Autor Tópico: Site CRITICANDO O CETICISMO em novo endereço  (Lida 6843 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Site CRITICANDO O CETICISMO em novo endereço
« Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2008, 21:52:59 »
Eu sou um velho ranzinza e desbocado, e me perdoem a sinceridade... mas eu comecei a olhar esse site Criticando o Ceticismo, parecia interessante até eu me deparar com coisas do tipo:

''Texto onde eu apresento argumentos empíricos e lógicos em "defesa" da hipótese vida pós vida.''

Quando eu vi mais de uma vez esse tipo de coisa, cheguei à conclusão que o seu site é cético ´´só a cabecinha´´.

Meu conselho (de um ex-espírita)...Saia do armário, meu amigo, ou se é cético ou se é espiritualista.

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 21:56:27 por Sklogw »
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Li-gia

• Nível 00
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2009, 04:34:28 »
Resolvi dar um pitaco aqui, não para afrontar os que se dizem céticos, ateus e materialistas, porque dou-lhes inteira razão em não acreditar no que "se diz por aí", não devemos realmente acreditar no que não temos conhecimento. E só a uma maneira de obter conhecimento, estudando. E a própria razão lhes dirá.O resto é mesmo uma bobagem.
Para quem tem ao menos a vontade, necessidade básica de aprendizado, sugiro que leiam a biografia de Allan Kardec. Há vários sites, livros que não seja espírita para isso. A biografia (pode ser que o cético não acredite na biografia também,é um risco) dirá que Kardec não precisava ser o Codificador da Doutrina para ser "famoso", pois já o era anteriomente, e a Codificação não enriqueceu-o.
Que os céticos se perguntem a nível de Brasil porque há neste país e em muitos outros Associações e Federações de Médicos Espíritas, não creio que possa passar pela cabeça de alguém com um minimo de lógica, que seja um amontoado de desocupados divagando.
Li e repudio opiniões desrespeitosas que vi neste site com referência a Chico Xavier. Evidentemente que ele está pouco interessado nestas opiniões, visto que compreendia com excelência a raça humana, suas mazelas, suas dores, seu egoísmo, e o respeito que ele sempre quiz não foi para com ele ou sua obra, mas que os homens se respeitassem entre si.
Por fim, sugiro que leiam os ensinamentos de Sócrates e pensem que a ciência ainda não disse tudo, e que Kardec na sua obra diz que:EM QUALQUER ÉPOCA DA HUMANIDADE, SE A CIÊNCIA COMPROVASSE QUE A OBRA DA CODIFICAÇÃO FÔSSE UM ENGÔDO, QUE FICASSEMOS COM A PALAVRA DA CIÊNCIA. Quase 160 anos, e até agora se não comprovaram, também não desmentiram...e qualquer colocação sem estar baseada em fatos ou na razão, é mera especulação.

Offline Li-gia

• Nível 00
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2009, 04:52:30 »
"Se pensas que há algo além desta vida material, que não acabamos aqui, que deve haver algo além apesar de toda incerteza, és uma pessoa ESPIRITUALIZADA. Se estudas a DOUTRINA ESPIRITA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC, e a compreendestes bem a doutrina através de estuda e prática és ESPÍRITA".

Não sou moçoila e nos meus 60 anos jamais encontrei um ex-espírita. Encontrei sim pessoas que se diziam ex-espíritas que não estudaram a obra de Kardec, que frequentavam umbanda, candomblé, quimbanda, andavam pela vida atrás de fenômenos, não os encontrando tornaram-se inimigos declarados do verdadeiro ESPIRITISMO, sem roupinhas brancas, sem santos, sem velas, sem danças, sem atabaques, sem farofa, sem sacrificio de animais.

Sejamos luzes; Namastê

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2009, 05:03:26 »
EM QUALQUER ÉPOCA DA HUMANIDADE, SE A CIÊNCIA COMPROVASSE QUE A OBRA DA CODIFICAÇÃO FÔSSE UM ENGÔDO, QUE FICASSEMOS COM A PALAVRA DA CIÊNCIA. Quase 160 anos, e até agora se não comprovaram, também não desmentiram...e qualquer colocação sem estar baseada em fatos ou na razão, é mera especulação.

