Enquete

Você é a favor da manutenção de animais silvestres e exóticos nos circos brasileiros?

Sim
Não

Autor Tópico: Animais em circo  (Lida 3269 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Animais em circo
« Resposta #25 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:06:13 »
Veja que sou contra as duas coisas Fabi, leão em jaula e cachorro em apartamento...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:14:26 »
Ahh sim...mas to falando só sobre animais em circo, a câmara vai votar um projeto de lei pra proibir animais em circo...e o foxes concorda com animais em circo...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:14:37 »
Ainda tem o negócio de "moral ambientalista"... o leão é mais feliz tendo que caçar e podendo morrer a todo momento na selva, do que em cativeiro sendo alimentado... já eu não vejo fronteira entre animais de estimação e silvestres em termos de mals-tratos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:22:58 »
Ainda tem o negócio de "moral ambientalista"... o leão é mais feliz tendo que caçar e podendo morrer a todo momento na selva, do que em cativeiro sendo alimentado... já eu não vejo fronteira entre animais de estimação e silvestres em termos de mals-tratos.

Você prefere trabalhar e ter que pagar sua comida ou ir pra cadeia , onde o estado paga as coisas pra você?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:34:08 »
Sua analogia está errada. Um animal selvagem não trabalha para "comprar comida", a analogia correta seria com alguém da roça colhendo o que planta com predadores ao redor. Além do mais, trabalhar pela sua comida se aplica mais à um animal de circo...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 15 de Novembro de 2008, 00:55:01 »
É igual...quando você trabalha eles te dão chicotadas, arrancam seus dentes e unhas, e te colocam numa jaula no calor sem água e comida, e você tem que viajar ali por dias...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #32 Online: 15 de Novembro de 2008, 02:07:51 »
Zoológico com apresentações? Os animais apanham pra fazer apresentações... eles reagem ao medo e a dor.... e o circo sempre viaja de cidade em cidade...
1. Zoológico com apresentação não viaja, por isso falei de "circo fixo" - devido à necessidade de espaço dos animais, coisa que viajando não há a mínima possibilidade
2. Condicionamento por dor funciona, mas por estímulos também. Minha falecida gata, p.ex. [que Darwin a tenha - o nome dela era Maya, vulgarmente conhecida como "despertador do Eremita"] aprendeu a atender pelo nome porque toda vez que eu a chamava, ela ganhava alguma coisa - carinho, colo, petiscos...

Por exemplo: quer fazer um elefante aprender a um truque, dê uma marula pra ele após o truque ser bem feito. Só não faça isso sempre pro bicho não ficar bêbado. Sério... aquele bicho AMA marula.

Ou, se o chimpanzé ficar entediado, taca ele na frente de um Atari velho e o ensina a jogar Pac-Man.

Eu já acho o fato de eles não estarem soltos em seu habitat natural uma agressão.

Sou uma zebra, ok? E uma zebra com uma capacidade que as outras não tem, poder de escolha.

Posso decidir entre um lugar que cheira perigo, onde ou eu corro ou eu morro cruelmente pelas garras de um leão. Ele vai morder minha jugular, estraçalhá-la, me fazer sangrar pelos minutos mais longos da minha vida listrada. Preciso correr, e ainda por cima, não é sempre que posso comer grama verdinha, já que às vezes o pasto seca e fica com gosto de areia. Água também é difícil, eu geralmente fico em torno dela, mas às vezes ela seca e eu preciso ir achar mais. Às vezes, a única que tenho disponível é barro úmido.

Ou, posso decidir entre fazer meia dúzia de coisas babacas que aqueles macacos pelados querem que a gente faça, pra depois ganhar aquela coisinha doce, laranja, crocante, hummmm, cenoura!!! Geralmente essa coisa engraçada é pular, ou ficar andando, ou deixar um macaco subir nas minhas costas (eles são meio pesados, mas nada muito oooh). Sem contar que tenho pasto o ano inteiro, e quando não tem, os macacos trazem mais pasto cortadinho pra mim. Água não é problema... tá, não é um rio, ela vem dentro de um trequinho engraçado, mas os macacos mágicos trazem mais pra mim tooooda vez que ela acaba (acho que eles fabricam água). Muito provavelmente, vou morrer de velha. E ainda que morra antes, sei que a minha morte vai ser bem mais indolor que sangrar pela minha jugular dilacerada.

Qual dessas opções eu escolho?

Claro que a cena acima tá falando de algo ideal, em que os animais são tratados com decência.

Nos termos que eu falei ACIMA (condicionamento por prazer e não por medo/dor; espaço condizente com o animal) e mais sociabilização, eu acho que as apresentações não seriam nada demais.

Entretanto, por causa da questão do espaço, votei a favor da proibição. Circo, pra mim, é itinerante!

... achei o exemplo meio estranho, mas então o que tu sugere, um circo só de zebras e outros animais que seriam devorados em seus habitat naturais porque tu acha que esta fazendo um bem para eles?

E lembre-se que nem estamos considerando aqui os mal-tratos a que esses animais estão sujeitos nos circos. Finjamos que eles são sempre tratados com muito amor e carinho.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #33 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:09:42 »
... achei o exemplo meio estranho, mas então o que tu sugere, um circo só de zebras e outros animais que seriam devorados em seus habitat naturais porque tu acha que esta fazendo um bem para eles?

