Autor Tópico: O Lula se esqueceu que escolas existem  (Lida 3200 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
O Lula se esqueceu que escolas existem
« Online: 18 de Novembro de 2008, 08:07:26 »
Citação de: [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u468721.shtml]Folha Online[/url]
17/11/2008 - 20h24
Lula diz que televisão brasileira não educa e degrada famílias

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

Evitando assuntos polêmicos durante sua visita a São Paulo nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou suas críticas à televisão brasileira. Para Lula, além de não ajudar no "processo de educação", a TV nacional degrada a "estrutura da família".

"Qual é o processo de educação que nós aprendemos quando ligamos uma televisão nesse país? Pelo contrário, o que nós assistimos, em muitos casos, é um processo de degradação da estrutura da família desse país", afirmou.

A declaração foi feita durante a solenidade de assinatura de termo de adesão do Bolsa-Atleta, programa do governo federal para patrocinar atletas brasileiros. O evento também contou com a presença dos ministros Orlando Silva (Esportes), Dilma Roussef (Casa Civil) e José Gomes Temporão (Saúde), além do governador de São Paulo, José Serra, e o do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Em seu discurso, Lula se disse um fã de esportes e vê na prática uma forma de ascensão social. "Qual é a coisa que mais dá chance para o pobre vencer na vida? É o esporte. De vez em quando tem um milagre de a pessoa chegar a Presidência da República, mas somente no esporte que o pobre tem alguma oportunidade", disse.

Com o Bolsa-Atleta, o ministério dos Esportes pretende garantir R$ 40,3 milhões para os 3.313 atletas aptos a serem beneficiados pelo programa.

Segundo o ministério, o programa, criado em 2005, já destinou mais de R$ 50 milhões para atletas nacionais e tem, ano a ano, aumentado o número de beneficiados. A intenção, até o fim do ano, é oferecer 1.138 a mais que em 2007.
Lamentável.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: O Lula se esqueceu que escolas existem
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 08:24:16 »
Bolt,

Qual a definição de "vencer na vida", de Lula? Parece que é ser milionário aos vinte e poucos anos vivendo muitíssimo bem. Sendo assim, a única opção do pobre vencer na vida é jogar futebol ou ganhar na mega-sena e sair do país para não ser assassinado. Conseguir um cargo público ou conseguir um emprego que lhe page 10... 15 salários mínimos, você vive bem, desde saiba onde e no quê gastar. Entre mil estudantes pobres, escolhidos ao acaso em cidades também escolhidas ao acaso, quantos deles ganhariam acima da definição "viver bem" e quantos "venceriam na vida"?

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2008, 08:41:23 »
O ponto do tópico é que as pessoas não enxergam as oportunidades que o estudo traz. Nem nosso presidente.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:13:26 »
A educação no Brasil é um lixo. O que exatamente deveria ser salvação para a humanidade, por estas bandas emburrece.
E aí está a preocupação dos nossos políticos em melhorá-la...

Mesmo sendo ad hominem, mas: é a experiência pessoal do Lula, ganhar a vida aos 20 anos e nunca mais precisas trabalhar...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:19:13 »
Em um país aonde se tributa o livro em 60% chega a ser um disparate o comentário deste infeliz.  :hmph: :no: :bravo:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:22:00 »
60% de imposto? Tá baixo até, para o Brasil...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:28:53 »
Custa mais barato entrar no Ebay e comprar um livro no exterior para ser entregue 3 dias depois, na sua porta, via FEDEX, do que ir a uma livraria no Brasil e comprar o mesmo livro. A economia é fantástica.  |(

Depois eu tenho que aturar um Zé Ruela destes vir jactar suas verborréias... o mais triste é que existem aqueles que ainda aplaudem esta corja asquerosa. Arhhhg! Que nojo!  :no:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:35:29 »
Porque a mesma coisa dita por duas pessoas diferentes muda completamente de sentido simplismente pela posição social?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:33:23 »
Porque a mesma coisa

Que coisa?

dita por duas pessoas diferentes

Por quem?

muda completamente de sentido

Como muda o sentido?

simplismente pela posição social?

