Autor Tópico: Pesquisa - Intolerância à diversidade sexual  (Lida 3208 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Pesquisa - Intolerância à diversidade sexual
« Online: 07 de Dezembro de 2008, 22:35:09 »
Em pesquisa sobre intolerância no Brasil, os ateus estão na frente como o grupo mais detestado...

"Inicialmente, solicitou-se a cada entrevistado/a que dissesse, sobre diferentes "grupos de pessoas" o que sentia normalmente ao ver ou encontrar "desconhecidos do tipo deles": "(1) repulsa ou ódio, não gosta nem um pouco de encontrar; (2) antipatia, não gosta muito, prefere não encontrar; (3) indiferença, não gosta nem desgosta, tanto faz encontrá-los ou não; ou (4) satisfação, alegria, gosta de encontrá-los". Considerando-se a soma de (1) e (2) como indicador de aversão ou intolerância, dentre 28 grupos sociais sugeridos – grupos raciais, econômicos, em conflito com a lei, étnicos, religiosos etc. – as identidades sexuais que discrepam da normatividade heterossexual só perderam em taxa de intolerância para dois líderes incontestes: ateus (42% de aversão, sendo 17% de repulsa ou ódio e 25% de antipatia) e usuários de drogas (respectivamente 41%, 17% e 24%)."

RLS e Parceiros - 5/8/2008
Autor: Gustavo Venturi (Fundação Perseu Abramo)

Eu achei num blog: http://acervoateu[ponto]blogspot.com/2008_08_01_archive.html

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Pesquisa - Intolerância à diversidade sexual
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2008, 00:53:32 »
["A gente" = ateus]

Usuário de drogas até vá lá, mas, porra, colocar a gente no mesmo naipe deles?

Tá na hora da gente colocar a boca no trombone... [sem duplo sentido].

Mas parando pra pensar, as coisas até que melhoraram pra gente, ao menos não nos apedrejam mais, não nos queimam em fogueiras...
Latebra optima insania est.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2008, 11:38:31 »
Sim,

Terei mais cuidade em falar pra uma mulher que sou ateu. Foi complicado... Rs.
Ah! Lógico, perguntou como eu distinguia o certo do errado. Deve imaginar que eu como criancinhas.
O interior de SP inteiro é de católicos fervorosos. Não vou mais pra lá!
.
Por essas e outras que sou a favor do ativismo ateu!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:13:24 »
Em pesquisa sobre intolerância no Brasil, os ateus estão na frente como o grupo mais detestado...

"Inicialmente, solicitou-se a cada entrevistado/a que dissesse, sobre diferentes "grupos de pessoas" o que sentia normalmente ao ver ou encontrar "desconhecidos do tipo deles": "(1) repulsa ou ódio, não gosta nem um pouco de encontrar; (2) antipatia, não gosta muito, prefere não encontrar; (3) indiferença, não gosta nem desgosta, tanto faz encontrá-los ou não; ou (4) satisfação, alegria, gosta de encontrá-los". Considerando-se a soma de (1) e (2) como indicador de aversão ou intolerância, dentre 28 grupos sociais sugeridos – grupos raciais, econômicos, em conflito com a lei, étnicos, religiosos etc. – as identidades sexuais que discrepam da normatividade heterossexual só perderam em taxa de intolerância para dois líderes incontestes: ateus (42% de aversão, sendo 17% de repulsa ou ódio e 25% de antipatia) e usuários de drogas (respectivamente 41%, 17% e 24%)."

RLS e Parceiros - 5/8/2008
Autor: Gustavo Venturi (Fundação Perseu Abramo)

Eu achei num blog: http://acervoateu[ponto]blogspot.com/2008_08_01_archive.html

Que m****.

Eu achei que isto era so no EUA.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:57:00 »
Isso é ridiculo, o fato de uma pessoa ser ateia, homosexual, usuária de drogas, etc. não diz quase nada sobre sua personalidade, são apenas uma das caracteristicas que a compõem.
Alright

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2008, 02:18:39 »
Eu acho que sou uma das poucas pessoas que nunca teve um problema por ser ateu. o.O
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2009, 00:08:53 »
Eu acho que sou uma das poucas pessoas que nunca teve um problema por ser ateu. o.O

Acho que a maioria na verdade não teve. Postei nuns fóruns tópicos para discriminações, e ficaram mais ou menos parados. E, fora isso, não tem muito desse assunto nesses fóruns, denuncias ou relatos de discriminação. De vez em quando só, bem raro.

