Autor Tópico: Caso complicado  (Lida 5593 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Caso complicado
« Online: 19 de Outubro de 2008, 05:42:32 »
Caros,

Bem, esta é minha primeira intervenção no fórum e a coisa já começa crítica.

Vou relatar uma história bem típica de fundamentalistas religiosos que ignoram evidências,

o problema neste caso foi que aconteceu com pessoas muito próximas a mim.

Na verdade, com a minha família. Faz tempo, mas agora isso tem incomodado pra valer.

É o seguinte: durante um período de crise financeira e psicológia, meu pai surtou....

Ficou extremamente deprimido com a situação ruim da empresa, ao ponto de não conseguir trampar.

Como meus pais são evangélicos, decidiram fazer uma campanha do tipo 'oração forte" lá em casa...

Bem, as coisas já estavam estranhas. Meus pais são batistas, tradicionais.

Mas eram petencostais os que faziam a campanha. Falam em guerra espiritual 400 mil vezes por dia.

Certa vez, voltei da escola e encontrei uma cena de guerra em casa.

Meu pai havia manifestado uma possessão maligna....Sim, foi o que me disseram.

Minha mãe era e é bem quadradona, tradicional, mas até ela estava bem abalada.

Cerca de cinco pessoas testemunharam o negócio.

E agora:

a) meus pais inventaram

b) situação causada por forte estrees emocional e doutrinação espiritualista

c) sei lá o que foi aquilo

?????????????

Sou cético, da escola de Sagan, mas não tenho respostas, tou endoidando....

Ajudem!!!!!!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Caso complicado
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2008, 06:35:47 »
b
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2008, 08:11:01 »
Sempre que tenho oportunidade questiono os evangélicos o quê é uma "possessão maligna" e quais são suas principais características comportamentais, em algumas coisas eles até entram em consenso (hiperatividade, violência, desobediência...) mas algumas não batem ou são contraditórias, tornando este conceito cada vez mais incerto e vago.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2008, 08:19:21 »
Concordo,

gostaria de saber se isso pode acontecer num nível coletivo,

porque neste caso várias pessoas estavam presentes, é dose.

Cara, nem eu acredito no que estou escrevendo,

mas é uma questão muito próxima da qual não posso simplesmente fugir,

então, é como se eu fosse um cético no mundo da Walt Disney

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2008, 08:26:43 »
Ah, como foi bom ter feito aquele semestre de psicopatologia.  Aprendi entre outras coisas a não me impressionar com esse tipo de coisa.

Não sei como se chama hoje em dia, mas é histeria.  Acontece muito nesse tipo de situação.  Há técnicas como a bioenergética especificamente para induzir esse tipo de "desabafo".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2008, 08:32:12 »
Luis,

estou animado,

você pode falar mais sobre isso?

Também pensei em histeria,

mas começou com apenas duas pessoas no quarto, meus pais,

depois apareceu todo mundo e a versão é mesma:

ele estava falando coisas terríveis, com a voz totalmente transformada,

meu pai depois disse que estava consciente e via garras e tal,

quem estava na casa ao lado conseguiu ouvir a voz do meu pai.....

Bem, alguém tem o telefone do Padre Quevedo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2008, 09:21:01 »
Não duvido que o relato seja basicamente verdadeiro, embora provavelmente haja alguma licença artística na mistura.

Eu não sou médico, por isso desconfie do que vou dizer.  Mas pelo que entendo parece que seu pai não tem história de histeria.  Deve ser portanto uma crise isolada, decorrente da situação emocional em que ele se encontrava.

Pode ter sido uma espécie de reação orgânica, quase um espasmo, uma forma do organismo do seu pai reagir contra o tipo de efeito bioquímico que a depressão teve.  Há quem faça leituras puramente orgânicas do que isso realmente é e significa, outros preferem vê-las como algo com um significado emocional ou mesmo espiritual.  Está muito nos olhos do observador.

