Autor Tópico: PRECONCEITO  (Lida 2073 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: PRECONCEITO
« Resposta #25 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:58:31 »
O preconceito aparece quando se critica uma pessoa por algo que realmente não tem qualquer pertinência ao objeto da crítica. Por exemplo: dizer que negros são preguiçosos só por serem negros, que judeus são ricos e sovinas só por serem judeus, ou que mulheres não têm a mesma capacidade de raciocínio que os homens. É uma forma particularmente cruel de ad-hominem.

Preconceito também é uma via de duas mãos. Às vezes ficamos tanto tempo na defensiva que o papel de vítima vem naturalmente, e nos ofendemos por qualquer coisa, desviando assim o objeto de uma crítica sadia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:25:53 »
Voltou Dbohr... gente boa sai, gente boa volta.. bem vindo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:36:41 »
ou que mulheres não têm a mesma capacidade de raciocínio que os homens.
Mas nem tudo é só "preconceito". A gente também não pode levar qualquer consideração a um grupo como uma generalização.
Homens já são biologicamente condicionados a usar a lógica, enquanto as mulheres usam da empatia. É aquele velho conflito do casal, onde a mulher se sente oprimida porque o homem não se sente tocado, e o homem não consegue "traduzir" o que ela diz.
Mas pensando melhor, até que agora fico na dúvida sobre onde fica a linha que separa preconceito de simples colocações. :?
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 14:39:35 por Ilovefoxes »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:39:28 »
De fato, não. Cabem, então, as justificativas para certas afirmações. Aí é que a porca torce o rabo ;-)

No exemplo específico, não existem (que eu saiba) razões a priori para afirmar que mulheres não são tão inteligentes quanto os homens. É mais razoável supor a igualdade.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:40:40 »
Ah, quando terminei de editar você já havia respondido algo... supor "igualdade" quantos aos sexos me parece ainda mais preconceituoso.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:43:27 »
Depende do que se entende por "igualdade". Não é preconceito, por exemplo, dizer que homens são fisicamente mais fortes em média. É um fato biológico, embora possa haver mulheres mais fortes do que homens. O preconceito aparece na generalização: "mulheres são em geral menos inteligentes do que homens".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:20:26 »
É relativo.

Mas o que eu digo, homens e mulheres obviamente não são iguais, "supor igualdade" é um julgamente preconceituoso, pois generaliza dois sub-grupos por estarem em um grupo maior que é o da espécie humana.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #32 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:24:10 »
"Obviamente não são iguais". Física e psicologicamente, claro. Mas intelectualmente? Não há uma diferenciação tão óbvia, ao menos não para mim.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:31:58 »
Só um complemento, antes que alguém apareça exaltado aqui :)

Há estudos que apontam que mulheres se saem melhor com estudos lingüísticos do que matemáticos, por exemplo. Eu não tenho capacidade de avaliar se isso é ou não verdade. Mas sei que não é preconceituoso - é uma investigação legítima, e não quer dizer que mulheres não possam aprender matemática.

Preconceito seria dizer que mulheres são inferiores intelectualmente e que por isso não deveriam votar ou trabalhar fora.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:22:40 »
não passa de um sentimento de superioridade
Não acho que a melhor definição seja "superioridade"... eu acho que em parte é mais um sentimento "familiar", uma das origens do preconceito é evolutiva, de preferir os que são geneticamente mais parecidos com você...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!