Autor Tópico: Site CRITICANDO O CETICISMO em novo endereço  (Lida 6842 vezes)

Offline Julio Siqueira

• Nível 00
  • *
Site CRITICANDO O CETICISMO em novo endereço
« Online: 22 de Novembro de 2008, 11:03:55 »
-
Olá Colegas Céticos,

Gostaria de avisar que meu site criticando o pseudoceticismo e os pseudocéticos (êta praguinha xexelenta, sô!) se encontra em novo endereço:

http://www.criticandokardec.com.br/criticandooceticismo.htm

Apareçam e Comentem!

Abraços Céticos,
Julio Siqueira
juliocbsiqueira@terra.com.br

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Site CRITICANDO O CETICISMO em novo endereço
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:30:12 »
Isso é muito típico em algumas pessoas que são adeptas da crença no ateísmo-materialista e que se rotulam como "céticas", querendo dizer que desconfiam que estão erradas coisas como "vida após a morte", "paranormalidade", "espíritos", etc.

... medo de continuar a ler ...
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 11:39:42 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:36:00 »
Lí e acho interessantes os seus pontos de vista. Já conhecia o criticandokardec e recorrí a ele inúmeras vezes durante alguns debates - está na lista dos meus bookmarks.

Sua participação vai enriquecer nossas discussões, portanto, APAREÇA!!!
Parabéns e seja bem vindo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:40:45 »
Isso é muito típico em algumas pessoas que são adeptas da crença no ateísmo-materialista e que se rotulam como "céticas", querendo dizer que desconfiam que estão erradas coisas como "vida após a morte", "paranormalidade", "espíritos", etc.

Di,
Não vejo nada de errado aí no texto. Acho que você deveria continuar lendo e depois emitir sua opinião.
Na boa.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:49:45 »
Evidências pró psi, como por exemplo evidências a favor da telepatia (obtidas nos experimentos Ganzfeld, já com um acúmulo de dados sólido e respeitável há pelo menos 19 anos - escrevo esse texto em fins de 2004), são rejeitadas não por critérios técnico-científicos, mas muito por medos explícitos ou tácitos de que ao se conceder o status de "minimamente comprovado" para a telepatia isso acabe levando a um aumento de credulidades exóticas e da exploração criminosa e danosa de tal credulidade, bem como levando também a uma diminuição das credulidades "não exóticas" (ou seja, diminuição das crenças espiritualistas dominantes: cristianismo protestante e católico).

Eu tinha razão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:51:24 »

Ahh... nem li.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2008, 12:38:19 »

Ahh... nem li.
2

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2008, 13:11:51 »
No fundo o que acontece é que alguns têm ainda medo da idéia de que deus exista, então tentam encontrar um meio termo que de fato é absurdo e sustentam este meio termo nas palavras "cético" e "agnóstico". Meio termo que não é aplicado para a Fada Madrinha do Vestidinho Azul nem para o Curupira nem mesmo para Exu das Almas, mas que - por uma razão que eu desconheço - é invocado quando se fala em um deus mais ou menos abraâmico ou em ETs.

Eu sou tão cético de deus ou das previsões de Mãe Diná ou Juscelino da Luz quanto sou do Gyoday do Changeman ou da Caipóra.

É como disse o Oceanos uma vez: não há agnóstico de Papai Noel... e cético de Papai Noel também não.

Anyway, eu me declaro é ateu materialista mesmo, nunca me declarei cético ou agnóstico, então o texto não se aplica a mim.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 13:52:38 »
Acho importante discutir ceticismo e pseudo-ceticismo, e esse é o ponto do site que foi apresentado. Da mesma forma é fundamental discutir ciência e pseudo-ciência. Não podemos criticar o ceticismo utilizando abordagens pseudo-ciêntificas da mesma forma que não podemos corroborar um pseudo-ceticismo partindo do princípio que a ciência tem todas as respostas.

O fato de considerar os experimentos Ganzfeld , a telepatia e outros fatos apresentados como groselhas, não me impede de reconhecer a validade e a importância da discussão de posturas céticas. O Julio Siqueira tem a opinião dele, tenho as minhas e viva o debate!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:07:45 »
Acho que as pessoas devem parar de encarar ateísmo como bicho de 7 cabeças, usando tudo quanto é eufemismo, e usar as definições "agnóstico" e "cético" de forma mais coerente.

Cético é aquele que não acredita sem evidências em determinada coisa.
Ateu é aquele que não acredita em deuses.
É possível ser cético sem ser ateu, dependendo do assunto... assim como é possível ser ateu sem ser cético.

