Autor Tópico: "Blumenau terá que ser reconstruída", afirma prefeito  (Lida 2546 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
"Blumenau terá que ser reconstruída", afirma prefeito
« Online: 30 de Novembro de 2008, 04:20:50 »
"Blumenau terá que ser reconstruída", afirma prefeito
BRENO COSTA

da Agência Folha

Quando as enchentes que servem de base de comparação ao caos que domina Blumenau há uma semana engoliram as ruas da cidade, em 1984, João Paulo Kleinubing tinha 11 anos. Hoje, 24 anos depois, não supunha que, como prefeito, teria a missão de reconstruir uma cidade destruída por um misto de inundações e deslizamentos que já deixaram pelo menos 23 mortos e expulsaram de casa 1 em cada 12 moradores.

A cidade vai ter que ser, se não reconstruída, totalmente repensada", afirma à Folha o prefeito, reeleito em outubro, pelo DEM, para mais quatro anos de governo.

Uma das primeiras transformações da cidade, diz, será a desocupação de "muitas" áreas. O número exato não é citado pelo prefeito, à espera de avaliações técnicas das condições do solo nas encostas da cidade, que se derrama no pé de uma cadeia de morros com até 200 metros de altura.

"Vamos ter que repensar determinadas áreas, reestudar toda a cidade. Mas muitas delas nem poderão ser ocupadas novamente", afirma o prefeito, que também não arrisca quantificar o total de pessoas que não poderão mais voltar para os lugares onde moravam.

O local onde essas pessoas serão realocadas também permanece um ponto de interrogação, segundo o prefeito, que, no entanto, promete um prazo de um ano para resolver o problema dos desabrigados. "As áreas planas são poucas aqui na cidade", diz Kleinubing.

O número que ele já tem na cabeça é o tempo em que a cidade terá que conviver com máquinas e operários reconstruindo a infra-estrutura destruída, como ruas, pontes e contenção de encostas.

"Nós vamos ter que trabalhar de um ano e meio a dois anos para conseguir recuperar minimamente a infra-estrutura que se perdeu", calcula.

O prefeito nega responsabilidade pelo quadro de destruição e mortes na cidade. Kleinubing diz ser "difícil avaliar" se poderia ter feito mais nos primeiros quatro anos de governo.

"Temos plano de enchente, plano de contingência no caso da subida do rio Itajaí-Açu. Estamos reurbanizando áreas de risco, tirando famílias desses locais, mas o que estamos vivenciando hoje é uma situação completamente diferente."

O "completamente" citado pelo prefeito inclui os fatos de os deslizamentos terem sido um problema ainda maior que as enchentes e de áreas consideradas nobres da cidade terem sido tão atingidas quanto ocupações em encostas.

Kleinubing diz que era "impossível" saber que os morros da cidade cederiam, apesar de afirmar que a tragédia foi fruto de "total saturação do solo após quatro meses de chuva contínua", e que, nesse período, não contratou análises das condições do solo. Segundo ele, até o conceito de área de risco precisa ser revisto.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u473324.shtml

A situação lá tá feia... as enchentes de blumenau são conhecidas, por isso que muita gente mora em morros e lugares altos e evita morar perto do rio... mas com os morros desmoronando  :umm: fica dificil.... Até o shopping de lá ficou inundado e uma parte desmoronou, e a vila germânica também ficou inundada... e pensar que eu fiquei em blumenau por um tempo...  :umm:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: "Blumenau terá que ser reconstruída", afirma prefeito
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2008, 04:39:43 »
A situação em santa catarina tá tão feia que tão mandando enterrar os corpos no quintal:  :?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u473145.shtml