Segundo quem?

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:13:56 »
Lula = Shit

Aqui na escola onde eu estudo (quase) ninguem se interessa pela aula, eu acho que é uma questão de cultura. O presidente despresa a educação justamente por não ter tido uma. Isso é um circulo vicioso, os mais velhos não dão importancia aos estudos e os jovens acham que eles estão certos e fazem o mesmo, para no futuro servirem de mal exemplo para outros jovens.
Alright

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:17:41 »
Outra coisa:

Eu vi (na Veja eu acho) que a educação normalmente melhora nos países quando e economia tambem melhora. Se o governo não combrasse tantos impostos e fizesse investimentos em infra-estrutura, a educação poderia ter uma significativa melhora.
Alright

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:23:21 »
Até parece que as emissoras de televisão tem algum dever implícito de educar quem quer que seja. Patético, como sempre, o presidente.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:25:09 »
Até parece que as emissoras de televisão tem algum dever implícito de educar quem quer que seja. Patético, como sempre, o presidente.
Ele é ridiculo, assistir TV não é uma coisa obrigatória, se não está gostando do que vê, desliga e vai fazer outra coisa.
Alright

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:30:29 »
Que coisa?

A afirmação de que, hoje, o esporte é o que mais da chance para pobre vencer na vida.

Por quem?

Lula e Bolt (citando lula)

Como muda de sentido?

No primeiro. um sentido de que o esporte da uma meio de vencer na vida e que só nele ele tem oportunidade (de que? seria bom saber tudo que foi dito).
No segundo. um sentido de que o esporte é o ÚNICO meio pelo qual o pobre poder ganhar na vida?

Segundo quem?

Segundo quem o que? Quem nº2?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:31:27 »
Lula pede maior apoio de empresários ao esporte

'Com poucos recursos, poderemos resolver a situação do esporte', afirma o presidente em evento

Valéria Zukeran e Anne Warth - O Estado de S. Paulo

Tamanho do texto? A A A A

Lula quer maior incentivo ao esporte

J.F. Diorio/AE

Lula quer maior incentivo ao esporte
SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso com muitas cobranças e algumas alfinetadas na cerimônia de assinatura de aproximadamente 700 novos contratos de concessão do Bolsa-Atleta nesta segunda-feira, no Pinheiros, em São Paulo. O principal mandatário do país quer as prefeituras abrindo as áreas esportivas das escolas nos fins de semana e a iniciativa privada dando mais apoio ao esporte de competição.

Durante o discurso, Lula disse sentir-se gratificado por se autoproclamar o governante que mais atuou em favor dos atletas brasileiros, mas ressaltou que a tarefa não é apenas do Estado e garantiu que cobrará mais apoio dos empresários na área do esporte.

"Eu queria dizer a vocês estou gratificado, não porque já fizemos tudo que temos que fazer ou podemos fazer, mas porque o pouco que fizemos é muito mais do que já se tinha feito em qualquer outro momento da história deste País. Com poucos recursos, poderemos resolver a situação do esporte", disse Lula, comemorando o aumento das verbas destinadas ao programa - começou em R$ 13 milhões e chegou a R$ 40,3 milhões em 2008, com 3.313 atletas recebendo bolsas entre R$ 300 a R$ 2,5 mil.

Com a assinatura desta segunda-feira, Lula cumpriu a promessa feita depois da Olimpíada de Pequim que todos os candidatos que se inscrevessem para requerer o benefício e estivessem aptos a recebê-lo não ficariam sem apoio. Nos anos anteriores, havia uma limitação no número de bolsas e houve esportistas preteridos.

"Temos uma discrepância no Brasil entre atletas. A iniciativa privada brasileira, do ponto de vista econômico, correto, patrocina muitos atletas que já são famosos, que dão retorno econômico. E esquecem que para que aquele atleta ficasse famoso e desse retorno econômico, em algum momento, antes de ficar famoso, alguém apostou nele", afirmou.

"Acho que o que precisamos é ter um pouco mais de coração. Muitas empresas brasileiras ganham muito dinheiro", declarou. "Vou me comprometer aqui a conversar com os principais empresários brasileiros porque não é só o Estado que tem que fazer. A iniciativa privada também tem a obrigação de dar a esses jovens a chance de ser atletas importantes e internacionais", acrescentou.

