Autor Tópico: Dúvida sobre os livros "compactos"  (Lida 6439 vezes)

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
Dúvida sobre os livros "compactos"
« Online: 22 de Novembro de 2008, 22:33:14 »
Bom, a pouquíssimo tempo tomei estímulo pela leitura, e posso dizer que foi graças a influência deste fórum. E no momento estou lendo Deus, um delírio. Fiz uma lista de livros futuros para ler, e ví que diversos livros (principalmente obras famosas), tem uma versão muito barata, que gira em torno de R$10 a R$20 (livros de bolso são uma delas). Esses livros são completos? Tem diversas editoras que fazem esses livros, e eu imagino que não sejam, até observando as dimensões do livro e o número de páginas.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Dúvida sobre os livros "compactos"
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:46:18 »
Boas editoras estão lançando pocket-books com qualidade , como a Companhia das Letras , a L&PM e a Bolsilivros.
Não sei te dizer de outras mas estas tem catálogos bons e as edições são bem cuidadas , com texto completo (aliás , vale procurar se na capa ou contra capa está escrito que o texto é completo).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:13:27 »
Muitos livros são pequenos mesmo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:59:47 »
Não recomendo os da Martin Claret.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:13:32 »
2

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:59:14 »

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2008, 16:07:08 »
Boas editoras estão lançando pocket-books com qualidade , como a Companhia das Letras , a L&PM e a Bolsilivros.
Não sei te dizer de outras mas estas tem catálogos bons e as edições são bem cuidadas , com texto completo (aliás , vale procurar se na capa ou contra capa está escrito que o texto é completo).

Mas eu compro meus livros no site da Saraiva, e nas descrições não vi nada informando se são completos.

Um exemplo de livro, que é o próximo que pretendo comprar, é Os irmãos Karamázov. Tem uma edição de R$75, com 2 volumes totalizando aproximadamente 1100 páginas. E tem uma outra edição, que custa R$38, com cerca de 700 páginas, e um livro de dimensões menores. Estou na net discada, então nem tenho como mostrar o site da Saraiva, mas isso seria apenas um exemplo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2008, 16:10:39 »

Mas eu compro meus livros no site da Saraiva, e nas descrições não vi nada informando se são completos.

Um exemplo de livro, que é o próximo que pretendo comprar, é Os irmãos Karamázov. Tem uma edição de R$75, com 2 volumes totalizando aproximadamente 1100 páginas. E tem uma outra edição, que custa R$38, com cerca de 700 páginas, e um livro de dimensões menores. Estou na net discada, então nem tenho como mostrar o site da Saraiva, mas isso seria apenas um exemplo.

Dei uma olhada e parece que é o texto integral sim.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2008, 16:45:56 »

As vezes a diferença se dá pelo tamanho da fonte e o tamanho da página e não pelo conteúdo.. tenta ver na descrição do livro se tem alguma referência ao tamanho da página. A propósito.. eu tenho o "os irmãos karamazov" aqui.. é da editora "circulo do livro" e este possui 671 páginas cheios de letras miudinhas.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:54:51 »
Geralmente romances são vendidos integralmente. O que pode vir picotado são livros de filosofia ou de ciência.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:19:40 »
3
4
5... com conhecimento de causa... a tradução d'O Idiota que tenho tá uma merda, e olha que ainda nem falo russo...
Latebra optima insania est.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:32:08 »
Já estou no meu segundo livro de bolso da Companhia das Letras, muito bons, trazem as obras completas.

Chamam-se Companhia de Bolso, havia lido Jangada de Pedra e agora O mundo assombrado pelos demônios, que só havia lido em PDF até então.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:31:34 »
As vezes a diferença se dá pelo tamanho da fonte e o tamanho da página e não pelo conteúdo.. tenta ver na descrição do livro se tem alguma referência ao tamanho da página. A propósito.. eu tenho o "os irmãos karamazov" aqui.. é da editora "circulo do livro" e este possui 671 páginas cheios de letras miudinhas.
Tem outros fatores que podem fzer diferença. Por exemplo, eu tenho uma versão de Crime e Castigo da editora 34. O tradutor escreveu um prefácio do livre explicando detalhes da tradução, como o fato de ser a primeira tradução feita originalmente do idioma russo. E durante o livro ele expõe inúmeras notas para explicar algumas vestimentas ou lugares que, para um leitor daqui, são de total desconhecimento (até por estarem em desuso). Sem contar que o livro conta com algumas gravuras.