Se foi uma única vez, provavelmente foi até um bom sinal, o início da recuperação dele dessa tristeza crônica.  Recomendo ficar de olho na situação dele nos próximos dias e, se vocês tiverem um psiquiatra de confiança, certamente é boa idéia procurá-lo para uma consulta.

Não sei se ele é neopentecostal, mas se não é possivelmente vai querer experimentar agora.  Os ritos "barulhentos" dos pentecostais são basicamente surtos induzidos e (mais ou menos) controlados desse mesmo tipo de crise.  Pessoalmente não simpatizo muito com esse tipo de coisa, mas dizem que alivia a pressão e torna novas crises espontâneas menos prováveis, ou pelo menos mais suaves.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2008, 15:32:00 »
Obrigado Luis,

agora estou mais aliviado.

Só o que não entendo é porque as pessoas que testemunharam o ocorrido também compartilharam da mesma

histeria, ou seja, pessoas racionais trataram o meu pai como a Emily Rose.

Eu teria conversado com ele naturalmente, sem tentar expulsar o demônio e coisas do gênero.

Um grupo de pessoas racionais pode compartilhar de um comportamento tão estranho assim?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2008, 15:36:19 »
Você ficaria surpreso com o quanto é comum.  Principalmente se o grupo tem uma expectativa de encontrar essas situações.

Um dos atrativos de situações de "possessão" é que oferecem uma perspectiva de solução simples via "exorcismo".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:57:20 »
Poderia ser um caso de alucinação coletiva? http://brazil.skepdic.com/alucol.html

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2008, 20:07:00 »
Isso é uma forma de desabafar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2008, 21:08:31 »
Eu acho que é parecido com a situaçao de alguem em um estádio de futebol. Tu vai pra lá, a multidao gritando e cantando e tu começa a fazer o mesmo, coisa que tu, possivelmente, nao faria se estivesse assistindo o jogo em casa por exemplo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 00:45:49 »
Num estádio de futebol ou num culto faz todo sentido,

Mas neste caso era um grupo de cinco pessoas reunidos em casa.

E quando tudo começou eram apenas duas pessoas.

Ainda faz sentido?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2008, 01:14:33 »
Depende muito de quem eram essas pessoas e principalmente de qual história em comum elas tenham.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2008, 01:53:12 »
Bem,

meus pais não eram muito dados com essa história de guerra espiritual,

mas o pessoal que eles chamaram era, sim, muito ligados com essas coisas.

Chegavam a "caçar demônio" em telhados por ai....

Meus pais são mais conservadores,

mas durante a campanha foram se abrindo a essas idéias espirituais.

Obrigado pela atenção, Luis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2008, 02:08:23 »
É sempre arriscado chegar a conclusões na distância em que me encontro, mas sua descrição me leva a pensar que essas pessoas estavam predispostas a ver demônios e possessões.  Nessas situações muitas vezes há motivos para se sentir mais aceito mostrando sinais que atendam a essas expectativas.  Dificilmente de caso pensado, claro, mas a pressão dos pares pode ser muito forte.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2008, 02:19:49 »
Também pensei nisso.

Na verdade, quando minha mãe encontrou meu pai daquele jeito não soube bem como reagir.

Quem saberia?

Ela ligou para um pastor e esses "caças-fantamas".

Eles chegaram em casa já naquela de expulsar demônio mesmo.

Daí a coisa desandou mesmo....

Foi um espetáculo grotesco.

Eu não consigo conceber isso tudo racionalmente, é demais pra mim.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2008, 05:19:01 »
Realmente, como lidar com isso???

Não sei, imagino que um mata-leão ou triangulo resolvesse... hehe zueira.

Sério, pergunto: o queuma pessoa racional pode fazer em caso de "possessão demoníaca"???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2008, 08:44:46 »
Também pensei nisso.

Na verdade, quando minha mãe encontrou meu pai daquele jeito não soube bem como reagir.

Quem saberia?

Ela ligou para um pastor e esses "caças-fantamas".

Eles chegaram em casa já naquela de expulsar demônio mesmo.

