Autor Tópico: Gostar mais de animais....  (Lida 3793 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Gostar mais de animais....
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2008, 15:20:09 »
Eu entedo bem... a maioria das pessoas é desprezível.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2008, 15:21:56 »
Em casos pontuais dá para entender...também acho que muitas pessoas não valem um cão ou gato, não valem nada....
Mas em forma geral, compartilho com quem pensa que os animais tem uma forma mais simples....um cão aceita ser chutado, maltratado e sacode o rabo....uma pessoa não aceita isto...tem idéias, tem objetivos que as vezes são conflitantes com a outra pessoa....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2008, 15:41:35 »
Pode ser, mas eu conheço muitas destas pessoas (acreditem, bem mais do que o normal), e elas normalmente acham os seres humanos muito cruéis, sobretudo em suas atitudes com outros animais.

Acho que oponto nefrálgico é esse.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Magnata do imperfeito

• Contas Excluídas
  • Nível 01
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Outubro de 2008, 19:39:11 »
É verdade.
Eu tinha um gato, que se chamava "Roxo", quando alguém o agradava, imediatamente ele saia todo todo, e tentava bater nos outros.

Muito engraçado!!!

Saudades do finado Roxo.
Ele era um gato vira-latas gente boa!!!

:(

Alguns gatos fazem coisas bem mais elaboradas que isso. Planejam a vingança detalhadamente, literalmente... Eu tenho um gato assim, ele foi banido para o quintal tempos atrás. Eu simplesmente não confio nele.

Olá Amenemés! Olá a todos!

Bem, o que venho aqui levantar, não são meras falácias. Sim, o seu entendimento, Darwiniano, é importante que se diga, estar perfeito. Contudo, diz respeito não ao Ego animal. Mas sim à Consciência, categoricamente, primária. Os animais inferiores não possuem Ego. E isso é fundamentalmente, sondável.

Vejamos: Gerald Edelmam distingue Consciência Primária de Consciência Elaborada - A consciência primária é o estado em que nos encontramos mentalmente cientes das coisas que se passam no mundo. Isso quer dizer, em que temos imagens mentais no presente. Porém, não é seguida por qualquer sentido de uma pessoa com passado e futuro. É aquilo que podemos imaginar que alguns animais "não-linguísticos" e "não semânticos" possuem. Pelo contrário, a consciência elaborada envolve o reconhecimento por um sujeito pensante dos seus próprios atos e afetos. Encarna um modelo do que é pessoal e do passado e futuro, tal como no presente. É a posse humana para além da consciência primária, que seria da incumbência egóica a função auto-reguladora.

Estamos conscientes de sermos conscientes. (Edelman, 1992).

Saúde e sabedoria a trilharmos as nossas vidas da maneira mais produtível... Sucesso meus queridos!

Não ficou claro para mim esta explicação. Está dizendo que um gato, no caso em tela, não teria consciencia enquanto "gato" no passado, por exemplo?

A princípio, gostaria de pedir desculpas por não ter correspondido a dinâmica de sua reply. É que havia postado em horário de almoço e estava atrasadíssimo para retornar ao trabalho, ok?

Não, a proposição vai bem além dessa questão, literalmente... O fato é que, pelo menos fora do campo fictício, jamais encontraremos um gato que venha a formalizar noções, intrasubjetivas, de tempo determinado para as refeições, ou até mesmo formalizar molhos, temperos e cardápios dos mais variados, por exemplo.  Um gato reconhece o seu alimento por via dos sentidos, apenas. Se tiver fome, ele come ou vai à caça, isso vai depender da situação... Porém, a sua questão é pertinente nos remete a outra teoria.

É por ser dotado ou não de linguagem, que se estabelecem as devidas distinções. Tentarei elucidar tal questão fazendo uso da teoria Vygotskiana, ok?

