Autor Tópico: PRECONCEITO  (Lida 2072 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
PRECONCEITO
« Online: 24 de Novembro de 2008, 22:32:28 »
Em que se consiste a argumentação de que o preconceito baseia só na crítica e ódio em relação à outra determinada característica ou adjetivo que seja? Um preconceito é baseado só quando uma coisa for moralmente aceita pela sociedade? Com exemplo fica mais fácil de entender:

* Um negro pode falar mal de outro negro; um branco pode falar mal de outro branco; um gordo pode falar mal de outro gordo e assim por diante... e isso na maioria das vezes não é considerada uma forma ofensiva de preconceito...

ou,

* Se nazista fala mal de um judeu, é preconceito. Se um judeu fala mal de um nazista, não é preconceito. (Nisso vale o preconceito socialmente aceito pela sociedade)...

continuando...

* É mais fácil um preto falar mal de um branco, do que um branquelo fazer algum comentário racista. Ou um magro falar mal de um gordo é mais fácil do que um gordo falar mal de um magro. De certo modo seria esse o molde estético imposto principalmente pela mídia a longo de um longo prazo e de certa forma conivente perante toda sociedade?

* Por que se falar mal de político, jogador de futebol, polícia, gaúcho... é tão "normal"; enquanto piadinhas com padres, papas (esses dois, apesar de que no nosso meio ateísta é frequente), mães, crianças é tão preconceituoso?

Ok, de certa forma sempre a um certo ar de hipocrisia no ato de definir o que é ou o que não é preconceito... não acham?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: PRECONCEITO
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:17:42 »
Preconceito é um pré-conceito, uma suposição, em si só não tem nada demais. Geralmente o termo é usado tendo implicitamente ter-se um preconceito especificamente ruim sobre algo.

Aí estão misturados vários "conceitos" além de preconceito ou o "preconceito ruim".

Brancos podem falar mal de negros, de judeus, judeus de nazistas, e etc. Isso não necessariamente caracteriza ódio nem nada, mas muitas vezes é uma generalização tendenciosa.

Geralmente, uma crítica "correta", não criticável como preconceito/discriminação e outros termos diversos é mais específica e não generalizadora.

Se um sujeito ou pequeno grupo deles faz qualquer coisa reprovável, geralmente não tem justificativa alguma em, ao criticá-lo(s), enfiar como adjetivo algum grupo ao qual ele pertence, como judeus, negros, brancos, etc. Só faz sentido usar um adjetivo que tenha a ver com a própria coisa sendo criticada, que não é inerente a nenhum desses grupos, como "ladrões", "trapaceiros", etc.

Nazistas acabam sendo um outro tipo de situação uma mistura de ambos, porque é meio difícil dissociar nazistas individuais da compactuação com o holocausto, ainda que existam os negadores, que no entanto não são deixam de ser anti-semitas, que é algo criticável por si só.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:20:16 »
Creio que o que caracteriza o preconceito acaba sendo a generalização da característica dada a um grupo específico, seja ele formado por pessoas da mesma etnia, cor, sexo, religião, etc, com tom pejorativo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:25:07 »
Preconceito é um esteriótipo. Por natureza o ser humano enquadra as coisas em grupos.

Offline Vinte e Dois

• Nível 07
  • *
  • www.seqvme.zip.net
    • SeQVme
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:27:25 »
Belo tópico!

FAbulous, seus questionamentos são basicamente os mesmos qeu os meus. portanto faço minhas as suas palavras!

(vamos acompanhar!)
seqvme

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:29:57 »
Eu sofro preconceito no meu trabalho por não ter diploma de curso superior.

Posso até ser preconceituoso na minha análise mas, desde que comecei a trabalhar junto com professores, perdi o meu respeito pela categoria.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:35:33 »
Preconceito é um esteriótipo. Por natureza o ser humano enquadra as coisas em grupos.

Então você diz que de certa forma ser preconceituoso é generalizar (o que não discordo, só não sei se emgloba toda a questão).

Neste ponto, não sei como definir um preconceito possa ser hipocrisia, como o Fabulous coloca.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:36:12 »

Posso até ser preconceituoso na minha análise mas, desde que comecei a trabalhar junto com professores, perdi o meu respeito pela categoria.

Em que você trabalha, Dodo?

Offline Vinte e Dois

• Nível 07
  • *
  • www.seqvme.zip.net
    • SeQVme
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:38:42 »
Eu sofro preconceito por ser ateu.... e tenho preconceito com teístas também...
fazer o que..
seqvme

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:40:20 »
Preconceito todos acabam sofrendo vez ou outra. A diferença é que em algumas situações temos chance de os coibir, em outras não.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:42:40 »
Então você diz que de certa forma ser preconceituoso é generalizar (o que não discordo, só não sei se emgloba toda a questão).