Daí a coisa desandou mesmo....

Foi um espetáculo grotesco.

Eu não consigo conceber isso tudo racionalmente, é demais pra mim.

Isso porque você está envolvido pessoalmente nisso e não consegue ver tudo de um ponto de vista neutro.

Pelas suas mensagens imagino que você "queira" passar por isso também e perder seu ceticismo em troca da experiência. Vá pelo que você ache certo para você no momento, eu pessoalmente deixaria passar...

Apenas tenha cuidado para não se torna um mero seguidor cego dos "caças-fantamas". Acontece com muita frequência e quem perde é geralmente quem fica embaixo.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:38:54 »
Na verdade,

Prefiro a razão do que a experiência.

Se eu abraçar a possibilidade de que foi algo fantástico, fora dos domínios da razão,

posso abrir espaço para especulações místicas, estranhas, me deixar levar

e daí quem vai garantir minha sanidade mental?

Só o que me deixa fulo é que centenas de pessoas clamariam por uma experiência desta.

Eu odeio coisas assim: me lembra filmes B de terror.

Então, Por que justo comigo?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2008, 15:14:35 »
...

Sugiro banir este questionamento de sua mente. Este e o tipo de duvida que costuma causar problemas, porque pode criar links com certas ideias consideradas nocivas pelos ceticos (fazem enxergar finalismos e antropomorfismos onde nao existe nem uma coisa, nem outra).

Poderia ser com voce ou com John Doe no Massachussets e John Doe poderia se fazer a mesma pergunta (why me?). Ocorre que foi com voce e ponto.
Minha casa foi assaltada alguns dias atras e fizeram uma bagunca danada. Por que eu e nao o vizinho do lado?

E como: "putz, vi um carro com uma placa XTZ8995 hoje. Qual seria a probabilidade de eu ver justo esta placa? Porque justo ela?"
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:54:21 »
Provavelmente seu pai teve uma crise histérica ou surto psicótico breve.( O que será comprovado se teve algum tipo de alucinação Visual e/ou Auditiva etc. )

"'ele estava falando coisas terríveis, com a voz totalmente transformada,
meu pai depois disse que estava consciente e [b]via garras [/b] e tal,
quem estava na casa ao lado conseguiu ouvir a voz do meu pai....."

O que é realmente aconselhável é o acompanhamento por um profissional, pois persistindo os sintomas deverá ser medicado.

Abraço
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 18:58:02 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 21:08:38 »

Não acontece só com você, meu caro. A política favorece esse tipo de ideologia, logo situações como a sua se multiplicam todos os dias.

"O povo do Brasil é um povo de fé!" ::)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:53:42 »
 Interessante, bem interessante... O moço do problema em momento algum põe na discussão que o Luis, um cético, pode estar errado... Agradece a ele como fora ele o dono da verdade... Será que a tendência de 'novos ' céticos é aceitar a verdade em que eles crêem ou ainda, como os velhos e bons tempos, os céticos ainda são críticos?Não que eu discorde ou mesmo acorde com o Luis. Ele é um moço bem inteligente e até gosto do estilo dele, mas a postura do Blues me deixou pensando em que tipo de cético ele seria... Sei que ele citou Sagan, porém...
Bem, de toda forma creio que uma investigação descomprometida de opinião pré definida, seria  bom ao seu entendimento.talvez uma investigação sobre opiniões de religiosos sérios, sem  extremismos ou estrelismos,para poder medir os dois lados da questão ou ainda uma investigação no campo da paranormalidade pura e simplesmente.Esse tipo de coisa , o que se chama de pocessão, em muitos dos casos não é de fato o que se entende por pocessão, inerente do fato de existir ou não.
Namastê.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2008, 14:02:34 »
Claro que eu posso estar errado - como aliás Carl Sagan também pode estar.

Quanto ao tipo de cético que o Blues é, eu diria que é o tipo que tem acesso direto ao pai e tem melhor condição de julgar a situação do que nós, Memphis.  Acho que você esqueceu que essa é a questão central.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!