Vejamos: Sobre uma perspectiva, não só biológica, mas, primordialmente, sociocultural, que Vygotsky rebate o caráter sofista do “Behaviorismo” (Corrente que reduz o ente humano ao status de máquina). A sua teoria da dupla formação dos processos psicológicos superiores, indica que a interação do sujeito cognoscente com o objeto de conhecimento parta de uma relação externa e seja sempre mediada por artifícios – instrumentos sociais -, que possibilitam ao indivíduo postergar noções de tempo e espaço por via de sua inteligência, memória e atenção. Tais instrumentos, dentre eles a linguagem, por sua excelência, representam canais a conduzir estímulos e estabelecer uma relação de simetria, da qual derivam os processos metamórficos, tanto do indivíduo quanto do meio social, respectivamente. Isso significa que o indivíduo participa, ativamente, do processo de Internalização, no que consiste na constituição da sua subjetividade e consciência, utilizando-se do signo lingüístico - instrumento cognitivo, por excelência - sobre a representação interna de uma operação externa.

A humanidade é construtora de sua própria história. E é por esta via, a convivência, que é este espaço/tempo das relações dos sistemas, lugar de perene criação e recriação da história indivíduo-social. O conhecer, sobre essa perspectiva, é constante atualização do sistema.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 29 de Outubro de 2008, 22:05:50 »
Pode ser, mas eu conheço muitas destas pessoas (acreditem, bem mais do que o normal), e elas normalmente acham os seres humanos muito cruéis, sobretudo em suas atitudes com outros animais.

Acho que oponto nefrálgico é esse.
Não, não acho pessoas essencialmente cruéis. Eu as acho irritantes.

Um animal nunca vai te irritar no essencial do que você é ou faz. Tudo bem, ele pode ficar miando para você abrir a porta, vir fazer carícias em um momento inoportuno - mas nunca irá perguntar onde você esteve ou dizer onde você deveria estar.

Basicamente as pessoas são irritantes pela sua capacidade de ter noção do que as coisas são, ao invés de ver só como estão.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #30 Online: 29 de Outubro de 2008, 22:32:12 »
Bom, eu não estava falando de você...

E a questão não é ter falta de paciência com pessoas irritantes, para vários amantes de animais que conheço. A questão é que eles crêem que uma boa quantidade das pessoas é desprezível mesmo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Outubro de 2008, 00:09:06 »
Algumas pessoas são desprezíveis. Os animais só não são também porque não têm essa opção, eles não têm a liberdade de ação que nós temos. Por isso, por piores que possam ser, os humanos, sem dúvida, são mais interessantes.

• Contas Excluídas
  • Nível 01
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Outubro de 2008, 01:37:23 »
Não confio em animais de espécie alguma. Animais, em geral, são imprevisíveis, e tenho dito.

Um "cágado" pode fazer um tremendo estrago, nhá. (risos).  :P

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 30 de Outubro de 2008, 03:36:15 »
Aiaiaia... fé no ser humano faz isso.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Outubro de 2008, 06:57:51 »
Não confio em animais de espécie alguma. Animais, em geral, são imprevisíveis, e tenho dito.

Um "cágado" pode fazer um tremendo estrago, nhá. (risos).  :P

Não são imprevisíveis, de modo algum.

Sempre tive animais em casa desde que era criança, cães e gatos, um papagaio...de um modo geral cada um tem sua própria personalidade por assim dizer.

Alguns eram mais alegres, outros mais quietos, outros não gostavam de desconhecidos em casa, outros gostavam de todo mundo. Mas o comportamento dele é totalmente previsível para quem está acostumado a conviver com eles e nunca na minha vida levei alguma mordida de cachorro.

Animal é assim: Ou ele gosta de vc ou não gosta , então não tem meio termo e de um modo geral eles sempre se apegam mais a alguma pessoa da casa.

O que acontece é que eles não tem expressão facial, então muita gente acaba levando alguma mordida por não entender que tem que prestar atenção nos sinais corporais deles, tipo...se está abanando o rabo ou principalmente como estão as orelhas deles, tem  gente que não sabe reconhecer isso e acaba provocando um ataque de um animal que na verdade só se assustou.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 07:00:04 por Arcanjo Lúcifer »

• Contas Excluídas
  • Nível 01
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Outubro de 2008, 08:18:18 »
Aiaiaia... fé no ser humano faz isso.