A velha inversão do ônus. É, no mínimo, engraçado ver sempre a mesma argumentação.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Junho de 2009, 09:25:34 »
1 Li-gia, como se pode provar que algo que não se tem um conceito claro e seja antifísico não exista...? Como posso provar que um macaco-onipotente-que-não-quer-aparecer-para-os-humanos não exista?

2 Li-gia, inversão do ônus da prova não conta...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2009, 09:42:11 »
Li-gia, seja bem vinda, Por favor, leia nossas regras e evite o uso de falácias.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #31 Online: 14 de Junho de 2009, 10:01:17 »
Não sou moçoila e nos meus 60 anos jamais encontrei um ex-espírita. Encontrei sim pessoas que se diziam ex-espíritas que não estudaram a obra de Kardec, que frequentavam umbanda, candomblé, quimbanda, andavam pela vida atrás de fenômenos, não os encontrando tornaram-se inimigos declarados do verdadeiro ESPIRITISMO, sem roupinhas brancas, sem santos, sem velas, sem danças, sem atabaques, sem farofa, sem sacrificio de animais.
Falácia do escocês.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #32 Online: 14 de Junho de 2009, 10:02:32 »
Que os céticos se perguntem a nível de Brasil porque há neste país e em muitos outros Associações e Federações de Médicos Espíritas, não creio que possa passar pela cabeça de alguém com um minimo de lógica, que seja um amontoado de desocupados divagando.
Falácias ad numerum e falsa dicotomia.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Junho de 2009, 10:51:43 »
Acho útil que haja pessoas como o pessoal aqui do fórum que se propõe a debater com os crédulos. Mas confesso que eu não tenho mais saco.

A situação é a seguinte: Um adorador do deus Baal diz que seu deus é verdadeiro e único e que ordena que façamos isso ou aquilo. Eu rebato dizendo que não acredito no deus Baal e o cara me olha com desdem e me diz que eu não posso questionar o deus dele antes de ler os TROCENTOS escritos sagrados que provam sua veracidade. E assim é com todos esses proselitistas, sempre tentam "ganhar" a discussão questionando o meu conhecimento dos livros sagrados, das pesquisas secretas feitas na antiga União Soviética (e publicadas pela revista Planeta....af), da obra de Alan Kardec e todos os outros livros "psicografados", das fotos confidenciais de Ovnis guardadas pela NASA, e principalmente, A FÍSICA QUÂNTICA (ela explica tudo....).

As vezes acho que damos muita atenção a esses alucinados. Quando uma tia de alguém vem me falar das maravilhas de jesus tenho que ficar balançando a cabeça, sorrindo idiotamente, tudo para não magoar a pessoa. Na minha idade (48), já estou prestes a dizer um sonoro: ME POUPE, toda vez que um crédulo tentar me convencer de deuses, espíritos e mulas-sem-cabeça.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Junho de 2009, 11:48:37 »
Citação de: Li-gia link=topic=18333.25.html#msg455758 date=124496595[/quote
Sejamos luzes; Namastê

Namastê. Siga com Brahma.  :tintin:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #35 Online: 16 de Junho de 2009, 16:28:52 »
Baal protagoniza Baldur's Gate II. Baal existe.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 16 de Junho de 2009, 16:49:54 »
Bem vinda, Li-gia.

Falácias ad numerum e falsa dicotomia.

Podemos até usar essa mesma falácia contra o "argumento" acima: porque o Espiritismo só tem realmente alguma expressao no Brasil?
Será que é porque deus é brasileiro? :lol:

Agora falando sério: Li-gia também usa o "argumento do cortesao"  (segundo o qual só se pode criticar a roupa nova do Rei se antes se
estudar todos os tratados sobre alfaiataria mística e tecidos mágicos).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #37 Online: 16 de Junho de 2009, 22:46:20 »
"Se pensas que há algo além desta vida material, que não acabamos aqui, que deve haver algo além apesar de toda incerteza, és uma pessoa ESPIRITUALIZADA. Se estudas a DOUTRINA ESPIRITA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC, e a compreendestes bem a doutrina através de estuda e prática és ESPÍRITA".

