Autor Tópico: "Cirurgias espirituais..."  (Lida 4030 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
"Cirurgias espirituais..."
« Online: 19 de Novembro de 2008, 18:36:18 »
Bem,no dia 18/11/08 vi o programa da Luciana Gimenez tratando a respeito das assim chamadas "cirurgias espirituais".Ali foram exibidos vários casos de pessoas que estavam até mesmo desenganadas por médicos e,segundo elas,encontraram a cura pelas mãos dos médiuns(ou dos espíritos que agem pelas mãos dos médiuns...).Até que ponto as histórias relatadas devem ser levadas em consideração ? Como diferenciar a verdade de mero charlatanismo em se tratando de casos assim ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: "Cirurgias espirituais..."
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:42:34 »

Se há algo místico ali, é tão aleatório que não dá para considerar como verdadeiro. Randi daria 1 milhão para qualquer um que exibisse tais poderes, e tal coisa nunca aconteceu, só se viu falhas das mais grotescas.

Uma coisa dessas me aconteceu uma vez na vida, daí porque ser eu deísta/panteísta. Mas a mesma razão de se acreditar nisso, ou em qualquer outra bobagem é a mesma, portanto, não se pode levar a sério.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:44:57 »

Se há algo místico ali, é tão aleatório que não dá para considerar como verdadeiro. Randi daria 1 milhão para qualquer um que exibisse tais poderes, e tal coisa nunca aconteceu, só se viu falhas das mais grotescas.

Uma coisa dessas me aconteceu uma vez na vida, daí porque ser eu deísta/panteísta. Mas a mesma razão de se acreditar nisso, ou em qualquer outra bobagem é a mesma, portanto, não se pode levar a sério.

Uma mulher relatou que tinha câncer no cerebelo que foi eliminado(ou quase isso) por essa tal cirurgia dos médiuns...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:50:19 »
A casos de cancer que se cura sozinhos...

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:50:41 »

Eu responderia evidência anedótica, auto-ilusão, impressão pessoal ou qualquer outra coisa.

Só com fé para se aceitar algo que não pode ser reproduzido.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2008, 19:41:23 »

Eu responderia evidência anedótica, auto-ilusão, impressão pessoal ou qualquer outra coisa.

Só com fé para se aceitar algo que não pode ser reproduzido.

2

Resumo: Bullshit
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:29:56 »
Efeito placebo. Principalmente no caso de câncer, o estado mental do paciente faz toda diferença. o estado animado pode induzir regressões espantosas nos tumores.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2008, 23:23:43 »
Existe mais de uma possibilidade para explicar o que aconteceu:

1 - Efeito placebo. É conhecido como a pessoa simplesmente acreditar muda as reações químicas do corpo e etc. O que tecnicamente não foi a cura mágica que curou a pessoa, a pessoa se cura sozinha.
2 - A doença era psico-somática ou puramente psicológica.
3 - A doença se curou por um tratamento anterior, mas a pessoa tende a colocar todos os outros tratamentos em um mesmo saco da medicina que a frustrou, e atribui todos os bons feitos a intervenção mágica.
4 - A doença se curou sozinha.

Como pode ver, não é difícil a pessoa se enganar quanto a isso.

E o câncer, por exemplo, é causado por diversas razões, as vezes ainda não descobertas. É algo totalmente instável, e as vezes some, as vezes some e volta, e por aí vai...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2008, 08:57:31 »
Bem,no dia 18/11/08 vi o programa da Luciana Gimenez tratando a respeito das assim chamadas "cirurgias espirituais".Ali foram exibidos vários casos de pessoas que estavam até mesmo desenganadas por médicos e,segundo elas,encontraram a cura pelas mãos dos médiuns(ou dos espíritos que agem pelas mãos dos médiuns...).Até que ponto as histórias relatadas devem ser levadas em consideração ? Como diferenciar a verdade de mero charlatanismo em se tratando de casos assim ?

Da mesma forma que qualquer progama de tv dos crentes mostra um monte de pessoas que alegam terem sido curadas.
Agora, eles NUNCA, NUNQUINHA colocam as entrevistas e depoimentos dos que não só não apresentaram melhoras como pioraram por serem tão crédulos!

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:41:42 »
Como espírita não aprovo este tipo de coisa, o próprio Chico Xavier também não se permitiu passar por este tipo de "cirurgia", afinal, nas palavras do velho Chico:
Citação de: mutante Xavier
Sou contra essa história de meter o canivete no corpo dos outros sem ser médico.O médico estudou bastante anatomia, patologia e, por isso, está habilitado a fazer uma cirurgia. Por que eu, sendo médium, vou agora pegar uma faca e abrir o corpo de um cristão sem ser considerado um criminoso?

Mas minha companheira já pensava diferente! Para ela foi um P*** placebo e pra mim o maior festival de mágica que já havia presenciado! O David Cooperfield que me perdoe, mas um sujeito desses que se diz médium de efeito físico faz coisa que deixa doido maluco! Cálculos renais a menos e felicidade a mais! Mas não faço e não aconselho a ninguém a fazer isto, faca, tesoura e muito truque de enfiar estas coisas no corpo podem algum dia não funcionar!  :medo:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:43:40 »

Citação de: mutante Xavier
:medo:

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:04:06 »
Um parente meu fez a tal cirurgia para tentar "curar" sua miopia.
Não preciso dizer que não deu certo.