Entretanto, acaba sendo meio que natural que uma pessoa cética a muitas coisas também seja cética quanto a deuses, então é natural que dê uma sobreposição das duas categorias...
Latebra optima insania est.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:46:20 »
No fundo o que acontece é que alguns têm ainda medo da idéia de que deus exista, então tentam encontrar um meio termo que de fato é absurdo e sustentam este meio termo nas palavras "cético" e "agnóstico". Meio termo que não é aplicado para a Fada Madrinha do Vestidinho Azul nem para o Curupira nem mesmo para Exu das Almas, mas que - por uma razão que eu desconheço - é invocado quando se fala em um deus mais ou menos abraâmico ou em ETs.

Eu sou tão cético de deus ou das previsões de Mãe Diná ou Juscelino da Luz quanto sou do Gyoday do Changeman ou da Caipóra.

É como disse o Oceanos uma vez: não há agnóstico de Papai Noel... e cético de Papai Noel também não.

Anyway, eu me declaro é ateu materialista mesmo, nunca me declarei cético ou agnóstico, então o texto não se aplica a mim.

Sempre pensei na mesma coisa, por que deuses (especialmente os das religiões majoritárias) ganham um lugar especial na crença e na descrença?

E ateu é simplesmente aquele que não acredita em deuses. As pessoas têm a mania de colocar no mesmo saco tudo o que é de origem sobrenatural, como se o ateu não pudesse, por definição, acreditar em coisas sobrenaturais. Portanto, um ateu pode sim acreditar em tudo qualquer porcaria de sobrenatural, desde que não acredite em deuses. Mas aí acontece que em quase tudo de porcaria sobrenatural tem um dedo de algum deus (como criador, guia, etc.), assim fazendo necessário que ele fique dentro de tudo que é sobrenatural. Não conheço nenhuma coisa sobrenatural em que não tenha algum deus no meio.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:55:20 »
-
Olá Incréus do Inferno,

Gostaria de avisar que meu site criticando vocês cínicos (êta praguinha xexelenta, sô ateuzada!) se encontra em novo endereço:

http://www.eusoudejesus.com.br/fogonoateu.htm

Apareçam e Convertam-se!

Abraços Cristãos,
Pastor Julio Siqueira
juliocbsiqueira@cruzada.com.br

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:35:17 »
Acho que as pessoas devem parar de encarar ateísmo como bicho de 7 cabeças, usando tudo quanto é eufemismo, e usar as definições "agnóstico" e "cético" de forma mais coerente.

Cético é aquele que não acredita sem evidências em determinada coisa.
Ateu é aquele que não acredita em deuses.
É possível ser cético sem ser ateu, dependendo do assunto... assim como é possível ser ateu sem ser cético.

Entretanto, acaba sendo meio que natural que uma pessoa cética a muitas coisas também seja cética quanto a deuses, então é natural que dê uma sobreposição das duas categorias...

É possível, inclusive, ser agnóstico e teísta. Basta assumir que, devido a preciosismos filosóficos e rigor intelectual, não há prova da existência ou inexistência de deus; mas por alguma questão subjetiva a pessoa preferir professar alguma religião. Este é o caso de David Hume e Kant, por exemplo. (Se bem que as vezes eu desconfio que o primeiro é um ateu enrustido).
Da mesma forma é possível ser agnóstico e, por alguma questão subjetiva, ser ateu. Por exemplo, Bertrand Russell:

Citação de: Bertrand Russell
    * Many orthodox people speak as though it were the business of sceptics to disprove received dogmas rather than of dogmatists to prove them. This is, of course, a mistake. If I were to suggest that between the Earth and Mars there is a china teapot revolving about the sun in an elliptical orbit, nobody would be able to disprove my assertion provided I were careful to add that the teapot is too small to be revealed even by our most powerful telescopes. But if I were to go on to say that, since my assertion cannot be disproved, it is intolerable presumption on the part of human reason to doubt it, I should rightly be thought to be talking nonsense. If, however, the existence of such a teapot were affirmed in ancient books, taught as the sacred truth every Sunday, and instilled into the minds of children at school, hesitation to believe in its existence would become a mark of eccentricity and entitle the doubter to the attentions of the psychiatrist in an enlightened age or of the Inquisitor in an earlier time.
          "Is There a God?" (1952), commissioned by Illustrated Magazine but not published until its appearance in The Collected Papers of Bertrand Russell, Volume 11: Last Philosophical Testament, 1943-68, ed. John G. Slater and Peter Köllner (London: Routledge, 1997), pp. 543-48

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:44:27 »
Sempre pensei na mesma coisa, por que deuses (especialmente os das religiões majoritárias) ganham um lugar especial na crença e na descrença?

