Autor Tópico: "Reencarnação" ou "Renascimento" ?  (Lida 2928 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
"Reencarnação" ou "Renascimento" ?
« Online: 26 de Outubro de 2008, 15:56:27 »
Esses conceitos do título do tópico são a mesma coisa ou se trata de processos diferentes ? Sei que reencarnação é um nome mais ocidentalizado,e renascimento é um termo mais usado pelas religiões orientais.Mas no final,as duas não significam a mesma coisa ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: "Reencarnação" ou "Renascimento" ?
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2008, 15:59:05 »

Segundo Dantas, renascimento é deixar alguns preconceitos de lado e se melhorar moralmente em uma mesma vida; e reencarnação é morrer e ter a alma inserida em outro ser humano em uma próxima vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:14:21 »
Não exatamente, Jus.

Renascimento tem consequências em outras vidas também.  Só que "outras" são outras no duro, nada dessa bagunça de reencarnação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:15:36 »
Não exatamente, Jus.

Renascimento tem consequências em outras vidas também.  Só que "outras" são outras no duro, nada dessa bagunça de reencarnação.

Como assim,"bagunça" ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:17:16 »

Não exatamente, Jus.

Defina "outras vidas".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:43:35 »
Outras vidas no sentido mais "mundano".  O que nós somos e fazemos influencia as vidas de outras pessoas - parentes, cônjuges, vizinhos, políticos, artistas, padeiros, leiteiros e flamenguistas, entre outros.

Pode parecer estranho, mas acontece que um dos outros sustentáculos do Budismo (além da doutrina do Renascimento) é a Originação Interdependente.  Do ponto de vista budista a individualidade é um tanto ilusória.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:44:36 »
Não exatamente, Jus.

Como assim,"bagunça" ??

Como eu elaborei em outro lugar, reencarnação é um conceito que confunde muito mais coisa do que explica.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2008, 16:50:33 »

Outras vidas no sentido mais "mundano".  O que nós somos e fazemos influencia as vidas de outras pessoas - parentes, cônjuges, vizinhos, políticos, artistas, padeiros, leiteiros e flamenguistas, entre outros.

Pode parecer estranho, mas acontece que um dos outros sustentáculos do Budismo (além da doutrina do Renascimento) é a Originação Interdependente.  Do ponto de vista budista a individualidade é um tanto ilusória.

Não entendi. Me diga, quando você morrer, para onde vai? E antes de nascer, onde você estava?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2008, 17:55:00 »
Não entendi. Me diga, quando você morrer, para onde vai?

Para baixo da terra, para um forno crematório, ou para os intestinos de algum cão ou coisa parecida.

E antes de nascer, onde você estava?

Em lugar nenhum.  Eu comecei a existir quando nasci.  Ou, em alguns sentidos, vinte e cinco anos depois disso.

No entanto, eu herdei muita coisa de pessoas que já existiam antes de mim, e transmiti outras tantas para outras pessoas.  Um exemplo óbvio é são as línguas que falamos.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:00:08 »

Você diz que esse renascimento é de duas ordens: individual - o indivíduo que renasce em razão de uma transformação moral; transcendental - os bons ensinamentos morais que são passados de geração em geração.

É isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:02:16 »
Eu não costumo descrever dessa forma, mas concordo que é uma boa descrição.

Só faria a ressalva de que os maus ensinamentos também renascem.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:04:43 »

Isso é um outro nome para aperfeiçoamento moral (renascimento individual) e ensinamento moral (renascimento transcendental).

Sendo assim, apesar do nome pomposo e místico, em si não há nada de místico nisso.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:05:07 »
Mas e quando Dalai Lama fala sobre o décimo quinto renascimento, que pode vir a ser uma mulher e um não-tibetano? O que renascimento significa nesse caso?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:06:46 »

Pelo que entendi, 15ª geração.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:12:01 »

Isso é um outro nome para aperfeiçoamento moral (renascimento individual) e ensinamento moral (renascimento transcendental).

Sendo assim, apesar do nome pomposo e místico, em si não há nada de místico nisso.

Essa é a idéia :)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:16:44 »

Me diga, o que aconteceu exatamente aqui:

Citação de: Dantas
Em lugar nenhum.  Eu comecei a existir quando nasci.  Ou, em alguns sentidos, vinte e cinco anos depois disso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:22:07 »
Mas e quando Dalai Lama fala sobre o décimo quinto renascimento, que pode vir a ser uma mulher e um não-tibetano? O que renascimento significa nesse caso?

Que vai ser a décima-quinta pessoa a receber o título de Dalai Lama.  Essa pessoa é escolhida e treinada desde bem nova por certos sacerdotes de tradições tibetanas, que acreditam reconhecer nela sinais de algum tipo de herança das lembranças e sabedoria dos Dalai Lamas anteriores.

Parece reencarnação à primeira vista.  

