Zoológico com apresentações? Os animais apanham pra fazer apresentações... eles reagem ao medo e a dor.... e o circo sempre viaja de cidade em cidade...
1. Zoológico com apresentação não viaja, por isso falei de "circo fixo" - devido à necessidade de espaço dos animais, coisa que viajando não há a mínima possibilidade
2. Condicionamento por dor funciona, mas por estímulos também. Minha falecida gata, p.ex. [que Darwin a tenha - o nome dela era Maya, vulgarmente conhecida como "despertador do Eremita"] aprendeu a atender pelo nome porque toda vez que eu a chamava, ela ganhava alguma coisa - carinho, colo, petiscos...
Por exemplo: quer fazer um elefante aprender a um truque, dê uma marula pra ele após o truque ser bem feito. Só não faça isso sempre pro bicho não ficar bêbado. Sério... aquele bicho AMA marula.
Ou, se o chimpanzé ficar entediado, taca ele na frente de um Atari velho e o ensina a jogar Pac-Man.
Eu já acho o fato de eles não estarem soltos em seu habitat natural uma agressão.
Sou uma zebra, ok? E uma zebra com uma capacidade que as outras não tem, poder de escolha.
Posso decidir entre um lugar que cheira perigo, onde ou eu corro ou eu morro cruelmente pelas garras de um leão. Ele vai morder minha jugular, estraçalhá-la, me fazer sangrar pelos minutos mais longos da minha vida listrada. Preciso correr, e ainda por cima, não é sempre que posso comer grama verdinha, já que às vezes o pasto seca e fica com gosto de areia. Água também é difícil, eu geralmente fico em torno dela, mas às vezes ela seca e eu preciso ir achar mais. Às vezes, a única que tenho disponível é barro úmido.
Ou, posso decidir entre fazer meia dúzia de coisas babacas que aqueles macacos pelados querem que a gente faça, pra depois ganhar aquela coisinha doce, laranja, crocante, hummmm, cenoura!!! Geralmente essa coisa engraçada é pular, ou ficar andando, ou deixar um macaco subir nas minhas costas (eles são meio pesados, mas nada muito oooh). Sem contar que tenho pasto o ano inteiro, e quando não tem, os macacos trazem mais pasto cortadinho pra mim. Água não é problema... tá, não é um rio, ela vem dentro de um trequinho engraçado, mas os macacos mágicos trazem mais pra mim tooooda vez que ela acaba (acho que eles fabricam água). Muito provavelmente, vou morrer de velha. E ainda que morra antes, sei que a minha morte vai ser bem mais indolor que sangrar pela minha jugular dilacerada.
Qual dessas opções eu escolho?
Claro que a cena acima tá falando de algo ideal, em que os animais são tratados com decência.
Nos termos que eu falei ACIMA (condicionamento por prazer e não por medo/dor; espaço condizente com o animal) e mais sociabilização, eu acho que as apresentações não seriam nada demais.
Entretanto, por causa da questão do espaço, votei a favor da proibição. Circo, pra mim, é itinerante!