E será que vai ser possível jogar em rede??
Eu acho uma caracteristica importante.
Acredito que os testes a serem feitos até dezembro de 2009, quando o console será oficialmente lançado, possam indicar algo nesse sentido. Até o momento, a preocupação da empresa é conseguir ao menos 50 títulos quando as vendas do console começarem. Para fazer os downloads dos jogos não será cobrado nehuma taxa pelo uso da rede 3G da Claro, apenas o valor dos jogos, quem sabe a operadora não disponibilize um pacote especial para quem pretende jogar online, desde que alguns dos jogos apresentem essa possibilidade.
Sinceramente, eu gostaria que houvesse também a possibilidade de baixar os jogos pela banda larga convencional (através de cabo ou wi-fi), e também um pouco mais de espaço para jogos (1G me parece pouco, sem levarmos em conta que ele já vira com alguns jogos instalados).
As espcificações técnicas do Zeebo (supostamente vazadas para a imprensa):
Platform
• Qualcomm Chipset
Applications Processing (Audio/Graphics)
• ARM 11 / QDSP-5 running at 528Mhz
3D Graphics Processing
• Qualcomm Adreno 130 Graphics Core
• Mobile Display Processor (MDP) (Concurrent 3D Rendering & Screen Operations)
Internal Memory
• Non-Volatile Memory:
1 GByte NAND Flash
• RAM:
128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR
SDRAM in MSM7201A
Output Color System
PAL-M and NTSC
Video-Out Resolution
VGA (640 x 480) - 4:3 aspect ratio
Banding
• Quad Band GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900) MHz
• Tri Band UMTS/HSDPA/HSUPA (850/1900/2100) MHz
Antenna
Internal
Modem Processing (Integrated in MSM7201A)
ARM 9 CPU / QDSP-4
Power
External Power Adaptor (Battery Not Required)
Power Supply
100 – 240 V (50-60Hz) (universal)
Three USB 2.0 Standard A (for accessories)
• USB 2.0 OTG – Mini B
(Accessible to Service Centers and Developers only)
• RCA Connector (Video Composite TV Signal, x2 Stereo Audio)
• SD Card Slot / Interface
Power Key Functions
Power On / Power Down / Power Off
Software
BREW-based
Pre-Loaded Content
4 Games + 1 Free Wirelessly Downloaded Game
Audio Formats
• MIDI (72 voice polyphony 512 kB wavetable, 44kHz sampling rate)
• MP3
• PCM
• ADPCM
• CMX
• QCELP
Messaging
SMS, server initiated
User Interface (UI)
Proprietary Zeebo User Interface (Updatable wirelessly)
Console ID
International Mobile Equipment Identity – IMEI
Apenas a título de comparação, as especificações técnicas do PS2:
CPU: 128-bit RISC"Emotion Engine™" rodando a 294.912 MHZ na primeira versão e 299 MHZ na segunda, vulgo "slim".
GPU 3D:"Graphics Synthesizer" roda a 147.456 MHz e é capaz de fazer 75 milhões de polígonos por segundo em condições ideais (1), com performance de 6.2 GFLOPS.
Som: pode tocar fontes em ADPCM com 48 canais e podendo processar som em múltiplos canais digitais e independentes.
Memória: 32 megabytes de memória principal, 4 megabytes de VRAM e 2 megabytes de memória de som transferindo dados a até 48 gigabytes por segundo.
DVD: roda filmes em DVD e CDs de áudio. Filmes em DivX podem ser lidos pelo video-game, usando programas específicos de emulação e conversão, inclusive tocar músicas em MP3. Os jogos podem ser acomodados em DVD-ROM ou em CD-ROM.
Multiplayer: Permite partidas pela Internet utilizando um modem. Também permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.
(1): Máxima em condições ideais, com polígonos sem a utilização de efeitos gráficos e sem mapas de textura. A máxima real alcançada pelo PlayStation 2 é cerca de 13 milhões de polígonos por segundo com todos os efeitos e filtros aplicáveis.
Ou seja, pelo menos em teoria, o hardware do Zeebo é capaz de rodar jogos com uma qualidade muito superior ao PS1 e próxima ao PS2, porém, ao abrir mão de possuir um leitor de cd/dvd e disponibilizar os seus jogos apenas através dos servidores da empresa, além de possuir apenas 1Gb para armazenamento, o tamanho dos jogos pode vir a ser um problema para os desenvolvedores.
Estou esperançoso também.