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:27:26 »
Foi em Blumenau que choveu 300 bilhões de litros em cinco dias, não é? Realmente é difícil as autoridades públicas se prepararem para algo desse gênero, foi uma tragédia como nunca se viu antes no Brasil. É bom saber que pelo menos a prefeitura está pensando no futuro para evitar que isso se repita.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:36:46 »
Assustador.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:46:52 »
Foi em Blumenau que choveu 300 bilhões de litros em cinco dias, não é? Realmente é difícil as autoridades públicas se prepararem para algo desse gênero, foi uma tragédia como nunca se viu antes no Brasil. É bom saber que pelo menos a prefeitura está pensando no futuro para evitar que isso se repita.
Pior que além de ter chovido tudo isso num fim de semana só, no mês anterior já havia chovido o dobro da média histórica da região. Tanto que antes dessa chuva já haviam alguns desabrigados, pessoas que moravam em (algumas) regiões de risco já haviam sido removidas. Claro que até então, eram na maioria regiões ocupadas irregularmente e pessoas de renda menor. Com essa chuva, até regiões em que não se esperavam desmoronamentos foram atingidas.

Ainda assim, tem chovido bastante por aqui. Não com a mesma intensidade, felizmente.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2008, 01:38:36 »
O grande problema em blumenau foram os desmoronamentos... a água nem subiu tanto quanto em 1983 e 1984...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:33:41 »
Tao falando por ai que o numero de mortos é bem maior do que o que foi divulgado

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:36:13 »
Tao falando por ai que o numero de mortos é bem maior do que o que foi divulgado

Boatos ou estimativas oficiais?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2008, 09:02:36 »
Boatos

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2008, 09:20:18 »
Boatos

Já imaginou como devem estar as pessoas que ainda não conseguiram falar com seus familiares?
Alfred E. Newman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2008, 09:53:33 »
Bem, o que eu estou ouvindo por aqui é que os IMLs estao abarrotados de corpos e que as mortes divulgadas até agora sao somente aquelas que ja cumpriram toda a burocracia de identificaçao coisa e tal

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 10:24:30 por André Luiz »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:09:43 »
Bem, o que eu estou ouvindo por aqui é que os IMLs estao abarrotados de corpos e que as mortes divulgadas até agora sao somente aquelas que ja cumpriram toda a burucracia de identificaçao coisa e tal

Olha, pelo que eu lembro, em casos assim, as informações sobre o número de corpos devem ser repassadas na sua totalidade, independente de ter havido a identificação ou não.
Vinte e cinco anos atrás, explodiu uma fábrica de fogos aqui na minha cidade e morreram quatro pessoas. Eu lembro muito bem do fato porque fui até uma mercearia e, enquanto esperava ser atendido, fiquei ouvindo as conversas e o número de vítimas, segundo estas conversas, já estava em mais de 50.

Meu tio, que trabalhava numa cidade próxima, ligou para saber detalhes, porque o boato que ele ouviu já contava que o Vendrami (um bairro daqui) tinha sido pulverizado.

Alfred E. Newman

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2008, 10:28:32 »
Os últimos relatórios oficiais da prefeitura de Blumenau dizem que o número de mortos é um pouco mais de 20, enquanto que o site do Diário Catarinense dizia que o número alcançava a casa dos setenta. Talvez essa confusão toda esteja acontecendo porque o jornal falava o número de mortos na região, enquanto a prefeitura, obviamente, só vai falar da cidade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:55:17 »
Bem, o que eu estou ouvindo por aqui é que os IMLs estao abarrotados de corpos e que as mortes divulgadas até agora sao somente aquelas que ja cumpriram toda a burucracia de identificaçao coisa e tal

Olha, pelo que eu lembro, em casos assim, as informações sobre o número de corpos devem ser repassadas na sua totalidade, independente de ter havido a identificação ou não.
Vinte e cinco anos atrás, explodiu uma fábrica de fogos aqui na minha cidade e morreram quatro pessoas. Eu lembro muito bem do fato porque fui até uma mercearia e, enquanto esperava ser atendido, fiquei ouvindo as conversas e o número de vítimas, segundo estas conversas, já estava em mais de 50.

Meu tio, que trabalhava numa cidade próxima, ligou para saber detalhes, porque o boato que ele ouviu já contava que o Vendrami (um bairro daqui) tinha sido pulverizado.