Nesses livros compactos eles estão preocupados em dar o texto e só, sem mais delongas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:33:06 »
3
4
5... com conhecimento de causa... a tradução d'O Idiota que tenho tá uma merda, e olha que ainda nem falo russo...
O complicado é que eles não se prestam nem a fazer uma revisão decente. Traduzem mal e colocam em português ruim!

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2008, 02:11:57 »
3
4
O complicado é que eles não se prestam nem a fazer uma revisão decente. Traduzem mal e colocam em português ruim!
Acredito que a Martin Claret se satisfaz com o marketing de coleção volumosa, variada e de capa bonita, deixando de lado outras questões.

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:40:17 »
O livro que eu "estava de olho" era justamente da Martin Claret. O preço está ainda mais chamativo, apenas R$18,90 o livro Irmãos Karamazov

https://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=141774&ID=8F6B2D1E7D80B181024360576

Realmente não vale a pena?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:46:40 »
Depende do seu critério.. só que com esses 19 reais eu iria a um sebo procurando o mesmo livro, pelo menos preço, em boa qualidade e de uma boa edição

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:46:58 »
A Martin Claret tem a Coleção Obra Prima de cada autor, e tem diversas obras que eu estou interessadíssimo de ler, com preços atrativos. As reclamações de vocês quanto a tradução, se extendem também aos livros de autores que não são Russos?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:51:04 »
as minhas se estendem a essa coleção específicamente.. principalmente pras obras de filosofia dessa coleção.. com relação a uma obra de literatura, se seu critério com a tradução não for alto, ela provavelmente serve, já que não precisaria de uma GRANDE tradução..

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:02:57 »
Sim, essa coleção a que me refiro são obras de literatura mais "conhecida". O livro dos Irmãos Karamazov eu estava na dúvida, mas pelo visto vale a pena gastar mais para pegar a edição da Editora 34, ou então procurar um sebo (apesar de que eu tenho um gostinho a mais por comprar livros novos :D).
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:10:44 por Churrumino »

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:41:24 »
A Martin Claret tem a Coleção Obra Prima de cada autor, e tem diversas obras que eu estou interessadíssimo de ler, com preços atrativos. As reclamações de vocês quanto a tradução, se extendem também aos livros de autores que não são Russos?

Tudo depende de quais são seus objetivos com a leitura. Há vários autores que eu leio sem maiores pretenções do que aumentar um pouco minha cultura humanística, sendo que o assunto do qual eles tratam passa longe do núcleo dos meus principais interesses. Nestes casos, qualquer edição está valendo, inclusive da Martin Claret.
Agora, se você tem pretensões menos modestas com a leitura, recomendo procurar edições melhores.

Por exemplo, no momento estou lendo a República do Platão. Faço-o sem nenhuma pretensão maior do que aumentar ligeiramente meu conhecimento de filosofia clássica, sendo que meu interesse principal é filosofia contemporânea (a analítica, não a continental). Portanto faço por meio de uma edição bem ordinária, da editora Escala, aquela que vende a R$4,90 na banca de jornal.

Agora, se meu intento em ler Platão fosse algo como uma tese de mestrado, aí a estória seria outra. Precisaria de uma edição que foi traduzida diretamente do grego (bilíngue se possível). Se não houvesse em Português, teria que fazê-lo por meio do Inglês. A edição teria que ter vários comentários do tradutor acerca de seus critérios de tradução, esclarecimento das expressões helênicas etc. E ainda, como no texto original de Platão ele dividia as páginas em quatro colunas, boas edições do texto deste autor marcam onde começam e acabam um trecho na edição original, por página e coluna; o que é critério de citação em trabalhos acadêmicos.

