... achei o exemplo meio estranho, mas então o que tu sugere, um circo só de zebras e outros animais que seriam devorados em seus habitat naturais porque tu acha que esta fazendo um bem para eles?
E lembre-se que nem estamos considerando aqui os mal-tratos a que esses animais estão sujeitos nos circos. Finjamos que eles são sempre tratados com muito amor e carinho.
Não vou te responder em termos de "bem" e "mal" que não entendo dessas coisas. O.o
Cite a zebra apenas como um exemplo, de que muitas vezes a vida em cativeiro pode ser muitíssimo mais conveniente, para o animal, que a vida em liberdade. A partir do momento que o animal tenha
*Espaço suficiente,
*Comida e água suficiente,
*Companhia (no caso de alguns animais sociais),
*Exercício,
*E não seja sob nenhuma hipótese torturado,
não vejo absolutamente nada demais em criar animais em cativeiro. Tampouco que eles sejam educados para fazer alguns truques em público - alguns são tão exibidos que até gostam, como golfinhos!
Como eu disse acima: aprendizado dá pra ser feito por estímulos desejáveis ao animal, sem incorrer em dor ou sofrimento a ele.
Não é para conveniência deles, mas para a nossa própria. Entretanto, se for pra fazer, que se faça direito.
E, mais uma vez: note que estou falando de condições
ideais de tratamento. Nos circos itinerantes, como já falei, a questão do espaço é complicada demais, e por isso votei contra.
Claro: é necessário legislação e supervisão quanto a isto. E tais coisas demandam tempo, vontade política e, no caso da supervisão, recursos.