Autor Tópico: Religião cristã e a escravidão do negro  (Lida 3564 vezes)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
Religião cristã e a escravidão do negro
« Online: 18 de Novembro de 2008, 15:49:46 »
Estive lendo um texto de Ingersoll(Agnóstico) com um debate com o Henry Fields(Doutor em teologia),sobre a questão da ausência de evidências do teísmo,e no caminhar da leitura essa parte me chamou atenção:

''Poucos religiosos têm sido maus o bastante para destruir toda a bondade natural do coração humano. Na mais tenebrosa noite da superstição, algumas virtudes naturais, como estrelas, têm sido visíveis no céu. O homem tem cometido todos os crimes em nome do cristianismo – e crimes que envolvem a participação de todos os outros. Aqueles que trabalharam com o chicote, e os que fizeram dos açoites um negócio legal, eram cristãos. Aqueles que se dedicavam ao negócio do tráfico negreiro eram crentes num Deus pessoal. Havia um navio negreiro chamado "Jeová". Aqueles que perseguiam os negros fugitivos com cães, seguindo a estrela do norte, rezavam fervorosamente a Deus para que fossem bem sucedidos na empreitada, e os ladrões de crianças logo antes de dormir, encomendavam suas almas aos cuidados do Altíssimo. ''
Sou pouquíssimo informado nesse assunto,porém ouvir dizer que várias igrejas,não aceitavam negros,sem falar que na idade média o negro era considerado como um animal,ou seja não tinha ''alma''.

Ouvi  dizer que a ICAR não aceitava negros,porém gostaria da informação relacionada ao protestantismo e outras denominações cristãs.
Também gostaria de saber se existem algum fato histórico,de quando negros foram liberados para ir a igreja.

Alguém tem essa informação?

Gostaria de saber mais sobre esse assunto,alguém aqui tem algum material,ou sabe sobre esse tema? :|

« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 15:58:04 por Buscador »
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
Re: Religião cristã e a escravidão do negro
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 15:57:00 »
 :o
O profundo

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2008, 16:06:19 »
 :bandido: :ghost:

:ontopic:

:demente:
O profundo

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:37:30 »
Calma, isso aqui não é google para dar resposta imediata.

Eu não sei muito a respeito, mas também houveram religiosos que se opunham a escravização dos negros (ou talvez só dos índios, mas provavelmente de ambos, não lembro).

Sobre o assunto só sei que tem a interpretação da "marca de Caim", que é o que uns consideraram como justificativa para a escravidão e etc.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:33:26 »
Escravidão de outros povos sempre ocorreu na história da humanidade. Eles eram escravocratas e cristãos. E hoje a inovação das idéias decaiu a escravidão e também cresce o ateísmo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:37:21 »
Tendo a bíblia como livro sagrado, como eles não iriam ser escravocratas...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:05:05 »
Realmente, uma das coisas mais questionáveis da Bíblia, principalmente enquanto suposta referência eterna de valores morais, é a sua falta de preocupação em condenar a escravidão.  Não é mesmo de se admirar que muçulmanos, mórmons, espíritas e Bahais (entre outros) garantam que a revelação continuou depois dela.  A epístola de Tito, por exemplo, chega ao ponto de aconselhar escravos a serem obedientes.

http://skepticsannotatedbible.com/says_about/slavery.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Christianity_and_slavery#Christian_advocacy_of_slavery

Segundo este último artigo os primeiros nomes notáveis a se levantar contra o escravismo dentro do Cristianismo incluem os Quakers e um certo William Wilberforce, que era britânico e membro da Igreja Anglicana.

O Religious Tolerance tem um texto informativo:

http://www.religioustolerance.org/chr_slav2.htm

« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 17:20:59 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2008, 17:23:17 »
A religião cristã realmente reflete bem a cultura da época.

É facílimo de percebermos a apologia à escravidão no novo testamento. Termos como senhor (dono) e servo (escravo) são formas comuns de tratamento utilizadas pelos cristãos para descrever seu relacionamento com Deus, presente em todo o novo testamento.

Os apóstolos também pregavam a fidelidade e submissão dos escravos aos seus senhores.