Um adendo: Eu disse não confiar em espécie alguma, oras. A expressão lingüística Cágado, que usei, é plurissêmica. Razz

Arcanjo, não se pode chegar às conclusões tomando por base si próprio, apenas. Não seria por uma pessoa nunca ter sido "enrolada" por outra, que se diria a humanidade ser límpida e impoluta, por exemplo. Os animais são de dar seus repentes, sim. Há muitos e muitos casos que comprovam isso... Os animais não-racionais por serem impulsivos, e o animal racional por ser dissimulado. Fato.

Ainda fico com as máquinas e os seres virtuais. Hihi!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #36 Online: 30 de Outubro de 2008, 09:17:48 »
É verdade.
Eu tinha um gato, que se chamava "Roxo", quando alguém o agradava, imediatamente ele saia todo todo, e tentava bater nos outros.

Muito engraçado!!!

Saudades do finado Roxo.
Ele era um gato vira-latas gente boa!!!

:(

Alguns gatos fazem coisas bem mais elaboradas que isso. Planejam a vingança detalhadamente, literalmente... Eu tenho um gato assim, ele foi banido para o quintal tempos atrás. Eu simplesmente não confio nele.

Bem, o que venho aqui levantar, não são meras falácias. Sim, o seu entendimento, Darwiniano, é importante que se diga, estar perfeito. Contudo, diz respeito não ao Ego animal. Mas sim à Consciência, categoricamente, primária. Os animais inferiores não possuem Ego. E isso é fundamentalmente, sondável.

Vejamos: Gerald Edelmam distingue Consciência Primária de Consciência Elaborada - A consciência primária é o estado em que nos encontramos mentalmente cientes das coisas que se passam no mundo. Isso quer dizer, em que temos imagens mentais no presente. Porém, não é seguida por qualquer sentido de uma pessoa com passado e futuro. É aquilo que podemos imaginar que alguns animais "não-linguísticos" e "não semânticos" possuem. Pelo contrário, a consciência elaborada envolve o reconhecimento por um sujeito pensante dos seus próprios atos e afetos. Encarna um modelo do que é pessoal e do passado e futuro, tal como no presente. É a posse humana para além da consciência primária, que seria da incumbência egóica a função auto-reguladora.

Estamos conscientes de sermos conscientes. (Edelman, 1992).

Saúde e sabedoria a trilharmos as nossas vidas da maneira mais produtível... Sucesso meus queridos!

Não ficou claro para mim esta explicação. Está dizendo que um gato, no caso em tela, não teria consciencia enquanto "gato" no passado, por exemplo?

A princípio, gostaria de pedir desculpas por não ter correspondido a dinâmica de sua reply. É que havia postado em horário de almoço e estava atrasadíssimo para retornar ao trabalho, ok?

Não, a proposição vai bem além dessa questão, literalmente... O fato é que, pelo menos fora do campo fictício, jamais encontraremos um gato que venha a formalizar noções, intrasubjetivas, de tempo determinado para as refeições, ou até mesmo formalizar molhos, temperos e cardápios dos mais variados, por exemplo.  Um gato reconhece o seu alimento por via dos sentidos, apenas. Se tiver fome, ele come ou vai à caça, isso vai depender da situação... Porém, a sua questão é pertinente nos remete a outra teoria.

É por ser dotado ou não de linguagem, que se estabelecem as devidas distinções. Tentarei elucidar tal questão fazendo uso da teoria Vygotskiana, ok?

