Autor Tópico: Robôs podem ser mais companheiros que humanos, diz sociólogo  (Lida 4239 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Robôs podem ser mais companheiros que humanos, diz sociólogo
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2008, 22:57:37 »
Homossexualismo é o amor por alguém do mesmo sexo. Amor por alguém que também sente amor. Amar um robo é sim como amar um carro, uma ferramenta. Não venha jogar preconceito no meio, foxes.
Seu cérebro pode não saber a diferença, e inundar de reações químicas da mesma forma. Sentimentos vem de dentro da própria pessoa, não das pessoas que o rodeiam.
Eu difiniria problema como algo que foge do esperado. E você repitiu o que eu disse: Não se poder chamar alguém de preconceituoso por falar que tal pessoa tem um problema.
O tom da mensagem não foi "talvez isso acarrete problemas". :sleepy:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:41:39 »
Homossexualismo é o amor por alguém do mesmo sexo. Amor por alguém que também sente amor. Amar um robo é sim como amar um carro, uma ferramenta. Não venha jogar preconceito no meio, foxes.
Seu cérebro pode não saber a diferença, e inundar de reações químicas da mesma forma. Sentimentos vem de dentro da própria pessoa, não das pessoas que o rodeiam.

Discordo. Você não ama alguém que não é "amável" ou não odeia alguém que não é "odiável". O sentimento vem de quem tem o sentimento e da pessoa para a qual o sentimento se refere. Algo que não tem sentimento não poderia gerar sentimentos a não ser que ouvesse um problema.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:46:57 »

Discordo. Você não ama alguém que não é "amável" ou não odeia alguém que não é "odiável". O sentimento vem de quem tem o sentimento e da pessoa para a qual o sentimento se refere. Algo que não tem sentimento não poderia gerar sentimentos a não ser que ouvesse um problema.

Você não odeia engarrafamentos no trânsito? Engarrafamentos não têm sentimentos, mas são capazes de gerá-los nos outros. Igualmente, como eu já mencionei antes, uma pessoa é capaz de amar coisas abstratas, tais como um país, um time de futebol, uma ideologia, uma religião...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:06:36 »
Nesse aspecto você está certo, Uili. Mas eu me referia a amar um carro, um robô, um quadro, do mesmo jeito que se ama uma pessoa. É possível amar um objeto do mesmo jeito que se ama uma pessoa? Um objeto é algo inerte. Não se relaciona com você. Não consigo sentir um gosto por objetos do mesmo jeito que sinto por pessoas ou animais.

Bom.. Pode ser que isso seja então uma excentricidade, um problema meu.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:14:11 »
É possível se você conseguir enganar seu cérebro.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:18:48 »
Mas, nesse caso, fazer isso não seria colocar o ser humano objeto no mesmo patamar de um objeto ser humano ou até mesmo rebaixa-lo coloca-lo em um lugar maior?

EDIT
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2008, 00:22:47 por Renato T »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:22:13 »
E qual é o ponto?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:26:15 »
Que ter um sentimento que só nasce com seres vivos por objetos não é algo natural.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:33:52 »
E fazer sexo sem fins procriativos também não é natural. Mas continua a ser prazeroso, não é? Esse é mais um exemplo de tentativa de enganar seu cérebro.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:35:10 »
Você assistiu ao filme Inteligência Artificial, Renato? Eu acho ele bastante verossímil, um andróide suficientemente parecido com um ser humano será capaz de despertar reações humanas nas pessoas. Note que o andróide que tenho em mente não é um objeto inerte, ele interage com o meio e com as pessoas. Acho que em breve os robôs, em termos de comportamento, serão indistingüíveis dos animais. Até eles passarem pelo teste de Turing, porém, levará mais tempo.

Mas será que é preciso ir tão longe assim para cogitar que robôs possam ser amados? O ser humano consegue sentir empatia por qualquer coisa, veja os desenhos animados, por exemplo: as crianças se interessam, se preocupam e se identificam com bichinhos e com objetos inanimados antropomorfizados nesses programas. Mesmo adultos continuamos a nos identificar, somos capazes de assistir ao filme Carros ou a Wall.E e ficarmos comovidos, torcermos e esquecermos por duas horas que os personagens são representações de objetos inanimados criadas em computador. E isso não é de hoje, desde a antigüidade temos fábulas com bichos e e objetos falantes, mais ainda, o ser humano personificava fenômenos da natureza e atribuía intenções a eles. Nossa empatia por seres não humanos é bem natural.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:37:12 »
Mas será que é preciso ir tão longe assim para cogitar que robôs possam ser amados?
Para a maioria das pessoas sim. Mas em alguns casos não, existem fãs fanáticos que realmente se apaixonam pelas personagens...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Dezembro de 2008, 00:38:49 »
Para a maioria das pessoas sim. Mas em alguns casos não, existem fãs fanáticos que realmente se apaixonam pelas personagens...

E pessoas carentes e solitárias podem encontrar neles um substituto para as relações humanas - assim como muitas hoje fazem usando animais de estimação ou a própria Internet.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:12:17 »
Não, não assisti, Uili. É provavel que vocês estejam certos e talves isso seja só uma idiossincrazia minha mas eu ainda vejo uma grande distinção entre um robo "humano" e um robo máquina - sem sentimentos. Porque, se você parar pra pensar, os carros e os robozinhos dos desenhos, o candelabro falante da Bela e a Fera, o chapéu do harry potter, são humanos, eles falam, choram e sentem, não são só meros objetos e não vejo como um robô possa chegar a tal ponto de ter sentimentos, porque isso implicaria em deixar de ser algo programado e começar a pensar e sentir por si próprio como um ser humano.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2008, 01:16:38 por Renato T »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:16:03 »
E fazer sexo sem fins procriativos também não é natural. Mas continua a ser prazeroso, não é? Esse é mais um exemplo de tentativa de enganar seu cérebro.