Mas não é; por um lado, é considerada uma capacidade rara, que apenas alguns poucos instrutores particularmente avançados em seu treinamento (Tulkus) teriam (a imensa maioria dos instrutores não a tem).  

Por outro, é largamente cerimonial, tanto que há quem defenda que pode haver dois ou mais renascimentos simultâneos do mesmo Lama (alguns propõem que ambos os candidados atuais ao título de Karmapa sejam considerados genuínos).  Em qualquer hipótese, nenhum Tulku vem do nada  e senta no trono; eles são rotineiramente treinados desde bem cedo, o que torna um tanto redundantes essas especulações metafísicas.  Ainda mais quando alguns, como o sexto Dalai Lama, mostram não ter muito jeito para a coisa apesar de todo esse aparato.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:23:59 »
Me diga, o que aconteceu exatamente aqui:

Não é algo que eu queira detalhar via Internet, mas aconteceu algo quando eu tinha vinte e cinco anos que "quebrou" a linha da minha vida, a ponto de eu ter poucas e distantes lembranças de como era antes dessa idade.  Quase como se fossem histórias que alguém próximo me contou, em vez de algo que eu vivi diretamente.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:28:50 »

Que vai ser a décima-quinta pessoa a receber o título de Dalai Lama.  Essa pessoa é escolhida e treinada desde bem nova por certos sacerdotes de tradições tibetanas, que acreditam reconhecer nela sinais de algum tipo de herança das lembranças e sabedoria dos Dalai Lamas anteriores.

Parece reencarnação à primeira vista. 

Mas não é; por um lado, é considerada uma capacidade rara, que apenas alguns poucos instrutores particularmente avançados em seu treinamento (Tulkus) teriam (a imensa maioria dos instrutores não a tem). 

Diferencie isso de groselha.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2008, 18:37:12 »
No meu entender, é uma groselha.  Só que eu não preciso acreditar nela.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2008, 20:03:50 »
China endurece regras para sucessão do Dalai Lama

País só vai considerar legítima reencarnação budista ocorrida dentro de seu território.
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger44780,0.htm

O sétimo Dalai Lama, Kelsang Gyatso (1708-1757)

Olhando para atrás, os tibetanos acreditaram que Tsangyang Gyatso previu seu próprio renascimento em Lithang, na região de Kham quando escreveu esta canção:

Garça branca, empreste-me suas asas
    Vou além de Lithang,
    E de lá, voltarei.

E, com certeza foi assim, o sétimo Dalai Lama nasceu em 1708, filho de Sonam Dargye e Lobsang Chotso em Lithang, dois anos depois do desaparecimento do sexto.

http://www.dalailama.org.br/biografia/dalais.htm

"Reencarnam" sim ( De acordo com eles mesmos )!
Camamam renascer. Só isso!
Não sei pra que tanto "frege"!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 20:07:18 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2008, 20:26:26 »
Nem sei o que você quer dizer com esse último parágrafo, Lord.  E francamente, não vou tentar. Não vale a pena.

A notícia que você trouxe mostra como essas coisas são arbitrárias.  O governo chinês se considera soberano sobre o Tibete, que ocupa militarmente há décadas, e por isso se dá inclusive o direito de opinar sobre a escolha de vários Tulkus.  O próprio Dalai Lama tem uma opinião BEM diferente e já fez pronunciamentos no sentido oposto.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2008, 20:36:22 »

Nem sei o que você quer dizer com esse último parágrafo, Lord.  E francamente, não vou tentar. Não vale a pena.

Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
http://www.dalailama.org.br/biografia/

Luis,

Primeiro: Eu não sou autoridade em Budismo, portanto tenho de me contentar com o que posso ler.

Segundo: Eu não reconheço VOCE como autoridade em Budismo, portanto tenho de me contentar com o que posso ler.

Renascer NO CORPO de OUTRA pessoa, prá mim, e pra todos com um pouco de senso, é o mesmo que reencarnação!

Não vale a pena mesmo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2008, 20:38:43 »

Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
http://www.dalailama.org.br/biografia/

Correto (pelo menos segundo a doutrina maaiana), mas um tanto fora do assunto.

Luis,

Primeiro: Eu não sou autoridade em Budismo, portanto tenho de me contentar com o que posso ler.

Certo.

Segundo: Eu não reconheço VOCE como autoridade em Budismo, portanto tenho de me contentar com o que posso ler.

Isso não é justificativa para ser estúpido, embora esse seja seu direito.

Renascer NO CORPO de OUTRA pessoa, prá mim, e pra todos com um pouco de senso, é o mesmo que reencarnação!

Não vale a pena mesmo!

Você confunde ignorância com senso.  Novamente, direito seu.

Não entendo por que você gosta de exercê-lo, mas se é o que te agrada, seja tolo e aceite ser tratado como tal.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 20:43:23 por Luis Dantas »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2008, 20:43:44 »
Tirando ataques pessoais e o "fananiquito"...
Fiquei na mesma! :biglol:

Melhor parar.

Abraço! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!