O pior dessa história toda é que não tem sequer um candidato de centro para a gente votar em 2010... estou farto das patacoadas de PT, DEM e PSDB.
Aécio, Serra, Dilma, só para ficar nos três nomes mais visíveis até o momento.
Falta de opção não começa nem a descrever o que eu acho.
Então as regras do jogo podem ser modificadas com o jogo em andamento?
Se for vontade da maioria da população, seria algo errado?
Porque o FHC fez isso e agora existem setores do PT que querem fazer o mesmo. Existe algum problema em respeitar as regras do jogo? Afinal quando o Lulla concorreu, concorreu sabendo que este seria seu último mandato consecutivo.
Mas se a maioria da população quiser mais um mandato para ele?
A maioria da população não pode esperar mais 4 anos?
Se a maioria da população decidir que o catolicismo é obrigatório, isso seria algo bom para o país?
Posso estar errado, mas acho que democracia necessita não só do respeito da vontade do povo mas das leis do país também. Se cada governante quiser modificar a lei para lhe favorecer, onde vamos parar? Na Venezuela de Chávez?
Se o governante quer mudar a lei e a maioria da população é a favor, isso é democracia, ou não? Errado seria se ele mudasse sem a concordância da maioria.
Ai está o ponto em que discordamos, eu acho que o respeito a lei é fundamental, e não importa o que a população ache no momento, a lei não pode ser modificada para beneficiar, casuisticamente, alguém que está no poder. Se quiserem mudar, que mudem, mas apenas para o próximo presidente. Para mim democracia não é apenas o respeito da vontade do povo, mas também as leis do país, sem casuísmos.
E as mudanças nas leis, se necessárias, devem vir com o tempo e sem casuísmos para favorecer o fulano de plantão.
Novamente, a população QUER favorecer o fulano de plantão. Seria errado considerar isso democracia e acatar a decisão da maioria?
Por exemplo, se a maioria da população decidir que todos os evangélicos devem ser sentenciados a prisão, isso seria bom ou ruim?
Nem sempre o que a maioria da população quer pode ser o melhor para o país, e é nesse ponto que eu acho que o respeito as leis, sem casuísmos, ajuda a democracia. Se for algo realmente bom, que passe a valer para o próximo fulano, não para o atual. Que pode até tentar outro mandato daqui a 4, 5 anos.
E se a vontade do povo pode passar por cima das leis do país, modificando cada lei conforme a vontade de momento, sem pensar nas consequências futuras, para que existem constituição, código penal, e outros?
Talvez as leis devessem ter sido feitas em conjunto com toda a população e não por meia dúzia de políticos de caráter duvidoso.
Políticos eleitos pela população. Que tal a população começar a cobrar mais dos políticos? Aliás, políticos que refletem a maioria da população.
E se esse políticos duvidosos, que refletem a população que os elegeu, querem mudar a regra do jogo, não seria bom duvidar dessa mudança?
E os políticos são eleitos para que, EM TESE, o processo seja rápido (não só isso, mas também isso), imagina ouvir cada eleitor a respeito de cada assunto relevante, as leis no país seriam ainda mais lentas em sua criação do que agora.
É só reunir um tribunal popular e julgar cada caso de acordo com o momento e a vontade da população.
Um tribunal popular não seria algo democrático?
Já foi respondido pelo Dbhor.