Lula citou o caso da corredora Maria Zeferina Baldaia, ex-cortadora de cana do interior de São Paulo, para ilustrar o fato de que é preciso investir no esporte para formar vencedores. "De vez em quando uma cortadora de cana ganha, mas de vez em quando. E em esporte a gente sabe que não pode ficar à mercê da sorte", disse.

Depois, falou de si mesmo e disse que o esporte é o fator que "dá mais chances para um pobre subir na vida". "De vez em quando tem um milagre e um deles chega à Presidência da República", brincou. "Futebol é sobretudo uma coisa de pobre."

O presidente elogiou a criação de um programa similar ao Bolsa-Atleta pelo governo de São Paulo e clamou os demais governadores a fazerem o mesmo em seus Estados. Ele reclamou da falta de espaço para o esporte em diversas cidades e do fato de que as escolas públicas, onde crianças podem treinar, ginásios e estádios de futebol fiquem fechados para o público.

"Vou convidar os prefeitos para vir a Brasília para fazer a minha pauta de reivindicações para eles. Uma dessas coisas seria o seguinte: cada prefeito, seja de Santarém, Quixeramobim, Baixada Fluminense, periferia de São Paulo, cada prefeito, se quiser, tem a sua pequena Bolsa-Atleta e cria condições para que os atletas de sua cidade possam competir. É apenas uma questão de querer, de definir prioridades", afirmou, sob aplausos da platéia.

"Esse desafio eu vou querer fazer para os prefeitos. Da mesma forma, vou desafiar os prefeitos a acabar com o analfabetismo no Brasil", acrescentou. "Se a gente, cuidar do esporte, da educação e da cultura, nós estamos competindo com o crime organizado. Dê motivação a uma criança e eu duvido que ela vá atrás de droga", disse o presidente.

Lula também elogiou o ministro do Esporte, Orlando Silva. "Quero cumprimentar o Orlando porque finalmente valeu a pena ter um ministro do Esporte no País. Normalmente um político, quando ganha as eleições, a primeira coisa que ele faz é chamar um grande jogador para ser ministro. E eu acho que quando você coloca a corporação, a tendência natural é o dirigente se dedicar apenas ao esporte que ele praticava. Nós tivemos a Lei Pelé, a Lei Zico, a lei não sei das quantas, cada um que entrou fez a sua lei quando, na verdade, nós precisamos de alguém que tem uma visão das especificidades, uma visão conjunta da prática de esportes neste País."

Os atletas paraolímpicos também foram citados de forma elogiosa por Lula. "Portadores de deficiência são os governantes que não querem enxergar que mesmo portadores de deficiência visual e cadeirantes podem ser grandes atletas. Jamais imaginei um portador de deficiência visual jogando bola e às vezes jogam melhor do que muitos atletas", admitiu.

Bem-humorado, o presidente aproveitou o evento para falar sobre o Campeonato Brasileiro. Ele disse que o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presente à cerimônia, estava feliz porque seu time, o Santos, não seria rebaixado; o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, estava feliz porque o São Paulo poderia ser o campeão brasileiro.

"O José Serra está feliz porque o Flamengo poderia ter marcado mais que cinco gols no Palmeiras pelo que jogou. Eu feliz da vida porque o Corinthians é o primeiro da Segundona. Eu por mim deixaria o Corinthians definitivamente na Segunda Divisão. Mas eu sei que pessoas como o Juvenal estão preocupadas porque quando o Corinthians voltar para a Primeira acabou a festança do São Paulo no País",

http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp279201,0.htm

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2008, 02:58:45 »
Eu vi (na Veja eu acho) que a educação normalmente melhora nos países quando e economia tambem melhora.
E vice-versa...
Se o governo não combrasse tantos impostos e fizesse investimentos em infra-estrutura, a educação poderia ter uma significativa melhora.
É uma boa pergunta o porque já não fizeram isso...

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2008, 09:07:55 »
É uma boa pergunta o porque já não fizeram isso...

