Autor Tópico: "Cirurgias espirituais..."  (Lida 4031 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: "Cirurgias espirituais..."
« Resposta #25 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:33:16 »
Como um pastor que acha que um copo d'água pode REALMENTE ser um veículo de mudança na realidade?
Não acredito que os pastores levem isso a sério. Esses e outros artifícios são "truques" da profissão, como se os fins justificassem os meios. No YouTube tem uns vídeos do Bispo Macedo orientando os pastores da IURD com macetes para aumentar a coleta, por exemplo.

Nesse ponto eu concordo...Se voce acredita na mentira que está pregando ela soa mais convincente... Acho que isso ajuda a substituir o carisma, ou o reforça...

Mas acho que muitos pastores estão sendo sinceros ( São os mais perigosos ). Principalmente os que atuam em igrejas pobres de periferia.
   Com os médiuns não tive muitas experiências de observação direta para dizer!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:51:07 »
Como um pastor que acha que um copo d'água pode REALMENTE ser um veículo de mudança na realidade?
Não acredito que os pastores levem isso a sério. Esses e outros artifícios são "truques" da profissão, como se os fins justificassem os meios. No YouTube tem uns vídeos do Bispo Macedo orientando os pastores da IURD com macetes para aumentar a coleta, por exemplo.

Mas acho que muitos pastores estão sendo sinceros ( São os mais perigosos ). Principalmente os que atuam em igrejas pobres de periferia.
   Com os médiuns não tive muitas experiências de observação direta para dizer!

Sim, aqueles que acreditam que são instrumentos de deus e os outros que podem até acreditar em deus mas consideram aquelas pessoas ignorantes que acreditam em qualquer coisa.

Tenho observado que as pessoas mais humildes buscam companhia e convívio social nos templos/igrejas/terreiros/etc., deus é apenas uma desculpa importante que aparece em segundo lugar. Estou certo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2008, 12:08:53 »
Sim, aqueles que acreditam que são instrumentos de deus e os outros que podem até acreditar em deus mas consideram aquelas pessoas ignorantes que acreditam em qualquer coisa.

Tenho observado que as pessoas mais humildes buscam companhia e convívio social nos templos/igrejas/terreiros/etc., deus é apenas uma desculpa importante que aparece em segundo lugar. Estou certo?

Não concordo muito.

Acho o crente "pidão". Culturalmente, Talvez até pelo que chamam "sebastianismo" e pela omissão do estado em várias áreas, acostumam uma parte de nossa sociedade a buscar solução de problemas de foram mágica!
    É o atraso cultural adubando o delírio!

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2008, 20:28:20 »

Totalmente certo Giga: essas igrejas pentecostais da periferia suprem o vácuo do estado em comunidades e favelas abandonadas pelo poder público. Essas igrejas servem de clube social, médico, psicólogo, advogado, etc. Lógico que é enganação pra cima do povão, mas qual a moral da sociedade pra criticar? Aliás, de enganação a classe média já tem o espiritismo que, aliás, adora tirar sarro das religiões pentecostais esquecendo que o telhado dela tam´bem é de vidro...

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:05:05 »

Totalmente certo Giga: essas igrejas pentecostais da periferia suprem o vácuo do estado em comunidades e favelas abandonadas pelo poder público. Essas igrejas servem de clube social, médico, psicólogo, advogado, etc. Lógico que é enganação pra cima do povão, mas qual a moral da sociedade pra criticar? Aliás, de enganação a classe média já tem o espiritismo que, aliás, adora tirar sarro das religiões pentecostais esquecendo que o telhado dela tam´bem é de vidro...

Conheço o caso de um hospital/ maternidade particular na baixada fluminense que tinha um atendimento tão bom junto à pessoas mais humildes que os pacientes forjavam problemas para receber atenção, conversar com outras pessoas na sala de espera, tomar cafézinho, etc. Os canais de compras pela TV e os serviços de telemarketing registram centenas de casos diários de pessoas que ligam apenas para conversar.

Conversando com alguns fiéis pentecostais fica claro que o encontro com outras pessoas, a confraternização, é mais lembrada do que o culto em sí. Na cidade aonde moro, é famosa uma missa católica para jovens onde as pessoas vão mais para paquerar e se presta mais atenção aos flertes do que ao padre.

Portanto, observo uma solução para a carência de convívio social que é buscada mas nem sempre é percebida ou satisfeita.

No espiritismo, essa necessidade de convívio se soma à esperança e/ou ao desespero diante da morte e ele tira um proveito oportunista para transformar dor em fé e/ou esperança em verdade. É um abuso perverso.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 21:58:31 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!