Vejamos: Sobre uma perspectiva, não só biológica, mas, primordialmente, sociocultural, que Vygotsky rebate o caráter sofista do “Behaviorismo” (Corrente que reduz o ente humano ao status de máquina). A sua teoria da dupla formação dos processos psicológicos superiores, indica que a interação do sujeito cognoscente com o objeto de conhecimento parta de uma relação externa e seja sempre mediada por artifícios – instrumentos sociais -, que possibilitam ao indivíduo postergar noções de tempo e espaço por via de sua inteligência, memória e atenção. Tais instrumentos, dentre eles a linguagem, por sua excelência, representam canais a conduzir estímulos e estabelecer uma relação de simetria, da qual derivam os processos metamórficos, tanto do indivíduo quanto do meio social, respectivamente. Isso significa que o indivíduo participa, ativamente, do processo de Internalização, no que consiste na constituição da sua subjetividade e consciência, utilizando-se do signo lingüístico - instrumento cognitivo, por excelência - sobre a representação interna de uma operação externa.

A humanidade é construtora de sua própria história. E é por esta via, a convivência, que é este espaço/tempo das relações dos sistemas, lugar de perene criação e recriação da história indivíduo-social. O conhecer, sobre essa perspectiva, é constante atualização do sistema.

De fato, um gato não vai escrever um livro. Já um gorila ou um chimpanzé podem até não escrever, mas eles também são auto-conscientes, como nós. Tem noção de passado, presente e futuro, e fazem construções linguísticas. Alguns papagaios também conseguem.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #37 Online: 30 de Outubro de 2008, 09:53:35 »
Algumas pessoas são desprezíveis. Os animais só não são também porque não têm essa opção, eles não têm a liberdade de ação que nós temos. Por isso, por piores que possam ser, os humanos, sem dúvida, são mais interessantes.

Bom também os acho mais interssantes, mas os animais são mais confiáveis (salvo raras e boas exceções).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:15:29 »
Arcanjo, não se pode chegar às conclusões tomando por base si próprio, apenas. Não seria por uma pessoa nunca ter sido "enrolada" por outra, que se diria a humanidade ser límpida e impoluta, por exemplo. Os animais são de dar seus repentes, sim. Há muitos e muitos casos que comprovam isso... Os animais não-racionais por serem impulsivos, e o animal racional por ser dissimulado. Fato.

Ainda fico com as máquinas e os seres virtuais. Hihi!

São animais que sofreram maus tratos com alimentação insuficiente, espancamentos, dormem na chuva....eles tb acabam tendo um comportamento agressivo contra o próprio dono.

Um animal que foi bem tratado nunca terá esse comportamento.

Tenho 40 anos, tive dezenas de bichos em casa desde que nasci (Só hoje tenho 7 cães, sendo 5 em casa e dois na minha oficina de trabalho..).Pode acreditar que conheço muito bem o comportamento deles.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:20:40 »
O oposto a gostar mais dos animais, não é detestá-los....pode ser também gostar dos animais numa justa escala, entendendo suas limitações, e ao mesmo tempo gostar dos seres humanos, sabendo separar o joio do trigo....convivendo com a complexidade humana....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:29:49 »
Você é suspeito, Aronax :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:48:41 »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #42 Online: 30 de Outubro de 2008, 18:28:14 »
O oposto a gostar mais dos animais, não é detestá-los....pode ser também gostar dos animais numa justa escala, entendendo suas limitações, e ao mesmo tempo gostar dos seres humanos, sabendo separar o joio do trigo....convivendo com a complexidade humana....

:apoiado:

• Contas Excluídas
  • Nível 01
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Outubro de 2008, 02:11:42 »
Olá Arcanjo Lúcifer! Olá Amenemés!

A subsistência deste título de "dono" é análoga à subsistência do "Deus" humano, isso é determinado pelo o Ego. Nenhum animal escraviza outro a suprir suas carências, senão o humano.

Arcanjo, como você bem expressou, os animais reagem a alterações emocionais, e isso não se dar apenas por bem ou mal-tratá-los. Mas isso ocorre também, naturalmente, no decorrer do seu desenvolvimento biológico, como as alterações fisiológicas concomitantes. Habitualmente as emoções são classificadas de acordo com o sentimento que determinam, ou seja, como agradáveis, desagradáveis ou neutras. Portanto, são imprevisíveis... Todo animal é dotado de sua singularidade. O ato de domesticá-los já contra-vai a sua natureza, é agressivo.