Daonde você tirou essa idéia?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:21:10 »
Não, não assisti, Uili. É provavel que vocês estejam certos e talves isso seja só uma idiossincrazia minha mas eu ainda vejo uma grande distinção entre um robo "humano" e um robo máquina - sem sentimentos. Porque, se você parar pra pensar, os carros e os robozinhos dos desenhos, o candelabro falante da Bela e a Fera, o chapéu do harry potter, são humanos, eles falam, choram e sentem, não são só meros objetos e não vejo como um robô possa chegar a tal ponto de ter sentimentos, porque isso implicaria em deixar de ser algo programado e começar a pensar e sentir por si próprio como um ser humano.
Eles não tem sentimentos de verdade, somente uma historinha que sempre se repete. Se é que me entende.
Daonde você tirou essa idéia?
Falei algo errado?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:31:12 »
Nem errado nem certo.. por isso o daonde você tirou essa idéia..

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:33:58 »

Aí é que está o xis da questão: os carrinhos de Carros, os robôs de Wall.E, o candelabro de A Bela e a Fera e toda a tradição de animais falantes do cinema não são humanos, mas eles passam a parecer humanos quando falam e quando expressam sentimentos humanos, mesmo eles não sendo reais. Isso basta para despertar empatia. Um robô que pareça humano é o suficiente.

Às vezes menos que isso é o bastante para comover as pessoas, os animais de estimação não falam, seus sentimentos são primitivos se comparados à complexidade das emoções humanas, mas ainda conseguem cativar as pessoas. Um reles bichinho de pelúcia é capaz de dar conforto a uma criança precisando de um abraço. A foquinha bonitinha não precisa protestar para chamar a atenção da opinião pública sobre o uso de peles em artigos de vestuário, basta ser fofa.

Agora, você tocou no assunto da possibilidade de os robôs passarem a ter sentimentos. Eu acho que não é preciso eles terem sentimentos para serem amados como se ama seres humanos. Basta eles parecerem ter sentimentos, afinal, é isso que conta para nós. Na verdade às vezes a gente não tem como saber nem se a nossa namorada nos ama mesmo ou se ela simula os seus sentimentos - e algumas pessoas preferem até não saber qual é a verdade... Assim, que diferença faz se um robô genuinamente nos ama ou se ele simula esse sentimento? Se ele passar no teste de Turing, está apto para se casar com uma pessoa :lol:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:48:28 »
Enfim.. está cada vez mais me parecendo algo subjetivo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:49:40 »
Sentimentos são subjetivos...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:50:48 »
Pois é...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Dezembro de 2008, 22:25:03 »
Você assistiu ao filme Inteligência Artificial, Renato? Eu acho ele bastante verossímil, um andróide suficientemente parecido com um ser humano será capaz de despertar reações humanas nas pessoas. Note que o andróide que tenho em mente não é um objeto inerte, ele interage com o meio e com as pessoas. Acho que em breve os robôs, em termos de comportamento, serão indistingüíveis dos animais. Até eles passarem pelo teste de Turing, porém, levará mais tempo.

Mas será que é preciso ir tão longe assim para cogitar que robôs possam ser amados? O ser humano consegue sentir empatia por qualquer coisa, veja os desenhos animados, por exemplo: as crianças se interessam, se preocupam e se identificam com bichinhos e com objetos inanimados antropomorfizados nesses programas. Mesmo adultos continuamos a nos identificar, somos capazes de assistir ao filme Carros ou a Wall.E e ficarmos comovidos, torcermos e esquecermos por duas horas que os personagens são representações de objetos inanimados criadas em computador. E isso não é de hoje, desde a antigüidade temos fábulas com bichos e e objetos falantes, mais ainda, o ser humano personificava fenômenos da natureza e atribuía intenções a eles. Nossa empatia por seres não humanos é bem natural.

Esses exemplos que você citou são todos bons exemplos de   auto-engano  e as vezes de regressão, como no caso de assistir o filme Carros !

E atribuir sentimentos humanos a coisas inanimadas e amá-las com se fossem pessoas é chamado de fetichismo.

.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Dezembro de 2008, 22:32:11 »
Amor, auto-engano, tudo a mesma coisa ::)  Ou vai me dizer que há algo de racional em uma pessoa se apaixonar por outra?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #47 Online: 22 de Dezembro de 2008, 06:18:34 »
E atribuir sentimentos humanos a coisas inanimadas e amá-las com se fossem pessoas é chamado de fetichismo.
Fetichismo é um termo sexual.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Dezembro de 2008, 10:49:21 »
Amor, auto-engano, tudo a mesma coisa ::)  Ou vai me dizer que há algo de racional em uma pessoa se apaixonar por outra?

Acho até bom que não seja racional, fica menos macânico e mais espontâneo.. coisas que amar um robô não seria, diga-se de passagem..

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Dezembro de 2008, 00:42:46 »
Acho até bom que não seja racional, fica menos macânico e mais espontâneo.. coisas que amar um robô não seria, diga-se de passagem..

Amar um robô é no mínimo tão irracional quanto amar uma pessoa. Como você pode dar declarações tão categóricas acerca de um comportamento que não obedece nenhuma lógica? Em outras palavras: "o coração tem razões que a própia razão desconhece."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!