Autor Tópico: Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas  (Lida 5011 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas
« Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2008, 00:43:28 »
Quando eu era pré-adolescente eu tinha vergonha de me masturbar com medo de espíritos estarem olhando. Acho que o que me levou ao ateísmo foi a punheta :P

Eu não precisava ter lido isso, Gabriel!
Karina, acho que ele só foi... honesto, oras!!! É efeito do tópico, ele ficou com medo de fantasmas e passou a ser mais honesto! :biglol:
Latebra optima insania est.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:27:48 »
Não duvido disso...  :lol:

Mas que eu dispensava ler a observação, ah isso eu dispensava...  :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:46:32 »
Quando eu era pré-adolescente eu tinha vergonha de me masturbar com medo de espíritos estarem olhando. Acho que o que me levou ao ateísmo foi a punheta :P

Eu não precisava ter lido isso, Gabriel!
Karina, acho que ele só foi... honesto, oras!!! É efeito do tópico, ele ficou com medo de fantasmas e passou a ser mais honesto! :biglol:

Ei!! Escuta a musica "Paranoia" do Raul....fala + ou - sobre isso...heheheh
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Junho de 2011, 01:14:11 »
A saudosa Rizk, que já não está mais entre nós, uma vez comentou qualquer coisa sobre um estudo ou averiguação de qualquer tipo sobre as pessoas tenderem a mentir menos em tribunais com as tão odiadas imagens religiosas que os ativistas do orgulho ateu querem ver sumir.
Ai, é um saco ter que ficar tirando os tópicos do mundo dos mortos, mas é só pra esclarecer esse ponto.

Eu disse isso sem nenhum embasamento científico!

O CAUSO foi o seguinte: eu trabalhava na sala de audiências de uma Vara Criminal, e lá tinha um crucifixo. Aí, aconteceu que alguém disse que o crucifixo trazia má sorte (!) e o juiz resolveu tirar (!!!).
Só que, daí em diante, foi um SURTO de pessoas indo lá prestar depoimento e contando as mentiras mais esdrúxulas!
Aconteceu várias vezes, não foi uma só não. Eu me lembro especialmente de uma audiência em que teve até acareação, porque foram duas testemunhas de defesa dizer que o réu não tinha cometido o crime, que estava com elas... mas uma disse que estava num bairro, e a outra disse que estava em outro, do outro lado da cidade! :biglol:
Aí o juiz decidiu colocar o crucifixo de volta e as nossas estatísticas de mentiras descaradas voltaram ao patamar normal.

Agora, é "evidência anedota". Era caso de tentar isso de novo, talvez em outras comarcas... Escreventes de todo o mundo uni-vos!  :D

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2011, 01:19:07 »
[...]
Só que, daí em diante, foi um SURTO de pessoas indo lá prestar depoimento e contando as mentiras mais esdrúxulas!
[...]

Eliminaram a fonte do medo e da intimidação? :lol:
Foto USGS

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Junho de 2011, 01:36:07 »
[...]
[...]

Eliminaram a fonte do medo e da intimidação? :lol:
Que nada, os PMs continuavam lá na porta!  :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Junho de 2011, 03:08:02 »
A saudosa Rizk, que já não está mais entre nós, uma vez comentou qualquer coisa sobre um estudo ou averiguação de qualquer tipo sobre as pessoas tenderem a mentir menos em tribunais com as tão odiadas imagens religiosas que os ativistas do orgulho ateu querem ver sumir.
Ai, é um saco ter que ficar tirando os tópicos do mundo dos mortos, mas é só pra esclarecer esse ponto.

Eu disse isso sem nenhum embasamento científico!

O CAUSO foi o seguinte: eu trabalhava na sala de audiências de uma Vara Criminal, e lá tinha um crucifixo. Aí, aconteceu que alguém disse que o crucifixo trazia má sorte (!) e o juiz resolveu tirar (!!!).
Aconteceu várias vezes, não foi uma só não. Eu me lembro especialmente de uma audiência em que teve até acareação, porque foram duas testemunhas de defesa dizer que o réu não tinha cometido o crime, que estava com elas... mas uma disse que estava num bairro, e a outra disse que estava em outro, do outro lado da cidade! :biglol:
Aí o juiz decidiu colocar o crucifixo de volta e as nossas estatísticas de mentiras descaradas voltaram ao patamar normal.

Agora, é "evidência anedota". Era caso de tentar isso de novo, talvez em outras comarcas... Escreventes de todo o mundo uni-vos!  :D

Esclarecido. E interessante idéia para tentar fazer foristas desaparecidos voltarem.

Mas enfim, algo assim deve mesmo ocorrer. Experimentos "de verdade" que consistiam só em colocar dois "olhos" que não eram mais do que uma bola de pingue-pongue com uma pinta preta como pupila -- nada que enganasse qualquer um que não fosse legalmente cego -- perto de coisas como caixas de doação (acho) constataram que as pessoas tinham uma considerável tendência a doarem mais quando sob esse "olhar" das bolas de ping-pong.

"Deus" é muito como o Grande Irmão, as imagens religiosas devem funcionar meio como as teletelas da rede de vigilância.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 13 de Junho de 2011, 11:15:33 »
Boa ideia!!