Neste ponto, não sei como definir um preconceito possa ser hipocrisia, como o Fabulous coloca.
Pelo que o Fabulous falou, pelo que entendi, a hipocrisia não está nos preconceituosos, e sim nos que são contra o preconceito. Aquelas velhas comparações de "Dia da consciência negra" e "Dia da consciência branca"...

É uma questão de complexo de inferioridade. O que é um preconceito por parte dos que se dizem ser contra o preconceito. No momento que você sugere que chamar alguém de "negão" é pior que "branquelo" você já está sendo racista com os negros.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:42:54 »

No momento estou afastado do meu trabalho há mais de um ano, operei o pé e sofri algumas complicações.

Eu sou funcionário de uma universidade, só que sou operador de máquinas de lavanderia e, devido a acharem ridículo um homem lavar roupas, mesmo eu tendo exercido esta função no PS de minha cidade, me realocaram para outras funções, até que aprendi a mexer com os computadores e cuidava dos laboratórios de eletrônica.

Até que fui expulso da eletrônica por não ter curso superior, e agora não sei para onde vou, quando, e se*, voltar a trabalhar.

Haviam outros professores de outros cursos que nem bom dia davam a funcionários que não fossem professores.

* o pé complicou esta semana.
Alfred E. Newman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:43:56 »

No momento estou afastado do meu trabalho há mais de um ano, operei o pé e sofri algumas complicações.

Eu sou funcionário de uma universidade, só que sou operador de máquinas de lavanderia e, devido a acharem ridículo um homem lavar roupas, mesmo eu tendo exercido esta função no PS de minha cidade, me realocaram para outras funções, até que aprendi a mexer com os computadores e cuidava dos laboratórios de eletrônica.

Até que fui expulso da eletrônica por não ter curso superior, e agora não sei para onde vou, quando, e se*, voltar a trabalhar.

Haviam outros professores de outros cursos que nem bom dia davam a funcionários que não fossem professores.

Você não imagina como estes tipos tratam os seus alunos, que um dia serão seus colegas como professores...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:49:31 »

Você não imagina como estes tipos tratam os seus alunos, que um dia serão seus colegas como professores...

Imagino sim, eu vi muitas coisas lá.
Tem aluno que hoje é professor e ainda sofre com isso.

Sabe como é professor contratado, né?

Então.
Alfred E. Newman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:53:17 »
Em que se consiste a argumentação de que o preconceito baseia só na crítica e ódio em relação à outra determinada característica ou adjetivo que seja? Um preconceito é baseado só quando uma coisa for moralmente aceita pela sociedade? Com exemplo fica mais fácil de entender:

* Um negro pode falar mal de outro negro; um branco pode falar mal de outro branco; um gordo pode falar mal de outro gordo e assim por diante... e isso na maioria das vezes não é considerada uma forma ofensiva de preconceito...

Pode nao ser considerada ofensiva, mas nao necessariamente deixaria de ser preconceito. Quando você diz "pode falar" acredito que
você queira dizer "pode falar impunemente" ou "nao será censurado se falar". Isso também nao é necessariamente verdade.
Se um gordo faz uma generalizaçao grosseira sobre gordos ele está sendo preconceituoso independentemente de ser mal visto por
isso ou nao. E ele pode muito bem ser mal visto por isso. Se um negro diz "estava eu e a negada lá" ele pode nao estar fazendo uma generalizaçao, mas apenas usando uma gíria.

ou,

* Se nazista fala mal de um judeu, é preconceito. Se um judeu fala mal de um nazista, não é preconceito. (Nisso vale o preconceito socialmente aceito pela sociedade)...

Pode ser que existam nazistas gentis e caridosos, mas nao em números suficientes para tornar a generalizaçao de nazista=mau menos
próxima da verdade. Nao é o caso da recíproca.

continuando...

* É mais fácil um preto falar mal de um branco, do que um branquelo fazer algum comentário racista. Ou um magro falar mal de um gordo é mais fácil do que um gordo falar mal de um magro. De certo modo seria esse o molde estético imposto principalmente pela mídia a longo de um longo prazo e de certa forma conivente perante toda sociedade?

Francamente, nao sei de onde você tirou essa idéia de que "é mais fácil um preto falar mal de um branco". Isso vai de encontro aa minha
experiência.Também nao entendi muito bem a sua pergunta.

* Por que se falar mal de político, jogador de futebol, polícia, gaúcho... é tão "normal"; enquanto piadinhas com padres, papas (esses dois, apesar de que no nosso meio ateísta é frequente), mães, crianças é tão preconceituoso?

Acho que a palavra correta nao é "preconceituoso", mas "mal visto" ou "de mau gosto". Políticos e polícia... bem, sem comentários :)
Gaúchos e jogadores de futebol... chega a ser preconceito mesmo. Maes & crianças nao sao tao ridicularizadas porque talvez se
trate de uma classe ampla demais. E nao sei quanto a você, mas pelo que sei, piadas com padres e papas existem aos montes.