Quanto aos gorilas, chimpanzés e papagaios, não passam de construções intersubjetivas, o indivíduo não participa, ativamente, do processo de Internalização, assim não havendo seqüência de construção do conhecimento... Passam longe da complexidade do sistema lingüístico humano.

Saúde e sabedoria a trilharmos as nossas vidas da maneira mais produtível... Sucesso a todos!       

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 31 de Outubro de 2008, 05:07:35 »
O ato de domesticá-los já contra-vai a sua natureza, é agressivo.
Na verdade não é bem assim. Houve incontáveis gerações selecionando-se os mais dóceis. O que claro não é nenhum indicador absoluta nem regra geral para cada indivíduo, mas milhões de vezes mais dóceis que o ser humano, se me permite dizer.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:05:51 »
Arcanjo, como você bem expressou, os animais reagem a alterações emocionais, e isso não se dar apenas por bem ou mal-tratá-los. Mas isso ocorre também, naturalmente, no decorrer do seu desenvolvimento biológico, como as alterações fisiológicas concomitantes. Habitualmente as emoções são classificadas de acordo com o sentimento que determinam, ou seja, como agradáveis, desagradáveis ou neutras. Portanto, são imprevisíveis... Todo animal é dotado de sua singularidade. O ato de domesticá-los já contra-vai a sua natureza, é agressivo.

Cachorro não morde sem motivo..ou ele se assustou  ou é agressivo por maus costume do dono.

Até concordo que isso se aplique a um animal não domesticado, mas não com cães e gatos que tem sim um comportamento bem previsível por viver junto a humanos.

Como eu disse, o bicho gosta de vc ou não gosta, não tem meio termo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #46 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:59:10 »
O ato de domesticá-los já contra-vai a sua natureza, é agressivo.
Na verdade não é bem assim. Houve incontáveis gerações selecionando-se os mais dóceis. O que claro não é nenhum indicador absoluta nem regra geral para cada indivíduo, mas milhões de vezes mais dóceis que o ser humano, se me permite dizer.

Isso sem contar os que foram domesticados sem querer... era mais interessante viver junto dos humanos do que procurar alimento e conviver com mais predadores fora das comunidades, pois sempre lhes sobravam migalhas. Aconteceu com ratos, por exemplo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Outubro de 2008, 17:12:46 »
Minha irmã tem uma gata viralatas que pensa que é um cachorro... ou quase. Me impressiono com as atitudes dela (da gata, não da minha irmã  :hihi:), ela vem te "receber" na porta da casa quando chegas (só falta balançar o rabo) e fica a nossa volta, quase implorando por atenção (não que ela não receba). Minha mãe e minha irmã moram perto da minha casa e não é incomum ir a pé até lá... quando vou embora a gata me segue, como se fosse um cachorro, tenho que xinga-la e manda-la de volta para casa (a gata, não minha irmã  :hihi:). Minha mãe tem duas daschund e a gata dorme e come com as cadelas... brincam juntas. Quando um gato estranho aparece a gata (que é castrada) coloca-os para correr como se fosse um cachorro e cachorros, mesmo grandes, ela enfrenta e também os afugenta, só falta latir.  :hihi:

É a gata mais esquisita que já vi até hoje... um barato ficar sentado na frente da casa só observando o bicho.

Tem um ditado popular, piegas pra kct, que diz que Quanto mais conheço o ser humano, mais admiro os animais... não concordo e nem discordo, acho que no caso em questão o observador interfere na experiência, depende apenas do que queremos ver.  :wink:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #48 Online: 04 de Novembro de 2008, 22:33:51 »
Que bichinho doce...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2008, 22:44:59 por Vito Álvaro »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 04 de Novembro de 2008, 23:57:10 »
Eca, odeio insetos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!