Estive lendo um texto de Ingersoll(Agnóstico) com um debate com o Henry Fields(Doutor em teologia),sobre a questão da ausência de evidências do teísmo,e no caminhar da leitura essa parte me chamou atenção:
''Poucos religiosos têm sido maus o bastante para destruir toda a bondade natural do coração humano. Na mais tenebrosa noite da superstição, algumas virtudes naturais, como estrelas, têm sido visíveis no céu. O homem tem cometido todos os crimes em nome do cristianismo – e crimes que envolvem a participação de todos os outros. Aqueles que trabalharam com o chicote, e os que fizeram dos açoites um negócio legal, eram cristãos. Aqueles que se dedicavam ao negócio do tráfico negreiro eram crentes num Deus pessoal. Havia um navio negreiro chamado "Jeová". Aqueles que perseguiam os negros fugitivos com cães, seguindo a estrela do norte, rezavam fervorosamente a Deus para que fossem bem sucedidos na empreitada, e os ladrões de crianças logo antes de dormir, encomendavam suas almas aos cuidados do Altíssimo. ''Sou pouquíssimo informado nesse assunto,porém ouvir dizer que várias igrejas,não aceitavam negros,sem falar que na idade média o negro era considerado como um animal,ou seja não tinha ''alma''.
Ouvi dizer que a ICAR não aceitava negros,porém gostaria da informação relacionada ao protestantismo e outras denominações cristãs.
Também gostaria de saber se existem algum fato histórico,de quando negros foram liberados para ir a igreja.
Alguém tem essa informação?
Gostaria de saber mais sobre esse assunto,alguém aqui tem algum material,ou sabe sobre esse tema?