Ok, de certa forma sempre a um certo ar de hipocrisia no ato de definir o que é ou o que não é preconceito... não acham?

Acho que hipocrisia nao é a palavra correta.

E Dodo: pode falar mal de professor o quanto quiser na minha frente. Eu conheço essa raça! :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:56:17 »
E Dodo: pode falar mal de professor o quanto quiser na minha frente. Eu conheço essa raça! :lol:

Prefiro falar por trás.  :hihi: :hihi:
Alfred E. Newman

Temma

• Visitante
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:05:48 »
atenção: comentário meio AVULSO... apenas em resposta a inicial... se já falaram isso com outras palavras, então reforço.

acho que dá pra fazer uma divisão semântica no uso da palavra. um uso da  palavra preconceito significaria apenas 'pré-conceito', aquilo que é bem nitido mesmo, uma generalização sobre um grupo de indivíduos e/ou coisas. Dá pra gente formar pré-conceito sobre HDs da marca Samsung apenas porque fomos contemplados com alguns defeituosos. Acho que é algo talvez subconsciente, e quase inevitável para muitos de nós, uma espécie de classificação mental, pra usar um termo chulo. Já o outro uso significaria Preconceito, com PÊ maiúsculo, representaria um 'pré-conceito' enraizado na população - ou parte dela. Acho que a definição do que pode ter o Pê maiúsculo seria um tanto subjetiva, mas englobaria algo como uma linha comum de pensamento num determinado grupo, ou seja, muitas pessoas pensando daquela maneira, e esse pré-conceito tendo como objeto outro grupo de indivíduos. Daí as origens de preconceito contra mulheres, preconceito contra gays, preconceito contra ateus, etc. Acho que daria para enquadrar como um fenômeno social. Apenas uma pessoa no mundo ter um pré-conceito sobre ETs não faria disso um Preconceito.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 18:23:30 por Temma »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:18:38 »

Imagino sim, eu vi muitas coisas lá.
Tem aluno que hoje é professor e ainda sofre com isso.

Sabe como é professor contratado, né?

Então.

Eles acabam formando uma máfia que impede o crescimento dos mais novos. Começam desprezando, maltrando e diminuindo o cara quando aluno. Depois como colega eles fecham o cerco impedindo ascenção profissional. Como são os que geralmente julgam projetos nas suas áreas, eles acabam fazendo com que o novo professor não consiga aprovar projetos, fazendo com que não consiga verbas para financiar pesquisas. Sem estas verbas, o cara não consegue orientar pós-graduação (pois não consegue montar ou manter um laboratório) e pára de publicar. E se pára de publicar não aprova mais projetos de forma alguma.

É uma máfia mesmo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:35:03 »
atenção: comentário meio AVULSO... apenas em resposta a inicial... se já falaram isso com outras palavras, então reforço.

acho que dá pra fazer uma divisão semântica no uso da palavra. um uso da  palavra preconceito significaria apenas 'pré-conceito', aquilo que é bem nitido mesmo, uma generalização sobre um grupo de indivíduos e/ou coisas. Dá pra gente formar pré-conceito sobre HDs da marca Samsung apenas porque fomos contemplados com alguns defeituosos. Acho que é algo talvez subconsciente, e quase inevitável para muitos de nós, uma espécie de classificação mental, pra usar um termo chulo. Já o outro uso significaria Preconceito, com PÊ maiúsculo, representaria um 'pré-conceito' enraizado na população - ou parte dela. Acho que a definição do que pode ter o Pê maiúsculo seria um tanto subjetiva, mas englobaria algo como uma linha comum de pensamento num determinado grupo, ou seja, muitas pessoas pensando daquela maneira, e esse pré-conceito tendo como objeto outro grupo de indivíduos. Daí as origens de preconceito contra mulheres, preconceito contra gays, preconceito contra ateus, etc. Acho que daria para enquadrar como um fenômeno social. Apenas uma pessoa no mundo ter um pré-conceito sobre ETs não faria disso um Preconceito.
Puta Temma, você é legal, einh? Da primeira vez que passei pelo tópico fiquei matutando um jeito de dizer exatamente isso, mas sabe quando um pensamento não consegue se materializar em palavras? Pois é, você fez o trabalho duro pra mim. Fiquei sem ter mais o que dizer sobre o assunto, depois do que está escrito aí em cima só posso postar isto:

2

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:38:29 »
É uma máfia mesmo.

Infelizmente é assim mesmo.