E ateu é simplesmente aquele que não acredita em deuses. As pessoas têm a mania de colocar no mesmo saco tudo o que é de origem sobrenatural, como se o ateu não pudesse, por definição, acreditar em coisas sobrenaturais. Portanto, um ateu pode sim acreditar em tudo qualquer porcaria de sobrenatural, desde que não acredite em deuses. Mas aí acontece que em quase tudo de porcaria sobrenatural tem um dedo de algum deus (como criador, guia, etc.), assim fazendo necessário que ele fique dentro de tudo que é sobrenatural. Não conheço nenhuma coisa sobrenatural em que não tenha algum deus no meio.

É uma questão cultural mesmo. Nós, ateus padrão, crescemos em um ambiente cultural religioso, majoritariamente monoteísta. Por alguma razão passamos a questionar todas as alegações religiosas, inclusive a maior e mais comum delas: a existência de Deus.
Como várias religiões professam coisas diferentes mas tem crenças em comum, sendo a crença em deus a maior delas no nosso ambiente cultural, e sendo neste ambiente a crença em deus comum mesmo àqueles que não professam qualquer religião, faz-se necessário o termo "ateu" para nos distinguir de todos os demais.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:36:52 »

Ahh... nem li.
2
-
Olá Incréus do Inferno,

Gostaria de avisar que meu site criticando vocês cínicos (êta praguinha xexelenta, sô ateuzada!) se encontra em novo endereço:

http://www.eusoudejesus.com.br/fogonoateu.htm

Apareçam e Convertam-se!

Abraços Cristãos,
Pastor Julio Siqueira
juliocbsiqueira@cruzada.com.br

Adoro convites assim. São um verdadeiro convite a Sentar a pua! Vou tentar ler. Pararei na primeira sandice!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:42:35 »
 No meu primeiro contato, encaminhei a Daniel Sottomaior, diretor da Sociedade da Terra Redonda (STR) da área de relações públicas e assuntos correlatos, a seguinte pergunta: "O que pensam de recente livro de Ian Stevenson, onde ele analisa sinais de nascença que teriam relação com o tipo de morte que a pessoa teria tido em vida anterior: 'Where Reincarnation and Biology Intersect.' [tradução: 'Onde a Reencarnação e a Biologia se Encontram.']? Aliás, Ian Stevenson não me parece ser muito criticado pelos céticos (estou errado?). Um livro que sei que o critica é o 'Reincarnation, a Critical Examination', do cético Paul Edwards (1996). Em resenha do antropólogo James Matlock da Southern Illinois University, as críticas de Edwards em tal livro foram classificadas de 'superficiais'."

Daniel me respondeu com a sucinta frase: "O único trabalho dele a que tive acesso tinha erros elementares."

Não sou advogado do Daniel mas se me recomendares um livro com o título 'Where Reincarnation and Biology Intersect.', minha resposta será mais sucinta que:"O único trabalho dele a que tive acesso tinha erros elementares."
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:58:20 »
"...Dentre os autores que Ronaldo citou, gostaria de ressaltar alguns em especial: Richard Dawkins, Steven Pinker, James Randi, Paul Edwards, Victor Stenger, Keith Augustine, e Robert Todd Carroll. Todos eles possuem uma postura de apresentar as hipóteses espiritualistas e/ou paranormais como absurdas, ridículas, ou coisa que o valha. São, todos eles, extremamente pobres ao exporem os fatos que embasam as visões que criticam, e omitem sistematicamente informações que com certeza têm bem perto de si, o que me leva a vê-los como autores que não estão interessados em fazer uma exposição honesta dos fatos..."

Dawnkis faz uma experiência com o método de duplo cego em os inimigos da razão, onde os buscadores de água falham patéticamente. Randi oferece uma bagatela para quem provar sua "paranormalidade"... Se os céticos passarem o resto da vida analizando propostas absurdas, aí sim haverá necessidade de outras vidas.
  Urge a necessidade de provas aceitáveis por quem propõe as hipóteses. Sem elas será sempre algo que parece uma brincadeira.
  Muitas vezes tenho de lutar contra a forte impressão de que é uma piada que estão tentando me impor!

