Autor Tópico: E quem já montou a árvore de natal?  (Lida 1959 vezes)

Offline Benito

• Nível 01
  • *
  • O mundo jaz no homem
    • Pelo direito à dúvida
E quem já montou a árvore de natal?
« Online: 22 de Novembro de 2008, 16:38:54 »
Purgatório ou inferno?

Do G1.

* * *

Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore?

De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no dia de 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz Haas.

De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até 16 de dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do dia 17 de dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, afirma.

A loja de artigos natalinos Natalie, em São Paulo, tem seu pico de vendas de enfeites de Natal, entre eles os usados para incrementar as tradicionais árvores, entre a segunda quinzena do mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro. “É justamente nessa época que a procura por enfeites se intensifica”, diz a assessoria de imprensa da loja ao G1.

Presépios

A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria, José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal”, diz Haas.

O presépio, ainda de acordo com o padre, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites.

“Costumamos dizer sempre também que é muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, e o ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que eles percebam o real sentido do natal”, diz.

Hora de desmontar

Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja”, afirma Haas.

Advento

Um dos grandes símbolos do Natal para a Igreja é a coroa do advento. Formada com ramos verdes e em formato de círculo, a coroa simboliza, de acordo com Haas, a unidade e a perfeição, sem começo e sem fim. “A coroa representa o nascimento do rei. Em cada um dos quatro domingos do advento uma vela é acesa. Com a proximidade do nascimento de Jesus, a luz se torna mais intensa, e é o Natal enquanto festa da luz que celebramos”, diz.
... pelo direito ao grito ...
Meu blog (diário) pessoal:
www.benitokierke.wordpress.com

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: E quem já montou a árvore de natal?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 16:56:11 »
Estou brava com árvores de natal, graças a uma tive que iniciar uma guerra no escritório onde trabalho. ¬¬

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:22:02 »
Não tenho árvore de natal, não vou montar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:25:24 »
Estou brava com árvores de natal, graças a uma tive que iniciar uma guerra no escritório onde trabalho. ¬¬

Eu sei que você está louca para alguém pergunta o porquê. :roll:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:45:43 »

:hihi: Sim.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:59:37 »

:hihi: Sim.

Tudo bem: Por que você quer que alguém pergunte por que você teve que iniciar uma guerra no escritório onde trabalha por causa de uma árvore de natal?  :P

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:04:03 »
 :P Porque odeio meu emprego e me sinto melhor quando reclamo dele.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:06:17 »
É provisório ou você não tem expectativas de sair dele tão cedo?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:12:02 »
 :P Na verdade já estou lá a quase um ano e só vou sair de lá se aparecer proposta melhor.

Eu falei com meu chefe e agora trabalho apenas meio período, o que é MUITO confortável pra mim.

:x Mas esse conforto não impede que eu me sinta indignada pelas injustiças lá dentro.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:23:39 »
Espero que você consiga encontrar um lugar melhor... Mas enquanto não consegue, seria melhor tentar evitar problemas que possam piorar ainda mais o ambiente.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:31:12 »
 :sleepy: Fácil falar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:37:09 »
Ah, Lela, francamente... brigar por causa de uma árvore de Natal? :lol:  Tudo bem, eu não estava lá, não sei exatamente o que aconteceu, e posso estar sendo injusto, mas me parece que você pode sim tentar evitar alguns desgastes desnecessários. Em vez disso, por que não vai descontar o seu stress atirando em gatinhos? :biglol:

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:41:59 »
Caramba... mas afinal de contas, o que aconteceu para ele iniciar uma geurra no escritorio onde trabalha graças a uma arvore de natal?

E em relação a arvore de natal... não irei montar, espero estar longe de casa para metade do mes que vem.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:44:19 »
 :sleepy: Mas eu não comecei a guerrinha por querer, só mostrei que tavam montando a árvore errado e já emburraram comigo.

:hihi: E quando eu mostrei pro meu chefe que eu estava certa ele falou:

- Finalmente alguém tá usando a cabeça aqui.

:P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:50:02 »
:lol: Desculpe ser chato, mas acho que se seus colegas emburraram contigo tão rápido eu desconfio que a relação entre vocês já esteja meio desgastada - possivelmente por outras briguinhas bobas, estou certo? E se sim, existe alguma coisa que você poderia fazer para melhorar a situação?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2008, 20:02:54 »
:sleepy: Mas eu não comecei a guerrinha por querer, só mostrei que tavam montando a árvore errado e já emburraram comigo.
Ahh... :| Eu pensei que você tinha feito um discurso ateísta-fundamentalista contra esta medida arbitrária de totalitarismo cultural que ofende aos membros das religiões concorrentes do cristianismo e aos não adeptos de qualquer credo; e que você, ainda, tivesse resolvido protestar grafitando a árvore todinha de preto e colocando um Papai Noel cruxificado no lugar da estrela e uma faixa com os dizeres "Renas não voam" no lugar de "Feliz Natal e um próspero 2009".

Sinceramente... não se faz mais ateus como antigamente :x

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2008, 20:12:54 »

Hehehe.

Você tem que abrir seu coraçãozinho para o espírito do natal.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2008, 20:15:51 »
Quem foi que te disse que ateu tem coração? |(

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2008, 20:18:07 »

:medo:  :demente:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:16:01 »
Monto a arvore lá em casa, pois representa o espirito de renovação da terra e o reestabelecimento magico da arvore que sustenta o mundo, atacada durante todo o ano por gnomos que querem trazer o caos ao universo... Alem disso os gatos gostam de brincar com ela....Que Odin nos abençoe...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:29:59 »
Se depender de mim, aqui em casa nunca montariam uma.

Não suporto idéia da trabalheira de fazer algo provisório que terá de ser desmontado e montado todo fim de ano.

Passo pelas ruas e vejo a iluminação que alguns colocam com decoração de neve e renas, penso "Para que esse trabalho todo?".

OBS: De vez em quando dá para rir um pouco,tem um cara qualquer na outra rua que todo ano coloca um pisca-pisca caseiro com apenas 6 lâmpadas coloridas comuns  de tamanho normal....

Seria melhor não colocar nada :lol:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2008, 04:37:55 »
Se minha mãe montar, aqui em casa, não vou mover uma palha pra ajudar. Mas também não pra tirar.

No máximo, vou substituir os enfeites por maçãzinhas de porcelana fria, um por um. Daí começa a ter algum significado pra mim - aniversário de Newton!
Latebra optima insania est.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:14:47 »
Minha mãe joga luzes e firulas no pé de caju que fica na frente de casa... Todo ano ela esquece os enfeites na árvore até mais ou menos o meio de março... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:22:46 »
Sempre pensei n Natal como uma data para se reunir a família , comer comidas gostosas e ganhar presentes.. Não sei porque vcs encanam tanto...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:30:50 »
Sempre pensei n Natal como uma data para se reunir a família , comer comidas gostosas e ganhar presentes.. Não sei porque vcs encanam tanto...

2. Natal = Presentes, família reunida, muita, muita, muita comida, amigo oculto em casa, inimigo oculto entre os amigos, meu primo bêbado dizendo que "me considera bagarai"... enfim, nem lembram de nascimento de nenhum porto-riquenho... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!