Uma pena, afinal, tem muita gente nova que pode contribuir, e muito, mas é impedida por essa política.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:43:51 »
Acho que é algo talvez subconsciente, e quase inevitável para muitos de nós, uma espécie de classificação mental, pra usar um termo chulo. Já o outro uso significaria Preconceito, com PÊ maiúsculo, representaria um 'pré-conceito' enraizado na população - ou parte dela. Acho que a definição do que pode ter o Pê maiúsculo seria um tanto subjetiva, mas englobaria algo como uma linha comum de pensamento num determinado grupo, ou seja, muitas pessoas pensando daquela maneira, e esse pré-conceito tendo como objeto outro grupo de indivíduos. Daí as origens de preconceito contra mulheres, preconceito contra gays, preconceito contra ateus, etc.

Eu me policio para impedir que os meus pequenos atos de preconceito* afetem o meu julgamento diário sobre as pessoas.

* Infelizmente sou da geração que RIA (NÃO RIO MAIS) de piadas do tipo:

- Mulher negra presa por ter dado a luz a seis bebês. Motivo: formação de quadrilha!

- A mulher tem os pés pequenos para não ficar muito longe do fogão.

E por aí, vai.

Hoje, mais velho e mais vivido, procuro não me influenciar por essa bagagem cultural típica da minha adolescência. Ainda mantenho resquícios**, não nego, mas procuro não me deixar influenciar por eles.

** estes resquícios não são evidentes, eles surgem quando eu tenho vontade de xingar uma pessoa.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 18:50:56 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2008, 19:56:36 »
Olha Dodo, essa cultura que você teve quando adolescente ainda persiste hoje. Não tem nada mais atual do que menosprezar estes grupos que historicamente sofrem preconceito.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2008, 00:28:06 »
* Infelizmente sou da geração que RIA (NÃO RIO MAIS) de piadas do tipo:

- Mulher negra presa por ter dado a luz a seis bebês. Motivo: formação de quadrilha!

- A mulher tem os pés pequenos para não ficar muito longe do fogão.
Eu ri.

Vocês não tem estômago para humor negro!

<a href="http://www.youtube.com/v/H5p90_0SFRw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/H5p90_0SFRw</a>

(0:18) "Ha! O que você vai fazer, Joe? Eu estou aqui em cima... e você está aí embaixo!!"
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 00:30:31 por Ilovefoxes »

Offline Gi

• Nível 15
  • *
  • Carpe Dien
« Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2008, 20:50:01 »

acho que dá pra fazer uma divisão semântica no uso da palavra. um uso da  palavra preconceito significaria apenas 'pré-conceito', aquilo que é bem nitido mesmo, uma generalização sobre um grupo de indivíduos e/ou coisas. Dá pra gente formar pré-conceito sobre HDs da marca Samsung apenas porque fomos contemplados com alguns defeituosos. Acho que é algo talvez subconsciente, e quase inevitável para muitos de nós, uma espécie de classificação mental, pra usar um termo chulo. Já o outro uso significaria Preconceito, com PÊ maiúsculo, representaria um 'pré-conceito' enraizado na população - ou parte dela. Acho que a definição do que pode ter o Pê maiúsculo seria um tanto subjetiva, mas englobaria algo como uma linha comum de pensamento num determinado grupo, ou seja, muitas pessoas pensando daquela maneira, e esse pré-conceito tendo como objeto outro grupo de indivíduos. Daí as origens de preconceito contra mulheres, preconceito contra gays, preconceito contra ateus, etc. Acho que daria para enquadrar como um fenômeno social. Apenas uma pessoa no mundo ter um pré-conceito sobre ETs não faria disso um Preconceito.
Puta Temma, você é legal, einh? Da primeira vez que passei pelo tópico fiquei matutando um jeito de dizer exatamente isso, mas sabe quando um pensamento não consegue se materializar em palavras? Pois é, você fez o trabalho duro pra mim. Fiquei sem ter mais o que dizer sobre o assunto, depois do que está escrito aí em cima só posso postar isto:

2

Pois é Donatella, depois do Temma, fica difícil dizer alguma coisa , mas vou tentar, pois acho que existe realmente um sentimento, que move as pessoas a escancararem o Preconceito que tem de outras, isso pra mim, não passa de um sentimento de superioridade, acham que são melhores, por algum motivo, daí é que surgem as barbaridades que vemos no telejornal, (vemos não , porque eu me recuso a assistir telejornal) mas que acontecem...além de mimadas , essas pessoas preconceituosas pensam que são melhores que os outros, pra mim é basicamente isso!! :no: :no: :no: :hmph: :x
O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. (Vidal Sassoon)

Temma

• Visitante
« Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:18:58 »
Ver o Donatello Von Dick Concordando comigo já é uma Honra, agora mais a Giuliana, assim eu fico encabulado  :vergonha:

Na verdade, é sempre bom ver opiniões convergindo, acho que pra isso serve esse espaço, apoiando-nos uns aos outros naquilo que consideramos correto :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!