Vou conseguir duas bolas de ping-pong, desenhar as pupilas e colocá-las na parede de minha sala de aula durante as provas! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Junho de 2011, 13:17:23 »
Mesmo que haja espíritos te observando, isto não deveria ser problema para você. O problema todo é quando há alguém, em nossa dimensão material, nos olhando durante uma masturbação. Até eu não conseguiria me masturbar com alguém (material) me olhando. O problema todo disso é que nestas situações a gente perde a privacidade. Você só se sentiria incomodado com a presença de espíritos apenas se pudesse vê-los, pois que a sua informação visual acusaria a presença objetiva de alguém e você potencialmente sentirá sua privacidade ameaçada.

Eu mesmo acredito em espíritos e me masturbo com frequência (apesar de ultimamente ter perdido um pouco tal frequência). Não me importo se há algum espírito me observando, que observe, pois que este nada fará a mim, não chegará até a mim me criticar. E nem adiantaria este te criticar, uma vez que, se você não o vê, então não dá em nada. Mesmo que nenhum espírito aprove o que eu faço, não é da conta deles atrapalharem em meu momento de festa particular. Normalmente quando você se masturba muito, você atrai para si entidades que também tem afinidade pela força sexual.

Quer dizer, que no fundo estas entidades não seriam tão diferentes de ti (quanto a aptidão ao gozo). Portanto é bem improvável que elas te critiquem, normalmente você estaria sendo uma fonte de prazer para elas (já que tais entidades podem sentir o que você sente por telepatia). Quer dizer, espiritualmente falando, quando você faz um ato sexual ou se masturba, estaria fazendo um favor a estas entidades sedentas de prazer sexual. Ou seja, você estaria fazendo uma caridade... Se estas entidades são viciadas nisso, o problema é delas, não quer dizer que você tenha que deixar a masturbação de lado.

Continuar ou deixar a masturbação só vai depender de você, e não tem que fazer isso em função dos outros.

Mas no fundo eu não estou nem aí para isso... o que me preocupa é somente o prazer em si.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2011, 13:21:27 »
[...] Mesmo que haja espíritos te observando, isto não deveria ser problema para você...

[...] Mas no fundo eu não estou nem aí para isso... o que me preocupa é somente o prazer em si.

Enio,

Legal que você escreve 1 milhão de palavras para que no fim, você mesmo menospreze o que escreve.

Hehehe...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Junho de 2011, 13:53:14 »
Eu não menosprezo a minha convicção da vida espiritual... o que menosprezo é o que estes espíritos acham dos meus atos.

Pois sou eu que escolho quando vou continuar ou parar com a festa...

Eles que fiquem com a opinião deles...  :twisted:  :b

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Junho de 2011, 14:00:32 »
Boa ideia!!

Vou conseguir duas bolas de ping-pong, desenhar as pupilas e colocá-las na parede de minha sala de aula durante as provas! :)

Lembro de um professor que passava a prova toda lendo um jornal. Detalhe: ele furava algumas letras do texto, como a letra "o", e assim vigiava todo mundo e pegava os coladores. :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #38 Online: 13 de Junho de 2011, 14:04:52 »
Boa ideia!!

Lembro de um professor que passava a prova toda lendo um jornal. Detalhe: ele furava algumas letras do texto, como a letra "o", e assim vigiava todo mundo e pegava os coladores. :)

Eu hein! Paranóia. Geralmente só fico sentado no fundo da sala, num local onde os alunos não me vejam. Assim eles não sabem para onde
estou olhando.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Junho de 2011, 15:25:37 »
Eu tinha um bocado de professor figura na época do CEFET! :) Estranhos, mas muito bons.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2011, 15:36:36 »
Eu não menosprezo a minha convicção da vida espiritual... o que menosprezo é o que estes espíritos acham dos meus atos.

Pois sou eu que escolho quando vou continuar ou parar com a festa...

Eles que fiquem com a opinião deles...  :twisted:  :b
Fica tranquilo, como já lhe foi provado, não existem evidencias de espiritos... Esqueceu?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Medo de fantasmas faz as pessoas serem mais honestas
« Resposta #41 Online: 17 de Novembro de 2011, 23:54:19 »
Relacionado:

God Is Watching You
Priming God Concepts Increases Prosocial Behavior in an Anonymous Economic Game

Azim F. Shariff and
Ara Norenzayan
+ Author Affiliations
University of British Columbia, Vancouver, British Columbia, Canada
Azim F. Shariff or to Ara Norenzayan, Department of Psychology, University of British Columbia, 2136 West Mall, Vancouver, BC, Canada V6T 1Z4, e-mail: azim@psych.ubc.ca or ara@psych.ubc.ca.
Abstract
We present two studies aimed at resolving experimentally whether religion increases prosocial behavior in the anonymous dictator game. Subjects allocated more money to anonymous strangers when God concepts were implicitly activated than when neutral or no concepts were activated. This effect was at least as large as that obtained when concepts associated with secular moral institutions were primed. A trait measure of self-reported religiosity did not seem to be associated with prosocial behavior. We discuss different possible mechanisms that may underlie this effect, focusing on the hypotheses that the religious prime had an ideomotor effect on generosity or that it activated a felt presence of supernatural watchers. We then discuss implications for theories positing religion as a facilitator of the emergence of early large-scale societies of cooperators

http://pss.sagepub.com/content/18/9/803.short

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!