Zeebo: Tectoy lança console nacional para competir com PS2A grande produção brasileira chama-se Zeebo. O console, desenvolvido em parceria com a Qualcomm pela Zeebo Inc., braço norte-americano da Tectoy, foi apresentado pela companhia nesta quarta-feira (12), em coletiva de imprensa na cidade de São Paulo.
O Zeebo, fabricado nas instalações da Tectoy em Manaus, representa o fim da mídia física como o Playstation store do PS3: todos os games serão armazenados no HD do aparelho, e baixados através de uma rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. O console será lançado em caráter experimental no 1º trimestre de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida e assim que for para as lojas custará cerca de R$599. O único problema é que o console é voltado para as crianças, mas os criadores garantem que ele pode gerar gráficos do nível de Resident Evil 4.
O Zeebo foi desenvolvido tendo em mente os países emergentes, onde a pirataria é um grande problema. Este modelo de negócio é muito parecido com o que a Sony e a Microsoft estão fazendo agora, pois elimina-se a necessidade de armazenar os jogos fisicamente. Cada jogo deve custar, em média, R$ 19,90, adquiridos através de cartões de pontos.
O que é exatamente?
O seu principal concorrente é o Playstation 2, o videogame mais vendido da história e que possui um mercado forte e sempre em expansão para essa bandas de cá.
Para a Tectoy, o apelo de ter um produto legalizado, com jogos a preços acessíveis, é só um dos argumentos para conquistar o consumidor. “O modelo de compra é inovador, então os jovens ligados em baixar músicas e filmes vão baixar jogos também”, aposta Vanessa Artea, gerente da marketing da companhia. “E temos o acelerômetro [controle sensível aos movimentos], que o PS2 não tem”, completa. Entretanto, todos os consoles modernos possuem e, além disso, têm engines poderosíssimas.
Até lá, no entanto, o que o aparelho será capaz de oferecer são jogos com qualidade entre o PSOne e o PlayStation 2, o que faz dos meninos entre 10 e 13 anos seu público-alvo. Mesmo assim, a Tectoy garante que o Zeebo não receberá apenas conversões de jogos para celulares, mas títulos feitos sob medida ou vindos de outras plataformas, como PC, PSP e até mesmo o celular Gizmodo, que teve curta carreira no mundo dos games.
Embora prefira ressaltar as características de videogame do Zeebo, a Tectoy não descarta, no futuro, explorar funções extras do aparelho: “Como o console é capaz de baixar conteúdo ‘over-the-air’ [literalmente, 'pelo ar'], imaginamos que no futuro ele possa baixar um player de foto ou de vídeo”, diz Normand.
Será que tem futuro?
Se o Zeebo vai dar certo ou não, apenas o futuro dirá, mas no que depender do suporte inicial, o console de Tectoy e Qualcomm começou com o pé direito: o acervo de títulos vai contar com games de Namco, Capcom, Sega, Activision, 3D Realms, Id Software, Gameloft e Electronic Arts, para citar somente algumas produtoras.
Até março, quando começam os testes do videogame em território nacional, a série de jogos vai possuir franquias consagradas como “Crash Bandicoot”, “Resident Evil”, “Street Fighter”, “Ridge Racer”, “Tekken”, “Virtua Tennis”, “Double Dragon” e “Sonic”. E, quando o Zeebo estiver nas lojas de vez, em outubro, o consumidor pode esperar muito mais: “Os jogos crescem em progressão geométrica de acordo com a base instalada, modelo convencional da indústria”, explica Reinaldo Normand, executivo da Zeebo Inc. cuja principal missão, atualmente, é arrumar a quantidade de 50 títulos para o aparelho até o final de 2009.
Se tudo correr bem e o Zeebo emplacar, referendado pelas gigantes do mercado, a Tectoy espera poder abrir espaço para as produtoras nacionais - atualmente, somente a Tectoy Digital está produzindo. “Achamos que existe um caminho muito bacana para fazer algo junto ao Governo, propondo desenvolver para a plataforma e remunerar com os royalties”, diz Fernando Fischer, CEO da Tectoy.
O Zeebo contará com seis jogos em seu lançamento “Super Action Hero”, “Treino Cerebral e uma franquia de futebol bastante popular e que, por questões burocráticas, a Tectoy não pode revelar ainda o nome; “Prey Evil”, “Quake” e “Need for Speed: Carbon” terão download gratuito.
É esperar para ver.
http://www.portaldasnoticias.com/zeebo-tectoy-lanca-console-nacional-para-competir-com-ps2/