Autor Tópico: Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas  (Lida 5010 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas
« Online: 09 de Novembro de 2008, 01:35:06 »
September 15, 2008 in Mind & Brain
Spooky Science: Does a Fear of Ghosts Help Keep Us Honest?
Does the fear of "someone watching" help put us on the straight and narrow path?

Ghosts. We're drawn to them, yet they frighten us. I mean we feel better knowing one is not lurking. But do perceived specters have a real effect on our behavior?

A 2005 study published in Human Nature revealed what happens when students believe their surroundings are haunted.

127 students took a test, with one caveat: They had an opportunity to cheat. A "computer glitch" caused the correct answer to be displayed on-screen unless subjects immediately tapped the space bar, clearing the solution.

The experimental group was also told the lab was haunted and that scientists recently had seen the ghost of a dead grad student in the test room.

Turns out, the "haunted" group was less likely to cheat—hitting the space bar nearly 40 percent faster (and thus removing the opportunity to see the correct answer) than the control group.

The researchers wrote that fear of wraith wrath existed in hunter–gatherer days, rivaling adaptive fears such as those of snakes and spiders. They proposed that supernatural belief has value, preventing social deviance because we fear "someone may be watching.”

Maybe, but the idea that superstition has a social purpose, as opposed to merely being a by-product of consciousness, will require further study—and ultimately may never be scientifically provable.

60-Second Psych is a weekly podcast.

http://www.sciam.com/podcast/episode.cfm?id=68095B38-EFDB-20E8-3A36B5840D79C9AF

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 05:53:11 »
Claro. Sem a crença em deus nao temos porque sermos honestos. Claro como água.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 07:58:08 »
Ta bom, se fosse assim...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2008, 07:48:15 »

Juro por deus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2008, 17:18:59 »

Juro por deus.

Não valeu! Voce cruzou os dedos dos pés ao jurar! :x
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2008, 17:22:48 »
They proposed that supernatural belief has value, preventing social deviance because we fear "someone may be watching.”

È o mesmo que dizer:

A Humanidade é composta de Canalhas Sádicos que só não saem pilhando e estuprando por que temem um Big Brother, que vigia a todos o tempo todo!
   Dá Nojo! :nojo:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2008, 01:39:44 »
A saudosa Rizk, que já não está mais entre nós, uma vez comentou qualquer coisa sobre um estudo ou averiguação de qualquer tipo sobre as pessoas tenderem a mentir menos em tribunais com as tão odiadas imagens religiosas que os ativistas do orgulho ateu querem ver sumir.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:27:27 »
A saudosa Rizk, que já não está mais entre nós
Como assim??
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:59:42 »
Como assim??
Está tentando nos fazer mais honestos?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2008, 23:22:37 »
Como assim??
Ela saiu do fórum.
Latebra optima insania est.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2008, 23:29:11 »
Quando eu era pré-adolescente eu tinha vergonha de me masturbar com medo de espíritos estarem olhando. Acho que o que me levou ao ateísmo foi a punheta :P

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2008, 23:30:34 »

Hehehe.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2008, 00:05:08 »

Hehehe.

Eu sabia que você ia responder isso :lol:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2008, 23:17:08 »
Quando eu era pré-adolescente eu tinha vergonha de me masturbar com medo de espíritos estarem olhando. Acho que o que me levou ao ateísmo foi a punheta :P
O cristianismo fala que é luxúria... mas qual é o problema da masturbação?

Acho que o medo de fantasmas não faz a pessoa ser mais honesta; faz ela evitar de fazer o que a sociedade no geral fala pra ela "não".

Existe outra saída para as pessoas serem honestas: mostrá-las, desde criança, quais são as vantagens de ser honesto. Desde "As pessoas não gostam de gente desonesta!" ou "Se você faz algo errado, como roubar, prejudica todo mundo. Até mesmo você."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:22:35 »
Isso nunca funcionaria. Primeiro que honestidade, por definição, não é relacionada com "recompensa"... segundo que esses argumentos não são muito convincentes...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2008, 10:16:44 »
Isso nunca funcionaria. Primeiro que honestidade, por definição, não é relacionada com "recompensa"... segundo que esses argumentos não são muito convincentes...
Honestidade, no final das contas, nada mais é que um trato social do tipo "se todo mundo deixar de ganhar 10 para a sociedade como um todo ganhar 15, sai todo mundo no lucro". Então, de certa forma é ligado com recompensa, sim.

E os argumentos podem não ser muito convincentes para nós adultos, mas não é em gente já crescida que penso - é em crianças. O sujeito não passa a ter medo de fantasmas depois dos 20, e sim logo pequeno; assim como é condicionado a ser honesto desde criança.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2008, 00:30:26 »
Isso é como aquela história de "seu voto faz a diferença"... Falar, fala-se. Mas é mesmo difícil de engolir.

E honestidade se propaga mesmo por exemplos e pelas companias, e não por boca...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2008, 02:55:23 »
Isso é como aquela história de "seu voto faz a diferença"... Falar, fala-se. Mas é mesmo difícil de engolir.
Isso não é embutido em nossas cabeças desde criança, quando a gente engole tudo sem ver. Mas sim, quando a gente começa a votar.

E honestidade se propaga mesmo por exemplos e pelas companias, e não por boca...
Uma coisa não exclui a outra, oras :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2008, 03:15:15 »
Isso não é embutido em nossas cabeças desde criança, quando a gente engole tudo sem ver. Mas sim, quando a gente começa a votar.
Mas você exatamente falou em argumentar com a criança, no momento que ela passa a entender a argumentação, passa a questioná-la. Se é para se basear no quesito de engulir sem ver, falar sobre a sociedade não adianta, só coisas como queimar eternamente no fogo talvez dessem certo.
Uma coisa não exclui a outra, oras :)
Não é questão disso. E sim que palavras tem um efeito insignificante, enquanto exemplos e como as pessoas ao redor agem tem um efeito muito poderoso de influência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:06:22 »

Eu não precisava ter lido isso, Gabriel!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:07:20 »
A saudosa Rizk, que já não está mais entre nós, uma vez comentou qualquer coisa sobre um estudo ou averiguação de qualquer tipo sobre as pessoas tenderem a mentir menos em tribunais com as tão odiadas imagens religiosas que os ativistas do orgulho ateu querem ver sumir.

Olha Buckaroo, eu também me lembro de ter lido algo a respeito.

Mas é um resultado esperado, você não acha?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:45:59 »

:oops:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 17 de Novembro de 2008, 15:24:52 »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:01:37 »
:histeria:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Novembro de 2008, 22:08:32 »
Raul Seixas:

Minha mãe me disse há tempo atrás
"Onde você for, Deus vai atrás
Deus vê sempre tudo o que cê faz"

[...]

Vacilava sempre a ficar nu lá no chuveiro com vergonha
Com vergonha de saber que tinha alguém ali comigo
Vendo fazer tudo que se faz dentro do banheiro
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!