Por ex.:

"...É de fato desconcertante e redundante que, tendo nós um verdadeiro computador de ultimíssima geração dentro do crânio, realizando processamentos mil, tenhamos também (admitindo que a hipótese da sobrevivência pós morte seja verdadeira) uma alma que faça todas essas mesmíssimas coisas. Mas infelizmente a Natureza e mesmo a biologia são freqüentementes desconcertantes e redundantes (aliás, o cérebro que o diga!), e se assim for não adianta os materialistas espernearem (como também, igualmente, se não houver vida após a morte, não adianta nós espiritualistas espernearmos. De minha parte, prometo não espernear depois da morte se não houver sobrevivência...)..."

« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:08:34 por Lordakner »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:06:01 »

Ahh... nem li.
2

Voces estavam certos!
Ainda posso adiantar suas respostas:
- " Os céticos geralmente estão"!
Acertei?
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:42:16 por Lordakner »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2008, 23:31:35 »
É possível, inclusive, ser agnóstico e teísta.
Já fui um :biglol: , e eu resumia assim:
1. Eu acredito em uma consciência cósmica, que alguns chamam de Deus, e outros de Universo.
2. Não tenho como provar que deus existe ou inexiste.
Logo, eu era agnóstico teísta (panteísta, no caso).

Basta assumir que, devido a preciosismos filosóficos e rigor intelectual, não há prova da existência ou inexistência de deus; mas por alguma questão subjetiva a pessoa preferir professar alguma religião. Este é o caso de David Hume e Kant, por exemplo. (Se bem que as vezes eu desconfio que o primeiro é um ateu enrustido).
Kant? Argh.
"Por que as pedras rolam, Kant?"
"Porque elas têm uma propriedade rolativa inata."

Citação de: Bertrand Russell
    * Many orthodox people speak as though it were the business of sceptics to disprove received dogmas rather than of dogmatists to prove them. This is, of course, a mistake. If I were to suggest that between the Earth and Mars there is a china teapot revolving about the sun in an elliptical orbit, nobody would be able to disprove my assertion provided I were careful to add that the teapot is too small to be revealed even by our most powerful telescopes. But if I were to go on to say that, since my assertion cannot be disproved, it is intolerable presumption on the part of human reason to doubt it, I should rightly be thought to be talking nonsense. If, however, the existence of such a teapot were affirmed in ancient books, taught as the sacred truth every Sunday, and instilled into the minds of children at school, hesitation to believe in its existence would become a mark of eccentricity and entitle the doubter to the attentions of the psychiatrist in an enlightened age or of the Inquisitor in an earlier time.
          "Is There a God?" (1952), commissioned by Illustrated Magazine but not published until its appearance in The Collected Papers of Bertrand Russell, Volume 11: Last Philosophical Testament, 1943-68, ed. John G. Slater and Peter Köllner (London: Routledge, 1997), pp. 543-48
A xícara de chá de Russel resume o teísmo atualmente, pra mim.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2008, 09:34:37 »
É possível, inclusive, ser agnóstico e teísta.
Já fui um :biglol: , e eu resumia assim:
1. Eu acredito em uma consciência cósmica, que alguns chamam de Deus, e outros de Universo.
2. Não tenho como provar que deus existe ou inexiste.
Logo, eu era agnóstico teísta (panteísta, no caso).

Basta assumir que, devido a preciosismos filosóficos e rigor intelectual, não há prova da existência ou inexistência de deus; mas por alguma questão subjetiva a pessoa preferir professar alguma religião. Este é o caso de David Hume e Kant, por exemplo. (Se bem que as vezes eu desconfio que o primeiro é um ateu enrustido).
Kant? Argh.
"Por que as pedras rolam, Kant?"
"Porque elas têm uma propriedade rolativa inata."

Não... isto é Aristóteles. Kant diria que o que quer que as pedras sejam em última instância, a coisa-em-si, só podemos compreendê-la por meio da razão pura.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2008, 22:17:08 »
Semana que vem, se tiver tempo, eu leio.  :sono: :lazy:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2008, 09:39:26 »

Agradeceria se fizesse o resumo para mim depois!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2008, 09:58:01 »
Não... isto é Aristóteles. Kant diria que o que quer que as pedras sejam em última instância, a coisa-em-si, só podemos compreendê-la por meio da razão pura.
Oh shit. Busted :D
O que vem de Aristóteles que eu me preocupe é lógica formal. Acho que vou ter que reler Kant, tô começando a misturar alhos e bugalhos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2008, 12:31:11 »

Agradeceria se fizesse o resumo para mim depois!
2...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2008, 12:36:16 »
Parece que pelo jeito ninguém está afim mesmo de ler essa porcaria.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!