Vejam só estes trechos do NT:

Citação de: Bíblia Sagrada

Efésios
6:5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;

Colossenses
3:22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 17:26:25 por westEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2008, 11:14:38 »
Realmente interessante!:D

Eu não sabia que o Japão,tinha participado da escravidão,realmente esse fenômeno foi onipresente no planeta,porém fico pensando:''Como que pode haver isso na história da humanidade?''

Eu não tenho a resposta,porém a ignorância dos povos primitivos,permetiu isso.
O profundo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2008, 17:14:26 »
Sabe o que é interessante?

Lendo os artigos que indiquei, estou seriamente desconfiado de que foi o eventual crescimento moral dos cristãos o principal responsável pelo movimento secularista.

Explico: embora se costume associar Darwin e a Teoria da Evolução ao secularismo, antes de Darwin houve um processo gradual de constestação da aprovação bíblica à escravidão.  O que por sua vez levou a algo até então inédito: um movimento claramente moral de constestação da Bíblia, na primeira metade do século XIX.   Só depois foi que veio a Teoria da Evolução.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:51:29 »
Eu não sabia que o Japão,tinha participado da escravidão,realmente esse fenômeno foi onipresente no planeta,porém fico pensando:''Como que pode haver isso na história da humanidade?''

Eu não tenho a resposta,porém a ignorância dos povos primitivos,permetiu isso.
Da mesma forma que escravizamos animais. Hoje somos educados com valores que ditam os seres humanos com direitos iguais, e não os animais.
Antigamente só mudava um pouco, valia somente o seu povo, outros povos não tinham direitos...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:14:43 »
Da mesma forma que escravizamos animais. Hoje somos educados com valores que ditam os seres humanos com direitos iguais, e não os animais.
Antigamente só mudava um pouco, valia somente o seu povo, outros povos não tinham direitos...

Não se pode escravizar o que já não é livre. Liberdade é uma característica de seres racionais, capazes de tomar decisões e que, portanto, possuem responsabilidade moral.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:22:57 »
Nos dizemos livres por pura arrogância. Nós somos guiados por instintos e necessidades de sobrevivência. O qual são facilitadas pela escravidão de outros povos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2008, 00:00:41 »
Nós temos liberdade para agir contra nossos instintos. Temos raciocínio, força de vontade e somos capazes de tomar decisões. Se agissemos somente por instintos inatos, não seríamos nem capazes de discordar, aliás, nem sequer estaríamos tendo uma discussão agora. Temos liberdade, portanto. Animais não podem nem ao menos ser arrogantes, você conhece algum gato ou algum cachorro arrogante?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2008, 00:38:22 »
Porque então não tomamos a decisão de não utilizar de outros animais?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2008, 01:01:03 »
Porque então não tomamos a decisão de não utilizar de outros animais?

Porque somos livres para tomar a decisão que quisermos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2008, 01:16:48 »
Corrijindo: porque parece que é tão difícil CONSEGUIR optar por não utilizar de outros animais?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2008, 02:05:31 »
Se você quiser receber uma resposta honesta, tente formular uma pergunta honesta primeiro. E é "corrigindo."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2008, 04:20:16 »
O que tem de desonesto na pergunta? Eu não vi nada demais. (nem achei que é uma pergunta que levaria a discussão a um nível sério assim... |()
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 04:33:01 por Ilovefoxes »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2008, 14:28:10 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2008, 06:48:25 »
Se você acha que minha pergunta envolve algo que você discorda, porque você não questiona, ao invés de me chamar de desonesto?

« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 11:04:26 por Ilovefoxes »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:12:15 »
O CRISTIANISMO E A ESCRAVIDÃO

"O abolicionismo é uma odiosa pestilência infiel".
(Bispo Stephen Elliott, da Geórgia, co-autor da carta pastoral do Concílio Geral da Igreja Protestante Anglicana Confederada, 01/novembro/1862)
----
"A cruzada fanática, ímpia e ateísta contra a Palavra de Deus e [...] as instituições vitais do Sul" (Rev. Thomas Smyth, ministro da Segunda Igreja Presbiteriana, Charleston, SC, louvando a derrota do Forte Sumter em 1861 e defendendo a escravidão; em outro trecho, ele chamou a Declaração da Independência de documento ateu que encorajava o abolicionismo ateísta)
----
"Nós defendemos nesta grande luta a causa de Deus e da religião. O abolicionismo é inegavelmente ateu. [...] O ateísmo, que não conhece um Deus que tolera o mal, nenhuma Bíblia que lhe dê as leis, e nem uma consciência que possa ser limitada por juramentos e acordos, nos escolheu como vítimas e a escravidão como seu assunto. Já podemos ouvir seus gritos de guerra:'liberdade, igualdade, fraternidade'" (Rev. Benjamin Morgan Palmer, 29/nov./1860, sermão em New Orleans, La)
----
"Não há nada na Bíblia proibindo a escravidão, apenas a organizando. Podemos concluir que ela não é imoral" (Rev. Alexander Campbell)
----
"É melhor ser escravo no Brasil e salvar sua alma que viver livre na África e perdê-la" - sermão do Pe.Antônio Vieira aos escravos
----
"Pessoas que rejeitam a escravidão obviamente rejeitam Deus e sua palavra, porque rejeitam o que Deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão. Este pensamento humanístico era típico dos abolicionistas" (Senador Charles Davidson, do estado do Alabama, mostrando que a Bíblia defende  a escravidão - 1996)
----
"O direito a ter escravos está claramente estabelecido nas Escrituras Sagradas, tanto por preceito como pelo exemplo" (Rev. R. Furman, D.D., batista, da Carolina do Sul/EUA)
----
"A Bíblia inteira foi escrita por donos de escravos, para donos de escravos. Não há nenhuma crítica à escravidão em nenhum lugar dela. Jesus também não objetou contra maltratarem-se escravos. Ele até indicou que a venda de devedores como escravos continuaria no seu Reino dos Céus, assim como o direito dos donos de espancá-los e torturá-los  (Mateus 18:23-35) " (Merrill Holste, "Slavery and the Bible", artigo de maio/1986 na "American Atheist Magazine")
----
"A causa primordial da escravidão é o pecado... Esta servidão, expiação do pecado, encontra seu lugar pela lei que manda preservar a ordem natural e proíbe perturbá-la...
Por isso, o Apóstolo recomenda que os escravos se submetam a seus senhores"
(S.Agostinho, "Cidade de Deus" XIX, 15)
----
"As Escrituras, no Velho e no Novo Testamento, me garantem que eu posso manter escravos em cativeiro" (Rev. Thomas Witherspoon, presbiteriano, do Alabama)
----
"Por volta de 1846, em torno de 1200 ministros metodistas e todos os bispos metodistas episcopais no sul americano possuíam escravos. Com a guerra civil, várias denominações se cindiram em "igreja do norte" e "igreja do sul" devido à resistência dos sulistas a rejeitar a escravidão" (adaptado de Forrest G. Woods,  "The Arrogance of Faith: Christianity and Race in America from the Colonia Era to the Twentieth Century")
----
João Crisóstomo, bispo de Alexandria (398-403) citou Tito 2:9-10 para justificar a escravidão: "o escravo deve se sujeitar a sua sorte; obedecendo a seu dono, ele obedece a Deus".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2008, 12:45:11 »
Se você acha que minha pergunta envolve algo que você discorda, porque você não questiona, ao invés de me chamar de desonesto?

Porque não quero mais perder tempo com você. O link explica a minha acusação.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2008, 13:42:05 »
O que aconteceu que te fez liberar essa fúria expontânea?

Eu não achei que era uma discussão tão complicada assim. Você já parte para "que desonestidade", "não vou perder tempo com você". Eu fico com medo...

Offline Renata Paes

• Nível 01
  • *
  • " Se não houver frutos valeu a beleza das flores.
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:22:10 »
Bom,eu tenho um livro explicando isso,o nome é "NO CREDO".

Comecei a ler e achei interessante,quando terminar posto algo aqui!  :D
"Não tenho um caminho novo.O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar." :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!