Tópico similar de 2007:

O homofobismo Americano Cristão apenas consegue ser superado pelo anti-ateísmo. Ficam aqui dois estudos:

http://www.galluppoll.com/content/default.aspx?ci=26611

http://www.ur.umn.edu/FMPro?-db=releases&-lay=web&-format=umnnewsreleases/releasesdetail.html&ID=2816&-Find

Os ateus Americanos fartaram-se desta situação e finalmente seguem os passos da Europa em busca da laicidade!!

Fica aqui um video com o começo desta revolução social que espero mudar a mentalidade fundamentalista religiosa Americana.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2009, 00:18:53 »
Cotas para ateus nas universidades públicas, já!

Offline X

• Nível 15
  • *
  • "I'm stripped of all but pride"
    • Recando Das Letras - Cynthia Cantidio
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2009, 17:40:07 »
Isso é tudo pelas costas.

Offline Diego Reichenbach Vercesi

• Nível 02
  • *
  • "Eu continuo ateu, graças a Deus".
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2009, 17:53:41 »
O Brasil, por ser um país absurdamente católico, as pessoas acham que nós ateus fazemos culto com o capeta, com o demo, o tinhoso, minha mãe é muito religosa, fala que eu sou adorador de demônio, eu, sem perder a piada, falo "Mãe, o capeta é meu amigo, ele vem jogar poker comigo toda a sexta"!

Bom falei isso só pra vocês terem uma idéia da ignorância dos grupos religiosos em relação a todos os ateus/agnósticos e até mesmo contra os satanistas. Não é normal uma sociedade ter esse tipo de repulsa, acredito que precisamos nos manifestar pacificamente e protestar de maneira inteligente pra reverter esse quadro, agora começa o problema, alguma sugestão de como resolvê-lo?
"Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares juntas em prece."

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2009, 17:59:01 »
Bem-vindo ao nosso mundo, gafanhoto. ::)
A tolerância é sempre boa de se praticar, principalmente quando não diz respeito a algo que nos envolve. É fácil respeitar a religião do outro quando eu sei que a minha também carece de respeito por ser minoria. O difícil é ser tolerante quando se está por cima.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2009, 19:26:54 »
O problema é que 'estar por cima' é uma idéia puramente individual, Flávia. Se eu adoro Maomé e acredito que ele tem poder sobre minha vida, vou achar que sou superior a vc, que adora Jesus. É um círculo vicioso e estamos fadados a nos deparar com crenças que se autodefinem como verdades absolutas e incontestáveis. É o caso do cristianismo, principalmente em sua vertente evangélica: acham que só eles serão salvos, que só eles são o povo escolhido e os detentores da verdade. É de despertar piedade e indignação, já que, em nome dessa 'fé superior' muitas outras crenças são desrespeitadas...

O Brasil, por ser um país absurdamente católico, as pessoas acham que nós ateus fazemos culto com o capeta, com o demo, o tinhoso, minha mãe é muito religosa, fala que eu sou adorador de demônio, eu, sem perder a piada, falo "Mãe, o capeta é meu amigo, ele vem jogar poker comigo toda a sexta"!

Já ouvi algo parecido e rebati dizendo que abandonei o cristianismo justamente por ser ridículo... Não entraria em uma vertente ainda pior.  :hihi: Sinceramente, por mais que exista uma vertente do satanismo que pregue exclusivamente o culto ao eu, acho nonsense alguém dizer que adora o diabo. Parece coisa de adolescente revoltado que faz tudo que os pais proíbem... Uma tentativa de afrontar deus, de negar que está sob sua influência e domínio. Até a bíblia satânica parodia a bíblia cristã... Sempre fico em dúvida qual das duas é mais risível... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

• Nível 02
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2009, 21:35:18 »
Lua está se referindo sobre o Satanismo de Lavey, que presa o culto ao eu, o que realmente faz sentido, porém, como já disse, sou ateu, porém, quando vêm falando do demonio pra mim ja falo que é meu camarada! Hahahahaha

Não adoro o capeta, mais faço piadinha com quem me afronta por ser ateu entende? Enfim, é natural que os E.U.A, por causa da colonização puritana, seja assim até hoje, os ateus só tem respeito em poucos lugares, em sua maioria Europeus/Escandinavos.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2009, 22:09:40 »
O problema é que 'estar por cima' é uma idéia puramente individual, Flávia. Se eu adoro Maomé e acredito que ele tem poder sobre minha vida, vou achar que sou superior a vc, que adora Jesus. É um círculo vicioso e estamos fadados a nos deparar com crenças que se autodefinem como verdades absolutas e incontestáveis. É o caso do cristianismo, principalmente em sua vertente evangélica: acham que só eles serão salvos, que só eles são o povo escolhido e os detentores da verdade. É de despertar piedade e indignação, já que, em nome dessa 'fé superior' muitas outras crenças são desrespeitadas...