Sejamos luzes; Namastê

Prazer Li-gia. Lhe apresento um ex-espírita e ex-umbandista  :)
E , embora tenha lido e estudado por uns vinte anos a obra de Kardec ( sim , umbandistas lêem muito o Rivail!) o conhecimento exaustivo dela não é pré requisito para questioná-la ou criticá-la.
Para criticar deve-se saber o básico de uma assunto , não necessáriamente todo ele. Até porque em se tratando de religiões e crenças os princípios básicos é que são criticados pelos céticos ;  a crítica dos detalhes deles derivados são decorrência. Se é demonstrado que o edifício tem alicerces de palha...
Mas não se preocupe , há diversos ex-espíritas neste forum com os quais poderá debater.
Bienvenue!
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #38 Online: 17 de Junho de 2009, 00:48:08 »
Eu ri!

Entra no fórum para mandar todo mundo estudar ?  :inri:
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Junho de 2009, 01:59:48 »
Resolvi dar um pitaco aqui, não para afrontar os que se dizem céticos, ateus e materialistas, porque dou-lhes inteira razão em não acreditar no que "se diz por aí", não devemos realmente acreditar no que não temos conhecimento. E só a uma maneira de obter conhecimento, estudando. E a própria razão lhes dirá.O resto é mesmo uma bobagem.
Para quem tem ao menos a vontade, necessidade básica de aprendizado, sugiro que leiam a biografia de Allan Kardec. Há vários sites, livros que não seja espírita para isso. A biografia (pode ser que o cético não acredite na biografia também,é um risco) dirá que Kardec não precisava ser o Codificador da Doutrina para ser "famoso", pois já o era anteriomente, e a Codificação não enriqueceu-o.

Não vejo utilidade na biografia, só importam as alegadas evidências, que, atá agora, podem ser mais adequadamente explicadas sem se assumir a veracidade de qualquer hipótese sobrenatural, espirírita ou especificamente kardecista. Admtindo-se a hipótese de não se ter como explicar algo apenas com a "ciência padrão", não há porque se restringir a explicação tradicional dada pelo kardecismo ou qualquer outra religião que proponha existirem fantasmas.

Por exemplo, com apuncuntura. Digamos que se averiguasse que tem efeitos para coisa X e Y, realmente. Isso não comprova de uma vez as energias Ki, chacras e etc, elas não são automaticamente a explicação.

O mesmo poderia se aplicar para fenômenos diversos que se tradicionalmente se supõem terem explicações com fantasmas ou princípios específicos do espiritismo.

Quando, por mero exercício, aceito que as observações usadas como evidência não podem ser explicadas de forma convencional, e proponho hipóteses alternativas com coisas que eu simplesmente invento, e que não são nem um pouco menos comprovadas que o que o espiritismo propõe, tudo que obtenho como resposta é desdém, e nunca a admissão da mera possibilidade do espiritismo sequer poder estar errado em algo. Parece que de alguma forma essa explicação "é mais provável", quando é no mínimo igual ou inferior a alternativas que se pode imaginar.

Sem contar que na imensa maior parte do tempo, senão na totalidade, há as alternativas totalmente "chatas" que não requerem nada mais excepcional, "inventar" coisas além da matéria e da física, para se explicar.

O problema é que existem diversos grupos de pessoas com formação científica ou médica defendendo coisas estapafúrdias. Possivelmente há mais médicos fundamentalistas cristãos, que acreditam em Adão, Eva, cobra falante e arca de Noé do que no espiritismo franco-brasileiro. Cada grupo vai defender a sua hipótese alternativa, não cientificamente comprovada, como especial, diferente de todas as outras, mas realmente não há nada significativo que os diferencie.

que Kardec na sua obra diz que:EM QUALQUER ÉPOCA DA HUMANIDADE, SE A CIÊNCIA COMPROVASSE QUE A OBRA DA CODIFICAÇÃO FÔSSE UM ENGÔDO, QUE FICASSEMOS COM A PALAVRA DA CIÊNCIA. Quase 160 anos, e até agora se não comprovaram, também não desmentiram...e qualquer colocação sem estar baseada em fatos ou na razão, é mera especulação.

O fato de "não terem desmentido"* não tem relevância, todo mundo pode simplesmente inventar um monte de coisas igualmente não-desmentidas. O que interessa é a comprovação, e disso não se tem nada suficiente, ao mesmo tempo em que não é uma hipótese realmente necessária, que fosse explicar coisas que se tenha fortes razões para supor que existem, mas que não tenham explicação. 

