Autor Tópico: Flanelinha cobra R$ 4 por hora no centro de SP  (Lida 2013 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Flanelinha cobra R$ 4 por hora no centro de SP
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:32:52 »
:umm: Na minha cidade tem flanelinhas oficiais, os chamados "azuizinhos" que cobram 0,50 a hora.

É um serviço extremamente organizado, há até mesmo rotação a cada três dias, pra que eles não cobrem sempre no mesmo lugar e assim comecem a fazer negócios mais escusos com os clientes.

Salvador também tem um serviço de flanelinhas oficiais regulamentado pela Prefeitura, que leva uma parte do valor pago pelos motoristas(obviamente). Praias, avenidas, pontos turísticos... em todo lugar você encontra flanelinhas. Sou contra pagar esse tipo de serviço, já que os lugares em que ele funciona são públicos e a prefeitura já retira dinheiro demais com taxas e impostos. No entanto, às vezes até prefiro encontrar os tais flanelinhas oficiais, já que os marginais que se utilizam de áreas públicas para cobrar dos motoristas costumam ameaçar riscar o carro, furar pneus ou "dar um fim no auto".

Ainda não esqueci da vez em que fui ao Pelourinho com um amigo e ele não pagou o 'estacionamento' na chegada. Quando voltamos, o carro estava riscado e o 'flanelinha' continuava por lá com um ar ameaçador.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:31:21 »
Quando o programa aqui na cidade foi implementado, eu era violentamente contra, eu dizia:

- agora, temos o direito de ir e vir, mas não temos o de permanecer.

:) Mas com o tempo fui mudando meu ponto de vista. Tenho amigos "Azuizinhos" e conversei com eles.

Eles recebem treinamento, carteira assinada, vale transporte e contribuição pro INSS e o mais importante, há um controle escolar, para ver se os jovens estão tendo aproveitamento na escola.

E bem, pelo que eles me contam, a prefeitura está no prejuízo com o serviço, já que algumas ruas mais afastadas arrecadam até dez reais por turno, as vezes menos, então a motivação não é o dinheiro.

O projeto foi criado pra empregar os jovens (são cerca de cento e cinquenta) e melhorar o fluxo de carros no centro.  :hihi:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:41:26 »
Quando o programa aqui na cidade foi implementado, eu era violentamente contra, eu dizia:

- agora, temos o direito de ir e vir, mas não temos o de permanecer.

:) Mas com o tempo fui mudando meu ponto de vista. Tenho amigos "Azuizinhos" e conversei com eles.

Eles recebem treinamento, carteira assinada, vale transporte e contribuição pro INSS e o mais importante, há um controle escolar, para ver se os jovens estão tendo aproveitamento na escola.

E bem, pelo que eles me contam, a prefeitura está no prejuízo com o serviço, já que algumas ruas mais afastadas arrecadam até dez reais por turno, as vezes menos, então a motivação não é o dinheiro.

O projeto foi criado pra empregar os jovens (são cerca de cento e cinquenta) e melhorar o fluxo de carros no centro.  :hihi:

Direcionar o projeto para jovens e estabelecer metas a serem cumpridas por eles é um foco interessante nesse caso. Até onde sei, em Salvador os guardadores de carro são credenciados pela prefeitura e repassam para ela uma porcentagem do que é obtido (40% vai para a SET+10% para o sindicato do qual fazem parte). Infelizmente, inexiste vinculação entre a ocupação do cargo e algum tipo de especialização ou incentivo à educação por parte da prefeitura.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 13:25:04 »
Para quem precisa deixar o carro na rua, não tem jeito, é melhor pagar mesmo. Já perceberam que é raro alguém roubar seu carro num lugar destes? É só pagar que ninguém mexe... Por que será? Mas que é cúmulo pagar... Ah... Isso é. No mais, se você prefere deixar o seu carro em uma garagem, principalmente as dos grandes centros, terá que arcar com, talvez, o tripo do valor cobrado por esses "simpáticos" flanelinhas. Será que isso tem jeito? A bicicleta parece que não colou... Moto, menos ainda... O jeito é pagar para o seu carro lindo e maravilhoso não ser roubado, né?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 13:37:57 »
Eu nunca pago.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!