E lembre-se que nem estamos considerando aqui os mal-tratos a que esses animais estão sujeitos nos circos. Finjamos que eles são sempre tratados com muito amor e carinho.
Não vou te responder em termos de "bem" e "mal" que não entendo dessas coisas. O.o

Cite a zebra apenas como um exemplo, de que muitas vezes a vida em cativeiro pode ser muitíssimo mais conveniente, para o animal, que a vida em liberdade. A partir do momento que o animal tenha
*Espaço suficiente,
*Comida e água suficiente,
*Companhia (no caso de alguns animais sociais),
*Exercício,
*E não seja sob nenhuma hipótese torturado,

não vejo absolutamente nada demais em criar animais em cativeiro. Tampouco que eles sejam educados para fazer alguns truques em público - alguns são tão exibidos que até gostam, como golfinhos!

Como eu disse acima: aprendizado dá pra ser feito por estímulos desejáveis ao animal, sem incorrer em dor ou sofrimento a ele.

Não é para conveniência deles, mas para a nossa própria. Entretanto, se for pra fazer, que se faça direito.

E, mais uma vez: note que estou falando de condições ideais de tratamento. Nos circos itinerantes, como já falei, a questão do espaço é complicada demais, e por isso votei contra.

Claro: é necessário legislação e supervisão quanto a isto. E tais coisas demandam tempo, vontade política e, no caso da supervisão, recursos.
Latebra optima insania est.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Novembro de 2008, 19:08:56 »
Teoricamente, se o circo pudesse proporcionar tudo o que o animal necessita, já citado pelo Eremita, realmente não teria nada demais.

Mas é óbvio que na prática um circo não tem a menor condição de oferecer tudo isso ao animal, senão, como também já foi citado, na verdade seria um zoologico.

Por isso sou contra animais no circo e a favor de animais em (bons) zoológicos.

Animais domésticos não dá para generalizar, alguns são tão bem tratados que chega a ser exagerado, outros são diariamente torturados. Seria o caso de coibir os abusos, já que é fato que existe a possibilidade de um cachorro, gato, pássaro ou peixe (puxando literalmente a sardinha pro meu lado :)) viver bem em cativeiro, até mesmo em apartamentos, desde que as condições sejam adequadas (tamanho do animal x espaço disponivel, alimentação apropriada, saude, vacinas, etc.)
"Deus prefere os ateus"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:40:40 »
Em 29/07/2003, chega ao Rancho dos Gnomos um velho e frágil leão por meio do IBAMA/MG. Esse leão, juntamente com um casal de macacos pregos (também nas mesmas condições), foi apreendido no Circo Di Monza, na cidade de Frutal-MG, onde eram forçados a se apresentar em um arcaico picadeiro. No Rancho dos Gnomos, o pobre leão ganhou o nome de Halú.

Halú estava totalmente apático, tinha os dentes serrados, todas as garras arrancadas, queimaduras por todo corpo, subnutrido, muito magro e não conseguia parar em pé.

Que vidão hein... melhor viver assim do que na selva caçando comida...  ::)
É igual...quando você trabalha eles te dão chicotadas, arrancam seus dentes e unhas, e te colocam numa jaula no calor sem água e comida, e você tem que viajar ali por dias...
Você só está selecionando uma histórinha. Animais em circo não tem cicatrizes ou são esqueléticos como isso insinua...

Primeiro que você sabe a incoerência entre "queimaduras no corpo e não conseguia parar em pé" com um animal que tem de se apresentar. Segundo que esse tipo de coisa, por mais que a historinha faça apelo emocional, aposto que não é mais comum em circos do que é em casas domésticas.

Além do mais, porque você grifou "dentes serrados" e "garras arrancadas"?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #36 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:43:05 »
Além do mais, porque você grifou "dentes serrados" e "garras arrancadas"?
Porque eles serram os dentes e arrancam as garras para reduzir o perigo....só que é circo né...eles não fazem isso de uma maneira fácil e nem com profissionais...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:49:44 »
Eu tenho a leve impressão de que você fala "só que é circo" sem nem passar em quando não são animais de circos...

Se você quer falar sobre profissionais tratando de cortar as unhas ou dentes, isso tem que ser feito com animais em circo E domésticos.
O que eu não imagino todo mundo (leia-se quase ninguém) usando de profissionais com animais domésticos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #38 Online: 16 de Novembro de 2008, 01:59:07 »
Sim, mas só to falando de animais de circo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 16 de Novembro de 2008, 02:25:56 »
Bom, eu sou a favor pelo fato de coerência legal. Se não termina que nem o negócio de proibir a maconha mas legalizar o cigarro... um simples caso de proibir algo usado por poucos mas deixar algo usado por muitos por simples popularidade.

O que, é óbvio, não gosto que chicoteiem animais, ou os deixem em jaula. Mas eu vou olhar todos os locais por onde isso ocorre... :ok:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Novembro de 2008, 07:37:06 »
A melhor forma é PROIBIR e prender os que maltratam animais! E depois socar muito na cara desses vagabundos que fazem isso...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!