Diminuir os impostos é uma coisa facil no brasil.
Alright

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:47:28 »
Ele é ridiculo, assistir TV não é uma coisa obrigatória, se não está gostando do que vê, desliga e vai fazer outra coisa.

Televisões (rádios também) são concessões públicas emitidas em caráter precário pela ANATEL... ou seja, a concessão pertence ao poder público e não da empresa que dela usufrui. O governo teria, em tese, condições legais de estabelecer um padrão de programação. Até existe algo funcionando neste sentido com a Globo transmitindo os TeleCurso sei-lá-o-quê pela manhã bem cedo. O problema é que a população desaculturada não quer ver este tipo de programa, preferem ver os Faustões, Ratinhos e Gugus da vida fazendo micagem na TV. As televisões enquanto empresas precisam ganhar dinheiro, logo brigam para oferecer aquilo que o povo quer assistir. Oras, o padrão de programação que define então é o povo... e escolhe ver merdas enlatadas justamente porque são desaculturados e são desaculturados porque o governo, que tem a legítima obrigação, não estimula a educação... 60% de impostos sobre livros, mesmo os escolares, é um absurdo... é justamente desestimular a educação.

Esta anta do Lula cobra das TV aquilo que deveria ser obrigação do governo... quer empurrar a batata quente nas mãos de outros.

Nem vou entrar muito na questão de que muitos canais de tele difusão estão justamente nas mãos de políticos... querendo ou não até nisto o problema é político e não da sociedade privada. O dia que uma auditoria séria bater na ANATEL, sairá cobras & lagartos de lá.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2008, 13:36:52 »
Exato.

As emissoras de TV só exibem aquilo que realmente da audiencia, o fato de o publico brasileiro gostar desses programas se deve a baixa escolaridade.

Alem do mais, a TV não é um veiculo obrigatoriamente educativo, mas uma forma de entretenimento e de divulgação de noticias.
Alright

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:23:35 »
As emissoras de TV só exibem aquilo que realmente da audiencia, o fato de o publico brasileiro gostar desses programas se deve a baixa escolaridade.

Pessoas com uma boa escolaridade não assitem Pânico na TV, Novelas Globais, Faustão e Gugu, Palmirinha, Mais Você e sei lá mais que raio de programa que o público brasileiro gosta?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:25:35 »

Eu assisto Pânico na TV, Novelas Globais, Faustão e Gugu; logo não tenho boa escolaridade?

Não há essa relação nem no Brasil nem em qualquer lugar do planeta, TV é principalmente diversão e lazer.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:50:25 »
Bom... embora não seja diretamente focado no meu comentário, gostaria de deixar uma coisa bastante clara. Não tenho nada contra estas micagens na TV, muito menos contra a TV como forma de entretenimento (assim como não condeno as músicas como forma puramente de lazer). Até acho que não é função primordial da TV a educação, isto é competência de quem cobra impostos para este fim.

Que eu disse é que pessoas desaculturadas assistem exclusivamente os programas populares e desligam a TV quando algo de caráter instrutivo é apresentado... o que não creio ser a questão aqui.  :ok:

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:53:02 »
[sacanagem]Desculpe, vou trocar escolaridade por saude mental.[/sacanagem]

O que eu quis dizer é que as pessoas com má escolaridade não se interessariam por programas educativos, mas é apenas o que eu acho, posso estar completamente errado, ou não, ou sei lá.

Alright

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2008, 23:06:36 »
É um absurdo que o presidente ache que só o esporte traz oportunidade...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2008, 04:39:51 »
Toda vez que ouço algo sobre o governo e esportes, fico preocupado.
Agora em Brasília, mais um elefante branco foi construído, o estágio Bezerrão, em Gama.
A obra saiu pela bagatela de 50 milhões de dinheiro público. E pior é ouvir aquela
baboseira de estádio padrão fifa, bla bla bla bla...

Haviam dito que para os estádios da Copa não seria despejado a nossa grana, e sim as empresas privadas que patrocinariam.
Mas pelo visto a coisa já mudou de figura. Espero que para o restante dos estádios cumpram o que disseram.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!