Mas me espanta mais ainda que a pessoa imputa nela a culpa: "Não deu certo porque não tive fé suficiente".  :stunned:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:08:56 »
Um parente meu fez a tal cirurgia para tentar "curar" sua miopia.
Não preciso dizer que não deu certo.

Mas me espanta mais ainda que a pessoa imputa nela a culpa: "Não deu certo porque não tive fé suficiente".  :stunned:

,,," se tiverdes fé como um grão de mostarda..."  Pô....que estoria é essa de grão com fé?? É essa programação biblica de que se voce tiver fé voce move montanhas....

Não preciso ter fé pra mover uma montanha, como já sugeriu alguem é só ter explosivo suficiente...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:35:27 »
Cara ver fazer braço amputado crescer... a ponta do dedo é até possível de acontecer, mas um braço amputado crescer impressionaria qualquer um.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:44:07 »
O Discovery fez um programa sobre um tal João de Deus. Nenhuma evidência, em casos graves o cara indicava médicos, e mesmo o discovery sendo simpático a qualquer coisa que possa corroborar o sobrenatural, não rolou...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Novembro de 2008, 01:41:39 »
Quem recorre a curas espirituais geralmente tem uma "doença" bobinha ou tem um caso de doença grave.
As doenças bobinhas são em sua maior parte de origem psicossomática e se resolvem com algumas sessões de sugestão hipnótica disfarçada na forma de passes, rezas, bençãos, toques, imposição de mãos, etc. Aqui em casa já curei (!) a senhora que trabalha como faxineira de uma dor de cabeça "que nenhum médico conseguiu curar" porque todos diziam que ela não tenha nada de errado. Foram 2 minutos de "movimentos mágicos secretos" e nunca mais sentiu nada. Até hoje ela me agradece por isso.

No caso de doenças graves e gravíssimas, os pacientes já tentaram de tudo, desde os tratamentos convencionais, experimentais até tudo aquilo que "se não faz mal não custa tentar" e aí se incluem os tratamentos espirituais. O paciente faz de tudo para se curar. Um paciente de cancer, por exemplo, não deixa de fazer a quimioterapia e vai na sessão de cura. O problema é que a melhora é quase sempre convenientemente atribuída aos espíritos. Médiuns inteligentes também recomendam que nunca se abandone os tratamentos convencionais.

É por isso que as curas espirituais fazem sucesso.

Agora, já viu pastor doente recorrer a outro pastor para pedir uma cura? Ou médium doente recorrer a outro médium? Isso simplesmente não acontece.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Novembro de 2008, 10:31:14 »

Agora, já viu pastor doente recorrer a outro pastor para pedir uma cura? Ou médium doente recorrer a outro médium? Isso simplesmente não acontece.

Casa de ferreiro, espeto de pau!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Maeve

• Nível 06
  • *
  • O sábio não tem conceitos inflexíveis, adapta-se .
« Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2008, 13:59:16 »
Quem recorre a curas espirituais geralmente tem uma "doença" bobinha ou tem um caso de doença grave.
As doenças bobinhas são em sua maior parte de origem psicossomática e se resolvem com algumas sessões de sugestão hipnótica disfarçada na forma de passes, rezas, bençãos, toques, imposição de mãos, etc. Aqui em casa já curei (!) a senhora que trabalha como faxineira de uma dor de cabeça "que nenhum médico conseguiu curar" porque todos diziam que ela não tenha nada de errado. Foram 2 minutos de "movimentos mágicos secretos" e nunca mais sentiu nada. Até hoje ela me agradece por isso.

No caso de doenças graves e gravíssimas, os pacientes já tentaram de tudo, desde os tratamentos convencionais, experimentais até tudo aquilo que "se não faz mal não custa tentar" e aí se incluem os tratamentos espirituais. O paciente faz de tudo para se curar. Um paciente de cancer, por exemplo, não deixa de fazer a quimioterapia e vai na sessão de cura. O problema é que a melhora é quase sempre convenientemente atribuída aos espíritos. Médiuns inteligentes também recomendam que nunca se abandone os tratamentos convencionais.

Sabe , ri bastante com o seu tópico...não por ele em si, mas quando vc diz que curou a moça que trabalha na sua casa....me fez lembrar de uma amiga da minha irmã, de 16 anos, que pediu que eu lesse o tarot pra ela....foi a mesma encenação de sempre, as mesmas previsões comuns....namoradinhos, amigas falsas, problemas com a mãe....a menina simplesmente me IDOLATRA.E veja, nunca cobrei nada, na época estava apenas estudando o jogo...mas pensando bem, devia ter cobrado, o que apareceu de amigas com os MESMOS problemas....e que logo após seguirem os "conselhos do tarot" eram dissolvidos....incrivel como a solução da maioria dos problemas, seja doença, dinheiro ou pertubações, estão na cabeça das pessoas e as mesmas não vêem até aparecer um Guru, ou Padre, ou Pastor;.