* - o que é até contestável, uma vez que, pode se defender que foi sim refutado, dentro de padrões razoáveis, exceto pelas possibilidades ad hoc infindáveis que sempre tornariam tudo mais e mais irrefutavel

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Junho de 2009, 02:00:50 »
Não tem muito tempo que a crença em fadas também era aceita quase como mainstream, defendida acho que principalmente por defensores do espiritismo.

Hoje a maior parte dos espíritas (ainda que talvez só um pouco mais que metade) não crê em fadas, e coloca a comparação como "ridícula", como se falassem de algo que obviamente é real, comprovado, e que fadas fossem obviamente mitológicas. Mas praticamente todas as defesas que se pode fazer de espíritos e etc, poderiam se aplicar para fadas. Se forem usados ad hocs do mesmo tipo comumente usados então, nem se fala.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2009, 13:21:26 »
-
Olá Colegas Céticos,

Gostaria de avisar que meu site criticando o pseudoceticismo e os pseudocéticos (êta praguinha xexelenta, sô!) se encontra em novo endereço:

http://www.criticandokardec.com.br/criticandooceticismo.htm

Apareçam e Comentem!

Abraços Céticos,
Julio Siqueira
juliocbsiqueira@terra.com.br

Esse não é o tal site "ceticismo só a cabecinha" ?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2009, 13:25:51 »

E quem te disse que Kardec ( ou melhor,o pobre professor Rivail) era conhecido antes do Espiritismo? Bom, talvez no seu bairro, ou entre seus alunos... A Codificação certamente não enriqueceu Kardec, mas ele foi enterrado no badalado cemitério do Pére Lachaise, em Paris... morada eterna dos ricos e famosos franceses...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Julho de 2009, 00:23:00 »

Sejamos luzes; Namastê

Bom...  Eu também sou ex umbandista, e depois ex expírita.. e pasmén... ex medium

Para criticar deve-se saber o básico de uma assunto , não necessáriamente todo ele. Até porque em se tratando de religiões e crenças os princípios básicos é que são criticados pelos céticos ;  a crítica dos detalhes deles derivados são decorrência. Se é demonstrado que o edifício tem alicerces de palha...

Luiz, você não sabe quanto concordo contigo  (OK, você não deve conhecer ninguém mais chato do que eu)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Julho de 2009, 11:45:07 »

E quem te disse que Kardec ( ou melhor,o pobre professor Rivail) era conhecido antes do Espiritismo? Bom, talvez no seu bairro, ou entre seus alunos... A Codificação certamente não enriqueceu Kardec, mas ele foi enterrado no badalado cemitério do Pére Lachaise, em Paris... morada eterna dos ricos e famosos franceses...

mas nem se compara com o luxo e a ostentação que é o túmulo de Chico Xavier:

Para uma religião que se diz tão desapegada a "casca" material, este tipo de coisa me parece um monumento a vaidade e ao materialismo... enfim, não se pode esperar coerência aonde ela não existe. 

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 27 de Julho de 2009, 13:04:53 »
Putz, essa ficou feia demais... pra quê palacete para guardar o que eles consideram a "prisão espiritual"? ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #46 Online: 27 de Julho de 2009, 13:05:59 »

Bom...  Eu também sou ex umbandista, e depois ex expírita.. e pasmén... ex medium

Eu sou a ex-futura dirigente do maior centro espírita da minha cidade natal... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #47 Online: 07 de Agosto de 2009, 22:26:56 »
Por que será que todos nós (tá bom, quase todos...) céticos, fomos ex-futuros alguma coisa em centros espíritas???? Será que tem a haver com o fato que agora nos sentimos enganados, ludibriados, trouxas? Bom, pelo menos é assim que eu me sinto. Já pensei em formar uma comunidade de ex-futuros-alguma-coisa-em-centro-espírita (algo como um grupo de apoio mesmo).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Agosto de 2009, 22:44:34 »

Eu sou a ex-futura dirigente do maior centro espírita da minha cidade natal... :P

haha, uma vez um "espírito" me previu que eu ia ser um dos dirigentes do centro dele.. hehehe.., temos algo em comum Nina

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 20 de Agosto de 2009, 23:04:30 »
Viu só, Agnóstico?! É só sentar pra conversar que todos sempre achamos algo em comum!

:P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!