Eu sugiro que você faça a mesma coisa. Se você tem pretensões pequenas como ler um romance clássico agradável e que aumente ligeiramente sua cultura literária e humanística, qualquer edição está valendo. Agora, se você tem pretensões maiores como compreender como o romance em questão está inserido no contexto cultural, social e político no qual foi escrito, ampliando profundamente sua cultura, melhor você desembolsar mais dinheiro comprando uma edição melhor ou bater perna por aí nos sebos a procura de uma edição boa e barata.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2008, 23:43:03 »
O livro que eu "estava de olho" era justamente da Martin Claret. O preço está ainda mais chamativo, apenas R$18,90 o livro Irmãos Karamazov

https://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=141774&ID=8F6B2D1E7D80B181024360576

Realmente não vale a pena?
Eu tenho - Adoro o véio Dostoiewski. Se vale à pena, ou não, depende.

O texto é inteligível - sem dúvida... e só. Há erros ortográficos, frases que você precisa reler trocentas vezes pra entender o sentido porque não foi feita uma revisão legal da tradução, as notas de rodapé localizam pouco o leitor na realidade em que o autor escreveu a obra...

Entretanto, posso te afirmar, o livro é bom. Ainda pretendo aprender russo, nem que seja só pra ler "o véio" no idioma original e ver o quanto perdi na tradução.

(Em off: no extremo oposto tá uma tal de Clarice Lispector, que conseguiu traduzir o Entrevista com o Vampiro e fazer a edição em português ficar melhor que a original. É, eu comparei as duas :P )

Sim, essa coleção a que me refiro são obras de literatura mais "conhecida". O livro dos Irmãos Karamazov eu estava na dúvida, mas pelo visto vale a pena gastar mais para pegar a edição da Editora 34, ou então procurar um sebo (apesar de que eu tenho um gostinho a mais por comprar livros novos :D).
Engraçado, comigo ocorre o contrário. Gosto de livro de sebo, de saber que o livro já esteve em outras mãos, que há duas histórias - uma impressa e outra a dele próprio. Peguei esse gosto quando comprei um livro e vi a dedicatória de 1968 nele, dos netos que o deram de presente à avó.

Fiquei imaginando - quais seriam as opiniões daquela senhora, que ganhou o livro, sobre a história? Quais os trechos que ela gostou mais? Quais achou chato? E por aí vai, rsrs.

Dante, talvez você discorde do que eu digo... mas a única coisa que presta em Platão foi ser discípulo de Sócrates e professor de Aristóteles. O que ele escreveu me dá sono.

Aquele blablablá de mundo das idéias, por exemplo, é bizarro demais pra ser levado a sério, exceto como uma metáfora ruim.
Latebra optima insania est.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:09:07 »
Dante, talvez você discorde do que eu digo... mas a única coisa que presta em Platão foi ser discípulo de Sócrates e professor de Aristóteles. O que ele escreveu me dá sono.

Aquele blablablá de mundo das idéias, por exemplo, é bizarro demais pra ser levado a sério, exceto como uma metáfora ruim.

Você deveria ler Hípias Maior do Platão. Um dos textos mais hilariantes de toda a literatura filosófica.

Temma

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2008, 09:51:45 »
bem. não pude deixar de notar uma coisa. você está acessando via internet discada, e procurando pocket-books... disso se depreende que seu orçamento está 'curto'* - e todo mundo sabe como é isso... então...

Que tal ler no pc? e-books? tem alguma dificuldade? eu sinceramente lia muito assim antes. Esses pocket-books com clássicos geralmente também se encontram na internet, e poucos perdem em qualidade.

Um site bom, já com uma recomendação:

http://www.livrosparatodos.net/livros-downloads/freakonomics.html

*tá, pode simplesmente não ter adsl daí onde vc tecla... mas era só o gancho pra minha sugestão  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!