"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2008, 19:41:05 »

Sabe , ri bastante com o seu tópico...não por ele em si, mas quando vc diz que curou a moça que trabalha na sua casa....me fez lembrar de uma amiga da minha irmã, de 16 anos, que pediu que eu lesse o tarot pra ela....foi a mesma encenação de sempre, as mesmas previsões comuns....namoradinhos, amigas falsas, problemas com a mãe....a menina simplesmente me IDOLATRA.E veja, nunca cobrei nada, na época estava apenas estudando o jogo...mas pensando bem, devia ter cobrado, o que apareceu de amigas com os MESMOS problemas....e que logo após seguirem os "conselhos do tarot" eram dissolvidos....incrivel como a solução da maioria dos problemas, seja doença, dinheiro ou pertubações, estão na cabeça das pessoas e as mesmas não vêem até aparecer um Guru, ou Padre, ou Pastor;.

Rasputin começou assim. Cuidado para não seguir para o lado negro da Força.   :olheira:

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/personagens/rasputin.htm

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2008, 21:38:20 »
Já assisti um programa do Criss Angel que fez uma daquelas cirurgias que coloca um copo de cabeça pra baixo na barriga da pessoa, começa a pressionar e depois sai um punhado de sangue e ele tira um pedaço de carne da barriga da pessoa e fala que ela está curada. Depois mostrou tudo como foi feito o ilusionismo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Maeve

• Nível 06
  • *
  • O sábio não tem conceitos inflexíveis, adapta-se .
« Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2008, 22:01:08 »

Rasputin começou assim. Cuidado para não seguir para o lado negro da Força.   :olheira:

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/personagens/rasputin.htm

è...de repente...rssss

Mas sabe...sou tão cética que não sei se rolaria...
"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2008, 00:05:24 »
Já assisti um programa do Criss Angel que fez uma daquelas cirurgias que coloca um copo de cabeça pra baixo na barriga da pessoa, começa a pressionar e depois sai um punhado de sangue e ele tira um pedaço de carne da barriga da pessoa e fala que ela está curada. Depois mostrou tudo como foi feito o ilusionismo.

Gosto de Cris Angel, mas sou fã mesmo do Derren Brown (procure no Youtube)

Uma vez, quando tinha 16 anos, fui assistir a uma cirurgia espiritual com autorização para examinar um médium que supostamente extraia cálculos renais enquanto aspirava as costas do paciente com a boca na altura dos rins. Na época, participava de um grupo que estudava fenômenos paranormais. Fui extremamente chato com o coitado examinando TUDO com o máximo cuidado sem deixar me envolver pelo "espírito do japonês" que realizava a cirurgia (e que acho que nem falava japonês, mas não tive como verificar na época). Nesse dia ele não extraiu nenhum cálculo na minha presença. No entanto, tinha um amigo espírita alí comigo, que estava quase levitando de tão sugestionado com aquilo tudo, que acabou sendo descoberto pelo médium que "identificou" nele um problema e uma desculpa para fazer um "reequilíbrio energético" no rapaz. Esse amigo acabou levando uns chupões inofensivos no pescoço. Pura palhaçada.

Os médiuns usam muito miúdos de galinha entre os dedos que quando se rompem fazem um efeito nojento e muito convincente que simula uma cirurgia com os dedos.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2008, 10:44:15 »
Giga,

Conheço o truque dos miúdos de galinha.
   Você acha que os caras que fazem isso estão de pura má fé, ou há a possibilidade da loucura deles os levarem a crer que é algo como um ritual?
    Como um pastor que acha que um copo d'água pode REALMENTE ser um veículo de mudança na realidade?

Abraço

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:19:33 »
Giga,

Conheço o truque dos miúdos de galinha.
   Você acha que os caras que fazem isso estão de pura má fé, ou há a possibilidade da loucura deles os levarem a crer que é algo como um ritual?
    Como um pastor que acha que um copo d'água pode REALMENTE ser um veículo de mudança na realidade?

Abraço

Acho que tem de tudo, mas a maioria esmagadora é de pura má fé. Podem existir alguns casos de fraudes inconscientes facilitadas pela equipe do médium/xamã/etc. Quando o médium/xamã/etc não é um picareta profissional certamente ele tem uma equipe de picaretas profissionais gerenciando o business.

Não acredito que os pastores levem isso a sério. Esses e outros artifícios são "truques" da profissão, como se os fins justificassem os meios. No YouTube tem uns vídeos do Bispo Macedo orientando os pastores da IURD com macetes para aumentar a coleta, por exemplo.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:26:57 »
Não acredito que os pastores levem isso a sério. Esses e outros artifícios são "truques" da profissão, como se os fins justificassem os meios. No YouTube tem uns vídeos do Bispo Macedo orientando os pastores da IURD com macetes para aumentar a coleta, por exemplo.

Mas acho que muitos pastores estão sendo sinceros ( São os mais perigosos ). Principalmente os que atuam em igrejas pobres de periferia.
   Com os médiuns não tive muitas experiências de observação direta para dizer!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!