o Presidente pode simplesmente impor.
Primeiro é preciso confirmar que realmente é um terceiro mandato o que se pretende. O texto fala em reforma política, o que a meu ver é necessário (voto facultativo, melhor definição de domicílio eleitoral etc.). Mas, se realmente for a questão de um terceiro mandato que está à baila; se há respeito à separação de Poderes; se a mudança que se pretende fazer está dentro das regras; e se há apoio da oposição, a qual é indispensável nesse caso; então a democracia cumpriu seu papel.