É o efeito "telefone sem fio".
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:29:57 »
Vão botar a culpa no Lula...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:47:05 »
Botar a culpa nele não, mas que foi ridículo ele vir aqui e só ficar rondando de helicóptero foi. Ficasse em Brasília mesmo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:55:16 »
Botar a culpa nele não, mas que foi ridículo ele vir aqui e só ficar rondando de helicóptero foi. Ficasse em Brasília mesmo.

Vai ser como ocorreu aqui em RS.

Em Porto Mauá houve uma ventania que destelhou centenas de casas.

Veio Lula, Ministros e toda a Patota.

E até agora as casas estão cobertas por lonas.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:29:22 »

Pois é, esses direitistas sempre ficam culpando o Lula e o PT por coisas sem a menor relação... enchentes, tsunami, geadas, secas, mensalão, terremotos, assassinato do Celso Daniel, o atirador de Virgínia, etc. É o desespero dos tucanos.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:50:58 »
Foi culpa do molusco sim!!!

enchentes, - foi sim

tsunami,  geadas, secas, - talvez

mensalão, - com certeza

terremotos, - talvez

assassinato do Celso Daniel, - yes!!!

o atirador de Virgínia, - huh...

etc. - sim, com certeza

MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:55:07 »
Foi culpa do molusco sim!!!

enchentes, - foi sim

tsunami,  geadas, secas, - talvez

mensalão, - com certeza

terremotos, - talvez

assassinato do Celso Daniel, - yes!!!

o atirador de Virgínia, - huh...

etc. - sim, com certeza

Já tenho a quem culpar se o Vasco cair...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2008, 17:05:54 »
:lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2008, 20:42:48 »

E o que ele fez até agora para ajudar a resolver o problema?

Criou o ministério do Relaxa e Goza?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2008, 20:50:43 »

Ué? Ele voou de helicóptero sobre as áreas alagadas, dando sua benção para as pessoas e também fez uma mandinga pra que não chova mais e ninguém morra... tudo lá do helicóptero...  ::)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2008, 20:57:08 »

Ué? Ele voou de helicóptero sobre as áreas alagadas, dando sua benção para as pessoas e também fez uma mandinga pra que não chova mais e ninguém morra... tudo lá do helicóptero...  ::)

Tem razão Fab, só a ilustre presença do iluminado protetor dos pobres já será suficiente para as águas se abrirem  com um gesto do seu cajado mágico dando passagem segura ao povo e depois ele fará as águas se transformarem em vinho e beberá tudo para que desapareçam. :lol:

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 20:59:23 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2008, 12:38:28 »
Os mano alimões da bela e florida Blumenau estão bem na fita. A defesa civil da terra dos galegos é bemmmm melhor do que nossa de Itajaí, sem contar também que Blumenau tem experiência de quase um século para lidar com as enchentes!
É fato que lá houve mortes, mas isto não a torna única, o município de Ilhota teve mais desgraça neste sentido e aqui em Itajaí, ontem mesmo, um tiozinho papa-siri deu cabo da própria vida por não suportar o danos materiais(leia-se PERDEU TUDO!).
Aqui muitos perderam, além dos móveis e a própria casa, a dignidade! Furtam casas, promovem saques e muitas vezes acumulam doações de roupas e comidas enquanto outros ficam sem nada! A desorganização é gritante! Pedem por voluntários anunciando na TV e nos jornais e quando alguém se dirige até o local indicado é barrado com a desculpa que já tem gente demais ajudando! O sentimento de impotência domina por toda parte, nosso porto já não existe mais, muita empresa não consegue voltar ao normal e contabilizam prejuízos enormes nos cofres, a cidade está imunda e alguns lugares o mau cheiro é insuportável! Com poucas exceções, a vida aqui está beirando o caos. Não há água potável e a higiene pessoal torna-se uma verdadeira “missão impossível”.
Os mano alimões sofrem, mas o povo de Itajaí, além do sofrimento, conta com o descaso das “OTORIDADES”! É lamentável. Glub...glub...glub...
 :(
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!