Desculpe, acho que não me expressei bem. Na realidade, não estava me referindo às religiões e sim outras áreas. É muito fácil e cômodo deixar tudo como está quando se faz parte da maioria. É muito fácil aturar os desrespeitos alheios quando eles condizem com sua opinião. Um bom exemplo é o dos homossexuais. É fácil você dar de ombros ante um desrespeito quando você não é um deles. O "estar por cima" que eu me referi não é estar certo e sim estar com a maioria. Não conheço muitos heteros que defendem os direitos dos homossexuais ou abominam preconceito contra eles. (Digo pessoalmente.) O meu ponto é o seguinte: é muito lindo pregar a tolerância religiosa quando a minha (des)crença é vista com maus olhos. O difícil é aplicar essa tolerância em todos os campos, não só nos que eu preciso ser aceita.  :ok:

• Nível 02
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2009, 21:23:43 »
A Flavia tem razão, e eu admito,nao trato homosexuais igualmente como trato meus amigos heterosexuais e tal! É extremamente raro de econtrar esse tipo de pessoa, que defende o direito de todas as minorias, inclusive a que é oposta a uma opinião pessoal, não sou uma dessas pessoas, já disse que me sinto acoado na presença de homosexuais, mais não sei, talvez isso seja do meu sub-conciente, por isso até entendo o medo ignorante dos cristãos em relação a nós ateus.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2009, 21:43:52 »
Que bom que a carapuça serviu. :hihi:

Brincadeirinha.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2009, 18:15:54 »
A blogueira Sally do desfavor.com, aparentemente religiosa ou espiritualizada, escreveu um post sobre esta pesquisa que me deixou emocionado.
http://blog.desfavor.com/search?q=ateus

Achei muito grande pra postar aqui, deve ter uns 30 parágrafos, mas aconselho a leitura.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2009, 20:18:30 »
Não é normal uma sociedade ter esse tipo de repulsa, acredito que precisamos nos manifestar pacificamente e protestar de maneira inteligente pra reverter esse quadro, agora começa o problema, alguma sugestão de como resolvê-lo?
Para começar, saindo do armário.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 09 de Junho de 2009, 10:21:45 »
Lua está se referindo sobre o Satanismo de Lavey, que presa o culto ao eu, o que realmente faz sentido, porém, como já disse, sou ateu, porém, quando vêm falando do demonio pra mim ja falo que é meu camarada! Hahahahaha

Mas assim voce nao estaria dando muniçao pra eles?   Vao continuar pensando que ateismo é coisa do capeta  :(

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #21 Online: 09 de Junho de 2009, 12:23:38 »
Eu estou me lembrando que saiu uma vez, na Veja, uma mini pesquisa de pé-de-página perguntado se os eleitores votariam em um candidato a presidente se o mesmo fosse: negro, mulher, homossexual ou ateu.

A maioria votaria se fosse negro ou mulher. E a maioria NÃO votaria se fosse homossexual ou ateu. Isso porque a Igreja está separada do estado. Eu fico imaginando como seria o Brasil se não fosse.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2009, 20:11:31 »
Sem dúvia essa discriminação existe. Eu já fui criticado no trabalho por ser agnóstico... o que eu acho que a gente realmente precisa lutar pelos os nossos direitos e vencer esse problema.

Sair da gaveta e mandar ver. Parar de se retringir e assumir clara e ,sobretudo, inteligentemente.

Intolerância
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Bruno Coelho

• Nível 04
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2009, 06:06:58 »
Acredito que antes de mais nada se deve cultivar o pensamento racional e a argumentação cuidadosa, a tolerância será uma consequência disso.Ser minoria não quer dizer que a idéias que se defende são genuinamente verdadeiras, os skinheads certamente não são maioria, e o fato de serem minoria disso não se segue que estejam certos, no caso deles estão errados por defenderem que existem raças superiores.
Antes de se sair por ai pregando o ateísmo, deveriamos avaliar por que se defender isso, e a meu ver deveriamos antes de tudo defender a dúvida.

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2009, 11:18:25 »
deveiam fazer uma enquete entre os ateus: quem se importa com a opinião de religiosos ignorantes?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!